O que seria esse estágio 4?

O processo do meu pai ficou nesse estágio quatro e diz que está faltando documento. Dentro do que acompanhei aqui e validei, estava tudo correto.

ele não recebeu nada.

como faço para saber?

obrigada


«13

Comentários

  • Significa que houve alguma exigência pela conservatória no pedido do seu pai. Você precisa entrar em contato com eles o mais rápido possível para saber qual foi a exigência.

  • @tmoriani

    A fase 4 é justamente onde analisam os documentos submetidos. No seu caso, caiu em exigência.

    Muitas vezes a exigência é enviada por carta e pode levar um bom tempo até chegar no Brasil.

    Procure na lupa do grupo "Linha de Registros" e vai ver as várias postagens sobre como falar com eles mais rápido e saber qual é a exigência,

    Se puder, depois volte e explique qual era a exigência. Isso ajuda o fórum a saber dessas exigências e evitar que outras pessoas também caiam na mesma exigência.

  • Legal. Obrigada. Vou ver sim!

  • boa Tarde.

    segue a carta.

    Temos um problema aqui, aliás dois.

    1- apesar de falarem que há divergência no nome do meu bisavô, todos os meus tios e primos tiraram com o nome como está na certidão do meu pai e todos os meus primos também, com o tal sobrenome “a mais”. Eles averbaram casamento e falecimento e criaram o assento em 2015 com todos os documentos como estão. Comparamos aqui.

    como faço com isso? Respondo por onde dizendo que sempre foi assim, desde quando digitalizaram? Respondo para quem?


    2- não temos a menor ideia de quem é essa Elaine. Meu pai fez o reconhecimento por autenticidade. Eu conferi tudo. Não sei que erro é esse.


    me ajudem

  • @tmoriani , quanto à certidão dos avós, se você tem a cópia digitalizada com os nomes José da Fonseca da Silva, mande para eles.

    Quanto à assinatura, certamente foi erro do Cartório! Devem ter colado uma etiqueta com o nome de outra pessoa!!!

    Tem que fazer outro formulário (sem pagar), preencher e levar ao cartório para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    Vá ao mesmo Cartório onde fez o reconhecimento , mostre a carta de exigência, pois eles não podem cobrar outro reconhecimento se fizeram o anterior errado

  • Letícia, obrigada pelo retorno.

    Quando você diz que eu tenho a certidão com José da Fonseca da Silva, você quer dizer qual? Por que a do meu pai está sim mesmo, e foi assim que mandei.

    o problema é que falam que lá em portugal está José da Fonseca. E não entendo porque minhas tias e primos tiraram da mesma forma - José da fonseca da Silva.


    sim. Imaginei que era problema do cartório mesmo sobre a autenticidade. Vou verificar.

  • Outra coisa: aí com esse erro do cartório, tenho que pagar o envio de novo né?

    a certidao do meu avô eu não tenho a de nascimento (so o assento mesmo), mas tenho a de casamento e está lá com a mesma informação.

  • E envio digitalizado para onde? Como e para quem devo responder?

  • editado February 2022

    @tmoriani , você tem algum documento português com o nome José Fonseca da Silva e Teresa Maria Marques ? Parece que é assim que consta da certidão de nascimento do seu pai - José da Fonseca e Teresa Marques!!

    Se estiver diferente, terá que retificar a certidão do seu pai!!

    Não pode mandar digitalizado - tem que mandar, novamente, pela DHL, junto com um requerimento solicitando para juntar os documentos ao processo. Mande, junto, uma cópia da carta com a exigência.

  • Não tenho nenhum documento português com os nomes que estão na certidão do meu pai.

    a grande curiosidade é que a certidão do meu avô de casamento daqui está com esses nomes a mais e foi tudo enviado para lá e averbado no assento com esses documentos e ninguém questionou. Como isso aconteceu?

  • @tmoriani , terá que retificar a certidão de nascimento em que constam os nomes  José Fonseca da Silva e Teresa Maria Marques, para que passe a constar -  José da Fonseca e Teresa Marques!

    Vá ao Cartório do RCPN e veja o que exigem para fazer a retificação.

  • Entendi.

    mesmo todos os outros parentes tendo conseguido tirar por ele sem retificar nada? Como eles conseguiram?

  • @tmoriani , difícil responder!! Pode ter sido analisado por alguém mais rigoroso.

  • @Leticialele

    Bom dia,

    Desculpe a interrupção, mas recebi hoje uma carta semelhante sobre o meu procedimento 1F e queria saber se o procedimento começa de novo com a bala 1 ou se continua normalmente depois da bala 4, depois de cumpridos os requisitos? E quanto tempo é normalmente o processo atrasado?

    Atenciosamente

  • @pamin , depois de cumprir os requisitos que estão exigindo, o processo continua a partir de onde parou - na "bolinha 4". Se aceitarem os documentos complementares, será aprovado. Se não aceitarem, pedirão novas explicações.

    Boa sorte!!

  • Olá. Hoje recebi resposta da própria conservadora.

    vamos corrigir o formulário.

    agora, pela resposta dela, eu teria que explicar a divergência (com fatos ou explicações) e não corrigir, certo?


    obrigada


  • Pessoal, alguém tem um modelo para resposta pra conservador? E pedir para juntar papéis no processo?


    obrigada

  • editado February 2022

    @tmoriani

    Só não teria que retificar se houver uma anotação explícita na certidão de casamento do José, dizendo que o nubente passará a se chamar José da Fonseca da Silva.

    Caso contrário terá que retificar a certidão de nascimento do Natalino, como a @Leticialele já lhe disse antes nessa página. Aproveite e peça a ela que, para sua segurança, remova a última imagem onde você acidentalmente expôs o NºProcesso completo no fórum público. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/276317/#Comment_276317

    Sim, há modelos que a Leticialele já forneceu, e esse aqui que teria que ajustar o texto.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/272451/#Comment_272451

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/256314/#Comment_256314

  • Olá, pessoal. Vim atualizar vocês!

    não corrigimos a certidão do meu pai, pois não teríamos como é nem sabíamos o que fazer.

    resolvemos, então, reunir os assentos dos avós deles, a certidão de casamento e óbito do pai dele, registros de imigração deles para cá, além de documentos da irmã dele que já tirou a nacionalidade com a mesma condição dos documentos dele e enviar direto para com a conservadora.

    fizemos uma carta explicando que a variação de nomes devia ser pela caligrafia / transcrição, mas que se tratava dos mesmos avós. Explicamos tudo e enviamos para ela também com assinatura por autenticidade.

    em uma semana, depois de receber, ela nos informou que estava tudo certo e liberou a cidadania! Uhul! Muito feliz. Não saiu no print, mas já está na bolinha 7 verde.


    pergunto; o que fazemos agora? E para tirar a minha, eu faço como? Como consigo o assento dele?


    obrigada, pessoal


  • @tmoriani , se o processo foi finalizado, deverá receber o registo por email. Se não receber, peça pelo civil online. - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • Ah, legal. Será que tem um prazo para esse envio por e-mail?

    obrigada

  • @tmoriani ,


    O seu processo termina em /21, você deu entrada nele em 2021 e já obteve o despacho favorável, mesmo tendo caído em exigência?

    Se é isso mesmo, foi bem rápido!!

  • paminpamin Member

    @tmoriani Antes de mais, parabéns pela sua cidadania. Pode dizer-me o e-mail que utilizava para responder ao ACP?

  • @tmoriani essa exigência você recebeu por email e por carta?

    Pois o processo de meu sogro de neto de português também atualizou a bolinha 4 e apareceu o mesmo texto:

    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento."

    Tenho que ligar para lá? Meu sogro é o requerente e tem 82 anos, não escuta direito, não tem paciência, tem outra forma de saber qual seria a exigência? @Leticialele

    Fiquei desesperada pois tem prazo para enviar a documentação faltante....podem me ajudar! Obrigada!

  • @aidayamazaki , peça a seu marido para ligar, na próxima segunda-feira. às 5h da manhã (horário de Brasília).

    Coloque 20 reais de crédito no skype, dá e sobra.

    Peça a ele para iniciar a conversa e, depois, dizer que não ouve bem por isso pede para que falem com você.

    Ou peça pera seu marido ligar, dizendo que é ele.

    Linha de Registos: +351 211 950 500 Opção 1, Opção 1.

    Tenha em mãos o número do processo e lápis e papel para anotar o que disserem.

    Não precisa se desesperar!!! Normalmente, o prazo é suficiente. Se precisar , pode pedir dilação do prazo. Relaxe.

  • Ocorreu o mesmo comigo hoje: bolinha 4 laranja e o texto abaixo.

    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.

    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.

    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento."


    O melhor é ligar mesmo, ou posso mandar um email perguntando o que está faltando, @Leticialele ?

  • @Leticialele vou pedir para meu marido ligar se passando por ele então. Obrigada pela dica!

    porém acabei de enviar um e-mail (através do e-mail de meu sogro, me passando por ele) para eles pedindo informações da exigência. Será que respondem?

  • editado April 2022

    @Fermton

    Como você preferir. Eu prefiro ligar, como disse a Leticialele, porque é interativo, você pode perguntar coisas que quer saber, verificar se o e-mail que está lá está correto, e coisas assim. Demora 90 minutos, mas fica sabendo no mesmo dia.

    Se preferir perguntar por e-mail, podem demorar dias para responder, e podem nunca responder. É bom porque você recebe o PDF da carta de exigência.

    Mas não deve fazer os dois. Ou telefona, ou espera a resposta do e-mail (que pode não vir). rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt

    Em cada interação, alguém vai parar, puxar o processo, ler o que está anotado, para responder a você. Gasta tempo que estariam respondendo a outra pessoa. Decida o seu método. Quer saber hoje? ligue. Quer a carta em papel antes de receber pelo correio? email.

    Telefonou, sabe o que foi, e precisa da carta em papel para saber os detalhes? aí não tem jeito, terá que pedir depois a carta, sabendo que está prejudicando o tempo do seu processo e o de outros. Ou então espere 20 dias para receber pelo correio, enquanto prepara os documentos exigidos.

  • editado April 2022

    @aidayamazaki

    O mesmo que disse acima vale para você. Já mandou o e-mail, funcionará. Mas espere a resposta do e-mail agora.

    Enquanto isso reveja na cópia dos documentos que enviou (deve ter guardado uma cópia, porque pode precisar dela para os detalhes), e busque o que poderia ter causado a exigência.

  • editado April 2022

    @tmoriani

    Coloquei os dados do Natalino na planilha do ACP, linha 246. Se puder vá lá, verifique e corrija o que estiver errado. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    Se tiver mais perguntas sobre o seu caso, seria melhor se postasse no tópico específico onde vai mandar seu processo.

    Se for como filho seria o de Acompanhamento de Processos pelo ACP. Clique aqui.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.