Embaixada em Brasília - Atendimento consular

1246

Comentários

  • Obrigada, Isac! Ainda bem rsrs

  • Alguém sabe qual a lógica de liberação de vagas adotada na embaixada?

    Mandei meu processo para a ACP esta semana, então ainda vai demorar uns 6 meses, pelo menos.

    Mas devido à dificuldade, quando estiver mais próximo já quero começar a tentar achar vagas.

    Cartão Cidadão ou CC+PEP não tem nenhuma vaga.

    Porém, só o PEP tem algumas vagas em fevereiro e março e praticamente todas as vagas disponíveis em abril inteiro.

    Imagino, então, que a embaixada abra vagas para um trimestre inteiro, de uma única vez, e quem não conseguir neste dia específico da abertura ou logo em seguida, somente com desistências ou esperando outros 3 meses.

    Mas minha percepção pode estar errada.

  • Oi pessoal!

    Para dar um retorno, fui hj a Embaixada, estava agendada pras 10h. Fui atendida no horario, paguei na hora e já levei o comprovante da transcricao comigo.

    Agora vou atras da atribuiçao dos meus filhos menores de idade. Procurar o forum especifico aqui,mas pelo que vi, o melhor caminho é pelo Porto, certo?

    Será que posso requerer tb do meu marido nesse mesmo momento, ou preciso esperar dos meus filhos concluirem?

  • @carinamb

    Mude para o tópico do ACP https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/276537/#Comment_276537

    Veja o envelope do canto direito da sua tela.

  • @carinamb desculpe não ter te respondido. Tinha muitos dias que eu não entrava no fórum. Que bom que vc resolveu.

  • Bom dia, acabei de chegar da embaixada de Portugal em Brasília já com a minha transcrição de casamento feita.

    Eu estava agendada para as 10:00h cheguei as 9:30h o segurança conferiu meu nome na lista de agendamento e depois de uns 5 min mandou entrar. Um funcionário me atendeu, pegou os documentos , conferiu e já fez a transcrição na hora. Efetuei o pagamento por cartão de débito. 10:10h eu já tinha saído da embaixada com a transcrição pronta .

    Obrigada pela ajuda de todos!

  • Marcela SouzaMarcela Souza Member
    editado February 2022

    @applessa, que documentos levou para averbação do casamento?

    Pelo site solicitam:

    - Certidão de casamento de inteiro teor apostilada emitida há menos de 1 ano; 

    - O cônjuge que possuir a nacionalidade portuguesa, deverá apresentar o Assento de Nascimento Português (cópia simples); 

    - O cônjuge que não possuir a nacionalidade portuguesa, deverá apresentar a Certidão de Nascimento Brasileira (cópia simples); 

    - Cópia do documento de Identificação de ambos (cópia simples). 

    Estou na dúvida, pois algumas pessoas aqui neste fórum informaram que entregam: "requerimento de transcrição de casamento assinado com firma reconhecida e apostilado", "comprovante de residência" e "certidão de nascimento em inteiro teor digitada e apostilada da nubente brasileira", ao invés da cópia simples descrita no site da Embaixada.. São necessários ou não?

    Tenho o requerimento preenchido e preciso saber se devo apostilar ou não junto com a certidão da nubente brasileira, que já havia solicitado de inteiro teor.

    Muito obrigada!

  • @Marcela Souza , cada Consulado tem suas próprias exigências! Santos, por exemplo, só faz a transcrição do casamento de falecidos se os óbitos forem averbados!

    Guie-se pelo site da Embaixada.

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado February 2022

    @Carq

    O sistema de agendamentos em Brasília funciona da seguinte maneira (experiência própria como usuário):

    No último dia útil do mês eles abrem novas vagas, vou exemplificar: dia 31 de Janeiro eles vão abrir vaga para todo o mês de Abril. Quando for 28 de Fevereiro vão abrir vagas para o mês de Maio. Se liberar vagas antes disso, é porque alguma pessoa desmarcou.

    O agendamento para CC + PEP só fazem quando o interessado já tinha ambos os documentos e quer renová-los juntos. Para a primeira via desses documentos tem que fazer o agendamento separado mesmo.


    Caso queira mais informações, segue o link da própria Embaixada em Brasília sobre esse assunto: https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/fazer-agendamento

  • @Isac Gabriel Muito obrigado pela resposta, tirou todas minhas dúvidas. Quem mandou eu não ler todas as instruções? :-)

    Imagino, então, que para o cartão cidadão seja necessária muita rapidez para conseguir agendar quando abrir as vagas. Sabe que horas fazem a liberação? E, supondo que você já tenha agendado o seu, é mesmo questão de poucos minutos para esgotar todas as vagas?

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado February 2022

    @Carq Imagina, estamos aqui para ajudar uns aos outros.

    Sim, já fiz vários procedimentos nessa Embaixada... O horário da liberação é inserto, o ideal é olhar o mais cedo possível no último dia útil (é o que eu faço), e se não tiver liberado vai olhando no decorrer do dia...

    A questão do esgotamento de vagas é relativa ao tipo de serviço; CC esgota muitíssimo rápido (as vezes no mesmo dia acaba), o PEP fica com vagas à deriva (olhando hoje, ainda tem muitas vagas em Abril para PEP).


    Ps: quando conseguir agendar o CC, marca para fazer o PEP para cerca de 50~60 dias contando à partir do dia que foi fazer o CC (você faz o levantamento do CC no mesmo agendamento para pedir o PEP). Dessa forma você fez o CC, agendou o retorno para pegar o CC com 50~60 dias e já pediu o PEP (inclusive essa é a instrução que eles vão lhe dar no dia que for atendido). Para pegar o PEP basta ir na parte da tarde na Embaixada e fazer o levantamento.

  • Cartão cidadão agendado com sucesso. Coloquei para o final de julho para ter uma folga em caso de atraso na finalização do processo pela ACP (previsão para 23/6, mais uns 15 dias para a emissão da certidão).

    Pode ser que aconteça também algum leve adiantamento e pensei em marcar um segundo horário, no começo do mês, mas por causa de apenas 20 dias, melhor não pegar uma outra vaga que será útil para outra pessoa (mesmo que eu cancelasse a outra, mais para frente).

    Para os que podem ser atendidos pela seção consular da embaixada, é uma maravilha, muito diferente dos relatos que vejo de outros consulados.

    Já havia acompanhado mês passado, a partir do relato do Isac Gabriel, e no primeiro dia do mês são disponibilizadas as vagas para 60-90 dias adiante. Em ambas as vezes, foi muito tranquilo verificar a ampla existência de vagas diárias.

    No sítio da embaixada, há o informe que a liberação é feita no último dia do mês, mas nos últimos dois, não foi o caso (sempre no primeiro).

    Para o PEP, é ainda mais tranquilo, e hoje há diversas vagas para maio, junho e julho.

    Uma dúvida que fiquei é que também há a opção para agendar cartão cidadão e PEP, tudo junto.

    Alguém sabe como funciona esta opção? Será que é melhor escolher esta do que só a do cartão cidadão?

  • @Carq , agende os dois juntos!! Primeiro, chega o cartão cidadão e, depois, o passaporte.

  • Obrigado, @Leticialele. Reagendei aqui, ainda estava tranquila a disponibilidade de vagas.

  • @gsilvestre Meses depois estou respondendo à sua mensagem. Minha vida ficou meio louca nesse período e nem tenho notícias para dar. Eu acho que a Embaixada perdeu o telefone da minha esposa. Em setembro quando fomos não deixaram a gente entrar, falaram que entrariam em contato pelo whatsapp pro pagamento e esse contato nunca chegou. Tentamos ligar algumas vezes e nunca conseguimos falar com ninguém. E nesse momento nem o dinheiro para pagar mais eu tenho. Pior que vou perder os documentos que eu tinha tirado pra mandar pra Lisboa pedindo minha aquisição por casamento.

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado May 2022

    @Carq e @Leticialele

    Conforme havia dito no meu comentário anterior, o agendamento CC + PEP juntos existe somente para quem precisa renová-los, ou seja, esse serviço eles só fazem caso o utente já possua ambos os documentos e precisa renová-los juntos.

    Digo isso por experiência própria, se fizer o agendamento de CC + PEP juntos, no mesmo dia, eles vão fazer somente o seu CC e vão pedir para remarcar o PEP para quando vier pegar o CC.

    Se acessar esse link da própria Embaixada vai poder ver essa informação na íntegra: https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/a-embaixada/noticias/dispon%C3%ADvel-o-agendamento-para-emiss%C3%A3o-simult%C3%A2nea-do-cart%C3%A3o-do-cidad%C3%A3o-e-do-passaporte

    • "Informa-se que já está disponível o agendamento para emissão simultânea do Cartão do Cidadão e do Passaporte Eletrónico Português, desde que se trate da renovação de ambos os documentos."


    OBSERVAÇÃO: caso já tenha marcado o CC + PEP juntos e não consiga achar vaga para o CC sozinho, não tem problema, deixe assim e compareça do mesmo jeito. Mas conforme lhe disse e conforme o próprio site informa, eles não vão realizar este serviço "duplo", vão fazer somente o CC.

    Sei que meu comentário diverge com o da @Leticialele, mas essa informação que estou lhe dizendo é com base em diversos agendamentos que tive que fazer em Brasília para minha família, e com base nas informações que o próprio site disponibiliza.


    Espero que mesmo com esses desafios, consiga fazer seus documentos, no dia que eu fui fazer o meu, até sistema ficou fora do ar... hahah. Mas no fim, deu tudo certo. :D

  • @Isac Gabriel , obrigada por compartilhar!!

    Eu me baseei na experiência do meu irmão, talvez não tenha compreendido muito bem o que ocorreu.

    O procedimento que descrevi é usado no Consulado do Rio. Lá, você avisa que quer o passaporte e eles já agendam sua volta para pegar o CC e colher os dados para o passaporte, que chega em casa pela DHL.

  • @Leticialele Sim, sem problemas, quanto mais informação absorvermos, mais aprendemos.

    Realmente, o procedimento em Brasília foge à regra dos outros Consulados, não sei porque eles fazem desta maneira. Mas é isso.

    :D

  • @Isac Gabriel Muito obrigado, novamente, pelos esclarecimentos. Esqueci de reler sua orientação.

  • Pessoal, li todos os comentários desse assunto (Embaixada de Brasília - Atendimento Consular) antes de postar, mas não encontrei respostas para as 3 dúvidas abaixo. Conclui minha nacionalidade e a dos meus 2 filhos e agora chegou a hora do CC e depois PEP.


    1a dúvida) Sobre a informação abaixo no site do agendamento na Embaixada de Brasília, entendo que preciso levar meus filhos, mas gostaria de confirmar se é isso mesmo (já que um tem 1 ano e outro 3 anos) ou se eu poderia comparecer sozinho com os documentos deles? (Obs: vou tentar agendar o atendimento familiar para nós 3 na mesma oportunidade)

    "Titulares menores de 12 anos

    Requer acompanhante admissível (representantes legais, pais, avós, irmãos desde que maiores) identificado com Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Autorização/Título de Residência ou documento de inscrição no Consulado;"


    2a dúvida) Também sobre a informação abaixo no site do agendamento na Embaixada de Brasília, e como será a primeira emissão do CC, preciso levar assento de nascimento português, documento de identificação brasileiro e comprovante de residência, é isso? Preciso levar o meu assento de nascimento português emitido há menos de 12 meses mesmo? (Obs: o meu assento foi emitido em 2018)

    "Se for uma primeira emissão

    • Bilhete de Identidade anterior
    • Cartão de Contribuinte, da Segurança Social e de Saúde, se for o caso. (A inexistência ou extravio de algum destes documentos não impede o pedido de Cartão de Cidadão.)

    Caso não apresente Bilhete de Identidade:

    • Certidão de nascimento actualizada, emitida há menos de 12 meses (exceto as referentes a menores de 16 anos que não estão sujeitas a qualquer prazo de validade). Esta certidão pode ser obtida oficiosamente no posto, sem custos para o utente.
    • Um documento complementar de identificação (Autorização/Título de Residência, Carta de Condução, Passaporte ou documento de inscrição no Consulado)"


    3a dúvida) Vi que alguns colegas do fórum conseguiram pagar CC e PEP com cartão de débito. Ainda está valendo essa informação?


    Agradeço antecipadamente pelas respostas!

  • editado May 2022

    Pessoal, consegui agendar o atendimento familiar em agosto/2022 sobre o caso que postei logo aqui em cima. Alguém poderia ajudar nas dúvidas, especialmente as duas primeiras? Agradeço!

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado May 2022

    Olá @Samir Fortunato,


    1- Não sei lhe responder essa pergunta com precisão, mas para os adultos/adolescentes eles coletam foto, digitais e assinatura. Por seus filhos ainda serem bem pequenos, não sei como eles procedem nestes casos, na dúvida, se tiver condições, leve eles.

    2- Assento de Nascimento Português, Documento de Identificação Brasileiro e Comprovante de Endereço, é isso mesmo conforme mencionou. Sobre a validade do assento, eles podem negar se tiver menos de 12 meses, pois é algo que no próprio site já faz menção. Então, na dúvida, peça um "novo" pelo civil online.

    3- Nas vezes que estive na embaixada fiz o pagamento em cartão débito, tanto CC quanto PEP, sem problemas.

  • Obrigado pelas respostas @Isac Gabriel!

  • Pessoal, muito bom dia!

    Vocês sabem se dá pra ser atendido por ordem de chegada no consulado em Brasília (sem agendamento)?

    Eu consegui vaga para transcrição de casamento só para julho, mas pensei em ir lá mesmo sem agendamento, para tentar adiantar. Imagino que tenha gente que faz agendamento e acaba não comparecendo.

  • Outra dúvida: pra quem fez a transcrição em Brasília, vocês receberam os documentos de volta?

    Eu vi alguns aqui relatando que receberam a transcrição por e-mail, depois de deixar os documentos no consulado, aí fiquei em dúvida se era pra voltar lá e pegar os documentos originais.

    Desculpem se a pergunta for meio óbvia... estou iniciando nisso tudo e descobrindo muita coisa aqui nos fóruns.

    Muito obrigada!

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado June 2022

    Olá @renata_baldo,


    1- Sobre a ordem de chegada, a Embaixada segue a ordem das marcações que foram efetuadas pelo site, eles possuem uma lista das pessoas que serão atendidas naquele dia; já vi pessoalmente pessoas que tentaram "encaixar-se" no atendimento sem marcação e não tiveram sucesso.

    2- Normalmente, no caso de transcrição de casamento, o que sei é que eles ficam com as certidões e cópias de documentos que você tenha entregado no momento do atendimento. Por e-mail, você recebe somente o assento de casamento.


    Fique à vontade para perguntar! :D

  • Obrigada @Isac Gabriel

    Entao, se eles ficam com os documentos, depois da transcrição do casamento terei q pedir as certidões todas de novo pra entrar com o pedido de atribuição?

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado June 2022

    Olá @renata_baldo,

    Sim, nesse caso terá que pedir novamente. Uma maneira de pensar é a seguinte: cada procedimento é um ato "individual", os documentos que você entregar para um procedimento não vão ser "compartilhados" com outro processo, via de regra é isso.

  •   @elviswolvie

    Boa noite,

    Elvis! Não vi sua menção a mim na sua dúvida. Lamento. Só vi agora porque vim pesquisar novamente sobre a transcrição do meu casamento.

    O contato deles foi no mesmo dia! Paguei no mesmo dia. E tive o documento no outros dia. Acho que foi isso. Foi muito rápido.

    Deu certo a sua transcrição?

  • avdcwbavdcwb Member

    @Carq Você fez o agendamento em Brasília usando um documento brasileiro para identificação? Eu queria deixar a emissão do CC agendada também, mas achei que ia necessariamente ter que esperar o número do assento português para conseguir..

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.