Requerimentos para Transcrição de Casamento em Ponta Delgada e Tondela- Modelos e Preenchimento.

16364656668

Comentários

  • @eluanmoreira , pode mandar por cópia reprográfica.

  • @Leticialele Ok muito obrigada!

  • editado August 2021


  • @Leticialele @eluanmoreira

    Ponta Delgada não gosta de usar certidão reprográfica e frequentemente fax exigência da inteiro teor digitada.

    Nesse caso eu mandaria a de inteiro teor digitada, com os campos ilegíveis marcados como tal, junto com a reprográfica. As duas.

    As chances de pedirem a de inteiro teor é enorme, e a remessa é cara. É preferível já mandar as duas. Quanto ao apostilamento, bastaria uma delas, mas pode fazer nas duas se quiser. Depende de quanto [ilegīvel] vai ter.

  • O meu requerimento está correto pessoal?

    É obrigado fazer trancricao de óbito?

    Meu 2 avós são portugueses já falecidos.


  • @rafamaia_14 , sim, está correto. Como neto, você precisa mandar uma certidão de nascimento inteiro teor para comprovar!

    Boa sorte! Mande para o Consulado de Santos.

  • Bom dia onde eu pego o requerimento de ponta delgado para a transcrição domwu casamento?

  • @Jailmacarreira primeira página deste tópico

  • @Jailmacarreira

    Há uma minuta mais atualizada sugerida por PD nesse link. Qualquer das duas funciona. Se usar o antigo, inclua o e-mail para enviarem o boleto: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1

  • Bom dia/boa tarde.

    Quanto tempo está demorando, em média, para fazer a transcrição de casamento em Ponta Delgada ??

    Claro, sem que ocorra nenhuma pendência e que todos os documentos enviados estejam OK...

    Desde já agradeço a quem souber e informar..

  • editado November 2021

    Bom dia a todos. Para pagar com cartão de crédito preciso mandar os documentos antes e eles me mandam a cobrança? Ou só posso pagar com vale postal? Obrigado

  • @Arthur Carvalho vale postal não é mais aceito em Ponta Delgada

    Você manda os documentos e depois eles te mandam o link para pagar. Estão demorando cerca de 4 meses. Compensa verificar junto ao consulado de sua região se estão fazendo mais rápido

  • Boa tarde, pessoal!

    Ja recebi meu assento, mas ainda preciso fazer a transcrição do casamento.

    Como estarei em Portugal de 05/12/21 a 26/01/22, pensei em aproveitar a oportunidade para fazer a solicitação pessoalmente. Vocês acham que vale a pena? Se sim, qual é a documentação necessária para Tondela?

    Além disso, só existem esses dois locais para fazer a transcrição de casamento (Tondela e Ponta Delgada)?

    Desde já muito obrigada!

  • @liviaxavier , vai ao Porto?

    Tente na CRC do Porto, antigamente, faziam no mesmo dia, mas só aceitavam os processos entregues pessoalmente.

    Palacete das Pestanas

    Rua de Gonçalo Cristóvão 371

    4000-270

    Tel: +351 221 156 600

  • @liviaxavier nao…. creio que todas (ou quase todas) as conservatórias realizem a transcrição. Teve um relato recente de que a Conservatória de Ermesinde concluía em pouco tempo a transcrição.

    Tondela está com os processos parados. PD está abarrotada. Procure uma conservatória menor e veja se fazem na hora…

  • Muito obrigada, pessoal.

    Passarei no Porto sim, vou tentar CRC do Porto e/ou outra conservatória menor.

    Mas considerando que irei sem uma conservatória definida, e que cada uma pode ter uma exigência específica, qual documentação vocês sugerem que eu leve para tentar a transcrição presencialmente?

    Uma outra dúvida que tenho é: será que consigo tirar meu cartão cidadão lá (também presencial) mesmo sem ainda ter feito a transcrição de casamento?

    Mais uma vez obrigada por toda ajuda! :)

  • @liviaxavier , certidão de casamento brasileira apostilada, certidão de nascimento do cônjuge não português apostilada, documentos de identidade com filiação são os documentos básicos para a transcrição de casamento; o cartão cidadão você pode fazer em qualquer Loja do Cidadão.

  • @LeticiaJ Olá! Saberia me informar se o prazo de transcrição de casamento no Consulado do Rio ainda está com bom prazo? Obrigado!

  • @Leticialele que bom que entendeu, nem tinha percebido! Eu ia esperar uma eternidade hahahaha. Ótimo, vou enviar para lá meu processo de transcrição.

    Tenho uma outra dúvida caso possa me ajudar também, agradeço muito. Onde verifico de qual freguesia e concelho minha mãe (quem eu fiz o processo de naturalização) foi registrada? Pelo Civil Online não informa e estou com receio de rejeitarem por colocar de forma errada.

  • @Matheusgcastro , se o processo dela foi de atribuição, ela nasceu no Brasil.

    Quando você informar isso, os campos do civil online vão mudar. - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

  • gtsgts
    editado September 2022

    Pessoal alguém saberia dizer os documentos necessários para a transcrição em portugal de casamento celebrado em país da comunidade europeia com o conjuge europeu (nao portugues)? A certidão de nascimento e casamento são padrão internacional da CE multilingue.

    Residindo na europa o que vocês recomendariam como sendo mais rápido, transcrever o casamento em consulado ou enviando pelo correio a uma conservatória em portugal? Nesse caso qual conservatória?

    Nao entendo porque, ouço sempre sobre a conservatoria de ponta delgada seria essa a melhor conservatória para enviar? E por qual motivo?

    Agradeço a informação!

  • Ola, estou preenchendo o requerimento para a transcricao do casamento dos meus pais e lendo o topico surgiram algumas duvidas:

    1. O requerente será meu pai, ele conseguiu a cidadania este ano por atribuição. Coloco a naturalidade dele como portugues ou brasileiro?
    2. Meus pais atualmente são divorciados. Devo colocar isso no estado civil deles?
    3. Minha mãe tambem precisa assinar ou somente meu pai?

    Obrigada a quem puder me ajudar.

  • Outra pergunta, qual a melhor conservatória em Portugal atualmente para enviar o pedido de transcrição?

  • editado December 2022

    @Stephane oi.

    1. "O requerente será meu pai, ele conseguiu a cidadania este ano por atribuição. Coloco a naturalidade dele como português ou brasileiro?" Ele é o requerente que pedirá a transcrição, então é o português.
    2. "Meus pais atualmente são divorciados. Devo colocar isso no estado civil deles?" Stephane qual o objetivo da transcrição? Se for para você fazer seu processo de cidadania portuguesa, e seu pai sendo o português, você precisará confirmar 2 pontos: 1)Seu pai foi o declarante de seu nascimento em sua certidão de nascimento? 2) Ele fez isso antes de você completar 1 ano de idade? Se sim, a transcrição para seu processo não precisará ser feita. Porém no caso dele passar a cidadania para sua mãe, aí sim a transcrição será necessária, e coloque casado, pois fará a transcrição do casamento.
    3. "Minha mãe também precisa assinar ou somente meu pai?" Não precisa, apenas seu pai o requerente, para o pedido da transcrição
    4. "Outra pergunta, qual a melhor conservatória em Portugal atualmente para enviar o pedido de transcrição?" Você pode fazer no Brasil, tem lugares mais rápidos que em Portugal. Aqui no fórum tem essas informações.

    Esse é meu entendimento, pois já fiz meu processo de cidadania e a transcrição do meu casamento.

    Espero ter ajudado!

  • Recebi por email e efetuei o pagamento da taxa.

    Quanto tempo demora depois desse ponto?

    Preciso enviar algo pra eles, comprovante? Pareceu tudo automatizado quando fiz.

    Detalhe: Eu tinha enviado os documentos para Ponta Delgada em Julho de 2022, e só agora recebi a taxa Janeiro 2023.


  • @Adelaide Obrigado pelas valorosas informações!!!


    Se puder me ajudar eu agradeço:


    1) Para a transcrição do casamento, quais documentos além do requerimento são necessários?


    2) Saberia dizer qual o valor da taxa atualmente?


    Att,

  • Preciso fazer a transcrição de casamento do meu pai, vocês sabem se ponta delgada está fazendo ainda o processo?

    mudou alguma coisa?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.