Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1192193195197198315

Comentários

  • @WESLEY :

    1) Os documentos que precisam ser apostilados são: Certidões de Nascimento e copia do RG, certo? Correto

    2) No caso do RG fiquei na duvida sobre o tempo, o meu RG foi emitido em 1981, li algo sobre que não poderia ter mais de 10 anos, isso seria para copia do documento ou data de emissão do documento? O RG tem que ter sido emitido há menos de 10 anos

    3) Qual a melhor forma de pagamento, Vale Postal ou Cartão de Credito? Tenho medo que por Vale postal devido a desvalorização da moeda possa ter problemas... Melhor pagar com cartão de crédito

    4) Poderia enviar o link para pagamento em cartão de credito? https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC3

    Quanto ao trabalho, confesso que pouco sei a respeito. Mas, se o emprego for destinado apenas a cidadãos da UE, terá que aguardar sua cidadania ser concluída.

  • Boa tarde,

    Minha documentaçaõ de cônjuge está ok para ser enviada.

    Casada 31 anos e com e com 2 filhos já com nacionalidade atribuída.

    Recebi um email das centrais dizendo que os nascimentos foram informatizados sob os números X e Y do consulado de Bh.

    Nao tenho o registro dos filhos, posso mandar somente estes números enviados? onde informo no formulário?ou envio o print do email que recebi da Centrais?

    Obrigada

  • @PatriciaM , com 31 anos de casada, você nem precisaria ter filhos atribuídos.

    Pode juntar cópia do email que recebeu da Centrais.

  • @Leticialele

    OK obrigada

    recebi meu subjet access da Uniao Europeia, já apostilado.

    Estávamos discutindo no outro fórum, sobre a traduçaõ ter de ser feita no país de origem ou em Portugal, ou enviar em inglês, uma vez que vai para Central de Lisboa.

    Decidi enviar em inglês,

    O que acha? algum risco?

  • @PatriciaM , como o processo vai para Lisboa, não precisa mandar tradução.

  • @Leticialele

    muito obrigada

  • Muito obrigado Leticialele!

    Ja agendei a segunda via de meu RG... Creio que assim que ficar pronta terei todos documentos necessários para iniciar o meu processo... Talvez apareça alguma duvida na hora do preenchimento e precisarei novamente de suas valiosas orientações...

    Mais uma vez obrigado por tudo,

    Um abraço,

    Wesley.

  • @Leticialele Boa Noite!

    Poderia me orientar, por gentileza?

    Dei entrada em meu pedido de naturalização pelo casamento em 15/01/2020 e ele foi aprovado em 29/06/2021, porém até o momento o registro não foi criado. Existe alguma forma de acelerar essa emissão? Posso enviar e-mail para algum órgão? Meu marido e eu estamos indo para Porto na próxima sexta-feira, dia 03/12/2021 e seria muito bacana se pudesse aproveitar a viagem para emitir meu cartão cidadão lá mesmo..

    Desde já agradeço e fico no aguardo de sua orientação.

    Abraços,

    Monica Fernandes

  • @monolive , Lisboa tem demorado muito a emitir o registo!

    Mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt e pergunte se algo pode ser feito para agilizar a emissão. Relate sua viagem.

  • @Leticialele Tem chance que o registro ja exista (se pedir pela internet ja consiga) e apenas as bolinhas que não foram atualizadas?

  • @renatoss, acho difícil.

    Quando o registo é emitido, a pasta do processo é "fechada" e isso se reflete no site de acompanhamento.

  • Meu processo 93XXX / 2019 foi aprovado (bola 6 verde) em 8 de julho de 2021. Ele ainda não foi concluído (bola 7 marrom). É no CRC Lisboa. Em que data aproximada deve ser preenchido e registrado?

  • Bom dia à todos.

    Só para acompanhamento do grupo | Processo de aquisição de nacionalidade (Art. 3º)

    12/08/2021 - Documentos recebidos em Lisboa;

    29/11/2021 - Senha recebida para acompanhamento no site "nacionalidade.justiça.gov.pt".

    Foram 109 dias de espera da senha.

  • Farei isso @Leticialele ! Muito obrigada!

  • @enzosilva90 e @Leticialele .

    Boa noite, eu encaminhei os documentos de minha esposa para Portugal para aquisição de nacionalidade por casamento, porém não sabemos onde e como pesquisar para saber se a documentação foi recebida e o processo iniciado na Conservatória. O único número que temos, no momento, é aquele do formulário pago.

    Gostaria de saber, portanto, onde posso ver se o pedido foi recebido e iniciado na Conservatória e se é preciso obter senha de acesso a algum sistema. Caso a resposta seja positiva, o que devo fazer para isso?

    Agradeço, desde já, e fico no aguardo de alguma orientação de vocês.

  • @ArturSaraiva , Lisboa está levando uns 3 meses para mandar o número do processo e a chave de acompanhamento.

    Você mandou os documentos por DHL ou pelos Correios? Fez o rastreamento? É o modo de descobrir se os documentos chegaram na Conservatória.

  • @ArturSaraiva Conforme a @Leticialele disse, a melhor forma de saber quando os documentos chegaram no destino é pelo código de rastreio dos Correios | DHL.

  • @Leticialele @enzosilva90 Fiz pelos correios. Então, pelo visto, agora é aguardar o envio do número do processo e da referida chave.

    Após receber tais informações, em que site posso acompanhar?

    Obrigado pelas respostas

  • editado December 2021

    @entrechatquatre

    O assento leva tipicamente 3-4 meses. Seu processo com Despacho em julho/21 deve estar concluído até o natal. Assim espero.

    Mas em termos de tempo total, desde a entrada, ele estaria dentro do prazo usual.

  • @enzosilva90

    Preencha o número do processo na planilha (até o milhar), para que ele possa ser movido para a ordem correta.

  • @Leticialele tudo bem? As vezes vejo uma postagem do tipo “estão agora a tratar dos processos que chegaram e deram entrada em mes/ano”. Como consultar essa informação na fila de casados?

  • @renatoss ,, esses comentários decorrem do acompanhamento na planilha de aquisição pelo casamento, em que a contribuição dos foristas é voluntária, mas fundamental para os demais!

    Se quiser observar também: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IBR-gqAFXzZ1XTxPgqJgtKSsbTIXfEX-VgQtddfTx68/edit#gid=0

  • Boa noite,

    Já finalizei a cidadania do meu pai, a minha e no momento está em andamento a da minha filha.

    Tudo graças a ajuda do fórum! Eternamente grato a todos!!!

    Gostaria de começar em breve a da minha esposa, que é a mãe da minha filha (futura cidadã).

    Pergunto: hoje no Brasil nós somos divorciados. No entanto, vivemos juntos de fato, a muitos anos.

    Nós nos casamos nos Estados Unidos em 2016, em uma viajem que fizemos. Não foi em Vegas :)

    Não homologamos esse casamento no Brasil.

    Posso utilizar essa certidão, como prova de que estamos casados no processo de nacionalidade dela?

    Dessa forma, ela já terá comprovado mais de 3 anos e também será mãe de uma nacional.

  • @Marcus Matos

    Como português, a lei manda que você tenha seus atos da vida civil devidamente registrados, e se torna obrigatório sempre que outros dependam deles.

    Ao se tornar português por atribuição, você recebe o registo de nascimento. A partir daí vai anotando as coisas que acontecem ao longo da vida. casamentos, divórcios, viuvez, falecimento. Essas anotações são feitas cronologicamente em seu registo.

    Quando você se casa, na certidão vem o seu estado civil anterior. (pelo menos deveria ter, porque você se obriga a informar isso no processo de habilitação, sob pena de perjúrio). Da mesma forma, a lei brasileira pede que você faça a transcrição de casamentos e divórcios feitas no exterior.

    Sendo assim, não pode "dar um Tumé", e pular uma etapa de sua vida civil, usando um casamento em outro país, e com risco de se enrolar ainda mais do que já está. Hehe

    Sim, você pode usar esse casamento, e aproveitar na contagem de tempo, mas primeiro faça a transcrição dele no Brasil.

    Em Portugal, você terá que fazer a transcrição do primeiro casamento, homologação judicial do divórcio (através de advogados), e a transcrição do segundo casamento.

    E sua esposa tem que apresentar certidão de antecedentes de todos os países em que morou após 16 anos, e dos países que tem nacionalidade. Portanto, o casamento nos EUA vai entrar nessa equação e precisará da declaração do FBI e da PF.

  • Bom dia ,

    Enviei Hoje os documentos para minha nacionalidade pelo casamento em Lisboa, via Dhl.

    Como faço agora para colocar na planilha.

    Quais os dados precisam?

    obrigada

  • Bom dia a todos.

    Meu processo foi registrado no dia 29/11/20. Hoje, dia 06/12/21 passou para a bolinha verde 2.

    Demorou mas deu um passinho.

  • Atualizei o status na planilha, no entanto fiquei na dúvida de onde atualizar a data desta evolução.

    Quando tentei modificar a coluna "última atualização ", apareceu a mensagem que não deveria modificar esta célula.

    Em qual coluna informo a data?

    Obrigado

  • @Jose Geraldo pode informar em observações

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.