Embaixada em Brasília - Atendimento consular

1235

Comentários

  • @avdcwb Não precisa de nenhum documento para fazer o agendamento, pode entrar dia 30/06 - 01/07 para garantir sua vaga.

    O máximo que pode pedir algum documento, mas não me lembro, é no cadastro para você fazer seu registo online e poder fazer a pesquisa, mas isto é bom já fazer de uma vez (se já não o tiver).

  • avdcwbavdcwb Member

    @Carq obrigado! Era essa minha dúvida mesmo - qual documento que você forneceu para fazer o registo.

    Como tem que indicar a nacionalidade nos campos do registo, achei que tinha que esperar o número do assento português. Mas pelo visto não..

    Vou tentar fazer com o número do meu passaporte brasileiro, então, já indicando a nacionalidade portuguesa.

  • @avdcwb Entendi agora. Pode usar seu passaporte brasileiro mesmo no cadastro, e aí vão te mandar por email uma ID para ser usado na página.

  • avdcwbavdcwb Member

    @Carq ótimo! Obrigado!

  • RafaFCunhaRafaFCunha Member
    editado July 2022

    @Isac Gabriel


    Me tira uma dúvida. Vc tirou CC na embaixada em Brasília? Se sim, vc sabe se eles aceitam CNH lá?


    Grato

  • Olá @RafaFCunha,

    Sim, fiz CC e Passaporte na Embaixada de Brasília, eles nem me pediram documento pessoal, mas se for o caso acredito que eles aceitem CNH. O único documento que me pediram para o CC foi o assento de nascimento português.

    Se tiver dúvidas, pode perguntar. :D

  • Olá, @Isac Gabriel , vc poderia me ajudar numa dúvida, por favor?

    Se eu agendar passaporte na Embaixada, na modalidade Urgente, vc sabe dizer em quantos dias o documento chega? 1 semana? 1 mês?

    (a pessoa já tem o CC, e seria o primeiro passaporte). De antemão, agradeço sua atenção!

  • Olá @bisnetademarcia,

    Considerando a última vez que estive na Embaixada, eles não possuem a modalidade "urgente". No procedimento normal (fiz o meu em Janeiro de 2022), com 25 dias o documento estava pronto para ser levantado na Embaixada.

    Olhei agora a pouco no site de agendamentos e a vaga mais próxima para pedidos de Passaporte está para Setembro, lembre-se de agendar com antecedência, pois as vagas são bem concorridas...

    Uma observação: para pedir o Passaporte é necessário agendamento prévio, mas para pegar, basta ir entre "14h00 e 16h00" sem agendamento, que eles entregam o documento.


    Espero ter ajudado. :D

  • Ajudou sim, muito obrigada @Isac Gabriel ! Agradeço também a dica extra, sobre ir sem agendamento buscar o doc. Valeu!

  • Olá !!! Minha tia fez o agendamento para a Transcrição do Casamento na Embaixada de Portugal em Brasília e entregou todos os documentos necessários no dia 4 de abril. No entanto, até hoje não recebeu nenhum contato para o pagamento da taxa e conclusão da transcrição.

    Mais alguém nessa situação e espera? Há algum canal para buscar informações? Muito obrigada!

  • Olá @Marcela Souza,

    A sugestão que posso dar, é que ela entre em contato por e-mail com a embaixada, explique o ocorrido e peça solução. Além do e-mail, tente também falar no atendimento consular via telefone (no período da tarde é melhor para ligar) e também falar pelo número deles oficial pelo whatsapp.

    Contatos: https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/



  • @Marcela Souza Acabei de voltar de lá para pedir minha transcrição. O prazo para entrarem em contato é de 2 a 3 semanas.

  • Em tempo, além da embaixada abrir novas vagas todo último dia do mês ou primeiro (costuma variar), me parece que toda quarta-feira são colocadas algumas vagas remanescentes no inventário online.

  • Pessoal, há um tempo, fiz 3 questionamentos aqui e, como meu agendamento ocorreu recentemente, compartilho as informações para poder ajudar outros colegas.


    1a dúvida) Sobre a informação abaixo no site do agendamento na Embaixada de Brasília, entendo que preciso levar meus filhos, mas gostaria de confirmar se é isso mesmo (já que um tem 1 ano e outro 3 anos) ou se eu poderia comparecer sozinho com os documentos deles? (Obs: vou tentar agendar o atendimento familiar para nós 3 na mesma oportunidade)

    "Titulares menores de 12 anos

    Requer acompanhante admissível (representantes legais, pais, avós, irmãos desde que maiores) identificado com Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão, Autorização/Título de Residência ou documento de inscrição no Consulado;"


    -> É preciso que os menores compareçam para tirar a foto e só isso. Os demais procedimentos administrativos quanto aos documentos lá na embaixada, o responsável pode realizar.


    2a dúvida) Também sobre a informação abaixo no site do agendamento na Embaixada de Brasília, e como será a primeira emissão do CC, preciso levar assento de nascimento português, documento de identificação brasileiro e comprovante de residência, é isso? Preciso levar o meu assento de nascimento português emitido há menos de 12 meses mesmo? (Obs: o meu assento foi emitido em 2018)

    "Se for uma primeira emissão

    • Bilhete de Identidade anterior
    • Cartão de Contribuinte, da Segurança Social e de Saúde, se for o caso. (A inexistência ou extravio de algum destes documentos não impede o pedido de Cartão de Cidadão.)

    Caso não apresente Bilhete de Identidade:

    • Certidão de nascimento actualizada, emitida há menos de 12 meses (exceto as referentes a menores de 16 anos que não estão sujeitas a qualquer prazo de validade). Esta certidão pode ser obtida oficiosamente no posto, sem custos para o utente.
    • Um documento complementar de identificação (Autorização/Título de Residência, Carta de Condução, Passaporte ou documento de inscrição no Consulado)"

    -> Não foi necessária nova emissão. O meu assento emitido em 2018 foi suficiente.


    3a dúvida) Vi que alguns colegas do fórum conseguiram pagar CC e PEP com cartão de débito. Ainda está valendo essa informação?

    -> Estão aceitando normalmente cartão de débito para pagamento de CC.

  • @Marcela Souza Ola Marcela, poderia por favor tirar uma dúvida, ou se alguem puder auxiliar?

    Minha tia mora em Brasilia e estamos pensando em pedir a transcricão de casamento dela no consulado de Brasilia.

    Na lista de documentos do site do consulado de brasilia não cita o requerimento assinado por autencidade pelo requerente (o conjuge português, no caso minha tia). Nao cita a necessidade de um requerimento e não tem link pra download do formulário.

    Isto está correto? Na falta deste requerimento é necessario a presença dela no consulado na entrega dos documentos? Porque é uma senhora de idade e seria complicado.

    Outra dúvida, saberia dizer se o consulado de brasilia que faz a análise da transcrição casamento ou mandam para Portugal? para ter uma idéia do prazo que leva para finalizar.

    Estamos em dúvida se enviamos para Santos ou Brasilia.

    Obrigado

  • @RIBEIRORENATOS O formulário é preenchido e assinado na hora. Mas imagino que isto possa ser feito por outros interessados, como algum filho, por exemplo.

    A transcrição é feita na embaixada. Demoram de 2 a 3 semanas para darem um retorno para o pagamento e, após isso, acho que são mais outras 2-3 semanas (este último prazo não confirmei, pode ser menos).

    No agendamento, estes são os dados:

    "Para requerer a transcrição do casamento, deve fazer-se acompanhar dos seguintes documentos:

    • Cartão de cidadão ou Bilhete de identidade de cada um dos nubentes
    • Certidão de casamento do registo civil local emitida há menos de seis meses
    • Escritura da Convenção Antenupcial traduzida
    • Documento comprovativo da residência de cada nubente, com indicação da data de início
    • Certidão de nascimento se algum dos nubentes for estrangeiro

     NOTA: Para informação mais detalhada, consulte a página Internet do Posto Consular"

  • @Leticialele Ola Leticia, favor uma dúvida.

    Iremos fazer a transcrição de casamento de minha tia, ela é o conjuge portugues, o marido dela o conjuge brasileiro é falecido

    Existe alguma particularidade nesse caso? ou é so seguir normalmente? estamos querendo fazer pelo consulado de brasilia.

    Obrigado.

  • @Carq Obrigado, esclareceu bastante

  • @RIBEIRORENATOS , mesmo com o marido falecido, pode fazer a transcrição normalmente. Um filho ou neto podem fazer a transcrição.

    Basta o filho levar o RG e o neto a certidão de nascimento.

  • Bom dia, favor uma dúvida

    Na relação de documentos do consulado de Brasilia para Transc Casamento é pedido uma cópia do Cartao Cidadao do Conjuge Português, no entanto so temos o assento nascimento português, isto é problema? exigem mesmo?


  • @RIBEIRORENATOS , não precisa levar cartão cidadão!! Minha sobrinha ia fazer o CC, mas o pessoal do Posto Consular da Embaixada sugeriu que ela fizesse a transcrição de casamento primeiro!

  • Olá pessoal,

    Após quase 1 ano de documentos entregues, finalmente consegui contato com a Embaixada de Portugal acerca do processo de averbação de casamento da minha tia.

    No entanto, pedem para ir novamente a Embaixada para conferir a minuta e realizar o pagamento. Alguém já foi chamado para isso?

    Tinha entendido que o contato era apenas pelo whatsapp, que se fazia o pagamento e depois recebia por e-mail a informação do processo concluído. Quando tiver mais informações, posto aqui para deixar atualizado.

    Obrigada

  • editado February 2023

    Olá, pessoal!

    Acabo de receber meu assento português e preciso transcrever meu casamento. Vi pelos relatos aqui que o procedimento seria rápido pela seção consular da Embaixada em Brasília, mas o caso da @Marcela Souza deixou-me preocupada. Será que é um ponto fora da curva? Ou será que agora os pedidos de transcrição demoram mais do que 3-4 semanas? Seria melhor enviar a alguma CRC em Portugal?

    Como não há novos relatos de 2023, fico na dúvida. Podem ajudar de alguma forma, @RIBEIRORENATOS , @Carq , @Isac Gabriel ou alguém que possa auxiliar nesta situação atual da transcrição de casamentos em Brasília?

    Agradeço desde já!

  • @GiovanaCosta Não foi nem um pouco rápido.

    Eu dei entrada no começo de agosto e me disseram que em torno de 3 semanas eu receberia o retorno, mas nada.

    Mandei email indagando e responderam para esperar.

    3 meses depois, novo email e a mesma resposta.

    Só fui conseguir no começo de janeiro, e ainda acho que adiantaram só porque eu já estava na embaixada fazendo o cartão cidadão das minhas filhas.

    No prazo para fazer a simples transcrição do casamento, enviei o processo de atribuição das filhas para a ACP, que foi aprovado, certidão emitida, e cartão cidadão solicitado.

    A transcrição do casamento da minha mãe fiz pelo consulado do Rio e ficou pronta em menos de um mês.

  • Muito obrigada, @Carq !

    Diante de sua narrativa, creio que vale pagar os custos do DHL e fazer em Portugal. Preciso da transcrição do casamento para dar entrada na cidadania dos meus filhos. O pai, brasileiro, foi o declarante, como de costume.

  • @GiovanaCosta Desisti de Brasilia e enviei por correio para Santos, demorou longos 6 meses para finalizar 1 casamento

  • Obrigada, @RIBEIRORENATOS ! Pelo visto os Consulados de Santos e de Brasília deixaram de ser céleres. Santos pela demanda; Brasília talvez por ser apenas uma seção consular onde deve ter havido mudança de pessoal.

  • editado March 2023

    Só para dar notícia sobre o atendimento consular em Brasília: impossível conseguir agendar serviços. Dizem que as vagas são abertas no último dia do mês ou no primeiro dia do mês seguinte. Infelizmente, tentando desde de muito cedo, nos dois dias, a resposta sempre é a de não haver vagas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.