Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1110111021104110611071451

Comentários

  • @Destefano não coloquei a data do assento por já constar na planilha a coluna "Concluído", que em meu entendimento é a data em que a bolinha 7 fica verde e, consequentemente, seria a data da emissão do assento. Tanto no processo da minha mãe quanto no meu, o assento foi datado no mesmo dia em que o processo ficou com a bolinha 7 verde.

    De qualquer maneira, complementei na coluna de observações. :)

  • @Felipe Sanches Parabéns!

    Eu devo ter olhado a linha errada. Agora é curtir a conclusão!!!

  • @Zinho obrigado. Como foi informado um processo n 2.xxx/22 em 11/01 e o seu 4.xxx/22 em 18/01, ambos com data aproximada de despacho em 20/12 imagino que eles devam estar fazendo de 300 a 400 registros por dia útil de trabalho. No dia 20/12 saiu despacho em numeração que englobou do 79.xxx até 83.xxx. Se eles ainda não terminaram o registro de um dia, imagina o meu que está a 10.000 números de distância. Uns 30 dias úteis da data do despacho.

  • @vcmello , não precisa fazer os documentos de sua mãe para seu processo de nacionalidade.

    Basta a transcrição do casamento.

    Mande apenas cópia simples da certidão de nascimento com o casamento averbado.

  • editado January 2022

    Processo deferido relacionado a envio no dia 10/09/2021.


    "Não lembro exatamente a data, mas recebi a chave do processo no dia 24/09"

  • Opa, tá chegando @Destefano

  • @gandalf Acabei de lançar os processos dos meus sobrinhos (2 adultos e 1 menor) e do meu primo na planilha. Todos na ACP. Estão com o meu nome ao lado (@patgouvinhas). Assim que receber o nº do meu processo e do meu irmão lanço na planilha (Netos). Obrigada!

  • @Zinho

    Não posso deixar de comentar... Você está na linha 183 da planilha, e completou em 183 dias. Sabe o que isso significa?!? Nada!!! :-)

    O processo de seu pai demorou 183 dias, e levou 29 dias para sair o assento.

    Pela previsão seria de 178 dias e 26 para o assento. Vai funcionar bem a previsão assim, né não? Podia ter sido zero de ansiedade.

    O da @sue_morga está apenas com 163 dias. Ainda faltam 2 semanas (o Despacho é que saiu cedo) .

    O do @Felipe Sanches 183 dias, e 29 para o assento.

    O do @andrepernet já deve ter saído hoje, e ele não sabe disso ainda.

    Parabéns a todos os novos Tugas.

  • @Leognobrega

    Veja quem foi o declarante na certidão de seu avô (BR). Veja também se o primeiro casamento dele em PT está averbado na coluna ao lado da certidão de batismo de seu avô.

    Se seu bisavô foi o declarante de seu avô antes de 1 ano de idade, e se casou em PT (ainda que com outra pessoa), não precisa mandar nada extra. O nome dele fica fixado pelo casamento, e pelo registro de seu avô, fica independente de ele ter se casado com a sua avó.

    Do seu bisavô, precisa o assento de batismo original, obtido pelo Arquivo Distrital, com carimbo em relevo e assinado pelo AD com tinta. Tem que mandar o original, não serve cópia. Não devolvem. Se quiser pedir um extra para guardar, o preço diminui, e não tem vencimento.

    Do seu avô, precisaria a certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro (manuscrita), apostilada.

    RG recente, para fazer a cópia certificada e apostilada. Seria muito recomendável fazer um novo

    Prova de Vida, feita no cartório, certificada e apostilada (exigida para nascidos em 1935 ou antes disso). Mas faça se ele tem mais de 80.

    Formulário 1C impresso a cores frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, assinado no cartório diante do tabelião para ser reconhecida por AUTENTICIDADE.

    Este formulário eles lhe mandam por e-mail em 24h após o pagamento da taxa de €175 por cartão de crédito virtual ou Nubank, que pode ser de qualquer pessoa. Basta preencher o nome do requerente no campo próprio. Deixe para pagar quando tiver todos os documentos principais prontos, para que seu avô vá uma única vez ao cartório, e resolva tudo de uma vez só: cópia do RG, PV, form-1C.

    Essas 3 coisas dependem de seu avô fazer pessoalmente. Todo o resto você pode providenciar para ele, montar o processo e mandar.

  • @llillian

    Você está começando a descobrir porque a recomendação do fórum é mandar por DHL, e não por EMS.

    A DHL cuida de sua entrega porta-a-porta ela própria, tem seguro, e cuida dos desembaraços alfandegários no BR e em PT. Por EMS eles cuidam da parte no BR, e mantêm uma parceria com a CTT a parte portuguesa.

    O DHL entrega em 3-4 dias saindo de um grande centro. Por EMS 8-10 dias. O seu vai levar sei lá, 15 dias, mas eventualmente entregarão.

    Respondendo a sua pergunta, não há nada que possa, nem que precise ser feito. Em algum momento acontecerá o desembaraço, porque é documento e portanto é isento. Ocasionalmente acontece de um ou outro agarrar um pouco mais.

  • @Zinho

    Você pelo menos deu uma lida no assento antes, com cuidado, pra ver se não tinha erros nos dados? Hehe

    Quando eu fiz assim na afobação, o documento tinha 6 erros, e quase me dei mal. Corre lá e dá uma conferida.

  • @nath2111

    O processo da @Claufam ela já informou antes. Levou 184 dias no total, e 22 dias entre o Despacho e a Finalização.

    Por que a pergunta? O tempo médio da maioria dos processos é 26 dias.

  • @Destefano, boa tarde, tenho acompanhado aqui e creio que possa me ajudar. enviei o processo do me sogro para a ACP e foi recebido ontem, dia 17/01. Gostaria de saber se já é a hora de incluir na planilha os dados do processo, como faço isso? grato desde já por toda a ajuda.

  • @Pedro_Paulo_Azevedo sempre ajuda... Em até 15 dias, ele vai receber por email uma senha para acompanhar junto com o número do processo. Quando chegar nesse momento, pode incluir na planilha de acordo com o modelo constante na linha 3. No entanto, caso queira colocar agora, insira os dados que possui e depois do último e atualize quando chegar as demais informações.

  • Ola pessoal, lendo bastante por aqui percebo que o melhor caminho para o envio dos documentos é via DHL.

    Só queria tirar uma duvida, eu preenchi o meu 1C normalmente e optei por não pagar via cartão de credito, visando sair da flutuação do cambio e IOF, eu queria saber se tem problema eu emitir o Vale Postal pelos correios, normalmente como ja é feito em nome da IRN.IP e depois mandar por DHL ?


    Agradeço desde já.

  • @gandalf @Zinho @Leticialele

    SAIUUUUUUUUUUUUUUUU MEU DEUSSSSS, finalmente, nasceu!!!!


    OBRIGADA a todos, por aturarem nossos surtos de ansiedade, loucuras com planilha e duvidas infinitas!!!!!

  • @gandalf muito obrigado mesmo! Sim, tem essas anotações na certidão do meu bisavô, então facilita. Sexta ja vou no cartório que registrou meu avo e pedir a repografica dele. Do meu bisavô eu tenho a certidão enviada apenas digitalmente, não imaginei na epoca que precisaria da em papel. Da muito ruim? Posso só imprimir, autenticar e apostilhar?

  • Com muita felicidade venho agradecer a todos do fórum, em especial ao @gandalf ,@Leticialele que vem me ajudando e que continuarei pedindo ajuda. Saiu o meu assento e estou muito feliz!!!

    Agora vou fazer dos meus filhos.

    Obrigada a todos do fórum que me ajudaram.

    Agora continuar tentando agendar CC e passaporte, pois é difícil!!

  • Parabéns aos novos tugas!! Que ótimo, são tantos!!!

    Comemorem com muito vinho e bacalhau!!

  • @gandalf

    Obrigado por incluir meus dados na planilha, já informei a atual situação do meu processo.

    Abs

  • @gandalf está tudo certo sim. Agradeço todo apoio de vocês. Primeiro passo foi dado, faltam mais 2, transcrição já enviada e a minha cidadania

  • @patimartin Pode "por favor dizer-me para que endereço de correio electrónico escreveu?

  • @pamin

    Parminder, evite mandar e-mails para as Conservatórias, porque atrasa os serviços e prejudica a todos.

    Ligue para a Linha de Registos para saber sobre seu processo. https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade

  • @gandalf ou @Leticialele

    Boa noite, gostaria de deixar os dados do processo 1c atribuição de filho para ser corrigido na planilha por um de vocês ou algum responsável pelo fórum.

    Luiz Antonio Rielli

    processo: 25XX/22

    Traking DHL recebido pela ACP-Porto: 03.01.22

    Chave de acesso recebido por email dia: 07.01.22

    16 dias

    Pagamento: cartão de crédito

    Agradeço a colaboração e atenção dos membros.

  • @riellimariana Feito. Obrigado por participar.

  • @Destefano para amenizar a sua ansiedade lol tenho dois processos antes do seu e já foram para a bolinha 2 verde!! está quase!!

  • @pamin eu mandei neste e-mail rcentrais.admin@irn.mj.pt

  • @robertaribeirog hahahahhah

    Quinta-feira passada, dia 13/01, o meu pulou para a bola 2 na parte da tarde!

  • Bom dia pessoal! Lancei agora meu processo e de meus irmãos na planilha de controle que foram enviados para Lisboa em agosto (Atribuição de nacionalidade para netos). Estão na fase 1!

    Espero que tenha feito certinho! Agora só nos resta aguardar!!!!

  • Bom dia povo.

    Ontem, pelo menos é o que consta na planilha, emitiram 6 assentos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.