Pagamento formulário 1c com cartão de crédito no site IRN está com problemas!

1246

Comentários

  • @Fabricio Gonçalves ...

    Enviei emails ontem para o IRN e ACP...(O que não costumo fazer)...Mas como minha prima retorna para o interior neste final de semana eu precisava encontrar uma alternativa rápida para que ela me deixasse o requerimento assinado antes de ir embora tive que correr atrás do prejuízo...


    Seguem as respostas...:


    Questionei <rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt> Sobre a dificuldade de realizar o pagamento na Plataforma de Pagamentos do IRN...


    RESPOSTA...:

    "Boa tarde

     

     

    De momento não está a ser possível efetuar o pagamento por cartão de crédito, aguardamos que o serviço seja reposto com a máxima brevidade."

     



    Questionei <arquivocentral.porto@irn.mj.pt> ...sobre a possibilidade de realizar o pagamento por Vale Postal Eletrônico Internacional...

     


    RESPOSTA...:

    Foma de Pagamento

     

    Por Cheque ou Vale Postal:


    Caso opte por qualquer destas modalidades deve preencher o impresso de modelo aprovado assiná-lo e remetê-lo à conservatória com os documentos que devem instruir o pedido.

    impressos para o pedido de nacionalidade disponíveis em https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-Modelos

     


    No caso do Vale Postal:

    O Vale Postal, em Euros, à ordem do IRN, IP e com a morada do respetivo serviço para o qual remeteram o processo neste caso para (Rua Visconde Setúbal, nº 328, 4200-498 Porto) onde vai ser requerido o pedido. Deve incluir o emolumento devido, sendo os encargos previamente pagos ao serviço postal local em montante variável por país de origem.


    1.   Por Cartão de Crédito ou Cartão de Débito:

    (Para efetuar pagamentos com cartões de débito deve solicitar junto do seu banco ou por homebanking a geração de um proxy card (cartão de crédito virtual) que ficará associado à sua conta bancária e permitirá efetuar compras a crédito até determinado plafond. Com a geração deste cartão virtual ser-lhe-á entregue um código o qual deverá ser ativado em qualquer multibanco, selecionando para isso a opção 'Serviços MBnet' (saiba tudo em www.mbnet.pt)")


    Caso opte por esta modalidade será reencaminhado para uma plataforma de pagamentos onde deverá inserir:

    os dados de identificação do portador do cartão;

    os dados do requerente (quando este for diferente do portador do cartão) e um email de contacto onde receberá:

    o comprovativo de pagamento um código – o mesmo que lhe é indicado no final da transação – que deve utilizar em todas as comunicações com a conservatória, e

    o impresso de modelo aprovado – em cujo cabeçalho constará aquele mesmo código – que deve ser preenchido, assinado e remetido à conservatória com os documentos que devem instruir o pedido

    Esta modalidade não importa quaisquer encargos para o interessado.

     

    Com os melhores cumprimentos,

     

     

     

    Com so melhores cumprimentos

    A oficial

    Carla Ribeiro


    Sorte a todos...!!!

  • (...)...Ah...Em tempo...

    Creio que vou optar por fazer o pagamento pelo bom e velho VP...

    : )

  • Oi Pessoal, alguém teve sucesso no pagamento?

    Já tentei Nubank, Credicard Zero, Santander, C6 Bank, Cartão Magalu, Cartão do Carrefour!!!


    Todos dão erro, mesmo autenticando com token/SMS!

  • @Nilton Hessel , sua prima pode preencher e reconhecer a assinatura por autenticidade em um Formulário 1C genérico.

    Depois, você paga, recebe o Formulário com o recibo no cabeçalho , imprime e junta ao assinado!

  • Recebi uma resposta da conservatória confirmando o problema na plataforma. Fui informando que estão trabalhando para consertar a falha e pediram desculpas pelo transtorno.

  • editado November 2021

    @Nilton Hessel

    Eu ia dizer justo isso que a Leticialele falou. É melhor fazer o pagamento depois via cartão, e juntar os dois form-1C (um assinado e ou outro só com o nome e recibo), do que pagar por VP.

    Eu fiz assim para o meu filho, e não sei de ninguém que teve problema fazendo assim.

    Esses problemas são transitórios. Não deu hoje, tente de novo amanhã ou depois.

    Sei que vc não precisa do modelo genérico, mas deixo aqui como referência os mais usuais, para outros que precisem fazer o mesmo:

    filhos: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20maior%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    netos: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201D%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151616-363

    casamento: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%203.pdf?ver=2019-06-06-151616-710

  • @Leticialele ...

    @gandalf ...

    Obrigado pela atenção...!!!

    Ela vai ao cartório amanhã assinar o requerimento que eu preenchi hoje pela manhã...É o último dia útil livre que ela terá aqui em São Paulo antes de retornar para o interior...Ter o requerimento assinado por ela antes de viajar era realmente minha maior preocupação...

    PS...Se o problema da plataforma de pagamentos não for resolvido até que eu tenha todos os documentos em mãos talvez eu até me decida por fazer um VP...Só pra relembrar dos "Bons Tempos" em que eu gastava muita sola de sapato tentando encontrar uma agência que aceitasse fazer um Vale Postal para um tal de Sr. IRN, IP...

    : )

    Sorte...!!!

  • @Nilton Hessel , boa sorte!!

    O problema não deve persistir por muito tempo! É muito dinheiro que eles perdem!!

  • Bom dia! Eu ia fazer o pagamento do formulário 1C ontem, mas vi que o sistema estava com problemas. Alguém sabe informar se já está normalizado?

  • Não entendo porque eles não podem aceitar transferência! Seria muito mais fácil pra todo mundo!

  • Bom dia a todos. Estou tentando desde ontem fazer o pagamento do formulário 1D com cartão de crédito e enfrento o mesmo problema. Já tentei cartões de 2 bancos diferentes do Brasil, cartão da Alemanha e nada...

    Também tenho um prazo curto então farei como @Leticialele e outros comentaram... Vou imprimir tudo para minha mãe reconhecer firma e depois vou pagar e anexar o formulário com o cabeçalho.

    Se alguém tiver notícia de retorno à normalidade da plataforma e puder compartilhar aqui agradeço!

  • ALEX2312ALEX2312 Member
    editado November 2021

    Boa a tarde a todos

    Informo que está funcionando a platorma do IRN.

    Boa sorte a todos.

  • ALEX2312ALEX2312 Member
    editado November 2021

    Consegui fazer o pagamento com cartão de crédito agora.

  • Boa tarde @Leticialele

    Fiz o pagamento e agora como devo proceder?

    Obrigado.

  • Sim, acabei de tentar também e consegui.


    Obrigado e boa sorte a todos!


    Abs

  • @ALEX2312 , se já recebeu o Formulário por email, imprima frente e verso, colorido, preencha sem rasuras e leve ao cartório para assinar e reconhecer a firma por autenticidade.

    Junte os demais documentos e mande para a Conservatória em Portugal

    ACP, se for processo de filho, art. 1C;

    CRCentrais - Lisboa, se for processo de neto, art. 1D

  • @Leticialele

    Muito obrigado mais uma vez.

  • Consegui agora realizar o pagamento via cartão de crédito nubank!!! Depois de uma semana tentando o tempo todo, finalmente deu certo.

  • Acabei de conseguir realizar o pagamento. Obrigado por avisar pessoal!

  • @gandalf

    @Leticialele

    estou na quinta tentativa de pagamento para retirar certidão com o Arquivo Distrital de Vila Real.

    Lendo os tópicos acima, me identifiquei com o problema.

    No momento do pagamento, aparece que o cartão foi recusado, depois sigo adiante e logo depois aparece a informação que o pagamento foi realizado.

    Entrei em contato com o diretor do Arquivo Distrital de Vila Real (muito educados e prestativos, por sinal!!) e lá o pagamento aparece como recusado. Não aparece a cobrança no meu cartão....

    Meu cartão é VISA Infinite, da CEF. Vou entrar em contato com o banco para saber e depois postarei o andamento aqui.

  • Pessoal, creio que voltou a funcionar, consegui realizar o pagamento do meu processo de nacionalidade com Nubank!

  • Bom dia a todos!

    Consegui realizar o pagamento dos emolumentos no valor de 175 euros por cartão de crédito neste exato momento.

    Atentem para a criação de um cartão virtual, pois foi assim que consegui.

    Em especial agradecimento á @Leticialele e @gandalf pela ajuda de sempre!!!

    Boa sorte à todos!

  • @Robsonvieira

    "Sempre faça o pagamento com o app do celular aberto. A última fase do 3DS2 pede confirmação pelo celular, mesmo que o pagamento seja feito pelo computador." https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/266120/#Comment_266120

    Cada banco tem uma implementação ligeiramente diferente. Mas 3DS2 só funciona pelo celular, seja por reconhecimento facial, fingerprint, leitura de QRcode, ou uma janela de pop-up. Por isso frequentemente menciono o app do Nubank: Só existe virtual, no celular. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/262698/#Comment_262698

    O Nilton dá uma explicação aqui de alguns que ele já usou: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/266275/#Comment_266275

  • Sim perfeito @gandalf, pediram confirmação pelo app do celular via itoken, no meu caso banco Itaú, cartão de crédito master Latam Pass.

    O formulário chegou no e-mail cadastrado quase que instantaneamente.

  • Bom dia...

    Para dar um final à questão apresentada nessa mesma página...(Link abaixo)...:

    ...

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/266467/#Comment_266467

    ...

    Informo que recebemos hoje pela manhã o email com o Número do processo + Chave Numérica para acompanhamento do mesmo...Cujas datas de referência vou deixar abaixo...:

    16/11/2021 - Remessa dos documentos a partir da loja DHL da Av. Brigadeiro Faria Lima / SP...

    19/11/2021 - Documentos rececionados no ACP...

    26/11/2021 - Recebemos e-mail com Número de Processo + Chave de Acompanhamento...:


    "...Assunto: Chave de acesso ao estado do processo

             Proc-126XXX/21 (Artº 1.C)..."


    Gostaria de deixar também a informação de que apesar de ter o mesmo entendimento que vocês...@Leticialele e @gandalf sobre a praticidade e segurança de se fazer o pagamento dos emolumentos com cartão de crédito...E de ter conhecimento do procedimento informado por vocês de enviar o Formulário genérico assinado + Formulário ""Personalizado"" (Rsss)... + Email de comprovação do pagamento...Acabei por optar pelo pagamento por Vale Postal...

    ***O motivo de optar pelo VP...(Pode parecer pouco...Mas não quis arriscar)...Foi que no Formulário genérico que a filha de minha prima assinou antes de viajar eu assinalei o campo Vale Postal como opção de pagamento...

    Por fim deu tudo certo...

    ***Decidi trazer essas informações por ver com uma certa frequência pessoas questionando se ainda é possível realizar o pagamento por VP...A resposta...(SIM...)...Do IRN está no e_mail...(Link acima)...Que enviaram em resposta ao meu questionamento sobre isso...Mas devo ressaltar que minha opção pelo VP se deu por uma particularidade do momento...(O pouco tempo em que a requerente estaria em São Paulo para assinar o formulário 1 C coincidiu com o período em que a plataforma de pagamentos ficou fora do ar por vários dias...)...Sem dúvidas a melhor opção para realizar o pagamento atualmente é com cartão de crédito...!!!


    Sorte...

  • @Nilton Hessel

    Que bom. Nada como ser veterano no assunto, e agir conscientemente. Agora é só esperar aprovação e conclusão em Junho, antes do verão

  • Alguém conseguiu acessar a plataforma de pagamento hoje?

  • Aqui abriu normalmente para preenchimento @Leticialele ...

  • @Nilton Hessel , sim, abre normalmente para preenchimento

    Mas, ao confirmar, aparece uma tela:

    Something went wrong

    Please check informations submitted

    You tried to reach crcpagamentos.ir.mj,pt/pag

    Your IP: XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

  • Ah...Como você perguntou sobre acessar fiz somente o acesso inicial aqui...

    Pode ser que o problema de alguns dias atrás esteja se repetindo @Leticialele ... : (

    Ou é apenas uma sobrecarga do sistema por ser segunda feira...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.