Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1102710281030103210331452

Comentários

  • @emyllene , o Arquivo Central do Porto é a Conservatória mais rápida e segura, no momento, Tem 12 Conservadores, enquanto as outras (exceto Lisboa, supercongestionada), só têm 1.

    Se foi o pai português de seu sogro o declarante do nascimento dele até que tenha completado 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento nem o óbito!

    Consulados é que costumam exigir as transcrições de casamento e averbação de óbito

    Considere que você vai economizar uns 40 euros com o envio. Terá que avaliar se compensa ficar em uma fila, aguardando vários advogados passando à sua frente, ou ter dificuldades para agendar e se estressar na sua viagem.

  • @patimartin

    A carta tem que ser em papel timbrado da empresa, e assinada com tinta. Um documento mais oficial que um e-mail.

    Peça que formalizem a oferta em papel timbrado da empresa, e mandem pra você por DHL para que possa solicitar prioridade no seu processo. Seria bom que essa oferta tivesse um prazo, mas que fosse relativamente relaxado. Se ao chegar lá o prazo já passou, perde o sentido.

    A carta de encaminhamento é simples, e não tem um modelo. Cada caso é um caso. Em 3 ou 4 linhas, você vai expor o seu caso, de forma bem direta, e formal: Com os dados de seu processo, endereçada ao Conservador. Excelentíssimo Senhor(a) Conservador(a) , Venho solicitar a Vossa Excelência minha nacionalidade em regime de urgência, conforme oferta de trabalho anexa. Pensa nos ministros do Supremo escrevendo que você vai entender o tom. O resto da história a própria carta explica. Eles estão acostumados com isso.

    Ê dessa carta de 3-4 linhas que você pede, e depende da aprovação. Seja claro e objetivo no seu pedido.

    Assine, e certifique por autenticidade. A carta da empresa, mande o original assinada a tinta, ou uma cópia certificada. Tudo tem que ser muito ágil e rápido, por causa dos prazos. DHL pra cá, e pra lá. Escreva URGENTE em letras grandes por fora do envelope, se puder.

  • LuisSeabraLuisSeabra Member
    editado September 2021

    @emyllene @Leticialele

    A título de informação, fui pessoalmente ao ACP hoje pela manhã pedir notícias do meu processo. Não precisei agendar. Cheguei lá 9:10 e não tinha ninguém. Fui muito bem atendido.

    Não poderia garantir se para distribuir novos processos há um procedimento diferente, mas me parece que não, pois depois de mim chegou uma senhora para distribuir 06 processos (de judeus sefarditas e por tempo de residência) e não parecia ter nada agendado.

    A título de curiosidade para os que não conhecem, segue abaixo uma foto do nosso querido ACP, para dar uma "cara" ao nome!


  • @emyllene

    Você já fez essa pergunta 3 vezes. Recebeu a mesma resposta em todas elas, e continua insistindo no erro. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/243017/#Comment_243017

    Quando você viaja ao exterior, deve aproveitar seu tempo, não perdê-lo na fila de uma repartição pública, chegando de madrugada. Seu processo é uma coisa. Sua viagem é outra.

    Não é mais barato, e nem é mais rápido. Você entrega na loja da DHL aqui, e 3 dias depois está lá dentro da Conservatória. Custa €40.

    Chega lá na conservatória muito antes de você por o pé no avião. Sem ter deslocamento (trem, taxi, carro), insegurança se está no lugar certo. Advogados passando na frente porque têm prioridade. Ouvir: hoje já completou o número de atendimentos, volte amanhã.

    Tem alguma outra conservatória que seria melhor nesse caso ? Não

    No caso não precisa realmente transcrever o casamento e óbito ? Óbito não, casamento depende. Leia aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253963/#Comment_253963

  • Bom dia :)

    @Leticialele muito obrigada por confirmar as informações , confesso que estava meia insegura no processo , me ajudou muito !!

    @LuisSeabra Que notícia boa :) E seu processo está tudo certo , caminhando ?

    @gandalf desculpa se repeti alguma pergunta , ou se quis realmente confirmar algo , pois já estou no processo faz um tempo , e agora que as coisas abriram mudamos os planos !! Obrigada pela informação , vou conversar com meu marido essa questão do correio !!

  • Olá

    Bom dia!

    Ajudei minha prima preencher o requerimento 1-C e ela colocou os dados do RG no requerimento, mas quando foi ao cartório, reconhecer firma da assinatura dela, fez uma cópia apostilada da CNH.

    Podemos mandar assim mesmo ou precisa apostilar o RG?

    Ou seria mais prudente preencher um novo formulário e assinar presencialmente novamente?

  • @LuisSeabra , obrigada! Confesso que fiquei um pouco decepcionada... Estava esperando um prédio antigo...

    Ótimo saber que conseguiu ser atendido sem agendamento!! Parece que as coisas estão voltando ao normal!!

    Boa sorte!

  • Bom dia caros!

    O processo do meu filho foi recebido no porto em 21.06 e no dia 29.06 ele recebeu e-mail com numeração do processo, que desde então está na bolinha 1, consultamos diariamente.

    Hoje ao consultar apareceu a seguinte mensagem:

    Passada!

  • @Regiani Scharlack , é um problema no sistema deles. Relaxe!!

    Está acontecendo com todos!!

  • ZinhoZinho Member
    editado September 2021

    Tinha postado a mesma dúvida da regiani, não tinha visto o comentário. Grato

  • Boa tarde!

    Desculpem a insistência, estamos tentando enviar os documentos hj para Portugal.

    Minha dúvida ref ao documento descrito diferente da cópia apostilada. É relevante ou só neura mesmo, já que na CNH tbm tem o número do RG.

  • editado September 2021

    @Devani Rosa Eu no seu caso corrigiria (por segurança e evitar ansiedade na dúvida), qualquer uma das opções. A mais barata parece ser preencher um novo formulário com informação da CNH e reconhecer por autenticidade, além de ser mais rápido.

    Mas se quiser enviar o RG, aproveite o formulário e apostila a cópia do mesmo.

  • @lucasbitte

    Para evitar qquer problema acho q vou preencher um novo formulário mesmo.

    Muito obrigada!

  • Gente, primeiramente obrigada a todos! Fiz o processo da minha sogra pelas informações daqui e deu tudo certo!! Já tem dois meses que entreguei a documentação do meu marido na ACP do Porto e ele não recebeu a senha ainda por email para acompanhar o processo. Devo me preocupar? Obrigada pelas informações!

  • @Priscila2222 , olhe também na caixa de spam.

    Pode mandar um e-mail para rcentrais.admin@irn.mj.pt dando nome, filiação, data de nascimento e Conservatória em que se encontra o processo.

  • Bom dia, pessoal! O processo da minha mãe andou!!! Dia 13/09 bolinha 2 verde. Hoje, dia 20/09: bolinha 4 laranja/marrom (não sei a cor certa). Estamos caminhando...

  • Bom dia @Reginasacrini

    Quando que deu entrada?

  • @Rogeriof chegou na ACP no dia 30/04 e senha recebida dia 07/05.

  • Opa, que coisa boa @Reginasacrini , está andando bem.

    O processo de meu pai chegou hoje na ACP, na parte da manhã, postei na sexta passada, dia 17/09.

    Agora é aguardar a senha.

  • @Rogeriof difícil é controlar a ansiedade...rsrsrs o processo do seu pai deve demorar uns 4 meses para andar(sair da bolinha 1). Boa sorte!

  • Hahahahaha, pois é, nem quis comentar @Reginasacrini .

    Olha o nível da ansiedade, descobri até o voo que levava a correspondência, praticamente acompanhei on-line este final de semana.

    Fiz o possível para colocar na sexta, porque hoje é feriado no meu estado, RS.

    No mínimo ganhei um dia.

  • @Rogeriof , sempre rastreio as encomendas que mando por DHL. No mínimo, para morrer de inveja dos passeios que os documentos fazem!! hahahahaha

  • Boa @Leticialele hahahaha.

    Estou numa ansiedade que não tem definição, mas tudo bem, vamos em frente.

    Agora só pela senha e rastreio.

  • @Leticialele@Reginasacrinie @Rogeriof realmente a gente fica com o nível de ansiedade bem alta. Chega a ser um vício ler o fórum, olhar a tabela, o site do GOV.PT ...rsrsrs

    Boa sorte para todos! @Reginasacrini

    @Reginasacrini@Leticialele

    @Rogeriof@Leticialele

  • @sue_morga , (  realmente a gente fica com o nível de ansiedade bem alta. Chega a ser um vício ler o fórum, olhar a tabela, o site do GOV.PT ...rsrsrs) - é exatamente isso mesmo hahaha.

    Boa sorte pra todos nós.

  • Gente, estou terminando o processo da minha mãe, que é filha de português, e me surgiu uma dúvida: posso enviar o meu processo e o da minha irmã no mesmo envelope ou eu teria que imprimir todas certidões duplicadas e enviar separado? Obrigada!

  • @Rogeriof @Leticialele @gandalf @sue_morga Gente bolinha 6 verde! Pedido aprovado aguardando o Registro!! Obrigada à todos deste fórum!!! Estou muito feliz, agora montar meu processo.

    Uma pergunta... (olha a ansiedade!) Quanto tempo para eu ter o número do registro? Um mês?

  • @aleserain pelo que o pessoal mais informado tem dito aqui, pode ser no mesmo envelope, porém cada processo deve estar completo, certidões individuais, autenticas e apostiladas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.