Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1106110621064106610671459

Comentários

  • Bom dia a todos, gostaria de tirar uma duvida quanto ao preenchimento do formulario.

    No quadro 2: na parte de freguesia e conselho. No caso minha mãe adquiriu a cidadania e agora estou fazendo para mim. Eu tenho o numero do acento e ano, mas ela não tem freguesia e conselho. O que eu coloco?

    Abraços e obrigado

  • @Junior Ganassali , marque "mãe portuguesa", Data de nascimento, assento nº do ano de

    E marque Conservatória dos registos Centrais.

  • Bom dia pessoal.

    Acho que quando voltar a funcionar o site de consultas, vai chover bolinhas verdes nº 6 ;)

    E haja atualizações pra fazer na planilha hahahahahaha

  • Boa tarde pessoal. Fiz meu processo em 2016, bons tempos, meu processo demorou o total de 20 dias e do meu filho 4 dias!


    Gostaria de saber quanto tempo está demorando o processo desde o envio até a conclusão da nacionalidade. ]


    Obrigado.


    Luiz Gonçalves.

  • @Glauce Cristina Obrigadoo pela ajuda =)

  • @Luiz AG

    De maiores no ACP em torno de 6 meses

    De menores em torno de 60/80 dias

  • @Mauro Porto sabendo o distrito e conselho vc consegue visualizar o pdf com o assento original de seu bisavô, se conseguir descobrir a página e livro pode agilizar a localização do assento no arquivo para o envio, e oara complementar o que o Gandalf disse, não envie o processo sem o assento de seu bisavô, pois vai cair em exigência, no processo de meu pai fizemos exatamente isso, enviamos uma cópia simples e informamos que estava no Arquivo Distrital e o processo ficou parado. As conservatórias só buscam assentos digitalizados com data após 1911, ou seja, depois da instauração da República.

  • @gandalf @Leticialele Muito obrigado! Irei solicitar o assento de batismo ASAP!

    Quanto a lista de documentos, parece OK para vocês? Existe algo que devo verificar nos documentos? As divergências que foram mencionadas podem ser relativas a o quê?

  • @luis_andrada , a que divergências você se refere?

  • @Leticialele

    No comentário do @gandalf :

    "Mas mesmo para os casos em que se permite omitir o assento informatizado, não deve fazê-lo, porque não tem como verificar divergências entre os documentos portugueses e brasileiros."

  • @luis_andrada

    @gandalf

    O que o Gandalf se refere é a possibilidade de haver alguma divergência nos nomes de pais e avós. Se algum desses nomes não coincidir com o que consta em sua certidão, terás que corrigir, entendeu? Porque o documento português é a referência.

  • Só para informação. Site ( https://nacionalidade.justica.gov.pt/) voltou a funcionar!

  • @Guigafonseca boa!


    E ai, galera, como está o seu processo?

  • ... @gandalf o processo do meu pai caiu em exigência, será que é por causa da transcrição?

  • @Nandalobao

    Seria interessante ligar pra linha de Registos, tenha um papel e caneta para anotar o que eles vão te falar.

    Através de Skype é melhor, colocar uns 20 reais de carga e liga bem cedo, tipo umas 6h da manhã. E tenha paciência, vai esperar pelo menos uns 45min para ser atendida

  • @Rogeriof irei fazer isso amanhã às 06h.

    Tomara que seja alguma besteira que eu resolva rápido.

    Tanta ansiedade... Tô quase chorando, já queria terminar o ano com o pedido da minha cidadania em Portugal. :( :( :( Triste...

  • @Rogeriof obrigado.


    Com o casamento dos pais transcritos em portugal preciso ainda de alguma documentação deles?

  • @Luiz AG especifique um pouco mais, quem é o português e quem pretende adquirir a nacionalidade?

  • Ontem entrei no site e estava fora do ar. Hoje consegui acessar meu processo (não havia colocado na planilha). Finalmente bolinha 7. Concluído!! Meus docs chegaram dia 01/06/2021, recebi a chave de acesso dia 04/06/2021. E hoje foi concluído!

  • @Sarah Teves

    Parabéns! És Tuga de papel passado!

    E seu irmão, também concluiu igual?

  • MatheushenMatheushen Member
    editado November 2021

    Com grande satisfação venho comunica-los que o processo do meu pai recebeu o despacho hoje, no mesmo dia que o aniversário do meu pai(ahahah)! Já atualizei a planilha!

    Obrigado a todos, em especial a @Leticialele!


    Agora estou arrumando a minha certidão de nascimento, pois o nome da minha vó está incorreto na mesma.

  • @Destefano acredito que seja por conta da transcrição de casamento dos meus avós. Apesar da portuguesa ter sido a declarante na certidão de nascimento do.meu pai, esta teve o nome alterado com o casamento.

    E se for isso realmente, terei problema, pq a transcrição de casamento está parada em Tondela (março/21) por falta de conservador.

    O desespero começa a tomar conta.... Senhor, só muita paciência agora...

  • @Nandalobao

    Ambos são portugueses? Casaram-se no Brasil? Uma coisa é justificar a alteração do nome que pode ser com a simples certidão brasileira, se for o caso. Outra bem diferente é a necessidade de transcrição de casamento para legitimar a perfiliação ou se ambos são portugueses casados fora de Portugal. Qual é o seu caso?

  • @Destefano minha avó é portuguesa e meu avô brasileiro, casados e residentes no Brasil.

    Minha avó adotou o sobrenome do meu avô, retirando o nome da sua mãe (brasileira) permaneceu o do pai (português).

    Além disso, apesar de ter como declarante do nascimento a portuguesa, meu pai foi registrado após 01 ano de vida.

    Deus queira que eu consiga sanar apenas com o envio da certidão de casamento original, já que enviei uma cópia com informações do processo em Tondela.

    Assim teria esperança de conseguir dar entrada na minha no início de janeiro...

    Mas só amanhã quando eu conseguir falar na central pra saber de fato qual é a exigência e como saná-la.

    Vou informando vocês.

  • @Nandalobao

    No momento em que você informou ter mandado a transcrição para Tondela, eu já suspeitava que ia dar problema. Mas já tinha mandado. Não tinha mais o que fazer. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247330/#Comment_247330

    Você devia ter prestado atenção à instrução que lhe foi dada pela @Leticialele antes de fazer da sua cabeça e mandar pra Tondela. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/231192/#Comment_231192

    Depois, quando ela repetiu a mesma informação que eu tinha lhe dado antes, você ainda ficou surpresa? https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/255153/#Comment_255153

    Mas o que está feito está feito.

    Como eu lhe expliquei no post do segundo link acima, creio que essa exigência é apenas uma parada para confirmação se você quer dar prosseguimento ao processo deixando o nome do pai em branco, ou se quer esperar concluir a transcrição de casamento que está em Tondela e não tem prazo pra ser feita.

    Pode ir pensando nessa linha, porque é o mais provável de ser o que está no documento. Isso seria o melhor dos mundos para você.

    E pare de fazer esses malabarismos pra tentar ganhar tempo. Você ganha tempo é fazendo as coisas certas, e seguindo o roteiro que lhe é passado com diligência. O que você pensa, nem sempre é o melhor. E se você escutar 10 opiniões diferentes, não vai saber qual seguir. Na dúvida, siga a da @Leticialele que é a mais otimista que você poderá encontrar. Hehe

    Planejamento tem que ser assim mesmo. Você traça um plano, e vai ajustando ao longo do tempo a medida que coisas acontecem.

    Sua ansiedade, evidente desde o primeiro post, não vai mudar a velocidade de encaminhamento das coisas. Não é fazer depressa. É fazer certo, conferir e perguntar antes, é o que faz a diferença. Uma coisa de cada vez. Dá pra fazer uma sobreposição aqui e ali, mas envolve riscos. No seu caso, a decisão de ter mandado a transcrição pra Tondela foi fatal!

  • @gandalf infelizmente não sabia que Tondela estava congestionada. Por ter feito a transcrição de casamento dos meus bisavós em 2019 em 40 dias, e o nascimento da minha avó demorou um pouco mais pq tbm caiu em exigência e o e-mail informando não era o meu.

    Só descobrir meses depois...

    Estou nessa saga desde 2017. No início contratamos uma pessoa que se dizia especialista, mas todo o trabalho de buscas e retificações de documentos foram feitos por mim, então após a transcrição do casamento de meus bisavós e uma boa grana paga a essa criatura, resolvi seguir o processo por conta própria.

    Foram 2 ações judiciais para retificações e registro tardio de nascimento.

    E mais 3 processos administrativos nos cartórios também para retificações. Todas as certidões dos meus avós e do meu pai continham algum erro...

    Tudo isso em meio a uma viagem marcada a qual estou afiando ano após ano...

    Só para você entender o motivo da minha ansiedade e stress...

    Mas enfim, agora é ver o que eles querem e tentar sanar o mais rápido possível.

    Caso o nome do pai (meu avô) fique em branco, é possível retificar após a transcrição? Isso interfere no meu processo de alguma forma?

  • @Nandalobao

    Não afeta em nada a sua nacionalidade, exceto que o nome do avô ficara em branco na sua nacionalidade. De seus filhos em diante nada mais aparece.

    Pode ser que dêem a opção de apenas enviar a certidão de casamento inteiro teor certificada. Talvez tivesse sido uma boa ideia lá atrás quando disse pra mandar uma folha dizendo que a transcrição estava ocorrendo em Tondela. Em seu lugar eu ligaria amanhã bem cedo para a Linha de Registos e perguntaria o teor da exigência. É importante saber o que pedem.

  • @gandalf

    Não tem nada a ver com a transcrição do casamento (graças a Deus), pelo que foi lido trata-se de explicar o motivo pelo qual o meu pai foi registrado tardiamente.

    Minha avó fez uma lambança nos documentos, ela registrou os filhos já todos grandes... Só Deus sabe o stress e o trabalho que eu tive e estou tendo por conta disso.

    Agora eu não sei como resolver isso. A pessoa com quem falei disse que teria que ter uma declaração (registro notorial) junto ao cartório explicando os motivos.

    Alguém aqui já passou por isso, pode me dá um help?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.