Cidadania para Filhos Menores Anteriores à Naturalização por Via Sefardita

1356710

Comentários

  • @gandalf mto obrigado por sua resposta!! Em qto a enviar os trâmites no msm envelope, que acha? E conveniente mandar cada trámite em um envelope, ou pode se enviar vários trâmites no msm envelope?

  • @gkrainer , pode mandar até 5 processos por envelope de envio, desde que:

    • todos estejam completos, sem compartilhar documentos;
    • separados por um clipe ou envelope; e
    • sejam enviados para a mesma Conservatória.
  • @gkrainer

    Como o glcossalter disse, ao marcar que SIM, possui ligação efetiva, e se torna responsabilidade do Ministério Público o ônus da prova a inexistência da ligação.

    Foi o conselho também da Conservadora chefe da CRCentrais (nas entrelinhas) aos 37'. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/259374/#Comment_259374

  • Oi, boa tarde. Uma consulta, to completando os dados no impresso modelo 2 e to com algumas duvidas.

    -No quadro 1 pergunta logo do documento de identificacao "emitido". A resposta e a autoridade de emissao do documento que apresenta ou a autoridade e tb o pais? Nesse caso apresento passaporte do meu filho e no passaporte onde diz autoridade diz RENAPER (registro nacional de las personas). A resposta naquele campo seria so RENAPER; RENAPER - ARGENTINA ou so ARGENTINA?

    -No quadro 1 diz "residente em". Ai a resposta e o pais de residencia ou o endereco completo? Pq logo embaixo pede codigo postal, mais aquele campo e longe de mais...

    Msm coisa acontece no quadro 3, com os dados do pai e da mae, pergunta "residente em"


    Mto obrigado por sua ajuda!

  • Boa tarde,

    Também estou a iniciar o processo. para minhas duas filhas menores, pelo art. 2 e gostei muito da dinâmica deste fórum.

    Estou fazendo o preenchimento dos formulários agora e separando os documentos necessários, infelizmente fiquei com uma dúvida em relação a parte do Código Postal que no formulário consta 3 espaços traço mais 3 espaços e o meu Cep precisa de 8 espaços para o preenchimento. Devido a esta dúvida irei no consulado amanhã e aproveitarei para perguntar mais sobre a documentação necessária para enviar para a Conservatória Central de Lisboa.

    Espero quem sabe no futuro possa contribuir também com alguma informação para esse fórum.

  • @APLima . coloque o primeiro dígito do CEP antes do primeiro quadradinho.

    Não precisa ir ao Consulado para saber a documentação, os Consulados costumam exigir muito mais documentos que os necessários.

    Veja aqui - https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art2/

    Pode tirar as dúvidas neste tópico, que foi aberto exatamente para isso!

    Lembre que os processos têm que ser enviados para a CRCentrais - Lisboa e que têm que ir completos, sem compartilhar nenhum documento.

    Boa sorte!!

  • @glcossalter , boa sorte!! Daqui, torcendo por você!!

  • @glcossalter To preenchendo o fórmulario do art. 2°, já entendi que no campo "residente em" tem que completar o endereço completo. Vc sabe se naquele campo tb tem que incluir a cidade (alhem da rua, número e andar)?

    E bem estranho que logo do campo código postal tem espaço de mais.

    Lei noutro post do blog que para menores de 14 não tem que completar o campo "estado civil", e assim e msm para um menor tem que completar que e solteiro?

    Mto obrigado!

  • Boa tarde,

    Ufa...finalmente voltei do consulado, sobre o código postal me falaram que pode por o 1 número do seu CEP fora dos espaços bem na frente dos espaços, obrigada por responder @Leticialele , já sobre a certidão de nascimento da pessoa que detém a cidadania Portuguesa pode ser emitida pelo próprio consulado na hora - no meu estado o preço cobrado foi de 20 euros por certidão já com a autenticação do consulado, tenho 2 filhas então vou precisar pagar de 2 certidões 1 para cada. A minha transcrição da certidão de casamento fica pronta na sexta - então voltarei novamente ao consulado, o valor foi em torno de 1.000,00 reais pela transcrição.

    Na parte do quadro 3 do formulário no item 2 intervém na qualidade de : Eu tinha botado representante legal, mas falaram que basta botar mãe.

    O reconhecimento das assinaturas reconhecidas presencialmente pode ser feito também no consulado basta os pais irem juntos - no meu estado o consulado não cobra nada para autenticar, usa um selo próprio do consulado Português o que achei bem legal e acredito que vou economizar dinheiro.

    Pretendo depois de tudo pronto enviar para a CRC de Lisboa como a @Leticialele indicou, valeu.

  • Bom dia,

    Por favor alguém saberia dizer se a certidão da criança que devo enviar, basta ser de inteiro teor com o apostilamento de Haia ou precisa ter a cópia reprográfica também? Também fiquei com outra dúvida vocês fizeram o pagamento com cartão de crédito no site do IRN antes e enviaram o comprovante junto com a documentação?

    Minha filha mais velha tem 13 anos e vai fazer 14 em Dezembro, por via das dúvidas pelo que li até agora no fórum resolvi acelerar o processo dela e pretendo enviar para Portugal a documentação ainda este mês por causa da comprovação do vínculo com Portugal.

    Meu muito obrigada a todos do fórum pelas informações, me ajudaram muito e me fizeram parar de protelar o início do processo.

  • @APLima , as certidões dos requerentes, mesmo menores, têm que ser por cópia reprográfica do livro, apostiladas.

    Quanto às certidões portuguesas, não precisa pagar novamente!! Basta tirar cópia simples!! Tire cópia simples da certidão de casamento que irá receber do Consulado quando a transcrição for concluída!

    Pode mandar os processos dos dois filhos menores juntos, mas não podem ser compartilhados documentos. Cada um tem que ir completo.

    O Formulário 1C para menores é este: https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Os processos de menores são gratuitos, e levam uns 2 meses no Arquivo Central do Porto. Filhos de portugueses não precisam demonstrar vínculos com Portugal!!! Sejam menores ou maiores!! Recebem a atribuição pelo jus sanguinis!

    Boa sorte!!

  • @Leticialele

    O processo da @APLima foi de Aquisição por via Sefardita. O processo de filho menor nascido antes de receber a nacionalidade seria por art-2. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%202.pdf?ver=2019-06-06-151616-710

    No caso de art-2 tem que mandar para a CRCentrais de Lisboa.

    Não seria esse o caso?

  • Muito obrigada @Leticialele pelas informações, vou providenciar as certidões de nascimento com cópia reprográficas e só tenho a agradecer pela informação e @gandalf você está correto, meu processo também foi pela via Sefardita, desculpem pela forma que escrevi anteriormente, realmente não tinha informado isso, falha minha.

    Vou ficar torcendo para que o processos de todos no fórum transcorram sem problemas.

  • @Leticialele @gandalf

    Oi gente, to preenchendo o fórmulario do art. 2°, já entendi que no campo "residente em" tem que completar o endereço completo. Vcs sabem se naquele campo tb tem que incluir a cidade (alhem da rua, número e andar)?


    E bem estranho que logo do campo código postal tem espaço de mais.


    Lei noutro post do blog que para menores de 14 não tem que completar o campo "estado civil", e assim e msm para um menor tem que completar que e solteiro?

    A cópia certificada comprovativa da identidade do menor, qdo se envia o passaporte, tem que ser cópia de todas as páginas ou só onde tem os dados de identidade?

    Mto obrigado!

  • @gkrainer

    O campo de código postal é diferente em cada país. Os formulários mais antigos tinham em mente o padrão em PT. É bastante flexível, e permitem colocar dígitos extra á esquerda do campo quando necessário. Quando falta espaço, perguntam. Se sobra espaço, também? :-)

    Residente em: Rua, número e bairro (se for o caso). Cod.Postal: 12345-021 (o primeiro dígito pode ficar à esquerda das caixinhas). No campo em branco à direita do cod.postal, o nome da cidade.

    Não precisa preencher o estado civil para menores, mas não causa nenhum problema se puser solteiro. Se o menor tiver 14 anos ou mais, eu aconselho deixar explícito no form.

    A cópia do passaporte (válido, com filiação), tem que incluir a página de identificação e assinatura (pag.2-3). No caso de menores sempre tem a filiação. No caso de maiores a filiação pode ser incluída na pág-4 ao renovar se pedir. Nesse caso teria que incluir (pag-4-5).

    Essa cópia pode ser feita no consulado português, e eles sabem como autenticar. (dispensa apostilamento)

    Se fizer no cartório, tem que instruí-los para fazer a cópia e a autenticação na mesma face da página, e o apostilamento pode ser colado na frente ou atrás do documento, desde que não cubra partes importantes do documento.

  • Mto obrigado @gandalf ! Já com essa informação acho que tenho tudo pronto para ir no consulado em Buenos Aires e certificar a documentação!

  • editado October 2021

    @gkrainer

    Buenos Aires?

    Se o português não tiver nascido no BR ou PT, o processo por art-1C só pode ser enviado para a CRCentrais de Lisboa.

    No caso como é art-2 não teria outra opção mesmo.

  • @gandalf vou pro consulado em Buenos Aires só para certificar as copias dos documentos e as assinaturas no formulário, para logo enviar tudo por correio para a CRC de Lisboa.

  • @gandalf To tentando fazer o pagamento do emolumento para aquisicao pelo artigo 2 para minha filha com cartao de credito, na plataforma de pagamentos e tenho uma duvida (alhem que no momento nem ta funcionando bem).

    La pede primeiro nome proprio e apelido e logo "nome do requerente*". Vc sabe se nesse caso o nome proprio e apelido e do titular do cartao de credito e o nome do requerente e o nome da minha filha? Ou e o contrario?

    Liguei para a linha do IRN e nem eles sabiam como era no pagamento....

  • editado October 2021

    @gkrainer

    Requerente é o nome da pessoa que vai virar português/portuguesa. O e-mail é o que vai receber o form e o recibo de pagamento. No caso de menores, pode ser o e-mail do pai/mãe. Não erre nele, ou ficará sem comprovante.

    Os outros dados são do titular do cartão: Nome, Apelido (sobrenome), Endereço, etc. Esse titular do cartão pode ser qualquer pessoa.

    Embora tenha um campo para indicar quantos pagamentos quer fazer, deve ser feito um pagamento para cada pessoa, porque o recibo fica atrelado ao nome do Requerente, a pessoa que vai ter o nome dela no formulário.

    Mande uma cópia desse e-mail junto com o processo.

  • Mto obrigado @gandalf !! Nossa q vc e rapido respondendo!! :-)

    Sabe se e normal a plataforma nao funcionar? qdo dou click em "confirmar" logo diz "page not found", nem chego a parte onde se ingresa o numero de cartao.

  • editado October 2021

    @gkrainer

    Interrupções na plataforma de pagamento não são incomuns.

    Mas a maioria das vezes é por problema de autenticação da transação sem cartão presente. Escreva Nubank ou 3DS2 na caixa de busca e vai achar várias explicações de como contornar o problema.

    Atualmente está menos problemático, mas deve fazer o pagamento com o app do banco ativo no seu celular. 3DS2 pede uma confirmação extra ao final da transação. O sistema em PT é mais moderno que a maioria dos bancos brasileiros implementa. Funciona já com alguns bancos com Visa: BBrasil, Itaú, Santander Way, e o que tem menos rejeição, é o Nubank.

    Ligue antes para o banco, fale com o setor anti-fraude, para que liberem pra você.

    P.S. atualizei ligeiramente o post anterior. Não sei se você percebeu.

  • @gandalf Sim, percevi! Foi ainda mais claro!! ;-) Mto obrigado!

    Sera q a plataforma esta interrumpida, pois eu nem cheguei a parte de indicar o numero do meu cartao. Espero nao ter problemas, msm pq to pagando desde Argentina!

  • @gandalf Consegui fazer o pagamento sem problemas! :-)

    Lei em algum post que o impresso tem que se fazer a cores, mais nasinstrucoes nao fala nada disso. Sabe se pode se imprimir em branco e preto?

  • @gkrainer , o ideal é imprimir colorido, pois é um modo de eles separarem os processos.

  • Mto obrigado @Leticialele!

    Entre q nao e tdo tao facil assim para fazer esses processos, que meu portugues e ruim e que o portugues de portugal e bem mais dificil de comprender que o portugues do brasil... e ainda bem mais dificil!

    Mais no futuro se alguem vai precisar ajuda em espanhol, ja sabem para quem consultar! :-)

  • @gkrainer

    Si no hablas de fútbol, ​​Pelé, Maradona o Cristiano Ronaldo no tendremos ningún problema en ayudarte. Hehe

  • @gandalf jajajaja tranquilo, aca solo de ciudadania...! Siendo que soy argentino y portugues, ya tengo demasiado decidiendo sobre cual es mejor, si Messi o Cristiano Ronaldo :-) (A Pele y Maradona dejemoslos en el pasado mejor!)

  • @gandalf @Leticialele

    Vcs sabem se o pagamento do formulario tem alguma expiracao?

    Pergunto pq no caso da minha irma, ela ainda tem que fazer a transcricao do casamento (vai mandar em novembro para ponta delgada).

    Se for o caso que nao tem expiracao, ela poderia fazer o pagamento do formulario do art 2 agora e certificar as assinaturas nele no consuldo tb agora e logo enviar para o CRC de Lisboa qdo termine a transcricao.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.