Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1113811391141114311441452

Comentários

  • Estou preenchendo os dados no site da DHL, e me deparei com isso

    Como proceder?

  • @Ramondce , escolha "Documentos"

  • Boa tarde.


    Onde encontrar a planilha que voces usam para informar os dados do processo?


    Grato

  • Olá a todos!

    Gostaria de tirar algumas dúvidas, vou tentar ser o mais breve possível.

    Em 2018 meu avô (filho de portugues) deu entrada em seu processo pelo consulado da minha cidade (que parece que atualmente esta fechado). Em 2020 procurei saber como andava o processo e obtive a seguinte resposta: "No seguimento de email infra Informo V.Exª que, o assento de nascimento nº ***/**** correspondente ao processo acima referenciado lavrado no Consulado de Portugal em São Paulo já foi integrado nesta Conservatória e o processo arquivado."

    E só recebi esse email.

    Esse ano decidi iniciar o processo da minha mãe. Comecei a organizar os documentos, e pesquisando encontrei a informação que devo solicitar a cópia do assento de nascimento pelo site civil online.

    A minha dúvida é: como foi meu avô que iniciou o processo dele, eu não sei se ele chegou a fazer a averbação do casamento, e quando o questionei ele não soube me informar. Ele foi o declarante da minha mãe, precisa fazer a averbação?

    Outra dúvida é: sobre a mudança de nome da minha mãe, ela foi casada, alterou o nome e depois de se separar voltou para o nome de solteira, acontece que nos meus documentos o nome dela esta de casada.

    Nos documetos dela que preciso enviar estão: Certidão de nascimento por cópia reprográfica + apostilamento, certidão de casamento por inteiro teor + apostilamento, xerox autenticada do rg + apostilamento, formulario 1c, e cópia simples do assento de nascimento do progenitor português.

    Como é necessário enviar a certidão de casamento fiquei me questionando se precisa também de algum documento que comprove a separação.

    E quando eu der entrada no meu processo, como meu pai (não portugues) foi meu declarante, vou precisar averbar o casamento antes? já que nos processo dela vai a certidão de casamento?

    Peço desculpas se ficou confuso, e agradeço desde já.

  • @Gabriela Zanatta

    Se seu avô foi o declarante do nascimento da sua mãe, não precisa transcrever o casamento dele.

    Inicialmente, você vai fazer o processo de sua mãe, como filha. Coloque o estado civil atual e o nome que consta no RG dela. Se for o nome de casada, mande uma certidão de casamento inteiro teor, não precisa apostilar. Se for o nome de solteira, não precisa mandar.

    Antes de você dar entrada no seu processo, como seu pai foi o declarante, terá que transcrever o casamento de seus pais. Depois, quando e se desejar, sua mãe poderá homologar o divórcio em Portugal.

    Nos documetos dela que preciso enviar estão: Certidão de nascimento por cópia reprográfica + apostilamento, certidão de casamento por inteiro teor + apostilamento, xerox autenticada do rg + apostilamento, formulario 1c, e cópia simples do assento de nascimento do progenitor português. Correto

  • @Leticialele Boa tarde. Obtive minha nacionalidade portuguesa em 2020. Gostaria de fazer a atribuição da minha filha que vai fazer 7 anos em Agosto. Quero fazer a dela primeiro por ser gratuito e depois vou apostilar meu casamento e fazer o da minha esposa.

    No caso para fazer o da minha filha o que é preciso de documentação Minha, da esposa e da filha e qual o formulário correto a preencher para mandar para Portugal? Qual seria o lugar mais indicado para mandar ACP Porto?

    Muito obrigado.

  • @Leticialele @gandalf

    Boa tarde pessoal.

    Mandei a minha nacionalidade ontem pro ACP, previsão de conclusao entre agosto/setembro.

    Eu estava pensando em me mudar pra portugal dia 12 de agosto, visto que está com a passagem barata.

    Vou com minha companheira e dois gatos, já com tudo certinho de documentação.

    Também vou levar carta de recomendação.

    Minha questão é: eu gostaria de economizar a passagem da volta e somente comprar a de ida. Indo como turista mas cercado desses documentos e situação, com a experiencia de vcs será que eu teria problema?

    muito obrigado!

  • @Leticialele O estado civil atual dela é divorciada, e esta com o nome de solteira. Não seria interessante já enviar a certidão de casamento?

  • @Gabriela Zanatta , não tem necessidade!! Escreva divorciada no Estado Civil e mande a cópia autenticada e apostilada do RG, que deve estar com o nome de solteira.

  • @LuizFerrao

    Para menores, o processo é gratuito.

    O formulário pode ser baixado aqui - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Preencha o quadro 3 com os dados do pai e, depois, da mãe. Os dois têm que ir ao cartório para assinatura do formulário e reconhecimento da firma por autenticidade

    Junte

    Cópia simples da sua certidão portuguesa;

    Cópia autenticada dos documentos (RG, CNH ou Passaporte que contenha a filiação) dos pais;

    Certidão, por cópia reprográfica do livro, do menor.

    Mande para o ACP. Estão levando de 2 a 4 meses para os processos de menores.

  • Boa tarde a todos!

    Estou com uma dúvida quanto ao documento de identificação. Estou requerendo atribuição de cidadania portuguesa para minha irmã e ela apenas tem a CNH. A identidade é antiga e, hoje em dia, ela não consegue fazer outra por problemas nas digitais (por causa disso também não consegue o passaporte). A ACP ainda está aceitando CNH?

  • @Dpardal , sim, ACP aceita a CNH, cópia autenticada e apostilada

  • Obrigada Letícia.

  • @jonathasbr parabéns pela finalização do seu processo., ao menos é o que está constando na planilha. No entanto, não costa a data em que isso aconteceu. Teria como nos informar, por favor? Seu e do Jorge, por favor. Obrigado.

  • Prezados colegas,

    Tenho uma dúvida: posso apresentar os Antecedentes Criminais obtido online? Ou deve ser pessoalmente?

    Precisa ter o reconhecimento da assinatura de quem o emite? Porque o documento online não vem com assinatura.

  • @gigiiastrid , sim, emita o atestado no site da Polícia Federal. Imprima a certidão e a validação no verso. Não precisa apostilar, e só tem 90 dias de validade.

    Os links estão aqui - https://www.gov.br/pt-br/servicos/emitir-certidao-de-antecedentes-criminais

    Quando for validar, a validação aparece em uma janela pop-up. Volte o papel à impressora e dê um Ctrl P para imprimir a validação no verso.

    Mas, se seu processo é de filho, pelo art 1C, não precisa de certidão de antecedentes criminais!!

  • @Leticialele Obrigado pelo retorno. Duvidas.:

    Cópia simples da sua certidão portuguesa; Não precisa autenticar nem apostilar?

    Cópia autenticada dos documentos (RG, CNH ou Passaporte que contenha a filiação) dos pais; Tanto minha como da minha esposa? Não precisa apostilar?

    Certidão, por cópia reprográfica do livro, do menor. Não precisa Apostilar?

    Preencha o quadro 3 com os dados do pai e, depois, da mãe. Os dois têm que ir ao cartório para assinatura do formulário e reconhecimento da firma por autenticidade. Tenho que preencher os quadros 1, 2, 4, 5 também?

    Obrigado.

  • Bom dia, pessoal! Passando para dizer que meu processo foi terminado! =D Agradeço demais a ajuda do pessoal aqui, principalmente da @Leticialele .

    Os processos do meu pai e o meu foram concluídos em menos de um ano. Muito bom!

    Meu pai nao quis fazer cartão cidadão, passaporte, etc... Mas eu quero fazer. Alguém pode me indicar um link onde tenha informações do que fazer depois de tirar a cidadania? Eu moro aqui no Rio, bem perto do consulado.

    Abraço!!

  • @Leticialele Sera que eu devia ter enviado para a conservatoria de Lisboa? Meu amigo fez o dele por la e levou so 3 ou 4 meses..Eu so envie para ACP pq falaram que para processo por atribuicao era mais rapido por la

  • Bom dia!! No livro de nascimento dos meus filhos menores consta apenas o número do meu RG militar mas não consta o órgão emissor , e como ele não serve para processo de nacionalidade, então, estou enviando a cópia do meu RG civil colorida e autenticada. Será que tem algum risco de cair em exigência? Por causa dessa divergência de numeração dos RGs?

  • @Leticialele Muito obrigada pela resposta! :)

  • Boa tarde, pessoal!

    Depois de correr atrás de toda a documentação necessária, finalmente enviei para o ACP o pedido de nacionalidade da minha mãe (via DHL).

    Gostaria de agradecer imensamente a contribuição de todos nesse fórum, principalmente à @Leticialele, que me elucidou dúvidas pessoais.

    Todas as informações e dicas foram essenciais para que eu tomasse coragem em entrar com o pedido diretamente em Portugal, sem passar pelo Consulado de São Paulo, que acarretaria em mais despesas, já que minha mãe reside em outro Estado.

    Enfim, só gostaria de agradecer o tempo e a disposição de todos em ajudar com as próprias experiências e conhecimento.

    Assim que receber as atualizações, tentarei incluí-las na planilha do grupo. Caso contrário, conto com o auxílio de vcs, novamente. rsrs

    Agora, é esperar e torcer para que todo o processo caminhe conforme o esperado e assim que finalizado o da minha mãe, entrarei com o pedido da minha nacionalidade.

    Abraço!

  • @LuizFerrao :

    Cópia simples da sua certidão portuguesa; Não precisa autenticar nem apostilar? Não, é informatizada, eles consultam a veracidade no sistema.

    Cópia autenticada dos documentos (RG, CNH ou Passaporte que contenha a filiação) dos pais; Tanto minha como da minha esposa? Não precisa apostilar? Sim, seu e da sua esposa. Não precisa apostilar.

    Certidão, por cópia reprográfica do livro, do menor. Não precisa Apostilar? Sim, precisa apostilar

    Preencha o quadro 3 com os dados do pai e, depois, da mãe. Os dois têm que ir ao cartório para assinatura do formulário e reconhecimento da firma por autenticidade. Tenho que preencher os quadros 1, 2, 4, 5 também? Preencha todos os quadros! Eu me referi apenas ao 3, porque é para o caso de haver procuradores, a maioria deixa em branco. Mas, no caso dos menores, tem que preencher com os dados de pai e mãe!

    Boa sorte!!

  • @Flávio Copello , tem que agendar online para pedir o Cartão Cidadão e, depois, o passaporte - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/

    Entre diariamente, mais ou menos às 19h, para ver se liberaram as vagas. Há quem diga que conseguiu à meia-noite!!

  • Pessoal,

    estou com algumas dúvidas.

    1) Preciso apostilar o formulário?

    2) A certidão de nascimento precisa ser de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada, certo? Preciso reconhecer firma do oficial do cartório nessa certidão de nascimento?

    3) Qual o endereço para enviar a documentação para a conservatória ACP Porto?

    4) E por fim, o pagamento por vale postal, como faço isso?

    Talvez essas dúvidas já tenham sido respondidas várias vezes, mas são muitas mensagens e não consegui achar. Se puderem me ajudar, por favor! =)

    Obrigada! ;)

  • @ingrid_maia1988 :

    ) Preciso apostilar o formulário? Não

    2) A certidão de nascimento precisa ser de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada, certo? Preciso reconhecer firma do oficial do cartório nessa certidão de nascimento? Quando apostilam, reconhecem a firma

    3) Qual o endereço para enviar a documentação para a conservatória ACP Porto?

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

    4) E por fim, o pagamento por vale postal, como faço isso? Pague com cartão de crédito internacional!! Não perde a validade.

    O vale postal tem que ser feito nos Correios e está a cada dia mais difícil encontrar uma agência que faça. O pagamento com cartão de crédito é neste link - https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

  • @Leticialele Amiga, eu estou preenchendo com minha tia o formulário de atribuição de filha de portugues a ser enviado para ACP Porto. Vc tem como me dizer ela é viúva nome de casada na identidade Maria Celeste Rocha Garcia, nome na certidão de Nascimento sem Garcia. Vou enviar a certidão de casamento que diz da mudança de nome. Contudo no formulário eu coloco com ou sem o Garcia?

    obrigada pela atenção

  • @Leticialele boa noite tudo vem? Primeiro agradeço por sempre estar aqui ajudando à todos e resolvendo mtas vzs mtos problemas e dúvidas!

    voce ou alguem aqui sabem o prazo para avaliar o pedido de Urgência no Porto? ( no caso gostaria de saber se mostra na consulta algo do tipo ou simplesmente nao mostra nada de atualização caso seja deferido ou indeferido o pedido) sei que se for aprovado o pedido leva de 2 a 6 meses o assento em média!

    mas minha maior dúvida mesmo é se eu fico sabemdo através dessa consulta caso seja indeferido o pedido! Obrigado boa sorte a todos

  • @Ecps , coloque o nome que está na identidade, que deve ser o de casada. Para justificar a diferença entre a certidão de nascimento e o nome na identidade, mande a certidão de casamento inteiro teor. Não precisa apostilar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.