Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1102610271029103110321451

Comentários

  • Alô pessoal, apenas para contribuir nas informações de andamento do processo 1-C (pagamento do form online):

    02-09-2021: Envio dos documentos para ACP (DHL)

    06-09-2021: Entrega dos documentos

    10-09-2021: Recebimento da Chave de Consulta - PASSO 1 - Foi Recebido.

  • Boa tarde,


    Meu processo de cidadania via judeu sefardita teve despacho aprovado em 15/06/2021 na ACP. Estava acompanhando diariamente esperando o registro. Para minha surpresa ontem vi que meu processo foi para Conservatória de Alenquer. Indago se alguém sabe sobre a referida Conservatória quanto a prazos para confecção do registro.

    Atenciosamente


    Cláudio

  • Boa tarde,

    Qual a melhor Conservatória para enviar o processo de menores de idade?


    Grata

  • @lmourabraga

    Se quiser que alguém ponha na planilha pra você, terá que informar o núm.processo na forma 987xx/2021. O primeiro nome tbem ajuda.

  • Boa noite @Leticialele e @gandalf .

    Checklist final, pretendo encaminhar via DHL na sexta, dia 17/09 para cidadania de meu pai (91 anos de idade)

    1 Formulário 1C com o pagamento por cartão preenchido e assinado por autenticidade;

    2 Certidão de inteiro teor apostilada do meu pai;

    3 Cópia reprográfica da certidão apostilada do meu pai;

    4 Certidão de inteiro teor e cópia reprográfica, ambas apostiladas de minha avó brasileira;

    5 Certidão de meu avô português já com o casamento transcrito;

    6 RG recente de meu pai em cópia autenticada e apostilada;

    7 Impresso do e-mail recebido pelo pagamento ao IRN

    8 Prova de vida, com firma por autenticidade e apostilada.

    Abraços.

  • @Rogeriof , não precisa mandar as certidões de sua avó brasileira!

  • Dois processos de menores concluídos com sucesso:

    Planilha atualizada. (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908)

    Total de 64 dias desde o recebimento da documentação no Arquivo Central do Porto.

    Obrigado Gandalf e Leticialele

  • @Steve , parabéns aos novos portuguesinhos!! Que sejam sempre muito felizes e saudáveis!!

  • Bom dia @Leticialele

    Se eu mandar as certidões de minha avó brasileira, você acha que vai atrapalhar o processo em alguma coisa, ou é somente desnecessário mesmo?

    Pergunto, porque no início eu ia dar entrada pelo consulado de Porto Alegre, e lá me foram exigidas as referidas certidões.

  • editado September 2021

    @Rogeriof , não vai atrapalhar, mas é desnecessário.

    Os Consulados costumam pedir mais documentos que as Conservatórias.

  • Boa tarde!

    meu processo caiu em exigência 20/11/2020

    exigiram minha identidade e foi enviada e recebido, liguei lá duas vezes esperei por mais de horas quando atenderam me falaram que estava tudo correto com meu processo e que eu deveria enviar a cópia do RG eu falei que já havia enviado e dei até o nome de quem recebeu ela disse que era só eu aguardar.

    já vai fazer ano esperando por isso é nada

    alguem para me auxiliar em algo por favor

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado September 2021

    @Eli137 envie um e-mail sucinto para arquivocentral.porto@irn.mj.pt com o assunto "PROCESSO XXXX/20XX - EXIGÊNCIA" explicando que o documento exigido pela conservatória foi recebido pela pessoa tal no dia tal e pergunte se há um prazo para conclusão do processo. Eles irão pelo menos ler o e-mail. Talvez faça com que o processo ande.

  • @Eli137

    O e-mail funciona mas não é interativo.

    Geralmente quando pedem pra refazer o RG, pedem que seja certificado no consulado portugues. voce fez isso?

    Ligue novamente na Linha de Registos. Explique o caso, e peça que leiam se o documento que você enviou "satisfez a exigência", ou se houve alguma nova exigência. Só eles têm como ler as anotações do Conservador, e te informar o que está acontecendo. A vantagem da ligação é ser interativa. Você pergunta, ela responde, você pergunta outra coisa, e assim vai. Tenha pronta a lista de perguntas.

    Você já recebeu a senha de acesso para acompanhamento online? Se não tem, peça. Qual o texto e a data que aparece abaixo das bolinhas? Uma vez que tem exigência, a mensagem não muda até que o processo seja aprovado. Se houver uma segunda exigência, permanece o texto e a data antigos.

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (Recomendado. Ponha R$15 auto-refill que faz maravilhas)
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 5h às 13h, horário de Brasília. Demora 90 minutos em espera na linha pra ser atendido, e só falam com o requerente.

    Você liga, vê quanto tempo tem, vai tomar banho, vê quanto tempo tem, vai tomar café, volta pra ver quanto tempo tem. Quando tiver 5 minutos senta do lado com seu lapis e papel pra anotar, os dados de nome, data de nascimento, RG, endereço, e suas perguntas. Se o cérebro se embaralhar com o sotaque, esquece até o seu próprio nome.

  • Prezados,

    Sensacional esse fórum. Li muitas páginas passadas. E como sempre, tenho uma dúvida.

    Se a certidão de nascimento da filha de português estiver com a informação de casamento, isso de alguma forma agiliza a transcrição de casamento para fins de mudança de nome para constar o nome de casada? Ou isso não implica em nada e será necessário todo o procedimento para efetuar a transcrição após o assento de nascimento estiver pronto?

    Obrigado.

  • editado September 2021

    @Destefano

    Estar averbado na certidão brasileira é requerido pelo consulado de Santos e São Paulo. Não afeta em nada para outras coisas.

    Terá que fazer a transcrição do casamento normalmente, se for o caso, nos casos descritos aqui:  https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/253963/#Comment_253963

  • Prezados(as)

    boa noite .

    para preencher o formulário 1c para atribuição de maiores, no “documento de identificação” colocamos o número do RG, certo ?

    e a data de emissão e o órgão? Seria da identidade ou da CNH (enviarei a cnh) ?

    grato!

  • @luiz_almeida não

    você coloca o número do documento que está mandando, assim como a data e órgão emissor. Se for mandar a CNH, todos os dados tem que ser dela...

  • Será que não precisa atualizar este manual ?

  • última pergunta quando ao formulário 1c>

    "QUADRO 6:


    Assinale um X em "VALE POSTAL". A numeração você deixa em branco pois só deverá ser preenchida no momento em que for fazer o vale e postar o Sedex nos Correios."


    No caso de enviar por DHL, precisa colocar o que ?


    Grato!

  • @luiz_almeida o manual foi feito tendo como base o "documento padrão" enviado - RG.

    Vale postal só precisa preencher se você for fazer o pagamento por essa via - não tem relação com a forma do envio.

    Se for pagar pelo site etc., não precisa preencher... só imprimir, além do formulário recebido, o e-mail que o encaminhou.

  • Oi @gandalf

    referentr a sua resposta para um dos colegas aqui, estou na mesma situação.

    Recebi uma proposta de emprego por (via e-mail, onde o empregador deixou claro que preciso da cidadania para isso) mas o meu processo de cidadania ainda esta na primeira bolinha. Esse email ja vale como carta de oferta de emprego? Ou existe um modelo de carta/proposta de emprego pra que eu possa enviar pra ACP pedindo urgencia?

    Copia do e-mail certificado em cartório? Seria isso?

    obrigada

  • emylleneemyllene Member
    editado September 2021

    Ola pessoal , boa noite !!

    Primeiramente gostaria de agradecer , pois esse fórum me ajudou muito com todo o processo ...

    Estarei em Porto mês que vem por alguns dias, e decidimos que entregaremos o processo presencialmente no ACP Porto , é a melhor opção p atribuição de filho correto !?

    Gostaria de confirmar se os documentos estão ok, para não chegar lá e ter faltado algo , segue :

    • Certidao de nascimento inteiro teor
    • Cópia reprográfica da certidão de nascimento (apostilada)
    • cópia do RG autenticada (apostilada)
    • Certidao de batismo/nascimento do português
    • certidão de óbito do português
    • Formulário 1C assinado por autenticidade (apostilado)
    • procuração assinada por autenticidade (apostilada )

    Esses são os documentos que já tenho , falta algum ?

    No caso o processo é do meu sogro filho de português , meu marido será o procurador dele, precisamos tirar uma prova de vida dele? Ele tem 76 anos .

    Estamos com dúvidas em relação a transcrição do casamento , o português se casou no Brasil , com uma brasileira , ambos já estão falecidos ... Tem a necessidade de transcrever ? Pois uma assessoria que cotamos inicialmente , nos informou que não seria necessário...

    No caso do formulário , meu sogro que preenche , assina e autêntica , ou somente o procurador (meu marido) ?

    O pagamento da taxa , é feito direto na conservatória , no caso de ser presencial ?

    Obrigada!!

  • @emyllene , não creio que a melhor opção seja entregar o processo presencialmente!

    Creio que, por causa da pandemia, estão exigindo agendamento prévio, e parece que está bem difícil.

    Se seu sogro tem condições de ir ao cartório assinar uma procuração, pode assinar o formulário 1C e reconhecer a firma por autenticidade.

    Pague aqui, com cartão de crédito, mesmo que prefira entregar pessoalmente.

    O link para pagamento é https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Use o Formulário que irá receber após a confirmação do pagamento para imprimir colorido, frente e verso, preencher sem rasuras e levar ao Cartório para assinar.

    O processo de filhos é tão simples, que não há necessidade de procurador!

  • @Leticialele muito obrigada por me responder!!

    Como vamos estar em Portugual por um período , achamos que seria mais simples e barato entregar tudo presencialmente... :/ ;(

    Tem alguma outra conservatória que seria melhor nesse caso ?

    No caso não precisa realmente transcrever o casamento e óbito ?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.