Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1106910701072107410751451

Comentários

  • Caros,

    estou para enviar a documentação para meu processo de atribuição de filho. Form-1C.

    Enviando para a ACP, o Doc. de identificação pode ser a CNH recentemente expedida? Caso sim, são os dados da CNH que irei transcrever nos campos 4 a 6 do FORM 1C, correto?

    Ademais, irei mandar também no mesmo envelope da DHL o processo de minha irmã. O meu e o dela cada um em envelopes separados e sinalizados, aproveitando apenas a mesma postagem DHL. É possível assim, né?

    Obrigado.

  • AmandaBrancoAmandaBranco Member
    editado December 2021

    Olá pessoal,

    O processo da minha irma foi dado como nao completo Bolinha 4 (Amarelo), eu entrei ontem e estava como completo e valido e ai hoje alterou.

    Acabei de enviar um email para a ACP perguntando o que esta faltando para que eu providencie. Acho estranho pois mandei os documentos da mesma forma de quando tirei a minha nacionalidade e deu tudo certo. Enfim, vou esperar para saber o que eles estao pedindo.

    Alguem recebeu essa informacao via email? ou so pela carta oficial mesmo?

    Vou alterar na planilha e quando resolver volto aqui para dividir com voces o que foi preciso e se resolveu ou nao.

    Obrigada :)

    @Leticialele provavelmente vou precisa de sua ajudinha de novo :)

    @gandalf Agora está em exigencia de verdade eu acho. Eu acabei de alterar na planilha. (mas como disse ontem tava completo e hoje como incompleto, tal como notificado) Já estou tentando resolver.

  • @leonunes sim, pode ser CNH (use os dados dela)

    sim, pode enviar os processos na mesma postagem

  • @AmandaBranco ACP costuma ser bem solícito em relação a comunicação de exigência por e-mail

  • Obrigada @gsilvestre

    Acabei de enviar um email (arquivocentral.porto@irn.mj.pt) para eles vamos ver se eles respondem. :)

  • editado December 2021

    @AmandaBranco

    Este fórum está cheio de daltônicos... A bolinha é laranja pra maioria das pessoas... No início teve também as cores amarela e vermelha, que caracterizavam outra situação, mas desistiram delas. Ficaram só branca, marrom-tijolo, verde, e laranja. Pela escolha das cores suspeito que o projetista do site de consulta também é daltônico. Hehehe

    Mas de volta ao que interessa, agora bateu final de semana, e você terá que conviver com a angústia de não saber.

    Cada caso pode ser diferente. Meus filhos, do mesmo pai e mãe, cada um tinha detalhes que requeriam documentos diferentes. Você fez a transcrição do casamento dos pais ao fazer o seu? O declarante foi o português em ambas as certidões? Alguma divergência de nomes ou datas dos avós ou dos pais na certidão de seu irmão que não tinha na sua? Esses são os mais comuns. Mas se preocupe. Segunda-feira você vai saber ao certo o que houve.

    Você tem algumas opções:

    1- aguardar a carta que lhe enviarão pelo correio e que chega em 3-4 semanas, mas agora no natal o risco de extravio é enorme

    2- solicitar por e-mail, que eles podem ou não responder; geralmente se responderem será em 1-4 dias; É bom ter a carta impressa, porque vai precisar dela para enviar com a documentação exigida, mas podem não responder

    3- ligar por telefone bem cedo na Linha de Registos, e conversar com alguém que lê para você o processo e a exigência. Demoram até 90 minutos pra atender a ligação em espera, mas você pergunta e eles respondem na hora, interativamente

    4- todas as respostas acima, sem ansiedade

    Telefone é aqui e no post seguinte: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/268184/#Comment_268184

    O email (eu deixaria para enviar domingo à noite, pra ficar no topo) é rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt

  • editado December 2021

    @AmandaBranco

    Falando em daltônicos, essa cor na planilha é porque tem que escrever no campo OBServações: "em exigência em 03/12/21"

    Quando souber o que foi, você completa a informação, e fica "em exigência 03/12/21 transcrição do casamento dos pais;"

    Ao escrever a palavra "exigência", a planilha extrai automaticamente de OBS e preenche a col-O, mudando a cor para cinza nessas 3 colunas. Vou deixar você fazer para ver como é. Não escreva nada na col-O, somente na col-T, Observações.

    Essa informação é importante, porque depois que satisfaz a exigência, seu processo muda pra Despacho e Concluído, e pode ter levado um tempo extra arbitrário de 1 mês, 3 meses, 2 anos. Nunca se saberia o motivo do tempo a mais, nem que houve exigência. Fazendo assim, esse tempo extra é desconsiderado para efeito da previsão de conclusão, sem distorções.

  • @Leticialele @gandalf @Nilton Hessel

    Muito obrigado à todos,

    Só gostaia de retificar que meu pai tem o assento português, apesar dele ter nascido na angola em 49.

    O que seria a cópia reprográfica de inteiro teor do nascimento?

    Eu solicitei uma cópia nova de inteiro teor da minha certidão de nascimento e foi me entregue o documento digitado constando: Certidão de nascimento de Inteiro Teor. Deveria ser uma xerox direta do livro deles?


    Qual seria o endereço do CRC? Pelo que vi os CRCS de tondela e de Almada estão ambos sem conservador e isso deve atrasar o processo certo? Acham que pode ser o caso de encaminhar p/ o ACP de Porto e torcer p/ que o processo siga bem?

  • editado December 2021

    @HenriqueCruzz

    Mesmo tendo o assento português, se seu pai não nasceu em Portugal ou no Brasil, o processo só ocorre na CRCentrais de Lisboa. Leva cerca de 1 ano.

    A certidão reprográfica é uma cópia Xerox do livro de registos de nascimento, manuscrita, e certificada pelo cartório de origem, e em seguida apostilada.

    Claro, eu estou simplificando. Não é uma cópia xerox comum de uma folha de papel. O cartório tem uma máquina especialmente para fazer essas cópias diretamente dos livros de registo.

    Quando você pede inteiro teor, eles fazem uma transcrição do que está no livro de registos, digitada. Não serve.

    Conservatória dos Registos Centrais | Rua Rodrigo da Fonseca, 200 | 1099-003 - Lisboa

  • editado December 2021

    @HenriqueCruzz o que o @gandalf está te informando é previsto no Despacho 45/CD/2019, do IRN, que dispõe o seguinte:

    (...)

    2 – Os balcões de nacionalidade constituem extensões da Conservatória dos Registos Centrais e asseguram a prestação dos seguintes serviços próprios desta Conservatória:

    (...)

    III) Instrução e decisão dos pedidos de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos da alínea c) do n.º 1 do artigo 1.º da Lei da Nacionalidade, relativamente a filhos de mãe portuguesa ou de pai português, desde que o nascimento deste progenitor tenha ocorrido em território português, em país da Comunidade Europeia ou na República Federativa do Brasil;

    (...)

    Por causa disso, o seu processo só pode tramitar no Central, porque esse despacho impede que as demais conservatórias com delegação expressa nesse despacho para atuar em determinados processos, que não abarca o seu caso, infelizmente, mas apenas os que nasceram em Portugal, Brasil e nos países da União Européia.

  • @gandalf

    Realmente está em AMARELO :P

    SObre a Planilha ja alteri como falou, e assim que souvber o que foi escrevo la tambem.

    A unica diferenca da minha irma para mim, é que elea casou. Os docuemntos sao basicamente os mesmo, eu fiz si a transcricao de casamaento da minha mae e nao existe nenhuma divergencia com data e etc. Agora só resta esperar para saber.

    Segunda agora 06.12 eu vou ligar ne central para garantir saber sobre o que se trata em vez de esperar apenas pelo email/ carta.


  • @AmandaBranco

    Essa é a tal bolinha laranja, acredite se quiser. Eu falei de brincadeira, mas é que todos até agora reportaram como laranja, e não quero criar um precedente para aparecer essas coisas com outro nome. Já chega a bolinha marrom-tijolo, que alguns enxergam como marrom, outros como vermelha.

    Eles fizeram uma péssima escolha de cores, com uma pantalha multi-tonal. Deviam ser tons inconfundíveis. Só o verde se salva.

  • @gandalf ENTENDI :)

  • @AmandaBranco , sua irmã mandou uma certidão de casamento inteiro teor APENAS para justificar a diferença entre o nome da certidão de nascimento e o nome no RG?

  • @Leticialele

    Eu tinha entendido que a irmã casada é que tinha sido aprovada. Seguramente vai ser esse pedido da certidão de casamento dela.

  • @Destefano @Rogeriof

    O Nome na planilha deve ficar tão estático quanto possível. Não pode ter mudanças a cada fase do processo.

    • Alice Porto (@Destefano) -> Bola 1V
    • Darcy (pai @RogerioF) - Bola 1V

    Imagina se cada um mudar o nome a cada mudança de fase, invalida o propósito.

    É OK quando a pessoa tem um nome muito diferente do login no fórum, e precisa acrescentar entre parênteses, mas na6o a cada fase.

    Quando precisa recuperar a planilha, o que indexa a planilha é o conjunto: Data.Recepção + Num.Processo + Nome.

    Por isso esses campos são obrigatórios. Eu consigo lidar com uma mudança aqui e outra ali. Na hora da recuperação, se todo mundo estiver mexendo no nome, para a indexação são resultados diferentes, e vai marcar como alterado. Terei que voltar numa versão anterior, e ignorar as mudanças legítimas.

  • @gandalf

    Entendido e corrigido.

  • @Leticialele @gandalf

    Nossa, provavelmente voces mataram a charada. Deve ser isso e fica super simples providenciar. Nao enviamos a certidao de casamento dela :/

    Segunda feira ligo para ter certeza.

    OBRIGADA :)

  • @gandalf apesar de ter um entendimento diferente do seu em relação ao que foi observado, pois a informação 1V é elucidativa e visava apenas suprir, ao meu ver, uma falta na planilha em relação a uma etapa, de forma bem objetiva, que o site oficial nos informa. Respeito e já retirei desde ontem o pontuado.

  • editado December 2021

    @Destefano

    Tem razões históricas. O lugar de anotar isso seria no STATUS.

    A planilha já existia quando eu cheguei em 2018, e funcionava muito bem. A consulta online só começou em julho/2019, em Beta-test.

    Em outras planilhas mais novas até coloquei o campo de STATUS pra ser atualizado com todas as fases da consulta online, mas sinceramente a do ACP ainda é muito melhor. Ninguém atualiza corretamente e portanto faz a informação ser irrelevante. Por isso no ACP isso se informa no campo OBS.

    Até estar no STATUS fase-2 você não tem como consultar online. É quando o processo é numerado e você recebe a senha de acesso.

    As fases intermediárias são irrelevantes, exceto pra você saber que algo está mudando no processo.

    Depois para filhos não tem fase-3, e portanto o processo pula direto para a bolinha-6 verde. (podendo ficar marrom). Quer dizer:

    Numeração - Fase-1 (invisível para a consulta online)

    Análise - Fases 2, 3, 4, 5 (onde seu processo está, apesar de você indicar 1V)

    Despacho - Fase-6 (6V)

    Concluído - Fase-7 (7V)

    Exigência - Não tem fase específica, mas corresponde a Bola-4 laranja

    Pendente - Não tem fase específica, e seria o tempo entre você mandar o processo e receber a numeração. Alguém quer por na planilha.

  • Galera,

    Enviei dois processos para a ACP em Junho e ambos já estão na fase 7, bolinha vermelha. Queria agradecer a ajuda de todos neste fórum e que, se possível, atualizassem na planilha, por favor.

    Seguem os detalhes dos processos:

    Enviado - 25/06/21

    Recebido - 28/06/21

    Senha por email - 05/07/21

    Despacho - 19/11/21

    Finalizado - 26/11/21

  • @viniciusnaccor

    Em breve (talvez até o natal) receberá o seu assento, mas já pode comemorar.

    Um deles é o da Tânia, sua tia? Pode fornecer o número do processo no formato 789xx/21?

    Despacho é a data da bola-6 verde. Finalizado é a data da bola-7 verde.

  • Bom dia!

    Enviei o processo da minha esposa para a ACP em Junho está na fase 7, bolinha "marrom com contorno laranja" kkk. Queria agradecer a ajuda de todos neste fórum, em especial a @Leticialele e ao @Ferpirj que me ajudaram a sanar minhas dúvidas numa velocidade surpreendente.

    Seguem os detalhes do processo:

    Enviado - 29/06/21

    Recebido - 02/07/21

    Senha por email - 12/07/21

    Bolinha 1 verde: 12/07/21

    Bolinha 2 verde: 17/11/21

    Bolinha 6 verde (Despacho): 06/12/21

    Agora estou aguardando que seja criado o Registo de Cidadão Português para dar início ao processo da minha filha menor.

  • amandasoeiroamandasoeiro Member
    editado December 2021

    Oiii Passoal, bom diaa


    Muito feliz em informar que meu processo (79XXX/2021) já esta na bolinha 7 (marrom). [editado pela moderação]

    Essas foram as datas que consegui pegar. Depois que foi registrado correu bem rápido


    Recebido - 19/07/21

    Senha por email - 27/07/21

    Bolinha 1 verde: 27/07/21

    Bolinha 2 verde: 30/11/21

    Bolinha 4 marrom : 03/12/21

    Bolinha 7 marrom :06/12/21


    Eu enviei no mesmo envelope o processo das minhas duas irmãs, com os mesmos documentos, tudo igualzinho. O de uma delas também esta na bolinha 7 (79XXX) e o da outra ainda está na bolinha 2 (79XXX), mas deve ser analisado já já. [editado pela moderação]

    Obrigada a todos pela ajuda de sempre (:

  • @ariandrade fico feliz que tenha conseguido seguir com todo o processo!

  • Pessoal boa tarde, um dúvida sobre o RG do requerente adolescente 17anos. Data de expedição 25/03/2019 e validade 19/01/2022 (data que completa 18 anos)> Consigo enviar os documentos início de janeiro, chegando lá antes de 19/01/2022 quando ele completa 18 anos e perde a validade do RG, pode ser assim? Ou necessita de fazer um novo RG?

    Outro assunto: vocês tem um link para modelo de preeenchimento do 1C do menor abaixo de 14 e outro para 14 a 17?

    obrigado mais uma vez.

  • @Leticialele

    Leticia estou preenchendo o formulario 1C para atribuição de menor de idade ( 3 e 1 ano)


    Fiquei em duvida no "Quadro 3 - Preencher apenas quando o impresso não seja assinado pelo interessado "

    neste campos devo repetir e preencher o nome do pai e da mãe também? , porque são eles que irão assinar pelos menores.

  • @VMS , sim, no quadro 3, preencha primeiro com os dados do(a) português(a) (pai ou mãe)

    Depois, com os dados do outro pai/mãe

  • Pessoal,

    Vi hoje que meu processo já está com a bolinha 6 verde !! E a 7 marrom/laranja/vermelha kkkkkkk

    Agradeço o apoio e as informações de todos aqui! Está dando certo!!


    Gostaria de uma ajuda sobre os próximos passos quanto a duas coisas, a transcrição de casamento e meus docs portugueses:

    Devo já agendar no consulado SP/Santos para fazer meu cartão do cidadão, mesmo sem ter ainda feito a transcrição de casamento?

    Devo agendar/pagar a transcrição + cartão + passaporte tudo junto ??

    Isso pode ser mais rápido? (Do que enviar a transcrição de casamento em separado... para Santos ou para Ponta Delgada...)

    (Será que demoram quanto tempo para me informar este número de assento?)


    Queria saber qual seria o melhor caminho agora, para tomar as próximas providências o quanto antes, pois pretendo viajar em maio/2022.


    Caso eu não consiga cartão e passaporte até maio, eu poderia embarcar com passaporte brasileiro + assento impresso E entrar como portuguesa ??? Não vou a turismo, pretendo ir para morar e como vou pra França, preciso ter algo que comprove que sou portuguesa (o CC ou passaporte, no caso) para poder tirar os documentos franceses tbm...


    Me desculpem tantas perguntas!! E obrigada pela atenção. =)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.