Tirar cartão cidadão e passaporte em SP

13567

Comentários

  • @gandalf valeu pela sorte. To postando para quem tiver o mesmo problema que eu. Olha a resposta do IRN. Acho que agora vai, já está no consulado. Vamos ver quanto tempo demoram pra ativar e me enviar.


  • @henriqueutsch

    Eu tomaria um print desse e-mail, junto com um print de sua marcação do dia 15/jan, e iria pessoalmente ao consulado para que eles encaixem seu pedido do CC próximo da sua marcação original.

    Eles sempre têm vagas para resolver essas situações. Você tinha (e tem) marcação, então eles só têm que remanejar a vaga.

    Vá até lá e peça para verificarem o que aconteceu, porque o IRN informa que o cartão e o PIN já estava disponível no consulado.

  • @henriqueutsch posso estar enganada mas tenho a impressão que está errado o email do consulado de BH (que recebe em cópia). Está escrito "consuado". Capaz do consulado nem ter recebido essa resposta do CC.

  • @Ana_Reis

    Bem observado. Mas ainda vale tentar um contato pessoalmente com o print do e-mail. O documento já está lá.

    Talvez seja o caso de fazer um forward do e-mail para o endereço certo, pedindo instruções de como proceder, uma vez que informaram errado quando consultou, e por isso remarcou.

  • editado January 2021

    @Ana_Reis @gandalf sim, o e-mail estava errado e eu encaminhei para o e-mail correto. Vou ao consulado hoje mais tarde olhar isso. Remarquei novamente para o dia 21. Vou imprimir os e-mails e os agendamentos. Já tem 12 dias que está lá e acho que não gastam 10 minutos pra ativar o cartão e enviar pra minha residência. Continuam com a burocracia idiota de que não podem entregar o cartão mesmo eu estando lá. Tenho que esperar o sedex enviar. Enfim, a burocracia brasileira. O complicado é que tem muita informaćão conflitante mesmo, o rapaz que fica lá na portaria disse que o prazo é a partir e a atendente disse que é prazo máximo. Aposto que o consulado portugues de São Paulo é bem mais organizado. Fico inseguro pois ao mesmo tempo acho sacanagem deixar o cartão 15 dias e perto do prazo acabar que é sexta agora, e também fico com medo de estar sendo chato por uma coisa boba que é uma entrega de cartão. Me digam se acharem que estou sendo chato com o consulado ou correto de querer terminar esse processo de 3 anos logo. Depois que fizer o pedido do passaporte espero não ter que pisar mais o pé no consulado nem em cartório. Outra coisa, tem mais de 300 agendamentos livres nesse primeiro trimestre, ou seja, acho que não está muito apertado de trabalho pra eles e não custa nada mandar o cartão.

  • @gandalf fui lá agora e disseram que assim que vencer o prazo eles mandam pra residencia. Devido ao decreto do prefeito pra fechar tudo eles cancelaram os agendamentos, no entanto, não colocaram aviso algum no site. Enfim, um descaso total com os cidadãos. Só Deus sabe quando vai abrir novamente.

  • editado May 2021

    Bom dia, a quem se interessar em agendar (ou reagendar) a ida ao consulado de SP.

    Nesse exato momento (9h) há vários dias disponíveis para junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

  • Ola pessoal.

    Recebi a carta informando o registro do meu assento de nacionalidade em março. Porém a carta só chegou no final de abril.

    Consegui agendar o CC no consulado de São Paulo apenas para o começo de dezembro.

    Há algum problema em tirar o CC tanto tempo depois do registro do assento?

    Agradeço se alguém puder me ajudar com essa dúvida.


    Um abraço,


    Nathalie.

  • @Nathalie Alves Vale a pena dar uma conferida no site nas segundas de manhã bem cedo caso quiser agendar uma vaga antes de Dezembro. Consegui uma vaga para esse mês ainda e agendei na semana retrasada. Entrei no site às 5:00 da manhã e fui tentando de 15 a 15 minutos. Quando deu 7h abriram várias vagas, mas se esgotaram em menos de 20 minutos.

  • Pessoal preciso da ajuda de vcs, por favor. Primeira pergunta : sou de mg, mas fico pertinho de SP, agendei um horário no consulado de SP pra agosto , tem algum problema nisso? Ou quem é mg só pode agendar no consulado de mg? Segunda pergunta: quais os documentos necessários? Não tenho passaporte brasileiro, será que é preciso de passaporte brasileiro

  • editado May 2021

    @Fisioterapia10 O consulado de SP atende moradores dos estados de SP e MS. Os documentos estão no mesmo lugar qual agendou, mas possivelmente teria problemas para o recebimento por estar sob outra jurisdição.


    Veja aqui https://consuladoportugalsp.org.br/localizacao/

  • Nossa ,não acredito. Vou perder esse agendamento. SP fica muito mais perto do q BH

  • Pessoal, bom dia.

    Estou tentando fazer o agendamento para tirar o cartão do cidadão e passaporte para minha mãe no consulado de SP, mas no site diz que será necessário duas visitas no consulado: "Quando se trata de um pedido que envolva apenas o Cartão do Cidadão, é realizada somente uma visita ao Consulado. Caso solicite o Passaporte em simultâneo, serão realizadas duas visitas."

    Alguém poderia me explicar como funciona esse processo? Vou precisar agendar mais um outro dia também?

    Obrigado!!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @ericpt normalmente, você vai a primeira vez, solicita CC (tira fotos, dados biométricos, etc). Depois você retorna, pega o CC e solicita o passaporte. Por isso duas visitas. No entanto, alguns consulados já tem a opção de solicitar os dois ao mesmo tempo, mas não sei se é o caso de SP.

  • @gsilvestre ,

    meio confuso mesmo, não fica claro no site como é essa segunda visita e como faria esse agendamento.

    no requerimento sai constando CC e passaporte do jeito que preenchi: "Cartão do Cidadão Urgente + Passaporte Urgente"

  • Boa tarde! Segue meu relato caso ajude e também preciso de uma ajuda:


    Solicitei CC + passaporte ambos com urgência no Consulado de SP. Fui no primeiro agendamento dia 22/07, tirei foto e biometria para o CC, paguei o processo inteiro na hora no débito (CC + passaporte urgente, deu uns 1.000 e uns quebrados, não aceita crédito nem dinheiro vivo).

    Na hora mesmo ela agendou meu retorno para pegar o CC e fazer oq precisa pro passaporte: dia 04/10. Levei um susto com a data tão longe, ela argumentou que a procura estão muito grande. Que eu poderia acompanhar na minha solicitação quando meu CC chegar ao consulado e, quando isso acontecer, posso ficar entrando e tentando reagendar para uma data mais próxima.

    Pergunta: aparece na sistema do consulado, na consulta da minha solicitação, quando meu CC chegar? Pq ela disse isso na hora, mas hoje em dia eu não sinto segurança que essa informação será atualizada. Entro todo dia e nada atualiza.

    Alguém já passou por isso? Sabe me dizer como saber se meu CC chegou? Ela não me deu nenhum prazo médio, como vejo aqui nos comentários (25 dias úteis)

  • Outra info: comprei o envelope plástico do Sedex no correio e levei, mas não é mais necessário. Eles fecharam um convênio com a DHL e a própria empresa entrega o passaporte na sua casa. O CC eu vou retirar no agendamento de retorno.

  • @camilareis83 os relatos do Consulado de SP são muito peculiares rs outro dia vi um comentário no fb sobre essa questão dos valores com urgência em SP e fiquei assustado (principalmente pq os prazos parecem ser sem urgência! kk).

    normalmente, eles enviam a Carta PIN para sua residência, então quando ela chega, significa que o CC já chegou no Consulado. Mas em alguns lugares o consulado faz a solicitação da carta pin chegar também lá, então nesse caso n teria outra forma de saber...


    @ericpt talvez o relato que ela fez acima te ajude rs

  • Gente, que loucura né @gsilvestre!!! Esse consulado de SP não tem muito parâmetro rs

    Eu só queria saber quando meu CC chegar, pq hoje apareceu uma vaga de horário pra dia 20/08, mas e o medo de ir até lá, perder o horário do dia 04/10 e não ter chegado meu CC? Aí vou cair no agendamento de novembro :(

    Tenho MUITA urgência em receber cc e passaporte pois fui selecionada para um emprego mas preciso ir com a documentação portuguesa já, não posso ser admitida sem o CC. Se não tivesse pressa, esperava 04/10 sem problema.

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado August 2021

    @camilareis83 minha experiência com a Embaixada de Brasília: solicitei o CC, sem urgência, dia 24/6. A carta PIN chegou na minha residência no dia 26/7 (ou 27). Então, eu acho que menos de 30 dias é um tanto arriscado... você tentou contato com o consulado para tentar justificar que seu caso é, de fato, urgente? Digo isso pq parece que o consulado de SP orienta todo mundo a pedir com urgência, logo, não há uma diferenciação entre os casos que são mesmo urgentes e os que não são...

  • Bom, finalmente consegui falar no consulado pelo telefone (muito tempo de espera), 4a tentativa. Como eu solicitei a entrega do CC no consulado para já tirar o passaporte, a carta PIN não vem pra minha casa, vai para o consulado.

    Não aparece no sistema de solicitações do consulado quando meu CC chegar, a moça me passou a informação errada no atendimento presencial. È para considerar o prazo "padrão" de 25 dias úteis para a chegada, no caso de solicitação com urgência.

  • @camilareis83

    obrigado pelo relato!! consegui sanar minhas principais dúvidas do processo. Então quem faz o segundo agendamento é o próprio funcionário do consulado.

    obrigado.

  • Acho um bocado estranho essa diferenciação de urgência e sem urgência. Meu pai pediu sem urgência, chegando no dia incentivaram ele a tirar com urgência, pois sem urgência estava demorando 8 meses. Ai ele mudou para com urgência e o CC chegou na residência após exatos 30 dias (o mesmo tempo de alguém que pediu sem urgência em outros consulados).

  • Boa noite caros amigos

    Estou com agendamento para CC+ PP para 10/02/2022,como são 25 dias úteis para o cartão cidadão,gostaria de saber se tem com agilizar o recebimento do cartão.No dia agendando o antende do consulado já marca o retorno, gostaria de saber se tem como agendar esse retorno via agenda do consulado,gostaria de saber também se qualquer tipo de agendam serve para retirar o cartão.

  • @Juliano84 quando vc for colher os dados biométricos para o CC, o atendente marca o retorno. Que geralmente é um prazo super longo… mas você pode ficar entrando no calendário e tentar antecipar ( respeitando o prazo de 25 dias úteis do recolhemento dos dados biométricos.



    Se alguém estiver na última fase, pode me ajudar?! Já estou com o CC em mãos e na última sexta fui retira-ló e fazer o passaporte, ela me deu prazo de 14 dias úteis, dado que iniciei meu processo em Santos. No meu perfil do site do consulado, não houve nenhuma alteração, continua inclusive como convocado para dia 13.

    alguem sabe se aparece algo lá? Emitido? Número de rastreio? Essas coisas?!

  • Obrigado @HelenaGiese ,o seu retorno foi marcado para quantos dias depois?

  • O primeiro retorno deu quase 50 dias úteis, mas eu consegui adiantar para 30 dias úteis.

  • Oi pessoal, venho aqui mais uma vez pedir a orientação de vocês.


    Venho tentando agendar em SP para tirar o passaporte + CC, mas consegui data apenas para fevereiro de 2022. Entretanto, pesquisando no consulado em Belo Horizonte, existem datas para todos os meses. O problema é que lá eles exigem algum comprovante de residência para provar que é de MG.

    A solução que imaginei para isso é usar o endereço de uma tia que mora lá e fazer uma declaração de residência. Não é o correto, mas estão sobrando horários enquanto em SP não se encontra mais.

    Além disso existe alguma forma de fazer os dois documentos (passaporte + CC) em BH? Eu não encontrei algo assim, apenas separados.

  • @Jonas Tenha em mente que estaria efetuando uma falsa declaração de morada, pois no entanto iria efetuar uma inscrição consular sua para aquele consulado, e tudo que tiver de ser feito será nele.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.