Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

13468935

Comentários

  • @RodrigoRibeiro

    Lá no FS quanto ao Rio de Janeiro tem de 01 a 13ª circunscrições mais Cascadura e Olaria. Sabe dizer qual é Pavuna?

  • editado November 2021

    Primeiramente, boa tarde a todos

    gostaria de parabenizar a todos vocês que estão fazendo um trabalho magnifico realmente ajudando pessoas que precisam (e muito) de ajuda e orientação!

    e eu também gostaria de uma ajuda, se puderem me ajudar, não consigo achar a certidão de nascimento do meu pai, segue algumas informações que tenho aqui:

    agradeço qualquer orientação e ajuda, boa tarde e mais uma vez parabéns a todos.

    [Imagem excluída pela moderação, para segurança do forista]

  • Olá preciso de ajuda com uma certidão de nascimento, consegui apenas dados da de casamento e ja tentei de tudo e não acho, alguém poderia me dar uma luz!?

    Nome: José Alves Monteiro

    Mãe: Maria Alves dos Santos

    Pai: Amaro Alves Monteiro

    Nascimento: 05/03/1938

    Local: Rio de Janeiro, Rj acho que nasceu em Campo dos Goytacazes, Rj morou no Morro do Coco.

  • @sergiohizidio

    Pavuna era a 12a circunscrição e hoje em dia é o 11RCPN. Aqui a tabela:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/219/PGYJZ93J7ZW1.jpg

  • @dwan_cerqueira

    Tem uma cópia da certidão de casamento inteiro teor? Ali pode ter algo mais sobre o nascimento.

    Qual o nome completo do pai? Está abreviado no documento.

  • Olá preciso de ajuda com uma certidão de nascimento, consegui apenas dados da de casamento e ja tentei de tudo e não acho, alguém poderia me dar uma luz!?

    Nome: José Alves Monteiro

    Mãe: Maria Alves dos Santos

    Pai: Amaro Alves Monteiro

    Nascimento: 05/03/1938

    Local: Rio de Janeiro,Rj acho que nasceu em Campo dos Goytacazes, Rj morou no Morro do coco

    Eu tenho os dados da certidão de casamento mas mas não tenho a data, não sei se a partir dela acho a de nascimento...


  • vitalina1vitalina1 Member
    editado October 2021

    @dwan_cerqueira parece que o registro foi feito na 12° circunscrição do rj, liga pra lá e peça uma segunda via da certidão, aí em doc. origem no RG, tem o livro, número da folha e termo... eles vão te pedir pra localizar! Ou tente no site: https://segundaviacertidao.com.br/realizarPedido.asp?token=35c92e61-d9a4-4d67-af22-e396c2c8e58c&tipo=1&local=1&idCart=38

    Espero que consiga e que tenha ajudado!

  • @CarlosASP , bom dia! o nome completo do pai é Fernando José de Oliveira Cerqueira, ainda não consegui uma copia da certidão de casamento de inteiro teor do meu pai (guilherme), ele mora muito longe de mim e estou tentando achar com algum parente, mas já agradeço sua boa vontade!


    @vitalina1

    tudo bem? eu já entrei em contato com a 12º circunscrição e inclusive fiz um pedido de 2ºvia pelo registro civil e em ambos os casos fui informado que não está mais lá, que em todavia estaria na 6º ou 11º RCPN, obviamente eles informaram que não está lá! Creio que no 11RCPN seja o registro de casamento dele que está lá, muito obrigado pela paciencia e um bom dia

  • Olá, preciso localizar uma certidão de nascimento de:

    Nome: EUGENIA CELESTE PEQUENO

    Filiação: JOSÉ JOAQUIM PEQUENO E ADOZINDA LOPES PEQUENO

    Nascimento: 25/06/1934

    Local: Rio de Janeiro

    Agradeço muito quem puder me ajudar

  • @dwan_cerqueira

    Seu pai nasceu no município do Rio de Janeiro? Sabe em que bairro? Se sim, há copias dos registros de nascimentos até mais ou menos 1960 para a maioria dos bairros do Rio no Arquivo Nacional

    Dá um certo trabalho achar, mas se seu pai foi registrado logo depois do nascimento (e não um registro tardio meses ou anos depois) e no cartório mais próximo, não leva tanto tempo assim. Muitas certidões que buscas feitas pelos cartórios que deram "não consta" já foram achadas assim.

    Se tiver interesse em fazer a busca você mesmo, siga os passos:


    As imagens das cópias das certidões de nascimento de quase todo o município do Rio para este ano estão digitalizadas.

    Se ele foi registrado perto de onde nasceu e numa data próxima ao nascimento, nao é tão difícil achar. Mas tem que olhar uma a uma as certidões.

    Se não tem ainda, faça um cadastro no SIAN, depois olhe no alto "Favoritos" e depois " Registros Civis",

    Vai aparecer a lista dos vários livros em ordem cronológica; começe a olhar os a partir de janeiro de 1958. Cada livro é um PDF com a imagem de umas 200 certidões sequencialmente. Melhor fazer isso em computador e não celular. O site do AN às vezes demora para carregar esses PDFs.

    https://sian.an.gov.br/sianex/Consulta/pagina_inicial.asp

  • editado October 2021

    @Nazira

    Aqui está a imagem da certidão de nascimento, com o número, folha, data de registro etc:


    Foi feita na antiga 7a pretoria, filial Bonsucesso. Hoje em dia é o 11 RCPN.

    Quando for pedir a certidão no 11 RCPN, já envie esse PDF com a imagem de onde está exatamente registrada. Assim eles não tem como dizer "não achou" - que muitas vezes é a resposta das buscas feitas muito nas coxas por cartórios do Rio, especialmente esse.

    Note que na parte de baixo da certidão consta onde os pais se casaram, caso precise da certidão de casamento deles também (bem provável que tenha que transcrever o casamento deles em Portugal, já que consta que os 2 são portugueses e se casaram no Brasil). Foi na antiga 3a pretoria, que hoje em dia é o 3 RCPN no centro do rio.

    Boa sorte!

  • @CarlosASP

    Muito obrigada pela presteza, vc é o máximo!!!!

    Forte abraço!!

  • Olá, gostaria de pedir ajuda também para tentar localizar a certidão de nascimento de minha avó. Pelo Arquivo Nacional consegui localizar o casamento dela que foi realizado em no cartório de Cascadura, mas o nascimento está difícil, estou olhando em vários anos e até agora nada. Se alguém puder me dar alguma dica ou ajuda, por favor:

    Nome: Analia Ferreira de Castro Netta (casada: Analia De Castro Macieira)

    Filiação: Nelson Ferreira de Castro e Ruth Alexandre de Castro

    Data de nascimento: 25/03/1942

    Local: Rio de Janeiro (região próxima a Quintino/Cascadura)

    Casou em 06/05/1961 com Carlos Alberto Macieira no cartório de Cascadura (11 circunscrição)

  • Olá, boa tarde @CarlosASP eu tenho uma conta nesse site do sian e já passei horas e horas nele.... sem nenhum resultado!

    teria alguma outra forma de você me ajudar? esse site do arquivo nacional é realmente terrivel de navegar, e também é muito confuso.

    e sobre a certidão de casamento do meu pai, eu só tenho nesse momento o numero do livro, estou tentando acesso a essa certidão de casamento pra ver se ela me dá alguma pista pra encontrar a certidão de casamento, desde já obrigado.

  • @dwan_cerqueira

    Seu pai ou irmãos dele estão vivos? Seus avós? Converse com eles e investigue a fundo a história da família. Onde moraram a vida toda desde que nasceram; onde os pais deles se casaram etc. Isso pode dar pistas dos cartórios onde ele possa ter sido registrado.

    Os métodos "fáceis" como Detran do Rio, DocJud do AN não deram pistas. Como ninguém mais aqui deu respostas, possivelmente ninguém conseguiu achar algo.

    Ou esperaria ver o que a certidão de casamento de inteiro teor diz, ou realmente tem que olhar um por um os livros que estão no Arquivo nacional (isso se foi realmente registrado no município do Rio de Janeiro). Ou gastar muito pedindo buscas nos vários cartórios do Rio (se não for busca com certidão negativa, as buscas de muitos cartórios no Rio são às vezes muito mal feitas).

    E, como dito, se foi um registro tardio, fica bem mais difícil achar.

    No Family Search achei o óbito do pai dele (Fernando) e o casamento com Maria. O óbito foi na antiga 12a circunscrição (Irajá), hoje em dia 11RCPN, mas o casamento foi em Nova Iguaçu em 1949. A família continuou a morar em Nova Iguaçu por muito tempo? Seu pai poderia ter nascido e ser registrado lá? Ele tem irmãos mais velhos? Onde eles foram registrados?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DWGS-VNC?i=308&wc=9G53-BZ6%3A113334201%2C163536902%2C156861201&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77CC-NF3Z

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9SV-TYRF?i=360&wc=9G59-L23%3A113333301%2C113334204%2C114521001&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7WJ3-D1MM

    À propósito, se não fez ainda, sugiro fazer a árvore genealógica da família no Family Search (é grátis). Inclua o máximo possível de parentes (tios, avós, primos etc) e dados deles que souber. O sistema usa isso para tentar achar conexões com outras árvores e documentos já indexados. Numa dessas aparece uma pista crucial para sua busca.

  • Boa tarde, pessoal! Tudo bem?

    Se alguém puder me ajudar a achar a certidão de nascimento da minha mãe, ela não sabe qual foi o cartório, deixarei abaixo as informações.

    Nome: Celeida de Souza Ferreira

    Pai: Luiz Alves Ferreira

    Mãe: Aldina de Souza Ferreira

    Nascimento: 14/06/1955

    Local: Rio de Janeiro/RJ

    Agradeço!

  • @Jufbm

    Sua mãe sabe onde passou a infância? Se nasceu em uma maternidade, qual? Tem irmãos que possam ter certidão de nascimento em mãos, quais são os cartórios?

  • Bom dia!

    Prezados,

    Estou precisando encontrar a certidão de nascimento do meu pai para fazer a transcrição do casamento deles para dar entrada na minha documentação.

    Meu pai é brasileiro, ele diz que nasceu em Nova Iguaçu - RJ.

    Já fiz varias buscas nos cartórios da região e nada foi encontrado. 

    Estamos morando no ES desde 1996.

    Segue informações do meu pai:

    Nome: Alceu Góes

    Nascimento.: 02/07/1935

    Filiação: Ary Góes e Dulcelina Martins

    Avós paternos: Abílio Góes e Amália de Souza Góes

    Avós materno: Teodoro Martins e Camila Martins

     Casamento foi realizado no cartório de Mesquita, o único documento apresentado para se casar foi o certificado de alistamento militar, infelizmente o cartório de Mesquita só tem o documento relatando apresentação desse certificado milita apresentado.

    Por favor, me ajudem!

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2021

    @dwan_cerqueira @Leticialele @Admin

    Dwan, eu marquei a moderadora e o Administrador para excluir o RG que você postou.

    Tome cuidado ao divulgar documentos no fórum público.

    Nunca se sabe o que podem fazer com eles.

    Abraços

  • Michangel1Michangel1 Member
    editado November 2021

    Kleber Silva Aguiar

    Olá pessoal!!

    Nossa, se você puder me ajudar. Não faço ideia onde meu avô foi registrado.

    Nome: Moacyr Pereira Bruno, 20/07/1932

    Filiação: Arthur Pereira e Eugenia Maria Bruno

    Nasceu no Rio de Janeiro

    Avós paternos: Affonso Pereira e Rita Pereira (portugueses)

    Não sei se ajuda, eu tenho a certidão de casamento dele, mas ele se casou em Nilópolis

    Uma irmã dele nasceu em Irajá

    E outra irmã, quanto o meu avô tinha 11 anos, pela certidão de óbito dela, vi que eles moravam em Santa Cruz (R. Francisco Belisário)

  • Desculpem pela ignorância, vocês poderiam me dizer para que serve o Mapa extrajudicial?

  • @Michangel1

    É para vc ver os dados do cartórios de uma determinada região.

    Se vc quiser marcar alguém use @+apelido e espere ambos ficarem coloridos, que o sistema avisa que há uma msg nova no sino do menu.

  • @Guilherme Moreira

    Do irmão dela foi na circunscrição 12º ela acredita que deve ter sido o mesmo, porque naquela época não tinham tantos cartórios. Vou solicitar a 2ª via no site Registro Civil :/

  • Prezados @Kleber Silva Aguiar

    Estou precisando encontrar a certidão de nascimento do meu pai para fazer a transcrição do casamento deles para dar entrada na minha documentação.

    Meu pai é brasileiro, ele nasceu em Nova Iguaçu - RJ.

    Já fiz varias buscas nos cartórios da região e nada foi encontrado. 

    Moramos no ES desde 1996.

    Segue informações do meu pai:

    Nome: Alceu Góes

    Nascimento.: 02/07/1935

    Filiação: Ary Góes e Dulcelina Martins

    Avós paternos: Abílio Góes e Amália de Souza Góes

    Avós materno: Teodoro Martins e Camila Martins

     Casamento foi realizado no cartório de Mesquita, o único documento apresentado para se casar foi o certificado de alistamento militar, infelizmente o cartório de Mesquita só tem o documento relatando apresentação desse certificado milita apresentado.

  • @Agnaldo Góes

    será Alceu filho natural de Dulcelina Martins? ...

    ...o casamento de Ary e Dulcelina foi só 1947 https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QR5F-HLPZ

    encontrei esses registros, talvez irmãos?

    *José Martins, Nascido(a) em: 30/04/1930, Filho(a) de: ** * * * e Dulcelina Martins, Serviço: NOVA IGUACU-MESQUITA RCPN 01 DIST 01

    CIRC N.IGUACU, Livro 61, Folha 100, Termo 15501

    Jorge https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77G3-7W6Z


    talvez seja o caso solicitar informações do *registro e verificar os "Avós materno: Teodoro Martins e Camila Martins"


    outros irmãos são também de Nova Iguaçu

    José https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QPWM-78HM

    Artur https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QPZ6-FF3P

    Maria https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QP7S-RH1C

    Amalia https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QPZH-RM5Y

  • @guimoss

    Ah simm, esses dados são sobre pessoas? Hoje estive em um, mas me informaram que o sistema estava fora do ar, não estou dando sorte até então nessa busca de certidões

    E obrigada por me ensinar, sou nova aqui :)

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2021

    @Michangel1

    Sem problemas. Estamos aqui para ajudar.

    Você me marcou de forma equivocada. O @ não ficou colorido.

    Você tem que digitar o @ + digitar cada letra do apelido até aparecer o apelido desejado, que deverá ser selecionado, ficando o @+apelido coloridos.

    ---

    Sobre o seu caso:

    O seu avô será o Requerente da Nacionalidade?

    Dê mais detalhes sobre os seus antepassados em linha reta (requerente - pai - avô).

    Os avós portugueses do seu avô casaram no Brasil ou em Portugal?

    ---

    Sobre o local do nascimento, geralmente, o registro era feito em um de 4 cartórios: no do bairro de residência, no do local do hospital do nascimento, no local do trabalho do pai/declarante do nascimento ou no local de casamento dos pais.

    Você pode fazer uma busca pelo site do SIAN, de forma gratuita, nos livros dos possíveis cartórios.

    Se não encontrar, eu sugiro você olhar TODOS os livros no mês de nascimento do seu antepassado wue nasceu na capital do RJ.

    Boa sorte!

  • Olá, pessoal. Boa tarde

    Agradeço se puderem me ajudar, também. Vou passar os dados que tenho. São da minha avó:

    NOME: Maria Haidea (Haydea ou Haidia)* Barroso

    NASCIMENTO (estimado): 1926

    CIDADE: Niterói, Rio de Janeiro

    PAIS: Antonio Manoel Barroso e Silvana Barroso

    ÓBITO: 2 jan 1971

    *Em cada lugar que achei eu encontro uma variação diferente do sobrenome. Como ela é falecida, só saberei a versão original mesmo na certidão de nascimento.


    Já agradeço, novamente :))

  • editado November 2021

    @Isabela Gonçalves

    De acordo com o registro do casamento, a data de nascimento é 15/12/1925.

    Os registros de Niterói ao redor desse ano parecem não estar indexados no FS, precisa folhear os livros.

    https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=9G5S-BZ9%3A113332901%3Fcc%3D1582573

  • Em qual registro de casamento? No que eu achei não continha a data de nascimento dela. Ao menos eu não consegui interpretar...

    Se você puder anexar aqui, eu ja já agradeço

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.