@plsabino depende. Conta mais detalhes sobre essa portuguesa. Foi ela que declarou o nascimento no cartório da filha? Em caso positivo, sendo ela a declarante com menos de 1 ano de vida, sim, poderia fazer sem transcrição. Só tenho dúvidas quanto aquelas pessoas que nasceram antes de 1978.
Não sei se a "mãe" (a filha de português e que faria o processo de atribuição primeiro) foi a declarante do nascimento da filha dela (neta do português). Muito provavelmente não (deve ter sido o pai). A saber, a filha dela nasceu depois de 1978.
Eu pensava que se a linha de atribuição fosse pela mãe não haveria este "requisito" relacionado à declaração do nascimento do filho no cartório. Mas pelo visto independe disso, né? Me parece que o "requisito" para dispensar transcrição é que a pessoa portuguesa (seja pai ou mãe) tenha sido a pessoa declarante com menos de 1 ano...
Coloco estas perguntas tentar ajudar uma amiga que é neta de português falecido, tem sua mãe viva e quer decidir se faz direto o processo de atribuição como neta ou se faz o da mãe (como filha) e depois o seu próprio também como filha. Acho que fazer direto como neta talvez seja mais barato porém muito mais demorado, né?
Pode escolher o ACP, não tem restrições, e a cada geração consolida o direito da próxima. No seu caso seriam 6 meses cada geração, mais uma transcrição de casamento (se feita separadamente seria 4 semanas). Isso em processamento normal.
Fazendo como neto, não precisa fazer a transcrição do casamento da mãe portuguesa não declarante. Economiza €185 da nacionalidade dela e mais €120 da transcrição. Mas o processo leva 3 anos. Ao longo desse tempo muita coisa pode acontecer.
Suponhamos que você perca o emprego, e tenha uma oportunidade para trabalhar em PT. No primeiro mês, você terá ganho muito mais do que essa diferença, mais a passagem. Mas agora vc não tem opção, e terá que esperar mais 2 anos para mudar a situação. Tempo também representa dinheiro, que ganha ou que perde. Escolhas ruins, levam a grande prejuízo.
Aí galera, minha esposa acabou de receber o email com o assento dela pronto. Muito feliz!!!! Exatos 150 dias do recebimento dos documentos dela lá no ACP, ou seja, 5 meses.
OK, @gandalf . Obrigado! confirmou o que eu pensava.
Você mencionou que "fazendo como neto, não precisa fazer a transcrição do casamento da mãe portuguesa não declarante". No caso que apresentei a mãe (brasileira filha de português, chamarei de "MARIA") ainda não tem a cidadania. Da sua fala entendi que se a filha dela (chamarei "JOANA") tentasse diretamente como neta não precisaria transcrever o casamento de MARIA mesmo que esta não fosse a declarante.
Daí me veio a seguinte dúvida: se JOANA quiser tentar o processo diretamente como neta e o português pai de MARIA (avô de Joana) não tiver sido o declarante do nascimento da filha o casamento dele precisará ser transcrito?
Grato!
(Obs.: Se entender que isso foge ao tema posso levar a pergunta para outro tópico)
Aee! Hoje meus dois processos de atribuição foram aprovados e se encontram na bolinha 7 marrom, aguardando criação do registro! Assim que concluir, irei atualizar na planilha! Para fim de comparação e pra dar uma motivada em quem esta esperando ainda, segue dados dos processos:
@Destefano tenho a impressão que começamos a semana com movimentação graças a Deus, esperando ansiosa pelo assento do meu pai que também esta por esses dias para sair.
@Destefano O cartório está me prometendo para amanhã. Estamos na pressão. Ficando pronto até 12h, posto amanhã mesmo na DHL, mas claro, antes vou checar todos os selos.
Só faz transcrição de casamento de portugueses (realizados fora de PT, claro).
Quando faz o processo como neto, a filha do português (MARIA) é BR e não há como transcrever o casamento dela.
Se o português tiver se casado no BR com uma brasileira, e ele foi o declarante da filha (MARIA) antes de 1 ano (o caso mais comum quando o português é o pai), também não precisa da transcrição do casamento do português (pai da MARIA).
A JOANA pode fazer o processo sem transcrições.
No entanto, como a certidão de batismo do português (pai da MARIA) só tem o nome, precisa mandar a certidão de casamento dele certificada, para fixação do nome+apelido do português adotado na maioridade.
Comentários
@plsabino depende. Conta mais detalhes sobre essa portuguesa. Foi ela que declarou o nascimento no cartório da filha? Em caso positivo, sendo ela a declarante com menos de 1 ano de vida, sim, poderia fazer sem transcrição. Só tenho dúvidas quanto aquelas pessoas que nasceram antes de 1978.
@plsabino , se a mãe foi a declarante do nascimento da filha, não precisa transcrever o casamento.
Se foi o pai, precisa da transcrição.
@Destefano / @Leticialele , obrigado pelas informações!
Não sei se a "mãe" (a filha de português e que faria o processo de atribuição primeiro) foi a declarante do nascimento da filha dela (neta do português). Muito provavelmente não (deve ter sido o pai). A saber, a filha dela nasceu depois de 1978.
Eu pensava que se a linha de atribuição fosse pela mãe não haveria este "requisito" relacionado à declaração do nascimento do filho no cartório. Mas pelo visto independe disso, né? Me parece que o "requisito" para dispensar transcrição é que a pessoa portuguesa (seja pai ou mãe) tenha sido a pessoa declarante com menos de 1 ano...
Coloco estas perguntas tentar ajudar uma amiga que é neta de português falecido, tem sua mãe viva e quer decidir se faz direto o processo de atribuição como neta ou se faz o da mãe (como filha) e depois o seu próprio também como filha. Acho que fazer direto como neta talvez seja mais barato porém muito mais demorado, né?
@plsabino sendo o pai não português o declarante, será necessário transcrever o casamento.
@plsabino
O custo não é o fator principal a ser considerado.
Na grande maioria dos casos, se pode fazer como filho, pelo ACP, esse deve ser preferencial. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18102/atribuicao-filho-x-neto/p1
Pode escolher o ACP, não tem restrições, e a cada geração consolida o direito da próxima. No seu caso seriam 6 meses cada geração, mais uma transcrição de casamento (se feita separadamente seria 4 semanas). Isso em processamento normal.
Fazendo como neto, não precisa fazer a transcrição do casamento da mãe portuguesa não declarante. Economiza €185 da nacionalidade dela e mais €120 da transcrição. Mas o processo leva 3 anos. Ao longo desse tempo muita coisa pode acontecer.
Suponhamos que você perca o emprego, e tenha uma oportunidade para trabalhar em PT. No primeiro mês, você terá ganho muito mais do que essa diferença, mais a passagem. Mas agora vc não tem opção, e terá que esperar mais 2 anos para mudar a situação. Tempo também representa dinheiro, que ganha ou que perde. Escolhas ruins, levam a grande prejuízo.
Aí galera, minha esposa acabou de receber o email com o assento dela pronto. Muito feliz!!!! Exatos 150 dias do recebimento dos documentos dela lá no ACP, ou seja, 5 meses.
Obrigado, mais uma vez a todos que participaram de todo esse processo, principalmente, @gsilvestre @gandalf @Leticialele
@Destefano Parabéns!!! comemore muito, porque essa conquista é muito especial.
OK, @gandalf . Obrigado! confirmou o que eu pensava.
Você mencionou que "fazendo como neto, não precisa fazer a transcrição do casamento da mãe portuguesa não declarante". No caso que apresentei a mãe (brasileira filha de português, chamarei de "MARIA") ainda não tem a cidadania. Da sua fala entendi que se a filha dela (chamarei "JOANA") tentasse diretamente como neta não precisaria transcrever o casamento de MARIA mesmo que esta não fosse a declarante.
Daí me veio a seguinte dúvida: se JOANA quiser tentar o processo diretamente como neta e o português pai de MARIA (avô de Joana) não tiver sido o declarante do nascimento da filha o casamento dele precisará ser transcrito?
Grato!
(Obs.: Se entender que isso foge ao tema posso levar a pergunta para outro tópico)
@Destefano aeeee cara, parabéns!
Já estava aqui triste porque faz dias que não temos notícias de despachos e registros. Salvou o dia!
Comemora bastante aí :):):)!
Aee! Hoje meus dois processos de atribuição foram aprovados e se encontram na bolinha 7 marrom, aguardando criação do registro! Assim que concluir, irei atualizar na planilha! Para fim de comparação e pra dar uma motivada em quem esta esperando ainda, segue dados dos processos:
Nome: Guilherme T.
Processo: 106xxx / 2021
Chegou na ACP: 08/10/2021
Senha: 15/10/2021
Bolinha 2 verde: 31/01/2022
Bolinha 4 marrom: 04/02/2022
Bolinha 7 marrom: 21/02/2022
Tou feliz!!
processo do meu pai na bolinha 7 marrom hoje!
Linha 137 na planilha.
@guii_t77 parabéns. Atualizei a planilha. O outro processo também foi aprovado?
@isabelfontinha @Nandalobao muito obrigado, ainda não caiu a ficha.
Boa tarde, pessoal.
Fui submeter meu processo e vi que meu RG tem mais de 10 anos. Passaporte brasileiro também vencido, carteira de trabalho também com mais de 10 anos.
Restaria somente a CNH, serve?
Contudo, como só uso a versão digital, não faço ideia onde está a versão física.
Enviar o PDF de exportação da CNH digital com QR code de autenticidade, apostilada, serve?
Muito obrigado!
@Destefano valeuu! Os dois foram, os dois seguiram exatamente as mesmas datas! Parabens pra voce tb!!
@Carolm aee! Estou feliz demais com esses processos saindo!!
@Destefano Parabéns!!!
@Destefano tenho a impressão que começamos a semana com movimentação graças a Deus, esperando ansiosa pelo assento do meu pai que também esta por esses dias para sair.
@guii_t77 show! Parabéns pelos dois...
@eduardosilva4 muito obrigado, logo, logo, o seu vai sair. Já resolveu tudo com o cartório?
@isabelfontinha essa semana andou bem, muita coisa acontecendo. Graças a Deus!!!
Senhoras e Senhores, é com muita alegria que informo ter recebido o assento do Sr. Darcy, meu pai, agora um Tuga.
Agradecimento especial aos amigos @Leticialele , @gandalf , @gsilvestre e @Destefano , entre tantos outros que aqui contribuíram para o sucesso da empreitada.
Tô muito feliz, agora vamos para a 3ª geração.
Atualizado na planilha, evidentemente.
Grande abraço a todos.
Uhuuuuuu quanta notícia boa! Amo entrar no fórum e ver vários despachos e registros.
Sensação boa de que tá chegando a minha vez... Rsrsrs
Parabéns @Rogeriof , comemore bastante!
@Rogeriof parece que saiu um monte hoje... Parabéns!!!!
@Destefano
Parabéns parceria, no mesmo dia hein hahahahahaha
Que baita notícia para uma segunda-feira hahahhahaha
Tô muito feliz mesmo, foi uma batalha, mas valeu muito a pena, mais de dois anos, correndo atrás de documentos e retificações.
E graças a este Fórum evitei de cair na mão de um consulado, onde demoraria muito mais para desenrolar.
@Destefano , @guii_t77 , @Rogeriof , parabéns!! Comemorem com muito vinho e bacalhau!!
@Destefano O cartório está me prometendo para amanhã. Estamos na pressão. Ficando pronto até 12h, posto amanhã mesmo na DHL, mas claro, antes vou checar todos os selos.
@Rogeriof Parabéns!!!!
Abraço em todos.
Obrigado a todos pelas felicitações, criei alma nova, agora descendente direto de Tuga é outro departamento!!!
Valeu galeraaaaa!!!!!
@Rogeriof , imagino como vai ficar depois que pegar o cartão cidadão, o passaporte e entrar na Europa pela porta da frente... Mas é merecido!!
Imagine o que nossos antepassados passaram para que pudéssemos usufruir desse legado tão importante!!
Verdade @Leticialele , alegria que não tem fim.
Posso usar o assento recebido por e-mail cópia simples, ou melhor pedir pelo civil on-line?
Muito feliz pelos andamentos de hoje! Comemorem bastante!!
@Rogeriof , pode tirar imprimir o que recebeu, quantas vias desejar!!
Confesso que, quando o meu saiu, guardei 3 vias, para garantir... e ainda salvei no computador!! hahahahaha
Uma das vias está junto aos documentos de genealogia da minha família!!
Excelente @Leticialele , já estou preparando os meus documentos e de meus irmãos pra encaminhar a nossa cidadania!
Sim, já salvei no e-mail, computador e várias cópias hahahahahah
@plsabino
Só faz transcrição de casamento de portugueses (realizados fora de PT, claro).
Quando faz o processo como neto, a filha do português (MARIA) é BR e não há como transcrever o casamento dela.
Se o português tiver se casado no BR com uma brasileira, e ele foi o declarante da filha (MARIA) antes de 1 ano (o caso mais comum quando o português é o pai), também não precisa da transcrição do casamento do português (pai da MARIA).
A JOANA pode fazer o processo sem transcrições.
No entanto, como a certidão de batismo do português (pai da MARIA) só tem o nome, precisa mandar a certidão de casamento dele certificada, para fixação do nome+apelido do português adotado na maioridade.