Judeus Sefarditas - Informações e processos

17778808283155

Comentários

  • @rickardonit

    Não menciona no site do IRN a validade porque isso não está na lei.

    É uma instrução interna, que a validade seja de 1 ano desde a emissão até o processo ser numerado. Mas já vi excessões, um ou dois relatos de que aceitaram com 14 meses. Mas não vale o risco de ter uma exigência (muito mais frequente) pagando nova remessa. A remessa custa mais que o documento.

  • @Larissajade Oi, Larissa! Parabéns pela certidão! Qual foi o dia que você deu entrada e qual foi o dia que foi emitida? O da minha esposa está esperando desde abril e nada =/

  • @amaiusculo sim! Meus documentos chegaram lá dia 10 de abril e eu recebi a certidão dia 11/11, 7 meses desde que meus documentos chegaram lá!

  • @Daniel Lima Oliveira bom dia Daniel! Entrei dia 10 de abril e recebi dia 11/11, eu sempre pedia pros meus advogados mandarem e-mails pedindo atualização e minha advogada disse q caso não saísse até dia 12/11 ela ia entrar com uma ação, mas não precisou pq saiu dia 11/11! Foram 7 meses de espera

  • @Larissajade Na verdade, até me confundi, foi dada a entrada dia 11 de fevereiro, sendo confirmado elegível para análise em 03 de maio (os donativos pagos e confirmados no dia seguinte) e em 14 de setembro foi pedido documentação adicional, que foi enviada por e-mail no dia seguinte. Você acha que vale a pena cobrar por e-mail? Fico receoso de isso surtir um efeito negativo na aprovação...

  • @Daniel Lima Oliveira voce pode mandar um e-mail pedindo a consulta do processo, não necessariamente cobrando, mas só pra eles verificarem em que pé está o processo, eu mandei um e-mail dizendo q havia mais de 6 meses que eu tava aguardando e queria saber em que fase estava, eles me responderam super solícitos é bem rápido! Mas no geral quem cobrava eles eram meus advogados, todos os meses

  • @Larissajade Muito agradecido pela dica! Enviei hoje o e-mail, aguardemos...

  • Bom dia a todos, alguém saberia informar por gentileza em qual número se encontra os processos exemplo: (75xxx/2020) na CRC de Lisboa? Para ter um parâmetro do andamento dos processos na CRC. O meu processo já completou um ano e ainda não saiu da bolinha 01. ☹Agradeço antecipadamente a informação.

  • @ghdab o meu é 53xxx/20 e continua também na 1. Apenas foi alocado da CRC para Leiria em 1/9/21… abs.

  • Bom dia! :) @ALage grato pelo seu retorno. O meu é 54xxx e continua em CRC de lisboa. Espero que no natal sejamos agraciados com novidades. abs.

  • Gente!!! Os relatórios meu e da minha irmã acabaram de ser aprovados!!! O advogado encaminhou no dia 27/05 para pré-analise, no dia 02/09 eles receberam os donativos e hoje dia 22/11 foi aprovado. O da minha irmã mais velha foi encaminhado na mesma data, mas nem passou da pré-analise ainda. Não percam a esperança

  • ArauggioArauggio Member
    editado November 2021

    @ghdab e @ALage

    O de vocês está preenchido na planilha? https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x18mIU5AC0eAF6xrVHFTXrxVEFfNPdz2xd-1R7NnxXM/edit#gid=0

    Se não, podem acrescentar, por favor? :-)

  • Oi gente, alguem pode me tirar uma dúvida, faz uns 15 dias que meu processo chegou na conservatoria de lisboa e n recebi nada confirmando, email nem nada, so fiquei sabendo porque vi no app do DHL, é normal eles demorarem a confirmar o recebimento? Ja mandei 2 emails pra eles e nada

  • @Lucasfb

    Os processos na CRCentrais estão demorando mais de 3 meses para numerar e mandar senha.

  • Olá @Lucasfb

    Como o Davi falou, está bem demorado mesmo.

    Já estive na sua situação, e fiquei bem preocupado. Mas no fim das contas, tive acesso à minha chave após 3 meses. Espere pelo menos mais um mês e entre em contato. Suponho que estejam super atarefados por lá, dando vazão aos processos.

  • Qual seria o melhor e-mail para entrar em contato e pedir a solicitação da chave de acesso?

  • @Daniel Lima Oliveira , rcentrais.admin@irn.mj.pt

  • Olá pessoal, tudo bem? Alguem poderia me ajudar, por gentileza? Perdão pela mensagem longa.

    Estou com os seguintes documentos:

    1) Certificado CIL

    2) Certidão de inteiro teor autenticada e com apostilamento de haya

    3) Certidão de nascimento copia reprografica autenticada e com apostilamento de haya,

    4) Copia RG autenticada e com apostilamento de haya,

    5) Copia do Passaporte autenticada e com apostilamento de haya,

    6) Certidão de antecedentes criminais assinado pelo papiliscopista da policia federal autenticada e com apostilamento de haya e

    7) Comprovante de residencia autenticado em cartorio.

    Entendo que ainda faltam os seguintes documentos:

    8) Pagamento enviado via correios e

    9) Requerimento ao ministro.

    São minhas dúvidas:

    1) Pagamento via correios via remessa internacional, só preciso chegar nos correios e falar "quero enviar 250 euros para esse endereço?

    2) Devo autenticar e apostilar o requerimento ao ministro? Link pro documento: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%206.7.pdf?ver=2019-06-06-151618-020

    Alguem tem algum modelo preenchido? Pq nesse site eles pedem: " a descrição dos factos que fazem com que pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, por exemplo, os apelidos da sua família, a língua que falam em família, o parente que era membro da comunidade sefardita de origem portuguesa". Queria saber se temos que escrever algo. link: https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/E-descendente-de-judeus-sefarditas-portugueses

    3) Como o CRC ficará sabendo do meu e-mail para termos uma comunicação? Reli todos os documentos e não encontrei em nenhum. Tenho que enviar um e-mail a eles me apresentando, pedindo o acesso? Se sim, alguem tem um modelo?

    4) São esses documentos mesmos ou tem algum outro?

    Muito obrigado pessoal!

  • gente, recebi uma proposta de trabalho na irlanda, para junho de 2022 , só que precisava da cidadania para poder trabalhar full time e ficar lá,como faço pra entrar como urgência,oque eu devo solicitar para empresa que quer me contratar e oque eu devo mandar pra conservatoria pra dar entrada e onde mandar?

    fico grato se alguém puder me ajudar, obrigado!!

  • ghdabghdab Member
    editado November 2021

    Bom dia a todos. Caro @Arauggio já preenchi a planilha do Excel. Seria bom que todos os demais inscritos também contribuam com o preenchimento. E o mais importante atualizar o andamento. Ao que me parece a CRC de Lisboa ainda está a processar os do 01 semestre de 2020.

  • editado November 2021

    @gmaferreira

    1) Certificado CIL OK

    2) Certidão de inteiro teor autenticada e com apostilamento de haya Não precisa. Como já fez, se quiser mandar leia e releia se não contém erros ou divergências em relação a reprográfica.

    3) Certidão de nascimento copia reprografica autenticada e com apostilamento de haya, OK

    #4 e #5 só mande um deles: Cópia certificada e apostilada do RG ou passaporte, válido, com menos de 10 anos de emissão, e que tenha a filiação.

    Tem que escolher um deles, porque o número vai no formulário. (portador do ___ nº __, emitido por__). Veja em Notas: "Indicar qual o documento de identificação (título ou autorização de residência, passaporte ou outro documento de identificação equivalente), bem como o número, data de emissão e entidade que o emitiu."

    6) Certidão de antecedentes criminais assinado pelo papiliscopista da policia federal autenticada e com apostilamento de haya em geral vale por 90 dias apenas. Verifique.

    7) Comprovante de residencia autenticado em cartorio. Não precisa se estiver mandando diretamente para a CRCentrais. Apenas consulados pedem isso, para saber que você mora na área de atuação deles.

    Entendo que ainda faltam os seguintes documentos:

    8) O pagamento se faz por cartão de crédito virtual (ou Nubank app), de qualquer pessoa, colocando os dados do requerente. Atenção ao e-mail, porque por ele virá o recibo e o formulário pré-impresso. Para Sefarditas (art-6.7), aqui: https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC6.7

    9) Receberá por e-mail o formulário a ser preenchido e assinado no cartório diante do tabelião, e reconhecido por autenticidade.

    10) Imprima esse e-mail e mande junto com o processo. É o recibo de pagamento.

    O formulário que menciona é um modelo genérico. Vai receber um igual. Não precisa apostilar. Basta fazer como dito acima.

    A comunicação do CRC é feita por carta para o seu endereço, e pelo e-mail que preencher no formulário.

    No item: Para o efeito declara que (indicar e demonstrar as circunstâncias que determinam a tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, designadamente, apelidos de família, idioma familiar, descendência direta ou colateral de progenitor comum a partir da comunidade sefardita de origem portuguesa), deve informar que possui o Relatório do CIL, e se desejar, pode incluir mais alguma informação relevante. Essa parte é mais quando não está mandando o relatório do CIL, mas usa relação direta ou colateral. de pai para filho, ou tios.

    Faça uma cópia de todos os documentos que está enviando, grampeie e guarde para sua referência. Mande por DHL-express para a Conservatória que preferir (CRCentrais ou ACP). Recomendo que mande para o ACP que tem sido muito mais rápido e seguro.

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, 328 | 4200-498 - Porto | Telefone: +351 22 557 3849

    Mandando os documentos, algum tempo depois (4 meses na CRCentrais, ou 1 semana no ACP) deve receber por e-mail a senha para acompanhamento do processo online.

  • @ghdab

    Seria importante alguém em processo Sefardita, fornecer opinião para melhoria da planilha. Quando foi concebida, não havia essa diferenciação porque todos os processos tramitavam pela CRCentrais. A partir de Junho/2020 passou a receber também pelo ACP.

    Deveria ser criada mais uma coluna para onde o processo deu entrada (ACP ou CRCentrais)? Facilita nos filtros.

    Deveria ser criada uma coluna para Data da Senha (por e-mail, ou LR, etc) como outras planilhas possuem? Com a diferença no ACP em 4 dias, e em Lisboa 4 meses, creio ser relevante.

    Criar mais colunas pode dificultar a leitura da planilha, por causa da complexidade das fases de aprovação Sefardita, e porque cada um relata a aprovação dessa ou daquela fase. Se tornou necessário explicitar isso.

    Digam se como ficou melhora ou atrapalha.

  • @gandalf

    Eu acho a planilha excelente, obrigado a vcs todos que mantêm ela organizada.

    Vc pergunta: "Deveria ser criada mais uma coluna para onde o processo deu entrada (ACP ou CRCentrais)? "

    Isso não é atualmente respondido já na coluna "onde"?


    Quanto à data da senha, acho que é uma boa sim, o pessoal costumava já colocar no campo observações, acho que é só mover para lá. Já coloquei as minhas infos ali.

  • @viniciusfm

    As colunas "Onde?" e "Data.Senha" foram incluídas ontem. A pergunta é se não é informação demais. A esmagadora maioria dos processos Sefarditas é conduzido por advogados. Por isso as informações ficam tão difíceis ser obtidas com precisão.

  • Ah, entendi.

    Eu acho as novas colunas essenciais, não creio que atrapalhem em nada.

    Mais uma vez, meu agradecimento pelo empenho.

  • @viniciusfm , as planilhas são perfeitas para acompanhamento dos processos. Pena que há quem bagunce tudo, a meu ver, propositalmente, para atrapalhar. Morro de raiva!!

  • Olá!!

    Já tenho em mãos o certificado da CIL. Estou revendo a lista de documentos para enviar ao ministério da justiça português e estou com dúvidas!

    1. como devo enviar a cópia do passaporte? Apostilo literalmente todo o passaporte ou apenas as páginas de identificação?
    2. registro de antecedentes criminais: li aqui no fórum que posso enviar a versão disponível no site da PF, com autenticação, sem necessidade de apostilar. Porém já vi em outros fóruns relatos de exigência, que esse registro deve ser apostilado e retirado presencialmente na PF. Como proceder?
  • LilliLilli Member
    editado November 2021

    Oieee!

    Deu tudo certo! Finalizado o processo e recebido o meu assento de nascimento. Agora tenho nacionalidade portuguesa!!!

    Deixo para vcs as datas de inicio, meio e fim do processo:


    Lillian

    29/09/20 chegou na CRC Lisboa BOLA 01

    08/07/21 chegou na Conservatória de Vila Verde BOLA 01

    09/08/21 foi registado BOLA 02

    09/08/21 aguarda consulta BOLA 03

    08/09/21 verificação de documento BOLA 04

    08/09/21 análise do pedido BOLA 05

    13/09/21 despacho BOLA 06

    03/11/21 terminado BOLA 07 laranja

    22/11/21 BOLA 07 verde

    Sorte para todos!

    Lilli :)

  • Parabéns @Lilli !

    E foi sem urgência? Foi mais rápido que a média… parece que essa conservatória é bem eficiente

  • @lalmeida SIM, sem urgência! Tive sorte!!!

    Minha cidadania e a das minhas 2 irmãs!

    A outra parte da minha familia continua na bola 1 na CRC de Lisboa.

    Lilli :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.