Embaixada em Brasília - Atendimento consular

1356

Comentários

  • Olá pessoal! Esses dias liguei para a Embaixada e consegui falar com a portaria. Fui informado que eles atendem mesmo quem é de outras áreas. Alguém pode confirmar essa informação?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Anderson640 sinceramente, não sei, pq se você procurar no portal das comunidades tem os estados que são abrangidos pela Secção COnsular de Brasília (Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Rondónia). Para o CC eles pedem comprovante de endereço, mas n sei se seria para limitar o atendimento. Eu lembro de ver alguém falando aqui no fórum que conseguiu atendimento mesmo sem ser de um estado abrangido, mas n me recordo se foi algo recente.

  • Fui com minha esposa na Embaixada em Brasília hoje pedirmos a transcrição do nosso casamento. Foi exatamente como o relato do colega ali em cima, nós não entramos. O agendamento era pras 8h30, chegamos 8h20. Umas 8h25 o porteiro pediu os documentos e entrou e 5 minutos depois veio avisar que os documentos estavam corretos e que eles entrariam em contato. Agora é aguardar pedirem a transferência bancária.

  • @RafaFCunha Quanto tempo levou do dia em que você foi à Embaixada ao contato deles pelo Whatsapp? Já vai completar 3 semanas que fomos e até agora nenhum contato para sequer fazermos o pagamento. Não sei nem como entrar em contato pra perguntar se está tudo bem.

  • @elviswolvie eles costumam responder aos e-mails bem rápido sconsular.brasilia@mne.pt

    se depois você puder voltar e dizer o tempo que levou a transcrição, ficarei grato heh

  • @gsilvestre Vou experimentar o e-mail, obrigado. Pode deixar que farei o relato aqui.

  • @Leticialele , @henrip onde consigo o requerimento para transcrição de casamento dos meus avós. Vou fazer tambem na embaixada de Brasília. Obrigada.

  • @Leticialele , @henrip onde consigo o formulário para o requerimento da transcrição de casamento dos meus avós. Vou fazer tambem na embaixada de Brasília. Obrigada.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado October 2021

    @Lulu pelo que sei, Brasília não exige requerimento https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/servicos-consulares#averba%C3%A7%C3%A3o-de-casamento

    mas tem que agendar a entrega dos documentos

  • @elviswolvie alguma notícia sobre a transcrição?

  • Bom dia, para fazer o agendamento precisa fazer um registro. Eu só tenho a certidão de nascimento, não entendi como fazer o registro. Obrigada.

  • @applessa , precisa apenas do registo português, que é a certidão de nascimento que você recebeu na conclusão do processo

  • @applessa faca o registro no site normalmente. existe uma opção para quem ainda não tem BI/CC. só seguir os passos que estão descritos la

  • Obrigada @gsilvestre e @Leticialele consegui fazer!

  • Consegui agendar a transcrição de casamento. Quando estiver pronta terei que fazer o processo de cidadania dos meus filhos. Alguém já fez o processo de cidadania por Brasilia? Vale a pena? Ou é melhor mandar para Portugal?

    Obrigada

  • @applessa

    A decisão é sua. O andamento de processos pelo consulado é diferente do andamento pelas Conservatórias.

    Pelo consulado não há como acompanhar o processo. Você entrega pessoalmente, eles conferem os documentos, recebem, e quando ficar pronto eles te avisam por carta. Geralmente levam 1 ano ou mais.

    Pela ACP (Porto), se os filhos forem menores leva 2-3 meses. Se forem maiores, leva 6 meses.

    No fórum sempre recomendamos fazer preferencialmente pela ACP. É rápida, segura, previsível, e pode mandar por DHL e acompanhar todo o andamento do processo online ou por telefone.

  • @gandalf

    Obrigada pelas informações! Fiz a minha cidadania por viseu em 2018 e foi rápida. Com a pandemia deixei tudo meio parado e estou retomando agora. Lembrei diziam que a cidadania pela embaixada era demorado pois ia para Lisboa.

    Com certeza farei pelo Porto. Eles são menores sim.

    Vc pode me informar onde tem o endereço de Porto e qual a documentação exigida para as crianças?

    Obrigada

  • @gandalf ,@Leticialele fui hoje na embaixada de Brasília tentar fazer a transcrição do casamento dos meus avós, mesmo sem a certidão de nascimento do meu avô brasileiro. Chegando la tive a informação que eles não fazem a transcrição pelo consulado para portugueses que nasceram antes de 1911. Falou que tenho que mandar para a conservatória, tanto o pedido de transcrição como o pedido da nacionalidade. Vcs sabiam disso?

    Agora tenho que correr pra achar a certidão de nascimento do meu avô. Acho que preciso contratar um despachante.

  • @Lulu , desconhecia!!

    No Consulado do Rio, fazem sem o menor problema!!

  • editado December 2021

    @Lulu

    Que estranho. Todos os consulados fazem. Praticamente todas as conservatórias de registo civil fazem (algumas não aceitem pelo correio). Está listado no site do posto consular de Brasília, em "Averbação de Casamento".

    aqui: https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/servicos-consulares#averba%C3%A7%C3%A3o-de-casamento

    Para agendar online, escolher a opção "Registo Civil" e, depois, "Registo de Casamento".

    Acho que você entendeu mal o que lhe disseram. Não fazem a transcrição sem a certidão do brasileiro e o assento do português.

  • @Lulu ,

    Veja a resposta da embaixada para mim:

    Exmo. Senhor,

     

    Informamos que não é necessário registrar o casamento.

     

     

     

     

     

     

    Com os melhores cumprimentos,

     

    Mariana Souza

                     


     

    SES – Avenida das Nações, Quadra 801, Lote 2

    70402-900 Brasília – DF

    Tlf: (+ 55 61) 30329630



  • @leocarreiro resposta para qual pergunta? rsrs

  • @gsilvestre

    A pergunta do @leocarreiro era se tinha jeito dele não fazer a transcrição de casamento, porque estava difícil conseguir a certidão"Sigo na busca pela certidão da minha bisavó italiana?"

    O Consulado respondeu que não precisava fazer a transcrição do casamento dos bisavós para o processo 1D do pai dele. Mas cada caso tem suas nuances. No caso dele era a avó italiana (do pai dele), sendo ao avô português o declarante.

    No caso da @Lulu em voga, pelo que entendi é o avô brasileiro o declarante, e a avó portuguesa. Terá que transcrever o casamento.

  • @gandalf não entendi errado, o funcionário da embaixada me falou que não fazia a transcrição do casamento dos meus avós lá por se tratar da certidão de batismo da minha avó portuguesa ser de antes de 1911. E também não fazia o processo de atribuição de nacionalidade pelo mesmo motivo. Ele nem mencionou que estava faltando a certidão de nascimento do meu avô brasileiro.

  • @Lulu @gandalf infelizmente, não existe uma padronização dos procedimentos dos consulados... cada cônsul acaba decidindo como fazer as coisas do seu jeito... há um tempo postaram que Santos não fazia transcrição de casamento se o nubente brasileiro tivesse só assento de batismo, por exemplo (tiveram que mandar para SP capital para conseguir fazer)...

  • @applessa Também agendei minha transcricao de casamento!. Dia 03/02 as 10h

    Será que eles são pontuais ou é recomendado chegar bem cedo? Alguem que tenha ido recentemente sabe dizer como está sendo?

    Na sequencia tb devo fazer o pedido pros meus filhos menores de idade.


    Com relacao aos documentos, no email de confirmacao recebi que preciso desses documentos, ai surgiu a duvida:


    Escritura da Convenção Antenupcial traduzida (É A CERTIDAO DE CASAMENTO APOSTILADA DE INTEIRO TEOR?)

    •Documento comprovativo da residência de cada nubente, com indicação da data de início (É MESMO NECESSARIO? QUE DATA SERIA ESSA?)

    Obrigada, pessoal!

  • @carinamb , Convenção antenupcial apenas se houver feito!! Tem que levar a certidão de casamento inteiro teor.

    Quanto ao comprovante de residência, leve uma conta de luz, telefone ou gás. Informe que moram juntos desde o início do casamento.

  • Pessoal, boa noite!

    Alguem sabe me dizer se na Embaixada de Bsb eles cumprem horarios agendados ou preciso chegar cedinho, mesmo estando com marcacao 10h00??

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado January 2022

    @carinamb

    Fiz alguns procedimentos na Embaixada em Brasília recentemente.

    Se tiver agendada às 10:00, basta chegar uns 30 minutos antes e se apresentar na portaria.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.