Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1113311341136113811391471

Comentários

  • editado February 2022

    @leonunes

    Tem utilidade para você, para a previsão de etapas importantes, e de quebra ajuda a outros que caminham junto. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    Acrescente ao final, e será movida para a ordem correta posteriormente.

  • @Destefano , inúmeras vezes já apagaram dados das planilhas. Erros podem acontecer, mas há coisas que são propositais. Na minha opinião, é sabotagem!! Muita gente ganha fortunas "montando" processos, dando conselhos errados, mesmo quando se dizem "assessorias especializadas". Creio que o Fórum incomoda muito. Uma pena!!

  • @Leticialele @Destefano

    Não é o caso desta vez. É que o TAB mencionado extrai os dados da planilha.

    Eu tentei argumentar que se pode resumir todo o gráfico em um único número, que está na célula Q1 (Netos) ou O1 (Filhos-ACP). E@ uma análise estatística. Há pessoas que preferem visualizar no gráfico. É contribuição de outra pessoa.

    Como foi feito, quando altera a estrutura da planilha, incluindo ou removendo colunas, afeta a coleta de dados daquele TAB. Foi o que aconteceu quando incluí duas colunas para o detalhamento do STATUS e a data da última mudança. Eu vi que tinha quebrado, mas não acho que essas colunas vão vai permanecer.

    Essas colunas extra são informativas, redundantes, e ninguém liga pra atualizar os dados nelas. Alguns até fazem, mas se não for um esforço de todos, o dado se torna irrelevante. Quase ninguém está atualizando os dados ali, e provavelmente serão removidas. Para mim, ter ou não ter é irrelevante, mas tendo em uma planilha, deve ter em todas. Foi pedido para Netos e Casamento.

  • editado February 2022

    @Rogeriof e @Destefano tambem ja estou com tudo pronto para enviar o meu e da minha irmã. Logo mando noticias se Deus quiser.

  • @Leticialele você tem toda razão esse forum deve incomodar muito esse pessoal, infelizmente tem muita assessoria que não sabe nem o que esta fazendo. Esse forum é inclivel e super confiavél.

  • @Destefano

    "a planilha é o maior patrimônio do fórum. dos usuários. Uma pena fazerem isso."

    Nem todos os usuários são do fórum. Essa "contribuição" está prestes a ficar órfã, por falta de voluntários que queiram mantê-las.

    Qdo sair de férias prolongadas, não devo acessar por algum tempo. Não há tempo para escolher candidatos, e ensinar os procedimentos. Não foi por falta de tentar passar o bastão... Tenho tido a colaboração de alguns, mas não em detalhes como esse que acabo de corrigir.

  • Boa tarde senhores,

    Observei uma galera falando do selo da certidão e o único documento que esqueci de xerocar foi exatamente ela. Como consigo saber qual selo foi enviado e se está correto? Apenas indo no cartório? Grato

  • Processo da minha filha passou hoje para bolinha 2 verde tem como alguém atualizar a planilha por favor

    Ela está na linha 97 Giulla PLZ

    Obrigado !

  • Olá pessoal,

    Sou novo aqui no Fórum. Consegui buscar bastante informações e gostaria de tirar umas dúvidas.

    Estou dando início ao processo de cidadania da minha avó, brasileira, 83 anos, filha de pai português, até que chegue em mim por atribuição.

    Vou seguir com os seguintes documentos:

    1) Certidão nascimento do pai português enviada da conservatória de Portugal;

    2) Certidão nascimento da minha avó por cópia reprográfica e apostilada;

    3) Cópia RG autenticada e apostilada;

    4) Pagamento emolumento no valor de 175 euros;

    5) Formulario 1C com reconhecimento de firma por autenticidade;

    Dúvida:

    -- O pai português foi quem registrou no cartório, porém 5 anos após o nascimento da minha avó. Preciso de mais alguma documentação devido a isso ?

    -- Minha avó trocou 1 sobrenome quando casou, terei algum problema no processo quanto a isso ?


    Só estou com essas duas dúvidas para poder fazer o envio da documentação para o Arquivo Central de Porto pela DHL. Agradeço a ajuda!

  • Olá pessoal,

    Sou novo aqui no Fórum. Consegui buscar bastante informações e gostaria de tirar umas dúvidas.

    Estou dando início ao processo de cidadania da minha avó, brasileira, 83 anos, filha de pai português, até que chegue em mim por atribuição.

    Vou seguir com os seguintes documentos:

    1) Certidão nascimento do pai português enviada da conservatória de Portugal;

    2) Certidão nascimento da minha avó por cópia reprográfica e apostilada;

    3) Cópia RG autenticada e apostilada;

    4) Pagamento emolumento no valor de 175 euros;

    5) Formulario 1C com reconhecimento de firma por autenticidade;

    Dúvida:

    -- O pai português foi quem registrou no cartório, porém 5 anos após o nascimento da minha avó. Preciso de mais alguma documentação devido a isso ?

    -- Minha avó trocou 1 sobrenome quando casou, terei algum problema no processo quanto a isso ?


    Só estou com essas duas dúvidas para poder fazer o envio da documentação para o Arquivo Central de Porto pela DHL. Agradeço a ajuda!

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @GustavoA

    1) CERTO;

    2) CERTO;

    3) CERTO, MAS O RG DEVE TER MENOS DE 10 ANOS E TER OS PAIS DO DONO;

    4 E 5) CERTOS.

    -DOCS NÃO MENCIONADOS:

    a) Certidão de Casamento da Requerente em inteiro teor digitada, caso o nome dela esteja diferente no RG e no nascimento. Não precisa apostilar;

    b) Prova de vida. Pode fazer no consulado da sua regiao ou em um cartório (nesse caso, precisa de apostila e deve informar que o motivo é o pedido da nacionalidade portuguesa)

    c) Pela idade devem conferir prioridade de forma automática, nas eu enviaria uma petição de 1 pagina dirigida ao Conservador, pedindo a prioridade. Reconheça a assinatura da Requerente por autenticidade e apostile esse doc;

    d) Se pagar com cartão, envie um print do email do recebimento do formulário 1C com o processo.

    Se pagar por Vp, tire duas cópias, envie uma e guarde uma cópia e o original com vc.

    e) No campo "outros docs", mencionar cada um dos docs extras. Se n der pode abreviar.

    Ou escreva lista com documentos adicionais, coloque nesse campo (LISTA DE DOCUMENTOS ADICIONAIS) e envie com o processo.

    São as duas opções. Busque o caso do JONVASQUES. Ele fez tudo certo.

    ===

    O pai português foi quem registrou no cartório, porém 5 anos após o nascimento da minha avó. Preciso de mais alguma documentação devido a isso ?

    Como o registro foi feito com mais de 1 ano, vc terá qie transcrever o casamento dos pais da Requerente.

    Depois, indicar esse assento no campo "outros docs", mencionado acima.

    ===

    Minha avó trocou 1 sobrenome quando casou, terei algum problema no processo quanto a isso ?

    Respondido acima no item a, dos docs não mencionados.

    Abraços e boa sorte!

  • @GustavoA

    Olhe bem o topico acima pois eu editei o texto.

  • @GustavoA , em que ano sua avó nasceu? Sabe se ela foi batizada?

  • @GustavoA

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

  • Perdoe pela insistência @gandalf

    Posso substituir o RG pela CNH no processo de atribuição do meu filho menor?

    Passaporte da minha esposa só chega daqui a um mês.

    Queria mandar os documentos dele antes disso pra aproveitar a permanência consular de junho aqui em Vitória pra pedir o CC dele.

    Obrigado.

  • @Rodrigo79

    Se estiver fazendo o processo do menor pela ACP, pode usar a CNH (válida, menos de 10 anos de emissão)..

  • @GustavoA , em que ano sua avó nasceu? Sabe se ela foi batizada?

  • pessoal, hoje meu processo 106XXX/21 foi para o status de aprovado e agora está na bolinha 7 marrom pendente de registo.

  • editado February 2022

    @ericpt

    Parabéns. Certamente isso não aconteceu hoje. Deve ter ocorrido na sexta, e você viu hoje. Como será feriado de carnaval, andam um pouco congestionados.

    Mais 15-20 dias e terá o assento. Já pode começar a preparar as próximas fases, e pedir certidões se tiver dependentes.

    Atualizei na planilha. Não deixe de informar quando concluir, será daqui a uns 15 dias.

  • @gandalf

    obrigado, acredito que foi isso mesmo. próximo passo é fazer minha transcrição casamento. Minha esposa também está se tornando portuguesa pelo 1C.

    Darei entrada por Santos, acredito que devo mandar somente nossas certidões portuguesas, certo? É apenas um processo de transcrição que será averbado tanto na minha certidão quanto na dela, correto?

  • @gandalf ...

    Creio que seja possível que a movimentação do processo do @ericpt possa ter ocorrido hoje...

    Eu acabo de abrir um email de notificação da DHL confirmando que os documentos para a instrução dos processos das duas filhas menores da cunhada da minha irmã foram rececionados no ACP agora pela manhã por ANA SANTOS...:

    Delivered

    February, 28 2022 10:47 Local time | Service Area: OPORTO - PORTUGAL

    This shipment is handled by: DHL Express

    Tracking Code: 5743XXXXX4

    Service Area: SAO PAULO NORTH - BRAZIL Service Area: OPORTO - PORTUGAL


    Uma nota mais...:

    Esses documentos foram despachados de São Paulo na segunda feira passada...(21/02)...A previsão de entrega pela DHL era sexta feira...(25/02)...

    Essa é a primeira vez que uma remessa da DHL feita por mim "Atrasa" ...Mas eu já esperava por isso...

    Aliás...Fica o alerta...:

    Creio que alguns atrasos na movimentação de remessas internacionais...(Tanto para envio quanto para recebimento por aqui)...Estão...E vão continuar acontecendo até que os fiscais da Receita Federal voltem ao ritmo de trabalho normal...O fato é que eles estão operando com a famigerada "Operação Padrão" por conta de exigências trabalhistas desde Dezembro/21...

    Sorte...!!!

  • @Leticialele , minha avó nasceu em 1939. Como assim se ela foi batizada? O registro do nascimento dela no cartório foi feito pelo pai português em 1944.

  • @guimoss

    ~3) CERTO, MAS O RG DEVE TER MENOS DE 10 ANOS E TER OS PAIS DO DONO; ~

    RG foi renovada em 2021 e tem o nome dos pais;

    ~-DOCS NÃO MENCIONADOS:~

    a) OK

    b) Fui ao consulado geral de portugal no RJ com o agendamento para prova de vida e a pessoa que me atendeu informou que não precisaria para a minha avó para o pedido de cidadania. Caso precisasse, era só retornar com a exigência e o serviço seria gratuito. Sem isso, custaria 500 reais.

    c) Essa petição seria feita por mim mesmo? Poderia descrever como fazer?

    d) OK

    e) OK

  • @GustavoA , se ela foi batizada até a idade de 1 ano, você pode pedir uma certidão de batismo na Igreja.

  • editado February 2022

    @GustavoA

    Como sua avó teve registro tardio, mesmo tendo sido registrada pelo pai, precisará fazer antes a transcrição do casamento do português. A não ser que o pai e a mãe de sua avó não tenham se casado, nem no civil, nem no religioso. Nesse caso o documento é outro. Informe qual foi o caso. A mãe era BR ou PT?

    Sua lista de documentos acima falta:

    6) cópia impressa simples do e-mail recebido com o formulário, como recibo

    7) Assento de casamento do português. Não poderá ser dispensado. Podem haver alternativas, mas a transcrição é o caminho simples.

    8) Prova de Vida de sua avó, feita presencialmente no cartório quando for assinar o formulário diante do tabelião. Deve ser certificada e apostilada

    9) Certidão de casamento de sua avó em inteiro teor, certificada (não precisa apostilar), para fixação do nome que consta no RG

    No item (5), o form-1C tem que ser assinado presencialmente no cartório, diante do tabelião

    Ter mudado de nome não é problema. O tempo de emissão do RG pode ser. Pessoas idosas tendem a manter o RG antigo. O RG tem que ter menos de 10 anos de emissão, legível, em boas condições. Idealmente, se tiver mais de 6 anos, seria melhor fazer um RG novo, para evitar exigências se houver suspeita de fraude pelo conservador.

    Não existe pedido de prioridade pela idade. Esqueça a petição, porque não terá efeito.

  • @Nilton Hessel

    O Hoje que ericpt disse ter recebido aprovação foi no domingo e está fechado. O Hoje seu foi às 10 da manhã de segunda, e está aberto. :-)

  • Tem razão @gandalf ...Não me atentei à data da postagem do ericpt...

    Eu até considerei a possibilidade da Conservatória estar encerrada hoje pois li que nessa semana do Carnaval alguns serviços acabariam emendando com o fim de semana...(Lá em Portugal eles dizem Ponte...)...

    Mas ao que parece...O volume de trabalho nas Conservatórias Portuguesas não permite nem ponte nem palafita...

    Segue a banda...

  • Boa Noite! Venho comunicar e agradecer a todos pela ajuda, meu processo foi concluído hoje!

  • @Daniela Silva Diogo parabéns, comemore muito!

    Seu processo está na planilha?

  • Salve Queridos Patrícios...

    Faz um tempinho que não passo por aqui e não sei se vocês viram que o sítio do Ministério da Justiça de Portugal atualizou a página sobre como solicitar a nacionalidade portuguesa e a lista de documentos lá está meio diferente. Sabe se mudaram as exigências? Estou a dar entrada no processo de minha filha menor de idade e lá não fala sobre o documento dela ser apostilado e não pede documento de identificação dos pais. É isso?

    Por sinal... o sítio como um todo ficou muito mais fácil e didático para obter informações, vale a pena conferir:

    https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-filho-de-um-portugues

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.