Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1106710681070107210731451

Comentários

  • @allanmrg Parabens, o meu processo (do nosso avô) chegou no dia 05/07, ansioso aqui

    05/07/21 - documentos entregues em Porto

    12/07/21 - Senha recebida. Bolinha 1 verde

    17/11/21 - Bolinha 2 verde

    02/12/21 - Bolinha 4 vermelha

  • @CAMILA_ACCIOLI , não precisa ser reprográfica!! Pode ser digitada!

  • @Lopes_alvs

    O que está escrito abaixo da bola 4 vermelha?

  • @Rogeriof

    Bolinha 4 parece marrom ou vermelha, não sei agora, " O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

  • @Lopes_alvs

    Então, até o presente momento, não caiu em exigência.

  • @Rogeriof eu vi que hoje tem vários despachados do mesmo dia, espero que o meu processo seja aprovado logo.

  • @Lopes_alvs

    Acho que vai ser aprovado sim, porque diz que "O seu pedido foi verificado, está completo e válido....

  • editado December 2021

    @Rogeriof tomara, ele fez 84 anos agora em novembro, e não foi enviado prova de vida, obrigado pelas informações!

  • @Leticialele essa declaração da mãe portuguesa de que não é casada com pai brasileiro que registrou pode atrapalhar o pai no futuro em solicitar a cidadania por naturalização?

    O documento que eles possuem de únião estável feita em cartório é reconhecido como casamento pelas leis portuguesas?

  • @Leandro_Barbosa , terá que homologar a união estável em Tribunal português.

  • @Leticialele

    Leticia para se fazer a nacionalidade dos filhos (3 e 1 ano) o pai (que tem nacionalidade portuguesa) deve estar com o cartão cidadão em dia?

    E se o cartão estiver vencido?

    Criança menor não paga?

    basta enviar o formulário e as certidões exigidas ?

    Qual a melhor conservatória e a mais rápida que vocês aconselham?

  • @VMS , para os processos de atribuição o Cartão Cidadão não é necessário!! Apenas uma cópia simples do registo português, ou, até mesmo o número do assento e Conservatória que emitiu!!

    Os processos de menores são gratuitos.

    Basta enviar o Formulário e os documentos exigidos. Lembre que os dois processos podem ser enviados juntos, mas não podem compartilhar nenhum documento - cada um tem que ir completo!!

    Atualmente, a Conservatória mais rápida é o Arquivo Central do Porto.

  • Obrigada, @Leticialele

    Fui ao cartório aonde foi feita a adoção.

    Essa adoção na época foi feita ainda em cartório por escritura pública somente, e foi feita antes da CF/1988, foi feita em 1986.

    Pelo o que já pesquisei somente após a CF/88, é que o instituto da adoção foi modificado com regras mais rígidas digamos, depois veio o advento do ECA regulando também e outras leis.

    Então, a tabeliã acha que não é a adoção plena que rompe o vículo com a fam

  • @CAMILA_ACCIOLI , mande a escritura, apostilada, para Portugal. Vai dar tudo certo!!

  • @Leticialele

    Leticia voce poderia me passar o link com a listagem de documentos que é preciso enviar para :

    • cidadania de filhos menores
    • cidadania para esposa por casamento
  • editado December 2021

    Amigos, vou deixar um pequeno relato aqui - aos que residem em Portugal e pretendem entregar a documentação na ACP, estive lá no final do mês passado para fazer o protocolo formulário 1C de uma amiga, fui informado de que eles estão apenas recebendo documentação via correio.

    Só para ficarem cientes e não acabarem perdendo a viagem!!

    Boa sorte!!

  • Boa noite,temho uma dúvida?

    Verifico todos os dias o processo do meu pai que está na bolinha 7 vermelho aguardando registo de cidadão Português e hoje para minha surpresa quando coloquei a senha e teclei enter avisou que não tem nenhum processo com a respectiva senha e mandou me direcionar a Lisboa.

    Aguardo resposta e muito obrigado.

  • @Mauro Porto é apenas um erro do sistema

    de vez em quando acontece isso mesmo...

  • Boa noite.

    Estou com o casamento dos pais transcrito. É preciso enviar o Assento de Casamento no processo ou não se faz necessário?

  • @Mauro Porto acho que é um erro no sistema. Estou na mesma situação (aguardando a 7 ficar verde) e ao colocar minha senha tive a mesma informação que você.

  • @willfont se eles têm assento de baptismo, precisa. se for assento de nascimento (nascidos após 1911), não precisa, pois o casamento é averbado no nascimento e eles conseguem visualizar no sistema

  • @gsilvestre é depois de 1911 sim. Ah, ótimo. Eu achava que poderia precisar do Assento de Casamento que recebi do consulado.

    Obrigado!

  • @VMS

    Para menores:

    Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e assinado por pai e mãe, com assinaturas reconhecidas por autenticidade;

    Cópia simples do assento do português;

    Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada, do menor

    Cópias autenticadas dos RG de pai e mãe;

    Se o menor tiver 14 anos ou mais, mandar cópia autenticada e apostilada do RG

    Para o casamento: https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

  • @willfont , se o assento do(a) português(a) é informatizado, não precisa mandar a certidão de casamento portuguesa, pois constará como averbação no assento de nascimento.

  • @Leticialele agradeço o esclarecimento!

    Estou organizando a documentação neste momento.

    No caso do nome dos avós (pais da portuguesa), diferenças de Manuel para Manoel e Isabel para Izabel devem ser retificados?

  • @Lopes_alvs mesmíssimas datas e passos do q estou acompanhando.

  • RafaFCunhaRafaFCunha Member
    editado December 2021

    Boa noite

    Já está feita a transcrição do casamento da minha mãe (portuguesa) com o meu pai (brasileiro).

    Uma dúvida agora que estou montando o meu processo de atribuição: Não preciso mandar certidão do meu pai brasileiro? ou precisa?

    Grato

  • Olá pessoal. Gostaria de tirar uma dúvida, por favor. Vou solicitar minha cidadania por meu pai, sendo o meu declarante de Nascimento, porém estou em dúvida em relação ao nome de minha mãe, que quando eu nasci eles não eram casados e o nome consta com o de solteira. No de meu irmão, que irei enviar junto, consta o nome de casado de minha mãe, por ele ter nascido após o casamento. Fico com receio de dar algo errado no meu processo por isso.

  • E para constar, o processo do meu pai entregue na ACP no dia 16/07, senha por email em 27/07 foi para bolinha 2 verde em 16/11. Falta eu atualizar na planilha.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.