Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1448449451453454

Comentários

  • Boa tarde !

    Aconteceu o mesmo com o meu, porém o meu mudou. Estava nos Registos Centrais em Lisboa e agora está dizendo que a senha não corresponde a nenhum processo de nacionalidade ativo. Aconteceu com mais alguém? Obg!

  • Boa tarde!

    Aconteceu exatamente o mesmo comigo, nas threads de outras conservatórias estão dizendo que estão passando pela mesma situação e comentaram que é só uma instabilidade no sistema, logo deve voltar ao normal!

  • Olá pessoal, muito bom dia! Fiz o processo de atribuição dos meus filhos menores de idade por Todenla e deu tudo certo. Mandei junto os documentos para transcrição do meu casamento, mas não sei se deu certo.... Como faço para acompanhar e saber se está tudo ok? Já deve ter 1 ano e meio que solicitei e gostaria agora de fazer a atribuição da minha esposa. Desde já obrigado

  • a transcrição do casamento de minha avó estava em Tondela desde março/21, não faço ideia pra onde enviaram, já enviei e-mail para centrais de registros, Tondela, ninguém responde... 01 ano já e nada!

    Como estão conseguindo informações sobre o local da transferência do processo?

  • Bom dia pessoal. O processo de nacionalidade do meu pai e minha tia estavam desde fevereiro de 2021 em Tondela sem nenhun avanço. Neste fim de semana ao consultar, vi que os processos foram para a Conservatória dos Registros Centrais. Porém, acho que o sistema está defeituoso, pois ao consultar ambos os processos hoje (segunda-feira), não encontra nenhum dos processos.

  • Bom dia...

    @Eduardo Braga ... @Nandalobao ... @pln3to ... E demais participantes do Fórum...

    É normal a página de consulta "Falhar" aos finais de semana...Mas acabei de acessar aqui...(21/03/2022 - 10:10h )...E verificando que efetivamente a semana começa sem que a página de consulta tenha voltado a operar depois de um final de semana "Descansando"...Mas também levando em conta que muitos de vocês são "Novos" aqui no Fórum...Portanto essa falha pode parecer algo novo...Vou deixar duas notas a respeito dessas duas questões apresentadas acima...:


    1 - Em sete anos participando desse Fórum nunca vi uma Transcrição de Casamento ser transferida da Conservatória para onde os documentos foram inicialmente enviados para qualquer outro lugar...(Não estou jurando que não farão isso um dia desses...Mas...Até onde me lembro...Jamais aconteceu antes...)...

    Se algum colega tem essa referência anotada...(De uma transcrição de casamento transferida)...Peço o favor de me passar o link...Pois para mim a leitura das informações desse Fórum constituem um aprendizado contínuo...mas como sou um ser humano...Posso ter deixado passar alguma informação sobre isso...

    O fato de que algumas Conservatórias deixaram de ter Balcão de Nacionalidade agora ao final de 2021...Não significa que não farão mais Transcrições de Casamento...(Também não garante que continuem aceitando as Transcrições por correio...)...Basta citar Ponta Delgada...(Meu processo de nacionalidade foi feito em PD em 2016...Eles deixaram de ter Balcão de Nacionalidade no ano seguinte...Porém jamais deixaram de realizar as Transcrições...)...

    Importante...

    Em sete anos...Eu NUNCA tive notícia de um único processo que não tenha sido concluído...Seja Atribuição...Aquisição ou Transcrição de Casamento...

    Então aguardar a conclusão do processo é oque se pode fazer...


    2 - A página de consulta está "Fora do Ar" para TODOS...!!! E não há absolutamente NADA que possa ser feito além de ESPERAR que volte ao "Normal"...

    Já aconteceu antes...VÁRIAS VEZES...Com certeza vai continuar acontecendo...***Não faz muito tempo...Creio que uns 15...Talvez 20 meses atrás...A página de consulta ficou "Fora do Ar" por + - 15 dias...)...


    Sorte...!!!

  • @Nilton Hessel obrigada pelas informações. Imaginei que com a desativação de Tondela, todos os processos, independente do que fosse, transcrição ou nacionalidade, fossem realocados para outras conservatória.

    Enfim, só achei estranho tamanha demora, tendo em vista que 2018/2019 a transcrição do casamento de meus bisavós durou exatos 40 dias para ser totalmente finalizado.

    E como último e-mail respondido por Tondela em junho/21 estavam a concluir processos de agosto, já era para ter finalizado.

    Não recebi nenhum e-mail ou correspondência com exigência ou qualquer comunicado de conclusão.

    Isso é normal? Mais alguém aqui com transcrição de casamento em Tondela esperando finalizar?

  • @Eduardo Braga vi agora que também está aguardando a transcrição de casamento. Achei que fosse a única nessa situação... Rsrsrs

    O meu já está lá a 01 ano! Avisa quando o seu concluir, please.

  • Resposta de Tondela:


    "Bom dia

    Informo V. Exª que o processo ainda não foi concluído.

    Informo ainda que continuamos sem conservador e que aguardamos instruções superiores.

     

    Com os melhores cumprimentos,

    A Oficial de Registos,"


    Meu processo tem 1 ano e meio mais ou menos. Não sabia que estavam sem conservador.


  • @Nandalobao...

    Essas informações que eu compartilho são baseadas em pura observação do que está acontecendo e daquilo que já vi acontecer nos últimos sete anos...

    Como sabemos...Tondela está sem Conservador...Sendo assim...Pode ser sim que as transcrições sejam também transferidas...Eu absolutamente não posso jurar que isso não venha a acontecer...Mas...Como mencionei...Salvo engano...Seria um fato inédito para mim...

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Sobre suas colocações...Vamos ver se posso ajudar você a entender um pouco melhor...:


    obrigada pelas informações. Imaginei que com a desativação de Tondela, todos os processos, independente do que fosse, transcrição ou nacionalidade, fossem realocados para outras conservatória.

    Como mencionei...Pode ser que transfiram as Transcrições...Mas seguindo as publicações aqui do Fórum...Creio que isso seja IMPROVÁVEL...

    Enfim, só achei estranho tamanha demora, tendo em vista que 2018/2019 a transcrição do casamento de meus bisavós durou exatos 40 dias para ser totalmente finalizado.

    Efetivamente...Ninguém pode considerar aceitável que um MESMO procedimento...Que quando realizado em um pequeno Escritório Consular de Portugal localizado do outro lado do planeta Terra...(SANTOS)...É concluído em um Mês...Quando enviado diretamente para uma Conservatória em Portugal possa demorar UM ANO...

    ABSURDO...!!!!!!!!!!!!

    E como último e-mail respondido por Tondela em junho/21 estavam a concluir processos de agosto, já era para ter finalizado.

    Não recebi nenhum e-mail ou correspondência com exigência ou qualquer comunicado de conclusão.

    Isso é normal? Mais alguém aqui com transcrição de casamento em Tondela esperando finalizar?

    A resposta a essas questões eu já dei antes...O volume de trabalho em Tondela...(Assim como em outras várias Conservatórias Portuguesas)...Já estava absurdamente superior à capacidade operacional daquela serventia há muuuuuuuito tempo...!!!

    Quando ficaram sem conservador...Aí a coisa desandou de vez...!!!

    Infelizmente...O seu caso e dos colegas que estão em situação semelhante se resume no seguinte...Vocês "Estavam no lugar errado...Na hora errada"...Foi puro azar...!!!

    Agora não resta muito a fazer além de esperar...

    ***Dependendo da urgência em ter a Transcrição concluída...Se fosse eu...Simplesmente enviaria novo conjunto de documentos para uma serventia que estivesse efetivamente concluindo os processos com maior eficiência...Caso de Santos e do Consulado do Rio...Por exemplo...

    Veja...Eu não sei que se essa ação pode gerar algum problema...Por isso não vão achar que eu estou "Mandando" fazer isso...Ou aquilo...Estou apenas mencionando que EU...Se estivesse com urgência da Transcrição e estivesse em uma situação dessas...Arriscaria fazer por outra serventia...E mandaria uma carta registrada para Tondela informando minha ação e solicitando a eles que "DESCONSIDERASSEM" minha solicitação anterior endereçada a eles...


    @Nandalobao ...Uma nota mais...:

    "...Imaginei que com a desativação de Tondela..."

    Está exatamente aí o motivo da confusão...Tondela NÃO FOI DESATIVADA...!!!

    Até onde eu tenho conhecimento...Tondela continua sendo uma Conservatória do Registo civil de Portugal...Apenas deixou de tratar Processos de NACIONALIDADE...

    Veja...Eu mesmo tive uma resposta direta de Ovar no final de 2021 sobre a "Possibilidade do fecho do balcão de Nacionalidade naquela serventia"...

    Possibilidade essa que efetivamente se cumpriu em Janeiro/2022...

    Ocorre que além da informação do fecho do Balcão de Nacionalidade...Fui informado por Ovar que não enviasse nenhuma transcrição "Por enquanto" pois esse serviço estava muito atrasado...Isso porque a ÚNICA funcionária responsável pelas transcrições em Ovar estava atolada de serviço...Não estava dando conta...!!!

    Então...

    Levando em conta as informações que chegaram até meu conhecimento...E pelo pouco que conheço das Conservatórias Portuguesas eu acredito que o ritmo em Tondela...(Também em Ovar...Entre outras CRCs...)...Atualmente seja o de "Colocar a casa em ordem"...!!!

    Ou seja Tondela...Assim como Ponta Delgada está desfalcada...Com o quadro de funcionários reduzido a menos da metade...Fazendo o possível para finalizar esses processos atrasados...E...Muito provavelmente...Com os poucos funcionários sonhando em voltar a ser uma pequena Conservatória localizada em uma pacata cidadezinha do interior de Portugal onde apenas registam nascimentos...Casamentos e Óbitos dos moradores locais...(Além de alguns outros serviços...Exatamente como acontece com um cartório de uma pequena cidade do interior do Brasil)...


    Sorte...!!!

  • @Nilton Hessel Por sorte conseguir fazer a nacionalidade do meu pai sem a transcrição do casamento, e já estou com o meu pedido tramitando no ACP.

    Então, eu estou "tranquila" quanto a isso. Mas a minha avó de 93 anos sonha com os documentos dela de portuguesa e já me cobrou algumas vezes. Não adianta fazê-los sem a conclusão da transcrição, pois sairiam com seu nome de solteira, divergindo de todos os seus documentos brasileiros. Mas talvez seja a única alternativa para deixá-la feliz e em paz.

    Gostaria muito que isso saísse logo por ela.

  • @Nandalobao ...

    Agora entendo o motivo da sua ansiedade...

    Espero que as coisas comecem a avançar mais depressa com esses processos que ficaram pendentes e que você consiga em breve dar a boa notícia para sua Avó...

    : )

    Logo mais vou te enviar uma mensagem direta lá no InBox sobre isso ok...

  • @Nandalobao

    Sua avó ao casar, ela manteve pelo menos um sobrenome de solteira?

    Pois, caso tenha removido todos os sobrenomes de solteira e ficado apenas com sobrenomes do cônjuge, a transcrição sairá só com nome de solteira. Portugal não permite a eliminação de todos os sobrenomes de solteira; tem que ficar ao menos um após o casamento.

    Nesses casos, a divergência dos documentos portugueses com documentos brasileiros é inevitável.

  • @CarlosASP Não, mais. Antes de iniciar o processo de nacionalidade dela eu tive que entrar com ação judicial para alterar o nome dela...

    Esse processo foi uma novela mexicana, minha avó não tinha o sobrenome do pai português, mas registrou todos os filhos e os filhos os netos, com se o tivesse. No documento dela era um nome, no dos filhos outro o nome inexistente... Eu só descobrir isso quando comecei a fuçar os documentos para cidadania.

    Então era mais fácil mudar o nome dela do que os dos 9 filhos e mais de 20 netos... Rsrsrs

    Hoje o nome dela tem sobrenome do pai e do marido como ela sempre sonhou.

  • Olá gente, tudo bem?

    Primeiro um obrigado a comunidade pela ajuda, mesmo não comentando por aqui sempre fico vendo e lendo bastante as dicas de todos aqui e com isso consegui fazer o processo da minha mãe.

    E com isso eu gostaria de pedir uma ajuda com o meu processo.

    Eu enviei ele em julho do ano passado para Tondela, depois de alguns meses ( pelo forum) descobri que o balcão de nacionalidade estava fechando e com isso meu processo ficou no limbo total.

    Eles não abriram e nem protocolaram e também não falam se foi extraviado.

    Desde de novembro mando e-mail para o conservatório de Tondela, e sempre a mesma resposta protocolar de falta de pessoas para fazer o processo eles não poderiam fazer até que mês passado me falaram que todos os processos iriam para Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.

    Com isso eu gostaria de saber se existe uma outra forma de entrar em contato, pois já enviei e mail para Conservatória de lisboa, mas sem resposta. E se existe uma possibilidade de fazer um outro processo com esse pedido existente, pois a minha desconfiança foi que perderam meus documentos nesse problema que eles tiveram.


    Muito obrigado gente.

  • @Henriaquino , dificilmente terão perdido o processo.

    Ligue para a Linga de Registos, às 6h da manhã (horário de Brasília) e peça o número do processo e a chave de acompanhamento.

    Diga a data em que chegou em Tondela.

    Linha de Registos: +351 211 950 500 opção 1, opção 1

    Coloque 20 reais de crédito no Skype, dá e sobra.

  • Pessoal, vide o email abaixo que recebi do CRC Tondela. Todos os processos que ali estavam foram transferidos para Lisboa.

    Espero ter ajudado.

  • Bom dia a todos.


    Alguem sabe como andam os processos de aquisição de Tondela?

    Li por aqui, que os porcessos vão p Lisboa, mas enviei em outubro e até agora nada. Já tentei email e ligar, sem sucesso.

    Qnt tempo leva para sacarem o Vale postal? me informei no correois e consta com enviado.....


    Grato

  • Oi!

    Ontem recebi o assento de nascimento da minha mãe pelo correio depois de mais de um ano de espera! É a segunda atribuição que faço por Tondela, sendo a primeira a da minha avó.

    Vi que alguns usuários do fórum tiveram que requerer a cópia do assento separadamente. Não foi o caso comigo, pois recebi pelo correio duas semanas após a conclusão do processo.


    16/12/20 - Documentos enviados para Conservatória de Tondela.

    07/01/21 - Documentos recebidos na Conservatória.

    16/03/21 - Recebi e-mail informando a chave de acesso. Processo na etapa 1 de 7.

    14/10/21 - Processo concluído até etapa 6 (bolinha 7 marrom).

    23/02/22 - Painel de etapas informa que o processo havia sido movido para Conservatória de Alenquer.

    18/03/22 - Processo concluído (todas as 7 bolinhas na cor verde).

    01/04/22 - Assento recebido pelo correio.


    Obrigado e boa sorte para quem ainda está na espera!

    É normal desanimar às vezes, porque o processo é longo e cansativo, às vezes cai numa exigência ou outra. Mas apesar da demora, raramente ele para!

  • @Leonardo de Moura ...Felicitações pela conclusão do processo de sua Mãe...

    Você tem toda a razão...!!!

    Um processo só deixa de ser finalizado pelo IRN se o requerente não cumprir os requisitos e as condições necessárias para o deferimento do requerimento da Nacionalidade...

    Obrigado por compartilhar as informações conosco...

  • @Leticialele Muito obrigado pela ajuda!

    Só pra dar um status eu liguei para a conservatória hoje, eles me falaram que ainda não tem nenhuma chave ou numero de protocolo ainda cadastrado com meu nome.

    Mas também consegui um comprovante pela dhl que foi recebido e assinado por João Barros. E já me deu uma pequena tranquilidade pois pensava que tinha sido extraviado no caminho, pois no comprovante da dhl não mostrava esses detalhes de quem assinou.

    A minha única preocupação seria no fato de que daqui uns 4 meses, vai fazer 1 ano que enviei e será que vai ter vencido os documentos? E será que eu mandando um email pra tondela novamente perguntando sobre meu processo e informando que não foi feita nenhuma chave eles conseguem me ajudar?

    Antes do meu, eu enviei o da minha mãe foi um processo muito tranquilo, foi aproximadamente uns 4 meses ao total. Agora está sendo totalmente ao contrario hahaha


    Muito obrigado novamente!

  • Boa noite, pessoal!

    Vi algumas respostas acima tratando de transcrição. Gente, mandei os documentos para a transcrição do casamento da minha sogra em novembro/2020, foram recebidos pela conservatória em dezembro/2020 e até agora não concluíram. Todas as vezes que pedi informação me diziam que estava faltando pessoal e que estavam sem conservador. Até hoje não mandaram nada.

  • @Henriaquino

    Não foi por falta de avisar. Mas fique tranquilo e de bom humor que no final vai dar tudo certo. vai demorar um pouco mais, mas sairá.

    Não se preocupe com o vencimento de documentos. Eles vão considerar a validade até a data de entrada na Conservatória. Isso é padrão. Senão nenhum processo de neto que leva 3 anos conseguiria concluir.

    Se estava válido quando o João Barros recebeu, não terá problema. Bom, na verdade seria quando recebem e escaneiam o processo, que acontece logo depois do recebimento, mas seguramente já foi feito. Lembre-se de que antes de ter "Foi numerado" tem uma de "Foi recebido" que é mesmo invisível, mas essa é que vai mandar no seu caso.

  • @Rose24

    Se eu estivesse no seu lugar, eu iria ignorar o processo enviado anteriormente, e iniciar um novo processo de transcrição pelo consulado.

    Faça uma transcrição cowboy. O primeiro a sacar ganha o duelo.

    Para se resguardar, mande uma carta registrada para a Conservatória pedindo o cancelamento e um e-mail para geral@irn.mj.pt, pedindo que cancelem seu pedido de transcrição enviado para Tondela, porque decidiu iniciar um novo processo. Guarde a resposta que lhe enviarem como prova de que tentou contactá-los, passando os dados da correspondência registrada.

    Perderá os €120 da taxa e o custo dos documentos, mas caminhou no processo.

    Se ficar duplicado, quem fez o primeiro vigora, e quem chegou depois vai ficar com o problema de descobrir como devolver o dinheiro, caso seja possível. Mas você terá resolvido seu caso, e a transcrição estará feita.

  • @gandalf Essa orientação vale para os processos de atribuição que foram transferidos para lisboa?? Porque pelo jeito não há sequer sinal de que irá caminhar... só que o processo já está registrado.. aí não dá ne?!

  • @bene70

    Eu dei a sugestão somente para o processo de transcrição de casamento. O sistema deles bloqueia se o casamento já estava transcrito.

    Mas no processo de nacionalidade nem pense nisso. São muitas fases, é demorado, e se detectarem 2 processos caminhando simultaneamente, vão indeferir e terminar sumariamente os dois processos. É considerado fraude processual.

  • Finalmente Tondela me respondeu... A transcrição foi enviada a outra conservatória (Marco de Canabezes). Alguém sabe o e-mail de lá? se costuma ser rápido?


  • editado April 2022

    @Nandalobao

    Entendo sua aflição, mas precisa dar tempo para que eles façam as coisas. Ficar escrevendo e perguntando, alguém vai parar de fazer as coisas para atender o telefone, ou responder e-mail. Atrasa o seu, e dos outros.

    https://irn.justica.gov.pt/Contactos/Lista

    https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registo-Civil-de-Marco-De-Canaveses

  • @gandalf obrigada :)

    Vou esperar mais um pouco...

  • @gandalf Putz! com certeza não quero correr o risco de "fraude processual" e aumentar a dor de cabeça rs.. so achei que fosse também para atribuição! o jeito é esperar mesmo

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.