Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1110711081110111211131451

Comentários

  • Oi @Destefano

    Amanhã eu vou ao cartório me informar.

    Eu acredito que o indeferimento seja realmete só esse motivo, pois eu fiz todo o processo da minha mãe e foi tudo Ok, o meu deve ter esbarrado nessa situação.

    Se eu conseguir algo no cartório, eu informo aqui e quando chegar a notificação de Portugal, também informo vocês.

    Obrigada.

  • @CAMILA_ACCIOLI mas não faça nada efetivo antes de ter em mãos as razões do indeferimento.

  • FabioFGFabioFG Member
    editado January 2022

    Pessoal, vi no site "https://www.cidadaniaportuguesa.com/arquivo_central_do_porto/" que o AC Porto é necessário que o pai seja "nascido em território português". No meu caso, ele é nascido no BR nacionalizado PT através do processo normal de atribuição. Não posso usar o AC Porto?


    @Leticialele se souber essa informação, te agradeço muito! Obrigado!

  • Boa tarde @Leticialele !!!

    Você sabe dizer se os processos de menor está com o prazo maior? O do meu filho completou 2 meses hoje e nem saiu da bolinha 1 ainda...já fico tensa, os processos de memor estavam tão rápidos até dezembro!! Kkk

  • @gandalf muito obrigada pelas instruções. Eu fiz o pagamento como o @Guilherme Jorge falou, via Mercado Pago. Daí me mandaram um e-mail com o comprovante de pagamento escrito “pago”, mas sem o código/chave de acesso ao documento. Creio que seja porque já passava das 18hs e eles vão até às 17hs. Acho que fiquei pra amanhã! Vou esperar.

    Já que está pago, amanhã eu mando uma mensagem caso não receba meu documento. Acho que é isso.

    obrigada!

  • @Deneise

    Quem é o seu filho? Thomas ou Marcelo?

    De qualquer forma está apenas 7 dias mais atrasado que a maioria. Se você teve que remarcar várias vezes é porque criou falsas expectativas e se precipitou muito.

    O ACP estava levando 26 dias depois que a bolinha-6 fica verde. Ele acaba de completar 33 dias. Parece haver uma tendência a demorar mais que os 26 dias (deu uma reduzida). Tem gente bem mais atrasada que ele, 10, 23 dias atrasado. Isso assumindo que todos informaram a data correta do Despacho (Bola-6 verde) e não quando ainda estava em análise, e foi para Bola-6 marrom.

  • @FabioFG , pode mandar seu processo para o Arquivo Central do Porto, sem medo de errar!!

    Com a atribuição, seu pai "nasceu" em Portugal, por isso, você tem direito à cidadania!!

    Boa sorte!!

  • @Sybilas , ACP está levando mais de 2 meses para aprovar processos de menores. Relaxe!!

    Os processos de meus dois sobrinhos, de 3 e 7 anos, também não saíram da "bolinha 1" e foram mandados em novembro/21

  • @Destefano, Se as informações a inclusão na planilha. processo 95xx/22; enviado no dia 14/01/2022 pela DHL; PAGAMENTO NO CARTÃO MASTER CARD; Recebido na ACP em 17/01/2022 e o recebimento do email com a senha no dia 21/01/2022. Gratidão máxima pelo trabalho de todos deste forúm, daqui extrai todas as informações necessária para a propositura do processo meu sogro. Sou muito grato a todos.

    Leticialele obrigado a vc por td quem vem fazendo no forum.

  • @Pedro_Paulo_Azevedo

    Acrescente os dados na planilha, onde incluí seu nome (na linha 4). Corrija o que estiver errado. Poderia apenas ter escrito ao final da planilha, e seria movido posteriormente.

  • Boa tarde!!

    Hoje, 24/01/22 postei meu processo de cidadania via DHL para o ACP. Assim que receber o número do processo / chave para acompanhamento, informo aqui no fórum para colocarem na planilha. :-)

    Estava vendo os documentos hoje do processo do meu pai, ele foi enviado via DHL em 23/07/21 e foi finalizado (bolinha 7 verde) em 11/01/22, um pouco antes dos 6 meses previstos. Do meu pai, fiz pelo ACP também.

    Vamos ver quanto tempo levarão no meu! Obrigada pessoal do fórum!

    @Leticialele

    Agora para fazer o pedido para a minha irmã, vou precisar fazer a averbação do casamento dos meus pais, pois no caso dela meu pai não é o declarante na certidão. Neste caso, por onde está mais rápido fazer? Posso fazer em paralelo ao meu pedido de cidadania ou irá interferir em algo no meu processo?

    Obrigada!

    Dani

  • @Danifernanda

    Cada processo corre independente. Ter feito a transcrição só melhora para você, mas isso é quando forem fazer a análise, daqui a 5 meses.

    Verão o casamento averbado, e você não precisará usar a excessão da lei. Não se preocupe. O seu pode ser com ou sem transcrição.

  • @Danifernanda , faça a transcrição de casamento de seus pais no Consulado que atenda à área em que você mora.

    Santos, se for em SP ou MS

    Rio, RJ ou ES

    Não tem problema algum fazer em paralelo com seu processo de cidadania. Os processos não se comunicam. O fato de seu pai português ter sido o declarante do seu nascimento já estabelece, juridicamente, a paternidade portuguesa.

    No caso da sua irmã, tendo sido um terceiro, a transcrição de casamento vai faer isso.

    Relaxe, tudo vai dar certo!!

  • @Leticialele o do meu filho eu também enviei em novembro de 21...azar o nosso então né?! Pq estava super rápido até dezembro de 2021 kkk

  • @Sybilas , muitas mudanças em andamento nas Conservatórias, fim de ano, covid... Junte tudo e voilà - atraso no andamento dos processos de menores!!!

  • @Sybilas

    Houve um surto de 50% a mais de processos iniciados em Novembro em 2021.

    Vinha sendo 10k-11k novos processos por mês, e em Novembro pulou para 16k. Isso explicaria uma demora maior.

  • Boa tarde povo.

    03 assentos emitidos hoje em nossa planilha!

    Tá andando, devagar, mas tá andando.

  • @Destefano obrigada! foi na sexta mesmo :)

  • @Leticialele obrigada pelas informações.

    Eu vou ver então o que precisa para fazer a transcrição do casamento dos meus pais pelo consulado de Santos. Demora quanto tempo esse processo? 1, 2 meses?

    Obrigada!

    Dani

  • @Danifernanda

    Rio e Santos, demoram 30 dias pra receber a carta com o assento.

  • @gandalf muito obrigado pelas suas orientações e contribuição neste forum.

  • Boa noite, @Destefano

    Sim, irei aguardar chegar a notificação, só irei em busca de informações quanto a revogação da adoção, se esse for o motivo mesmo, ai já saberei como agir.

    Obrigada.

  • SE UM PROCESSO DE NETO ESTIVER EM ANDAMENTO E A REQUERENTE VIR A FALECER, O PROCESSO É CANCELADO?

  • @gandalf e @Leticialele

    Vou seguir o conselho de vocês! Farei por Santos e já vou iniciar, porque além de melhorar para o meu processo também quero solicitar a cidadania da minha irmã (meu pai não foi o declarante na certidão dela, foi meu avô) e no caso dela é mandatório.

    Peguei pelo site do consulado português em Santos, as seguintes informações sobre os documentos:

    Seriam estes os documentos, correto?

    Fiquei com duas dúvidas:

    No formulário, o requerente seria o meu pai, é isto? E se eu não preciso enviar uma cópia do PDF que recebi da ACP junto do processo do pedido de transcrição do casamento?

    Obrigada!

    Dani

  • @gandalf olá!

    Meu filho é o Thomas.

    Eu na verdade entrei no site do consulado várias vezes até conseguir uma data, não que eu tenha reagendado várias vezes. Realmente criamos expectativa e aproveitamos uma data, mas infelizmente não deu tempo de ficar pronto o assento, por isso cancelamos a data e reagendamos (1 vez apenas).

    A data do despacho está correta 22/dez porque o Thomas ligou para Portugal e informaram essa data.

    Agora é aguardar sem questionar.

  • @marilima

    SIM. Se o IRN ficar sabendo do óbito, o processo será terminado sumariamente. Já vi acontecer algumas vezes.

  • @Danifernanda

    Não precisa mandar o PDF que recebeu. Apenas os documentos requeridos, que variam de um consulado para outro. Marque SANTOS onde perguntarem.

  • editado January 2022

    Bom dia. Postei na discussão correta

  • @gandalf @Nandalobao @Destefano Bom dia! A fila andou!

    Hoje saiu o assento do Thomas (meu filho) e foram 34 dias desde a aprovação! Já atualizei a planilha.

    O agendamento para sexta-feira está valendo! :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.