Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1679111234

Comentários

  • Mais um vez obrigado @Leticialele e @CarlosASP

    Pelas informações e ajuda. Vou continuar com os próximos passos e qualquer dúvida sei que posso contar c/ajuda de vocês e demais membros do Forum. Boa sorte a tod@s!

  • Boa noite Carlos, obrigado pelas dicas.

    -O nome da mãe dela ( Delfina) no caso a minha avó realmente aparece cada de varias maneiras nos documentos pode ser ( Delfa pois a chamavam assim, pode ser Pires dos Santos, etc

    • Faço a procura no SIAN e familysechc
    • Tenho uma certidão de solteira da irmã dela
    • Já fiz buscas em alguns cartórios e não foi encontrado tenho duvida se procuram mesmo.
    • Mesmo assim agradeço.
    • Nilton
  • @Nilton fonseca , em que RCPN está a certidão da irmã? Pode ser uma pista!

  • @Nilton fonseca

    Deixe o máximo de informações sempre, mesmo que pareçam triviais. Primos, tios, avós, tia-avós são muito úteis.

    Um forista deixou uma certidão brasileira de batismo do avô, o que não é muito usual e graças a ela, foi possível descobrir o casamento religioso do bisavós e a freguesia de um deles.

    ---

    Vc sabe o hospital em que a sua mae nasceu? Geralmente, o nascimento é registrado no cartório mais próximo.

    Ou no de residência da família ou do local de trabalho do pai ou de quem registrou.

    Se nada der certo, acredito que seja o melhor buscar o registro pelo SIAN em cada um dos cartórios disponíveis, em um intervalo de 6 meses para mais ou para menos do nascimento.

    É trabalhoso, mas desse jeito você achará quem procura.

    Abraços

  • Boa noite Leticialele.

    Na certidão de nascimento da irmã da minha consta FREGUESIA DE IRAJÁ E JACAREPAGUA, 12 CIRCUNSCRIÇÃO DA 6 ZONA.

    Obrigado pela ajuda.

    Nilton

  • Boa noite Guimoss.

    • Segue os dados da certidão de nascimento da irmã dela - Freguesia de Irajá e Jacarepaguá, 12 circunscrição da 6. zona, data do registro 03 de Agosto de 1949, era a irmã mais nova da minha mãe.
    • Acabei de falar com a minha mãe e ela acha que nasceu na Santa casa de misericórdia no centro do Rio de Janeiro, minha mãe nasceu em 19/12/1938.
    • Venho procurando no SIAN a dois anos e ainda não encontrei pois são vários livros com aprox. 200 folhas cada.
    • Agradeço pela ajuda.
    • Nilton
  • Aline17Aline17 Member
    editado December 2021


  • Também preciso da certidão de nascimento da minha avó brasileira. Já fiz algumas buscas em alguns cartórios mas até o momento não localizei. Sou nova nesse assunto, se alguém por gentileza, puder ajudar.

    Nome: Lucília de Mattos

    Data de nascimento: 23/08/1925 - Rio de Janeiro (nasceu em casa, no bairro do Encantado)

    Pai: Manoel Augusto de Mattos

    Mãe: Maria Timóthea de Moura

  • Prezados, boa noite.

    Por favor, preciso encontrar a certidão de nascimento da minha avó. Não sabemos em qual cartório do Rio ela foi registrada. Por favor, alguém poderia ajudar? Desde já agradeço.

    Nome de solteira: Yolanda Ferreira dos Santos

    Nome de casada: Yolanda Ferreira Salgueiro

    Nascimento: 15/06/1923

    Local de Nascimento: Distrito Federal (hoje Rio de Janeiro)

    Nome do pai: Domingos Ferreira dos Santos

    Nome da mãe: Maria Francisca Graça

  • @Nilton fonseca

    No centro, vc tem que buscar na 1a, 2a e 3a freguesias.

    Muitas vezes, a pessoa era registrada no cartório mais perto do hospital de nascimento.

    Existe a possibilidade da sua mae ter sigo registrada tardiamente? Teve um caso em que o registro aconteceu 17 anos depois do nascimento.

    Se você não conseguir achar nada em Jacarépagua e no Centro, vc deve olhar cada uma das 14 circunscrições da época, em um intervalo de 6 meses (para trás e para frente) da data de nascimento.

    Mas, por enquanto, foque nesses 4 cartórios.

    Obs: para marcar alguem use o "@"+apelido. Digite o "@" e digite as letras do apelido e selecione a pessoa q vc deseja marcada. Espere que a combinação fique colorida.

    Abraços.

  • @Fabiano_Salgueiro

    Será que o "Graça" no sobrenome da sua avó é "Grosso"?

    Eu achei um registro de uma possível irmã.

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 5 (Freguesias do Espírito Santo e Engenho Velho)

    Registro Civil - 6Q 6Q.FES.LTN.123/f.022

    Santos, Zelia Ferreira dos Registrado(a)

    Santos, Domingos Ferreira dos (Pai)

    Grosso, Maria Francisca (Mãe)

    Registro de nascimento: 1936

    Número: 1.595

    Em que bairro a sua avó crescreu? Ela tem irmãos?

    Deixe o máximo de dados que vc puder. Evite numero de documentos e outros dados sensíveis.

  • editado December 2021

    @Fabiano_Salgueiro

    O nome da mãe não seria Maria Francisca Grasso? Aparecem as duas formas, Graça e Grasso pelo jeito.

    Tem um registro de uma irmã mais nova, Zelia Ferreira dos Santos, nascida em 1936, Foi feito na antiga 5a pretoria, que virou a 7a circunscrição e hoje em dia é o 7RCPN. Sua avó pode ou não ter sido registrada lá; depende se a família se mudou etc

    Os livros da época (constam como 7a circunscrição) estão online no Family Search. Pela indexação não apareceu, mas ela tem erros. Se quiser buscar você mesmo folheando esse livro:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DC3S-T1K?owc=9G57-BZ9%3A113334201%2C144695201%3Fcc%3D1582573&cc=1582573

    Achei o nascimento da mãe dela, Maria Francisca Grasso, na 6a circunscrição (usando o termos do Family Search):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DTJ3-FJ9?i=163&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVX-238G

    Aqui a da Zelia:

    Tem uma irmã mais velha, Antonietta, também registrada na 7a:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-66TQ-F6Z?i=141&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A798Q-2P3Z

    Se achar onde o Domingos casou com a Maria Francisca, pode dar uma pista onde Yolanda foi registrada. Na de Antonietta fala que casaram na 3a pretoria.

    EDITADO: casaram sim na 3a pretoria no segundo oficio), que depois virou 6a circunscrição, agora 3RCPN. Aqui está:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QQQ-3B3?i=142&cc=1582573

    Mas como Antonietta já foi registrada na 7a circunscrição, faria mais sentido Yolanda lá também, pois já tem uma irmã antes (Antonietta) e outra depois (Zelia) na mesma.E os dois registros forma feitos perto do nascimento - bom sinal que a família não fazia registros tardios. Fica mais fácil achar,

    Tem uma arvore com parte da família no Family Search. Eu atualizaria com as informações que você tiver e essas que passei - para ver se aparece algo mais no sistema ao você entrar com mais dados:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/G794-D7Z

  • @guimoss

    Boa noite.

    em Jacarepaguá não encontrei.

    Quanto ao registro tardio não sei informar, o que descobri é que os pais dela se casaram quando ela já tinha quase 10 anos de idade em 1949 em Duque de Caxias.

    Tenho procurado em todas as circunscrições pelo SIAN

    mais uma vez obrigado.

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2021

    @CarlosASP

    Pensamos a mesma coisa, ao mesmo tempo, rs.

    Parabéns por ter achado mais familiares.

    ---

    @Fabiano_Salgueiro

    Olhe os endereços dos nebentes/pais que constam nas certidões acima.

    Olhe também por uma menção ao hospital de nascimento.

    Os registros eram feitos no cartório mais perto da residência da familia, no local onde um dos pais cresceu ou no cartório mais perto do hospital, onde o registrado nasceu.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Boa tarde. Muito obrigado pelas informações. Já foi possível descobrir que 2 dos 4 irmãos foram registrados na 7a circunscrição. E os pais se casaram na 6a circunscrição, Acredito que isso já irá ajudar bastante.

    Muito obrigado!

  • @guimoss

    Boa tarde. Muito obrigado pelas informações. Já foi possível descobrir que 2 dos 4 irmãos foram registrados na 7a circunscrição. E os pais se casaram na 6a circunscrição, Acredito que isso já irá ajudar bastante.

    Muito obrigado!

  • @Fabiano_Salgueiro

    Se você olhar as certidões ainda a serem anexadas à árvore do FS, há mais dois irmãos, José e Antonio, cujas certidões de óbito (mas não as de nascimento) estão lá. As de nascimento deles também devem estar, mas possíveis falhas na indexação não permitiram o sistema conectá-las ainda. As variações de sobrenome Graça vs Grasso, erros de ortografia na indexação etc causam isso.

    Somando as 3 mulheres (Zelia, Yolanda e Antonietta), já são 5 filhos ao todo. Sempre há a possibilidade de haver mais; nessa época um número considerável de bebês não chegava à idade adulta e muitos familiares nem souberam depois da existência deles. Só numa geração de meus antepassados havia 3 casos assim com o mesmo casal.

    Por isso, reforço a sugestão de investir um tempo completando a árvore no FS, entrando todos os dados já disponíveis. Às vezes, ao entrar os dados de um desses outros irmãos, o sistema finalmente consegue achar dados de outros. É assim que se vai preenchendo o quebra cabeças. Se por, exemplo, aparece que um deles foi registrado em outra circunscrição, abre-se uma nova avenida de pesquisa.

  • @Fabiano_Salgueiro

    Boa sorte na busca!

    As dicas do @CarlosASP são muito boas.

    Folheie os livros e com certeza, vc achará quem procura.

  • Graças a ajuda do fórum eu consegui localizar o assentamento de batismo do meu Bisavô em Portugal e a certidão do meu avô (que é brasileiro).

    Com isso eu consigo comprovar o vinculo para pedir a cidadania da minha mãe (que é a neta do português)

    Mas fiquei com uma dúvida... tanto meu bisavô quanto meu avô são falecido (ambos falecidos aqui no Brasil). Será que tenho que enviar as certidões de óbitos apostilados desse óbitos também?

    Grata.

  • @ReSampaio , não precisa das certidões de óbito para o processo de cidadania.

    Verifique se foi seu bisavô o declarante do nascimento de seu avô, para saber se será necessária a transcrição do casamento!

  • Muito obrigado @CarlosASP e @guimoss .

    Tentarei folhear os livros e completar a árvore conforme sugerido.

  • @guimoss

    Boa noite.

    Encontrei a certidão de nascimento da minha avó no caso a mãe da minha mãe a (Ivonne) a minha avó nasceu em 1915 e ela que se declarou só em 1944.

    Achei na 3. Circunscrição , 2. Zona , Santo Antonio , Distrito Federal.

    Obs. Estou começando achar que a minha mãe que nasceu em 1938 pode ter sido registrada só em 1944.

  • guimossguimoss Beta
    editado December 2021

    @Nilton fonseca

    É uma hipótese possível.

    Mais uma coisa: Como o seu processo é de filha de português e esta - se você estiver correto - foi registrada MAIS DE 1 ANO APÓS O NASCIMENTO, vc terá que transcrever o casamento dos seus avós.

    A lista de documentos para realizar a transcrição do casamento de um português com uma brasileira, no consulado do Rio:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

    O valor atual (nov/2021) é de R$ 789,48, se não foi feito pacto antenupcial (o que é o mais comum).

    Abraços

  • Olá, boa noite. Estou a procura de certidão de nascimento, casamento, óbito, etc de quem conseguir encontrar. Meu pai é neto de português e quer dar entrada no processo.

    Pai: Carlos Pereira de Almeida é o português que (morreu por volta de 1930/1931) foi casado com Marieta do Espírito Santo. Eles tiveram um filho chamado Waldir Pereira de Almeida (nascido no Rio de Janeiro em 21/08/1929.

    Waldir foi casado com Francisca Amalia Barreto (depois Barreto de Almeida) e tiveram um filho chamado Luciano Pereira de Almeida (meu pai que quer encontrar as certidões). Waldir morreu em 28/10/1968 no Rio de Janeiro.

    Quem puder dar uma ajuda aí, eu vou ficar muito grata :)

  • @Leticialele Muito obrigada! Eu tinha conseguido encontrar o do Waldir logo depois que postei esse comentário e já adicionei à árvore genealógica da minha família que construí no FamilySearch. Agora com as informações sobre o Carlos é bem mais fácil. Deixa eu fazer uma pergunta... como consigo encontrar as certidões de óbito do Carlos e do Waldir/Waldyr? Estou procurando online porque não sei em que cartório foi feito, mas não consegui achar ainda. Outra pergunta: O nome do Waldir tem 3 formas diferentes de escrita nos documentos, às vezes Waldir, Waldyr ou Valdir. Isso implica na hora de pedir a cidadania?

    Muito obrigada mesmo pela ajuda!!!

  • editado December 2021

    @Luciana1995 , Waldir = Waldyr = Valdir. Não há diferença, não precisa retificar.

    Quanto à certidão de óbito, pode continuar procurando no Family Search.

    Mas você não vai precisar do óbito para nada com relação à nacionalidade portuguesa.

    O Carlos tinha vários irmãos, todos nascidos em Foz do Douro.

  • @Leticialele Muito obrigada mesmo! Já pedi os documentos de Portugal e estou esperando mandarem o valor para pagar. Na semana que vem eu vou nos cartórios aqui do Rio com meu pai para pedir as certidões de nascimento do Waldyr e a dele. Eu só preciso dessas três certidões, ne? O Carlos foi o declarante do Waldyr e o Waldyr for o declarante do meu pain então não precisa pegar nenhuma certidão de casamento, né?

    Quanto os documentos:

    Certidão (Assento) do Carlos

    Certidão do Waldyr (inteiro teor por cópia reprográfica e apostila de Haia)

    Certidão do meu pai (inteiro teor por cópia reprográfica e apostila de Haia)

    Certidão de antecedentes criminais do meu pai

    RG ou passaporte e certificado de reservista (inteiro teor por cópia reprográfica e apostila de Haia)

    Declaração de nascimento

    São essas, não é?

    Obrigada novamente desde já!!

  • @Luciana1995 , não precisa de certificado de reservista!!

  • Alguém poderia, por gentileza, me ajudar também a localizar o cartório em que se encontra a certidão de nascimento abaixo indicada? Dos irmãos do registrado eu já encontrei em cartórios diferentes, mas a dele não estou achando. Muito obrigada!


    Nome do registrado: ARY XAVIER ESTEVES

    Data de nascimento: 08/07/1929

    Nome da mãe: Odette Pinto Sampaio

    Nome do pai: Antonio Xavier Esteves

    Local de nascimento: Rio de Janeiro

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.