Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1352353355357358648

Comentários

  • Nao mandei prova de vida, mas reconheci firma por autenticidade -- assinatura na frente do notário -- na procuracao, o que, acredito, pode ter suprido de certa forma. Meu avo tem 90 anos.

  • editado January 2022

    @RDLBH

    Se o procurador não for um advogado com OAP, ou se esse notário que fez a autenticação não for um oficial português (consulado português, ou balcão de nacionalidade), haverá exigência da Prova de Vida.

    "Isso significa que haverá exigência??" SIM. Nesse caso eu vou mudar o que disse antes. A parada na bolinha-4 marrom, é um prenúncio de que está ali aguardando apenas o Conservador revisar, e mudará para bolinha-4 laranja. Dificilmente passará sem uma PV.

    Pode escolher um momento favorável, fazer em cartório, certificada e apostilada. Envie com um requerimento para ser juntada ao processo.

    Na planilha não há ninguém anotado como 90 ou 92 anos que esteja em andamento. Qual o nome dele na planilha, seria o Alvir?

  • Ola Pessoal

    Foi entregue via Correios no dia 16/11/2021


    No dia 15/12/2021 recebi uma carta com atribuica de numero e a chave para consulta.

    Processo: 12XXX/21

    Bolinha 4 marrom

  • @Zitex ,


    Seu processo é de atribuição para *neto* ?


    Qual a idade do requerente?

  • @RDLBH

    Como é processo de neto com idade e trâmites avançados eu mandaria a PV AGORA.

    Se o Requerente mora perto de um Consulado, eu tiraria por lá.

    Caso contrário, eu levaria um modelo de PV (tem que mencionar que é para pedido de nacionalidade) em um cartório autenticada e apostilada.

    Ligue antes e mande o modelo para ser aprovado. Se for, leve o idoso e emita o documento.

    Depois compartilhe o seu caso.

    Boa sorte!

  • @eduardo_augusto

    Sim. e para Neto.

    requerente sou eu tenho 39 anos

  • @Zitex

    Sua bolinha 4 marrom tão cedo, não é um bom sinal. Provavelmente faltou algum documento essencial, e terá uma exigência pra mandar novamente.

    Fique atento ao texto abaixo das bolinhas. Na exigência, a cor da bolinha-4 muda de marrom para laranja, e algumas vezes quase não se nota. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17594/fases-do-processo-de-cidadania/p3

    Você guardou um xerox de tudo que mandou? Esse é o momento que pode precisar conferir os documentos.

  • Olá, boa tarde!

    Qual é a previsão de duração de processo de netos menores? O processo do meu avô acabou de terminar, estou tendo atrasos na emissão de documentos da geração seguinte e minha irmã faz 18 anos em agosto. Estou achando que não vai dar tempo de pedir a dela de filha como menor.

  • @AndreAAlmeida

    Não se afobe. Se não der tempo e tiver que fazer na maioridade, a diferença é €175. :-)

    Que eu saiba não tem prioridade para menores na CRCentrais. Levará 3 anos.

    Se seu prazo é assim tão apertado, esses documentos já deveriam estar prontos, para dar entrada na próxima geração no dia seguinte.

  • Boa tarde a todos… hoje meu processo pulou da bolinha 4 marrom para cor laranja @gandalf ou @Leticialele poderiam colocar na planilha por favor :(

  • poderiam me auxiliar a buscar o motivo da exigência?….. como faço..?… ligo ou mando e-mail ? :(

  • @gandalf

    Eu já tinha começado a preparar, mas o registo em só 15 dias no ACP me quebrou hahahaha. Realmente, não compensa esperar todo esse tempo, ainda mais porque a diferença é menor do que 175 euros (mais uma certidão de inteiro teor apostilada, mais dois apostilamentos de documentos, mais um envio separado do meu, etc...), no final ia ficar uns 100 euros de diferença. Minha questão é se haveria alguma economia de tempo.

    Obrigado!

  • @Criscarvalhoma , ligue segunda-feira, às 6 da manhã, para a Linha de Registos

    +351 211 950 500 opção 1, opção 1

    Coloque 20 reais de crédito no Skype. Dá e sobra.

  • Oi @Leticialele ta bem… vou ligar… fiquei triste:( obrigada Lê poderia fazer alteração lá na planilha por gentileza…

  • @Criscarvalhoma , deve ser um detalhe qualquer. Vai solucionar rápido!

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Criscarvalhoma

    Se quiser deixar a lista detalhada dos docs do seu processo, talvez nós achamos a exigência para vc.

    É só dar o máximo de detalhes.

    Edit: Só tome cuidado com dados privados.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @RDLBH

    Eu te mandei a seguinte mensagem:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/275536/#Comment_275536

    Só emendei para destacar que, se usar o cartório, vc agende com antecedência e vá no cartório mais perto da residência do idoso que faça, ao mesmo tempo, PV e o apostilamento.

  • @guimoss descreve para mim… os detalhes que precisam

  • É bacana ver os processos de neto andando (muito embora o meu permaneça exatamente no mesmo lugar) dá um quentinho no coração e uma esperança que esse ano vão acelerar nossos processos (hehehe).

  • Obrigado, pessoal. Vou por na planilha. O meu foi por advogado português, com procuracao com firma reconehcida. sera que vai suprir?

  • Pessoal,

    Meu processo caiu em exigência, pois o declarante do nascimento do meu pai foi meu avô (nao-portugues) e não a minha avó. Eles se casaram no Brasil e antes do nascimento do meu pai.

    agora estou coletando as documentações para fazer a transcrição de casamento dos meus avós para comprimir com a exigência.

    porem minha avó está viajando e só retorna dia 13/02, e estou com medo de indeferirem meu processo, uma vez que em nenhum momento eles informaram qual é o prazo que preciso atender a exigência.

    Eu já enviei um e-mail, dizendo que tenho meios para provar a filiação, mas não sei se isso é o suficiente para eles não indeferirem o processo inteiro.


    o que faço?

  • @amanda_tf , se fizer a transcrição de casamento por um Consulado, dá tempo.

    Pode mandar um e-mail para a Conservadora dizendo que está providenciando a transcrição do casamento de seus avós e que, possivelmente, precisará de mais tempo.

    O prazo é de 20 dias úteis mais 30 dias.

  • @Leticialele , obrigada por responder!

    Vou solicitar a Transcrição de Casamento via Consulado (Santos). Pelo que comentam, lá é mais rápido do que o Consulado de SP.

    Uma outra dúvida, no preenchimento do requerimento da transcrição. Logo no primeiro campo, existe uma caixa para selecionar o “Local”…

    Este local se refere à cidade onde o requerente vive, ou a cidade para onde o requerimento será enviado?

    A requerente, minha avó, mora em Guarulhos/SP, porém como comentei acima, enviaremos o requerimento para o Consulado de Santos.

    E por fim, no campo “Distrito”, coloco o que? Minha avó nasceu em Lavradio, província de Barreiro. Seria Setúbal?


    Obrigada pela ajuda!

  • @amanda_tf

    Não se afobe pra responder. É final de semana, e nada vai acontecer até segunda-feira.

    Tem um prazo mais que suficiente pra responder.

  • @amanda_tf , é o local para onde você vai mandar a transcrição.

    No caso, Santos!

  • editado January 2022

    Olá!

    O processo de neto com 79 anos, se o procurador for um advogado com OAP, há algum benefício no seu trâmite?

    Ou seria tudo igual o trâmite se o próprio neto requerente enviasse por email via DHL para a Central de Lisboa?

    Agradeço antecipadamente.

  • @Criscarvalhoma

    É só voce detalhar cada documento que foi enviado, com todos os procedimentos feitos em cada um.

    Exemplo: Ao invés de falar "certidão do nascimento de X", fale certidão de nascimento de inteiro teor por copia reprográfica com menos de 1 ano, apostilada.

    É mais ou menos assim.

  • @RDLBH

    A questão de ter feito por advogado nao influi na emissão da PV.

    Você pode fazer o procedimento ou pedir para o advogado português fazer.

    Mas vc vai precisar que o Requerente vá junto em algum momento.

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @amanda_tf

    Se vc não souber a localização de alguma certidão (nascimento do seu avô brasileiro ou o nascimento dos seus avós), deixe os dados relevantes para a busca.

    Alguém sempre acha.

    Obs: a questão do prazo da exigência não é estático. Não é exatamente o prazo dado pela Conservatória. Tem várias pessoas que já informaram isso por aqui.

    Acredito que o processo só seja extinto se não tiver movimentação por mais de 6 meses.

    Marquei a @Leticialele para confirmar.

    Então, fique tranquila.

    Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.