Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1115211531155115711581461

Comentários

  • PAULO AUNPAULO AUN Member
    editado March 2022

    Bom dia @eduardosilva4 qual site para fazer a consulta? Obg


    Há tempo, achei nos comentários o site. Pede uma senha de acesso para acompanhar o estado do processo, como recebo essa chave?

  • Alguém pode alterar a planilha por favor :

    Giullia PLZ (maior de idade) saiu da bolinha 4 e passou dia 30 /03/22 para bolinha 7 marrom.

    Gustavo PLZ (menor de idade) saiu da bolinha 2 verde para bolinha 4 marrom em 30/03/22.

  • @Leticialele

    muito Obrigado pelo apoio! seguirei desta forma!

    um abraço!

  • editado March 2022

    @PAULO AUN Boa tarde Paulo. O site para as consultas aos processo em andamento é Justiça.gov.pt (justica.gov.pt) . A senha de acesso vc recebe por email. Ou ligando para a Linha de Resgisto +351 211 950 500.

    Colei acima a postagem do @gandalf com informações sobre o tempo para o envio da senha de acesso. Não consegui copiar o link exato.

  • Diego GarciaDiego Garcia Member
    editado March 2022

    Agora saiu! Recebi a senha no dia 19/11/2021 e foi aprovada hoje dia 30/03/2022.


    ''O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.''


    YES! Muita emoção! Agora só preciso aguardar me mandarem o registo né? Tem alguma data? Mandam na hora?


    Muito obrigado ao fórum. Sou imensamente grato a todos e todas que me ajudaram nessa caminhada.

  • Obrigado @eduardosilva4 .


    Fiz o processo em nome da minha filha, menor de idade, e coloquei meu email como contato. Será que chega certo?

  • Olá a todos,

    Hoje fui apostilar a minha certidão de nascimento de inteiro teor reprográfica e me perguntaram no Cartório se também precisava reconhecer o sinal público (reconhecer a firma do tabelião que fez minha certidão). Fiquei na dúvida, mas acabei não fazendo. Isso realmente é necessário?

    Outra dúvida: vou ingressar com meu processo pelo 1-C. Já sou casada, mas não alterei meu nome quando casei. Ainda assim preciso mandar minha certidão de casamento de inteiro teor?

    Grata a vocês pela ajuda.

  • Boa tarde, pessoal!! Estou providenciando as certidões de inteiro teor Reprográfica de meus filhos,notei ,na certidão,que quem compareceu foi o genitor, porém eu fui no cartório registrar-lás e inclusive tem minha assinatura abaixo da assinatura do pai delas.

    Obs: nas certidões eu estou como solteira ;no caso eu seria a portuguesa; hoje em dia sou casada com o pai da minha filha caçula.

    O que eu devo fazer? Terei algum problema em enviar assim?

    Obrigada pela ajuda

  • @Leticialele

    Eu acho que mandei a certidão correta, mas agora é aguardar.

    Obrigada! Dani

  • @joyceferrao

    Se o consulado já deu o OK, pode dar seguimento.

    Se quiser pode colocar uma folha em branco, dizendo que a transcrição do casamento foi feita no consulado do Rio de Janeiro em 30/03/22, processo YYY/2022.

    Ou pode esperar 2-3 dias até chegar a carta com todos os documentos, e o assento, e mandar um xerox. Seria o melhor, e sem erros.

  • @imarlonjr

    Isso não importa. São fases intermediárias e só servem para saber que algo está se movendo.

    Depende da Conservatória (ACP ou CRCentrais-Lisboa?), e do tipo de processo (1C ou 1D?). Pode depender da idade do requerente (>76 anos?).

    Para você importa a data de Aprovação. Bola 6-Verde. Esse é o momento em que ou aprovam, e basta esperar pelo assento, ou se tiver algum problema, volta para 4-Laranja e lhe mandam uma carta para suprir a documentação necessária.

    Eu vi sua entrada na planilha de Filhos (art-1C) pelo ACP, de seu avô com 82 anos, com advogado. Os dados não parecem corretos. Não poderia ser 1-Verde com o número de processo informado. Já teria concluído.

    Se o processo é como neto (art-1D) e seu avô é o requerente, a planilha é outra, e o tópico de discussão no fórum é outro.

    Por favor informe aqui. com os dados corretos, eu faço uma previsão para você, e te direciono para o tópico correto.

  • @jubsal

    Seu próximo checkpoint importante, é quando sai Aprovação e seria 19/07/22.

    Como vai cair bem no meio das férias de verão, deve atrasar pelo menos até meados de Agosto/22 para a Aprovação. (acontece todo ano)

    Bolinhas coloridas mudarão antes disso, em fases intermediárias internas, caso queira acompanhar.

  • editado March 2022

    @Danifernanda

    A Leticialele já respondeu. Meu acesso está limitado.

    Depois que já mandou, relaxe e espere. O que tiver que ser será.

    Normalmente eu aconselharia você a esperar a exigência (que certamente virá), porque pode ter mais alguma coisa a corrigir, e se você tentar se antecipar, pode acabar tendo exigência de outra coisa que também não percebeu, e aumentar sua despesa.

    No seu caso eu vou fazer uma excessão. Seu processo está previsto para Aprovar/Exigência em 21/06/22. Como tem férias de verão eles antecipam (todo ano) e decidem muitos processos antes do dia 15/06. Quem não estiver 100% certo, toma uma exigência e põem de lado. Só vão olhar de novo depois das férias de verão, em Agosto. É um período com muitas exigências, e o seu estará no meio disso.

    Você pode mandar uma certidão reprográfica apostilada agora, para resolver o caso antecipadamente, e pedir (com um requerimento) que ela seja ajuntada ao processo. Quando forem analisar, isso passará, e você tem a chance de ser aprovada em 15/06/22, caso não haja outro problema de documentação.

    Isso vai lhe custar mais €40 de envio por DHL, além do documento e certificação do requerimento. Dependendo do estado que vc mora, estamos falando em algo como R$500 para consertar esse seu erro.

    Se tiver outra exigência, vai gastar outra remessa DHL para resolver o segundo erro. Então você decide. Se não fizer agora, e rápido, terá uma exigência em 15/junho, e o processo só termina em final de Agosto ou Setembro.

    O requerimento é mais ou menos assim (você ajusta os termos): https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247871/#Comment_247871

  • editado March 2022

    @Danifernanda

    Você pode ligar por telefone na Linha de Registos (só falam com o requerente), explicar que está com essa dúvida, e perguntar se podem verificar se a certidão do requerente que mandou foi por cópia reprográfica (manuscrita), como sabe que é requerido.

    Eles conseguem ler no processo e verificar para você os documentos existentes. Não vão fazer nenhuma análise no conteúdo, mas podem sim verificar se o tipo de documento enviado foi correto, e você tira isso da sua cabeça.

    seg-sex 09:00-17:00 hora de Lisboa (06:00 as 14:00 do BR). Ligue com Skype pre-pago, colocando R$20 pelo cartão e marque auto-refill. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282626/#Comment_282626

    Ligue o mais cedo possível. Se ligar na hora que abre consegue falar em 10 minutos. Logo em seguida pula para 90 minutos na espera.

  • @eduardosilva4

    Basta clicar com o botão direito na data do post, e selecionar "Copiar o endereço do link". Quando colar no seu post, será a referência.

  • @Rogeriof Meu envelope chegou hj na ACP, a DHL atrasou dois dias do previsto. Agora é aguardar as senhas.

  • @PAULO AUN

    Na maior parte das vezes, chega sim. Verifique o SPAM. Se não chegar, naqueles prazos do meu post anterior, ligue para a Linha de Registos (opção 1 depois opção 1 de novo, às 6h da manhã é sempre mais rápido para ser atendido (horário de Brasília) e peça o número do processo e a chave de acompanhamento.

    Informe a data que o processo chegou na Conservatória e os dados dos requerente (o que for solicitado). Tenha essas informações à mão.

    Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1, opção 1

    Por Skype é super tranquilo. 15 reais de crédito é suficiente. Abraço.

  • @gandalf, bom dia.


    Em resposta a @Danifernanda ontem, vc orientou ligar a LR apenas com o requerente. Como o processo está em nome da minha filha, menor de idade, e como sou o responsável me atendem?


    Grato

  • @gandalf Obrigado!!! Farei assim da próxima vez.

  • @carloslaranjeira79

    O meu envelope chegou no Porto, ainda não saiu para entrega. Considerando que tem 4h de diferença, acho que ainda dá tempo de ser entregue. Hoje tem 8 dias da postagem. Aguardemos...


  • @gandalf entrei em contato com a Conservatória de registros centrais e já me informei como vou corrigir esse erro. O que aconteceu é que compramos o formulário 1D ao invés do 1C. Vou ter que enviar o formulário correto e solicitar a troca do processo de atribuição de neto por filho.

    Vale a pena comentar que fui logo atendida pela funcionária, que me esclareceu de forma muito clara o que deveria ser feito.

    Agradeço pela ajuda :)

  • Obrigado @eduardosilva4


    Vou aguardar mais uns dias. Foi entregue dia 28, ansiedade bate rsrs....sim já uso skype para falar com eles nos processos anteriores e realmente é fácil e o saldo suficiente

  • @PAULO AUN

    Pela planilha parece que estão numerando vários processos às sextas-feiras! Talvez valha esperar até segunda para ligar.

  • @imarlonjr

    Isso não importa. São fases intermediárias e só servem para saber que algo está se movendo.

    Depende da Conservatória (ACP ou CRCentrais-Lisboa?), e do tipo de processo (1C ou 1D?). Pode depender da idade do requerente (>76 anos?).

    Para você importa a data de Aprovação. Bola 6-Verde. Esse é o momento em que ou aprovam, e basta esperar pelo assento, ou se tiver algum problema, volta para 4-Laranja e lhe mandam uma carta para suprir a documentação necessária.

    Eu vi sua entrada na planilha de Filhos (art-1C) pelo ACP, de seu avô com 82 anos, com advogado. Os dados não parecem corretos. Não poderia ser 1-Verde com o número de processo informado. Já teria concluído.

    Se o processo é como neto (art-1D) e seu avô é o requerente, a planilha é outra, e o tópico de discussão no fórum é outro.

    Por favor informe aqui. com os dados corretos, eu faço uma previsão para você, e te direciono para o tópico correto.



    @gandalf

    Bom dia meu amigo, tentei incluir na planilha, perdão se inclui errado, processo do meu avó é de neto

    Processo 128xxx/2021

    Bolinha 1 Verde : Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido.

  • Boa tarde

    O processo de naturalização de meu pai foi concluído pelo Consulado de Santos e os documentos já retornaram à nossa casa, mas por ele ser divorciado disseram que precisa de resolver coisas com advogados para que eu possa tirar minha nacionalidade pelo Brasil.

    Li, entretanto, que é possível fazer por porto mesmo sem cumprir a questão do divórcio.

    Gostava de saber se alguém pode me instruir que o que devo fazer para fazer meu processo de atribuição como filho por Porto

    Grato desde já

  • @gandalf muito obrigada pelas respostas!

    Eu tenho quase certeza que mandei a certidão correta, mas estou com essa pulga atrás da orelha. Então, como eu sou a requerente, eu vou ligar no ACP e pedir para verificarem se a certidão que enviei é realmente a reprográfica.

    Agora eu vou montar o processo da minha irmã (já fiz do meu pai, depois a transcrição do casamento dele com a minha mãe, para os quais eu tive o cuidado de tirar cópia) e não vou comer bola de não tirar xerox do processo como fiz no meu.

    Mando notícias!

    Abs Dani

  • Bom dia alguém lança na planilha:

    Leonardo kw

    Filho menor

    Chegou na ACP dia 31/03 via DHL

    chave de acesso dia 01/04 via e mail

    Processo 453xxx

    @Rogeriof 1 dia para receber a chave, agora é esperar a chave do processo da minha filha.

  • @eduardosilva4 e @AndreAAlmeida acabei de receber a chave, status "Foi recebido". _/\_

  • Bom dia!

    Gostaria de confirmar se a documentação para a atribuição da cidadania para filho de pai português, via ACP Porto. Menor com 17 anos

    <<< Pai português precisa fazer transcrição de casamento antes de começar o processo do filho? >>>

    Se for o declarante não precisava, correto? < <

    - criança menor de 17 anos precisa pagar os 175 euros?

    - Formulário modelo 1C; esse documento precisa ser reconhecido por autenticidade no cartório pelo pai e pela mãe?

    - Certidão de nascimento do pai português;

    - Certidão de nascimento reprográfica e apostilada do solicitante;

    - Documento de identificação apostilado (RG ou CNH com até 10 anos da data de emissão);

    OBS: SÃO DUAS APOSTILAS, CERTIDÃO DE NASCIMENTO E RG, está certo isto?

    Desde já, muito obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.