Embaixada em Brasília - Atendimento consular

2456

Comentários

  • @gandalf obrigada pela resposta.

    Mas seria só para fazer a transcrição do casamento.

    Haviam me falado que para o pedido de nacionalidade para netos só poderia ser feito na CRCentrais de Lisboa, mas que para transcrição de casamento, eu poderia fazer em qualquer consulado que atendesse minha região.

    É certeza então de que não conseguirei fazer por aqui?

    Terei que enviar toda a documentação para Portugal?

    Obrigada.

  • @Ale

    No topo da primeira pagina tem uma informação longa com a área de abrangência da seção consular.

    No final da página tem um relato recente sobre transcrição de casamento.

    Para a nacionalidade ira para Lisboa.

  • @Leticialele agradeço a resposta.

    Minha dúvida é se como neto, posso fazer essa transcrição diretamente na Embaixada aqui ou se obrigatoriamente tenho que enviar a documentação para Portugal?

    Porque na relação de documentos da Embaixada não fala quando os netos são os solicitantes dessa transcrição.

    Pelo que entendi do relato aqui no fórum, a pessoa que conseguiu fazer na hora essa transcrição e sair com a certidão de casamento e de nascimento averbada, é justamente o nubente.

    No meu caso, tanto meu avô português quanto minha avó brasileira são falecidos já.

    Não tenho RG deles.

    Eu seria o requerente dessa averbação.

    Preciso transcrever o casamento deles para só aí dar entrada no meu pedido de cidadania em Lisboa.

    Desde já agradeço a ajuda de todos.

  • @Ale

    Podem solicitar qualquer dos descendentes diretos. Filhos ou netos. Tem que comprovar o vínculo, e por isso para netos requerem a certidão de nascimento em inteiro teor certificada, onde consta o nome dos avós. Para filhos basta a cópia do RG, onde consta o nome dos pais.

  • Bom dia

    Vou deixar aqui a minha experiência na transcrição de casamento pela Embaixada de Portugal em Brasilia

    1. Fiz meu agendamento on line pelo seguinte link https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/fazer-agendamento
    2. Na minha época tinha vagas para menos de 1 mês. Fui na terça feira em horário marcado. Por causa do COVID, eles não estão permitindo a entrada (pelo menos pra transcrição)
    3. Entreguei todos os documentos (vc se anuncia na portaria, eles conferem seu agendamento e pegam os documentos) conforme post aqui mesmo do fórum https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/237337/#Comment_237337 do "henrip"
    4. No dia seguinte eles entraram em contato no meu whatsapp, mandaram a minuta da certidão para eu conferir se estava tudo certo. Mandaram a conta bancária da embaixada. Fiz um TED, e logo que conferiram, me mandaram o assento de casamento e de nascimento (já averbado) no próprio whatsapp.
    5. Foi muito bom


  • elviswolvieelviswolvie Member
    editado June 2021

    Excelente saber dos relatos de vocês. A minha esposa teve a atribuição de nacionalidade concluída agora e moramos em Brasília, então vou fazer essa tentativa de transcrever o casamento aqui.

    Consegui agendar para 12 de agosto. Está longe, mas não temos tanta pressa e vale pela economia do DHL. É bom que nesse tempo dá pra ir atrás da minha certidão, que está em São Paulo.

  • Hoje fui à Embaixada solicitar o CC. Já havia feito o agendamento desde maio para começo de julho e na semana passada consegui adiantar para hoje. Achei bem pontual e o atendimento bastante rápido. Fui informado que o cartão e a carta pin têm demorado cerca de 30 dias para chegar.

  • Vou deixar o meu relato sobre a emissão do Cartão Cidadão.

    A atribuição da minha nacionalidade portuguesa ocorreu no dia 11 de junho e tentei por diversas vezes fazer o meu agendamento para emitir o CC e o Passaporte na mesma oportunidade (conforme informação no site da embaixada). Não estava conseguindo de jeito nenhum horários para esse agendamento. Tentei em várias datas e várias horas diferentes.

    Portanto, mudei a minha estratégia e fiz o agendamento apenas do Cartão Cidadão. O agendamento foi fácil e ficou marcado para o dia 21 de setembro. Porém, por sorte, ontem (dia 13 de julho) tentei um novo agendamento e consegui para hoje (14 de julho). Dessa forma, fui até a Embaixada de Portugal munido do meu Assento de Nascimento, o meu documento de identidade brasileiro e um comprovante de residência.

    Ao chegar a embaixada, fui informado que só estaria entrando 1 pessoa por vez. Só tinha uma pessoa na minha frente. Bem vazio. Aguardei uns 10 minutos e foi autorizada a minha entrada pelo vigilante da guarita. Ao chegar no prédio, havia apenas um atendente o qual me atendeu prontamente.

    Fui para uma sala e passei o Assento de Nascimento e minha identidade brasileira. Não foi solicitado o meu comprovante de residência. Respondi algumas perguntas (se já tinha cartão cidadão, se tinha NIF, minha altura, etc). Após as perguntas, fui para uma máquina para foto, recolhimento das minhas impressões digitais e assinatura digital. Após esse procedimento, o atendente imprimiu tudo e pediu para eu conferir e assinar.

    Depois dessa etapa, efetuei o pagamento por meio de cartão de débito. O atendente imprimiu os comprovantes e informou que chegaria na minha casa uma carta informando que o CC já teria chegado à Embaixada e que já seria possível eu realizar o agendamento para eu fazer o "levantamento do Cartão Cidadão".

    Ademais, fui informado que eu poderia já fazer o agendamento para dali uns 60 dias para o passaporte. Já entrei no site e já fiz os dois agendamentos (do Levantamento do CC e da emissão do PEP).

    Agora estou no aguardo do recebimento da carta em minha residência para as próximas etapas.

  • Pessoal, ajuda, principalmente do @henrip e @RafaFCunha,

    No site https://brasilia.embaixadaportugal.mne.gov.pt/pt/seccao-consular/servicos-consulares#averba%C3%A7%C3%A3o-de-casamento

    Diz que há um valor de emissão do ato consular de 795 reais e abaixo em observações diz o valor da averbação de 120. É a mesma coisa ou tem que pagar os dois?

    Outra pergunta: o @henrip disse q tb entregou comprovante de residência do casal. No meu caso o meu pai neto fará a solicitação dos avós dele, seriw comprovante de residência de quem? Meu pai mora em SP mas uma prima em Brasília, posso fazer por lá em nome do meu pai?

    Obrigado

  • @leocarreiro , os 795 reais certamente são a conversão dos 120 euros acrescidos das taxas consulares. Não tem que pagar as duas despesas.

  • @tiagoemello você não precisa agendar o levantamento do CC se quer fazer o passaporte. Basta agendar para fazer o passaporte, que na mesma oportunidade levanta o CC e já solicita o PEP. Vi essa orientação em algum lugar do site da embaixada e o atendente também falou isso quando fui solicitar o CC.

  • Bom dia! Meu pai tem 80 anos e nao estamos conseguindo vaga para o cartao cidadao em Brasilia onde mora. Ele tem prioridade? O processo dele é de neto e ja esta com o documento em maos vindo da IRN lisboa.

  • @Andreapacheco , você tem que entrar em contato com a Seção Consular da Embaixada de Portugal em Brasília.

    Lembro que seu pai não é obrigado a fazer o Cartão cidadão . Faz apenas se desejar.

  • @letiicialele não sabia disso. Ele não precisa? Então qual seria o procedimento?

  • @Leticialele gratidão demais. Queria saber se tem alguma discussão sobre isso no forum para que eu entenda melhor. Vc saberia? ")

  • @Andreapacheco , o cartão cidadão serve para quem pretende ir a Portugal, a passeio ou para morar ou para votar para Presidente de Portugal, aqui no Brasil. É condição prévia para o pedido de passaporte.

    Minha mãe é portuguesa e nunca pediu nem CC nem passaporte, porque não pretende viajar.

    Para a atribuição dos filhos, precisa apenas da certidão de nascimento portuguesa dele.

    Não sei se há alguma discussão no Fórum a respeito disso, mas pode confiar no que estou dizendo!

    Ele só precisa fazer o Cartão cidadão se desejar.

  • @Leticialele obrigada, querida! Quando pedi discussão seria para não dar trabalho para você se já tivesse o tópico. hehehe. Então nós já podemos pedir nossa nacionalidade em paralelo, não são interdependentes, né? Eu pensei assim, ele teria que fazer o cartao dele, transcrever o casamento e só depois eu e minha irmã poderiamos solicitar nossa atribuicao... demorou tanto que até esqueci tudo.

    Dei entrada no processo do pai em julho de 2018 e agora em junho saiu a nacionalidade e a certidao dele chegou em julho... to perdidinha.

  • @Andreapacheco a nacionalidade e a transcrição de casamento não depende do cartão cidadão.

    se seu pai tiver sido o declarante do seu nascimento e do da sua irmã ainda na menoridade, não precisa transcrever o casamento dele, junte os documentos do processo de nacionalidade e mande para o arquivo central do porto, que está demorando 6 meses para concluir os processos!

    caso precise transcrever o casamento, tente agendar na Embaixada em Brasília, pois parece que estão concluindo a transcrição em 1 dia.

  • Muito grata, @gsilvestre !

    Eu e minha irma fomos registradas ao nascer 1971,72 - Meu pai, neto de portugues, esta com o processo finalizado com o documento da conservatoria de lisboa por enquanto, o casamento deles so esta com a certidao do Brasil.

    Pelo que eu entendi, eu preciso transcrever o casamento dele e depois entrar com o processo para mim e minha irma com o nascimento e a trascricao, ne?

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado July 2021

    @Andreapacheco como eu disse, se seu pai foi quem registrou vocês no cartório, não precisa transcrever o casamento. se foi sua mãe ou outra pessoa, precisa transcrever

  • @gsilvestre agora que eu entendi, que o pai sendo quem registrou nao precisa do casamento. Desculpa a confusao.

    Gratidao.

  • Pessoal, achando que é a ultima nova duvida aqui... Eu tenho filhos de 22 e 16 anos e minha irma de 12 e 14, podemos entrar com o pedido deles junto com o nosso? Grata a maravilhosa ajuda!

  • @Andreapacheco não pode.

    precisa entrar com o seu e o da sua irmã primeiro. somente após a conclusão dos seus processos é que pode entrar com o pedido dos filhos.

  • @gsilvestre maravilha!

    Muito grata. Vou entrar com isso na semana que vem em Porto como sugeriu!

    Abc.

    Ah!

    Existe alguma planilha para eu preencher com os dados do processo do meu pai, seria de interesse da comunidade, digo no sentido de data de entrada, conservatoria, e quando saiu?

  • AndreapachecoAndreapacheco Member
    editado July 2021

    @gsilvestre Obrigada! Dados inseridos no link!

    Valeu!

  • @leocarreiro


    Bom dia

    Fiz a transcrição de casamento do meu pai e da minha mãe, então levei um comprovante de residência de cada um (já que eles são separados). Não sei se foi essa a sua dúvida.

    Sobre o pagamento da transcrição, vou contar como foi comigo.

    Eles não estão deixando entrar na embaixada. Então o porteiro pega os documentos e leva lá pra dentro e depois eles te liberam.

    Voltam a entrar em contato pelo whatsapp que a gente fornece e te dão uma conta bancária para fazer a transferência, cujo comprovante vc manda também de volta pelo aplicativo. Muito simples.

    Obs. Desculpe a demora, pois já havia dias que não entrava aqui

  • Atualização sobre solicitação de CC:

    Fiz a solicitação em 24/6; hoje recebi a carta pin em casa (28/7). Realmente a carta chegou no prazo de 30 dias dado pela Secção Consular. Voltarei lá no fim de agosto para pegar o CC e solicitar o PEP.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    Para concluir meu relato:

    Consegui adiantar o agendamento do PEP para 2/8. Fui atendido pontualmente e optei pela entrega em casa via DHL (sem urgência). A atendente me disse que costumava demorar, em média, 20 dias para ser entregue. No dia 19/8 recebi o número de rastreamento por SMS e hoje já recebi o PEP em casa.

    Gostei bastante do atendimento e do serviço prestado pela Secção Consular da Embaixada (em 2 meses consegui fazer e pegar CC+PEP). O ponto mais chato é o agendamento, mas com um pouco de insistência em ficar checando o site é possível conseguir datas próximas para os serviços.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.