O que seria esse estágio 4?

2

Comentários

  • Muito obrigado, @gandalf !

    Eu prefiro o email, pois fico com receio de não entender exatamente qual a exigência por telefone, seja por "sotaque" do atendente seja porque sou leigo no assunto e não saber todos os termos do processo. Com o documento em mãos, creio, fica mais objetivo o pedido.

    Mas, fiquei preocupado com o fato de talvez não responderem por email. Qual seria o prazo normal de resposta antes de eu começar a acreditar que não haverá mais uma resposta? E a carta pelos correios indicando as exigências, leva cerca de um mês, normalmente?

    O pior é que revisei tudo antes de enviar, e é um processo "simples" de filho menor de idade. Não sei o que pode ter dado errado.

  • @Fermton , se é processo de menores, você mandou a cópia do RG dos pais autenticada e apostilada?

    Parece que mudaram o entendimento. Antes, a cópia do RG dos pais precisava ser apenas autenticada. Agora, estão exigindo a apostila.

  • @gandalf obrigada pela informação, foi aguardar responderem o email, porém enviei para esse email : registos.centrais@irn.mj.pt, tá errado?

  • Oi, @Leticialele. Pode ter sido isso, então.

    Realmente, as identidades foram apenas autenticadas, sem apostilar. e estavam em p&b, sendo que li em algum lugar que agora estão exigindo cópias coloridas das identidades.

    Se for só isso vai ser fácil. Só é uma pena o atraso que vai ocorrer.

  • editado April 2022

    @aidayamazaki

    Tem vários e-mails diferentes que fazem a mesma coisa. Uns respondem mais rápido, outros demoram mais.

    No que indiquei, como lá não fazem processos de nacionalidade, o impacto da pessoa parar para olhar o processo é menor. Mas o seu funciona também. Só não mande para 5 e-mails diferentes o mesmo pedido, porque vai parar 5 pessoas para fazer a mesma busca, entende? E se telefonar, para mais uma pessoa, que podia ter respondido a 3 outras ligações, pq a busca de exigência é trabalhosa.