Tirar cartão cidadão e passaporte em SP

12467

Comentários

  • Oi pessoal, vim trazer uma atualização sobre a minha situação e uma dica para quem está tentando agendar um horário no Consulado de SP, mas só encontra datas para 2022.

    Hoje, 06/09/2021, segunda feira, entrei às 06:50 da manhã no site do consulado para reagendar minha visita que estava marcada só para fevereiro de 2022 - hoje as datas disponíveis estão para maio/junho de 2022 - fiquei atualizando a página e por volta das 7 da manhã foram disponibilizadas datas já para a semana seguinte!

    Aparentemente isso acontece as segundas, quando o Consulado disponibiliza dias extras referentes aos agendamentos que foram cancelados. Tentem pq vale a pena!

  • Boa noite.

    hoje estive no consulado de SP tirando meu cartão cidadão. Foi muito rápido (30 minutos entre espera e atendimento). Tirei foto e registrei as digitais. O pagamento foi feito na hora por cartão de débito (única forma de pagamento aceita). O retorno foi agendado para a primeira quinzena de dezembro. O cartão cidadão já vai direto para o consulado e não para minha casa.

  • editado October 2021

    Pessoal, uma dica para quem tem pressa é pedir separado o cc do passaporte!!

    Meu caso:

    Agendei para tirar apenas o CC com urgência em 26/08/21 e escolhi receber em casa.

    Recebi em casa dia 21/09/21 por sorte, pois já tinha um outro agendamento apenas para o passaporte no fim do dia 21/09/21 mesmo. Pedi nesse dia o passaporte sem urgência.

    Recebi um e-mail que o passaporte estava no consulado para ser retirado no dia 29/09/21. Para retirada basta entrar e te entregam na portaria, não precisa de agendamento.


    Meu irmão pediu o CC e o passaporte junto e quando foi tirar o CC no dia 05/08/21 já agendaram a segunda visita para 20/10/21 para colher os dados biométricos e foto para o passaporte. Ou seja, ele tirou o CC 20 dias antes de mim e apenas no final de outubro que o dele vai ficar pronto.

    Quando é pedido os dois junto fica a mercê da agenda do consulado e informaram ele que não é aconselhado reagendar pelo site.

    Ao pedir avulso é possível ficar entrando no site para ver a disponibilidade de novas datas. Eu consegui todos agendamentos acessando o site nas segundas de manhã, que são liberados horários para os próximos 15 dias!

    Boa sorte para todos!!!!

  • Boa tarde, já realizei a primeira visita ao consulado para emissão do CC e passaporte. Tirei foto e registrei as digitais.

    Minha segunda visita será em dezembro. Nesse caso, eu gostaria de saber se eu posso passar uma procuração para minha cunhada ir no meu lugar?


    obrigada!

  • @joannebarreto se não for diferente de Brasília, precisar tirar de novo foto e digital para o passaporte. A primeira visita tira somente para o CC. Então, não poderia alguém ir no seu lugar.

  • @gsilvestre , no Rio também é assim. Primeira visita para pedir o cartão cidadão, tirando foto e digitais. Segunda visita para pegar o cartão cidadão e tirar foto para o passaporte. O passaporte chega em casa, pela DHL.

  • Obrigada @gsilvestre e @Leticialele

    Meu consulado é o de SP e deve ser igual ao de BSB e RJ.

    Facilitaria a vida de todo mundo se a foto e a digital do CC servissem para o Passaporte, mas…

    Um Abraço!

  • Olá pessoal! Solicitei o CC e o passaporte juntos, em uma presença consular no interior de SP. O Consul me informou que o CC vem por correio e o Passaporte por DHL, só estou preocupado com a data de entrega, se alguém já recebeu por esses meios, qual prazo médio q demorou ? ( Minha preocupação é de não ter ngm em casa na data da entrega).

  • @ADRIELAFFONSO também tenho essa dúvida. Estive no consulado de SP no último dia 03/11, deram um protocolo e disseram que era pra aguardar que entrariam em contato quando o CC chegasse, porem nao deram previsao alguma. Nao sei se somente depois disso que eu terei que agendar o passaporte. Ficou meio confuso. Voce ja retornou ao consulado?

  • @LIDIA1973 fiz o pedido em uma presença consular que teve em minha cidade, (do consulado geral de São Paulo) foi feito o pedido dos dois em simultâneo, passaporte e cartão cidadão. Não precisei voltar ao consulado, recebi os docs em casa, o passaporte vem de pt direto para o meu endereço por dhl, e o CC vai para o consulado, lá eles ativa o cartão, pelo q entendi, e em seguida me enviam por correio. Demorou entre 5 e 6 semanas para ambos chegarem.

  • @ADRIELAFFONSO Também fiz o pedido dos dois (CC e Passaporte com urgência, mas lá mesmo no consulado de SP) e eles disseram que teria que ser agendado outro dia pra ir até lá pra tirar a foto do passaporte (no dia que fui, tirei pra o CC) e isso só aconteceria após a chegada do CC . As pessoas que foram lá ha algum tempo atrás ja saíam com uma data no protocolo pra retornar e desta vez so entregaram o protocolo e disseram pra aguardar o contato deles, porem nao deram nenhuma previsao de data.

  • Igor BenjaminIgor Benjamin Member
    editado November 2021

    Bom dia,

    Estou tentando agendar um horário para solicitar cartão cidadão + passaporte URGENTE pelo site do consulado mas está impossível. Não existe data nem para a próxima década!

    Como faço para agendar um horário e utilizar o serviço? Eu tento ligar no telefone e ninguém atende, após 10 minutos de espera na linha a ligação cai! Já mandei vários e-mails tb e até agora não me responderam.

    Estou desesperado, depender deles é muito ruim...

  • @Igor Benjamin

    Olhe o comentário de Jonas (umas 10 respostas atrás) com dicas para agendar.

    Se por acaso a necessidade urgente é para ir a Portugal (e não outro país da UE), considere a possibilidade de viajar apenas com o passaporte brasileiro mais o assento de nascimento português. E tirar mais facilmente o CC e o passaporte já em Portugal do que essa demora eterna do consulado em São Paulo.

  • Eles abriram vaga ontem (quarta feira ) as 07:15 mais pisquei e já acabou kkkk.

    Hoje( Quinta feira) abriu as 14:20 e consegui agendar para o dia 06/12 para consulado de SP .

    O meu e CC e Passaporte.

    Estava 2 semanas tentando entrando toda hora .

  • Olá, pessoal. Uma dúvida:

    Meu marido recebeu uma oferta de emprego na Alemanha e questionaram se ele precisaria de visto ou se tinha passaporte europeu. O processo de atribuição dele foi aprovado, dia 06/12 mas aguarda a criação de um registro. Pensamos em agendar o CC em São Paulo em janeiro com urgência e depois o passaporte, mas estamos achando arriscado, certo?

    A nossa ideia era ir só com a passagem de ida, e lá aplicar para mim como esposa de cidadão europeu, mas estou achando que pela demora que li aqui não seja possível e é melhor pedir o visto de trabalho alemão, né?

    Obrigada

  • @Mariana Brandão o processo dele é de filho ou neto? Se é de filho, onde foi concluído?

    Talvez seja mais simples ir para PT antes da Alemanha para ele fazer o CC e o PEP…

  • editado December 2021

    @Mariana Brandão

    Eu seu post, você diz que o esposo teve a aprovação pelo ACP em 03/12/21, art-!C. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/269260#Comment_269260

    Tipicamente no ACP eles completam os processos em 3 semanas. Isso seria na véspera de natal. As chances de seu marido completar ainda esse ano são enormes. Provavelmente 2 dias antes do natal.

    Não vi o processo de seu esposo na planilha pra ter uma melhor ideia do conjunto. Se estiver ali me avise.

    Responda que ele tem o passaporte e documentos portugueses, mas como está saindo do BR precisa fazer uma parada de 3 dias em PT para atualizar alguns documentos. Ele não precisará de visto de trabalho, porque tem documentos da UE, mas precisará de apoio com questões migratórias e fiscais como cidadão da UE vivendo na Alemanha.

    Para você saber, vistos de trabalho têm alto custo para a empresa. Não apenas financeiro, mas há quotas, é demorado, e poucas empresas se qualificam. Perdem incentivos do governo, etc. Não precisar de visto facilita em muito a aceitação.

    Quanto ao CC e PEP, no consulado demora cerca de 3-4 meses pra conseguir passar todas as etapas, ir pessoalmente ao consulado 2X. Não creio que seja o melhor caminho no caso para vocês.


    Vá primeiro para PT, e faça lá a transcrição do casamento em 1 dia, depois o CC e PEP em 2 dias. Depois, já com o CC e PEP na mão, vai para a Alemanha como quiser: carro, trem, avião.

    Ao entrar por PT, basta o assento para entrar já como cidadão, e não como turista. Aí faz os documentos em 2-3 dias, e segue pra Alemanha.

    Aceite a oferta de emprego (se quiser). Quando eles conseguirem marcar a passagem, o processo já estará concluído. Basta acertar a data de início para 10/Janeiro e terá tempo suficiente de já ir com os documentos prontos (BR-PT, PT-DE). Você está mudando de país pra assumir a posição. Serão flexíveis. Discuta que despesas são cobertas pelo empregador. Passagens do empregado, da família, apoio para buscar moradia, hotel, mudança, escola, seguro saúde, política de férias. Pergunte qual é política de relocation suport da empresa. Ponha as cartas na mesa ANTES.

    Nada vai acontecer de agora até 10/janeiro. É final de ano e muitos feriados. Eu não mencionaria nenhuma questão de documentos com o empregador, pra não estressar. Ele já vai chegar lá com eles. A única coisa que pode acontecer é eles reterem o salário dele até que sejam apresentados, porque tem que acertar a questão de NIF, representante fiscal, plano de saúde, e aprender como funciona na Alemanha para cidadãos de outros países da UE.

    Se for o caso, ele pode ir na Alemanha para entrevistas, e acertar os detalhes do trabalho, e depois ir em PT para fazer os documentos num bate-e-volta já com os documentos na mão. Mas não aconselho, porque ele entraria como turista, e teria que sair da UE como passaporte brasileiro, para entrar novamente como cidadão da UE. Só se ele planeja um bate-e-volta inicial ao BR, antes de levar a família.

    Como é inverno, aconselho que ele vá sozinho, faça os documentos, consiga moradia, compre roupas próprias para enfrentar o frio. Vai ser difícil achar lojas que tenham roupa de inverno nessa época, tanto no BR que é verão, como na Europa, que já entrou no inverno, e quem tinha que comprar já comprou em Setembro. Ter a família junto nessa hora será um stress. Sozinho ele até se vira.

    Planeje a ida do restante da família para o final de maio ou junho. Vêm férias escolares, e o novo ano letivo que começa em Agosto.

    Requer um bom planejamento. Ter os documentos é só um detalhe, e esse já é certo que terá até lá.

  • @gsilvestre foi de filho, está na ACP.

    @gandalf Foi dia 03/12 mesmo, eu que errei aqui. O processo dele está na linha 163 da planilha. Bruno P. J

    Te agradeço d+ por todas as informações. Vou dar mais detalhes aqui sobe nosso caso:

    Eles combinaram a data de início em 15/03/2022. Também estão dando ajuda de custo para realocação e informações úteis sobre como proceder nessa chegada e documentação. Pelo que entendi, eles estão aptos a solicitar visto pra ele caso precise, mas com certeza seria mais fácil com passaporte, não teria custo algum pra eles e facilitaria.

    Somos eu e ele somente, não temos filhos e a ideia era ir apenas com a passagem de ida, temos amigos que foram assim para Alemanha, mas um deles tinha visto de trabalho e a esposa entrou tranquilamente. O visto para esposa solicita na Alemanha assim que chega lá.

    Minhas dúvidas são:

    1 - Com essa data de 15/03/2022, queremos chegar dia 07/03 na Alemanha. Vamos alugar um apartamento de Airbnb inicialmente. Pretendo realizar a transcrição de casamento aqui, pois acredito que dê tempo por Santos, e talvez dê o CC. Passaporte já não deve dar. Aí iríamos mesmo para Lisboa e faríamos por lá. Vamos precisar ir pela TAP se ele tiver apenas o assento, certo?

    2 - Vão me deixar entrar com o documento da transcrição? A ideia era ir apenas com a passagem de ida.

    Muito obrigada

  • editado December 2021

    @Mariana Brandão

    Tem algumas arestas a aparar. Vou lhe enviar mais tarde por MP, mas você pode começar a tentar agendar no consulado. Provavelmente não vai conseguir.

    Tenho que sair agora, e seu caso tem tempo. Apenas tente o agendamento para o CC já. Se desistir, depois voce cancela. Se voce mora em MG, espere abrir o agendamento em BH. Deve abrie na próxima semana. Veja a tarja verde, que vai mudar essa data. Seja a primeira da fila na data que abrir. https://consuladoportugalbh.org.br/

  • Boa Noite!

    Pessoal, o passaporte e CC do meu avó vencem este ano em maio! Ele estava querendo planejar uma viagem para os EUA no fim do ano.

    Pergunta: Existe renovação no consulado de SP? Ou ele tem que fazer o mesmo processo de uma pessoa que está tirando CC+Passaporte pela primeira vez?

    Obrigado!

  • @Leticialele

    Fiz o requerimento mas não estou achando data para agendar. Alguém sabe se tem um horário específico para achar vagas no consulado de SP?

  • @JulianaRodrigues , parece que tem que ficar consultando diariamente!

  • Alguém aqui conseguiu ou está conseguindo falar com o consulado de SP , por telefone, email, fumaça ou algo do gênero ?

    Não recebi a cédula para votação e só mandam ligar lá, mas, fazem dias que tem uma msg dizendo que está com problemas e fim.

    Grato

  • Pessoal, depois da visita agendada ao Consulado de SP para tirar foto para o Cartão do Cidadão, sabem dizer mais ou menos quanto tempo tem levado para o cartão chegar no consulado, nas modalidades com urgência e sem urgência?

  • @PedroGaspar tenho a mesma dúvida.

    Alguém que tirou na modalidade normal, qual foi o prazo para entregar?

  • Oi, @gandalf ! Tudo bem?

    Você mencionou a possibilidade de fazer a transcrição de casamento em Portugal em apenas um dia. Onde consigo fazê-la? Quais os documentos?

  • @AndreAAlmeida

    Pode ser em qualquer balcão de nacionalidade.

    Mas vá no Campus da Justiça, onde já faria a transcrição, e a biometria para pedir o CC, buscando no mesmo dia, e já faz o passaporte.

    Tudo numa ida só. Se planeje com o que precisa.

    Assento do português, certidão do cônjuge em inteiro teor apostilada, certidão de casamento em inteiro teor apostilada, e seu passaporte ou RG válido e com filiação com uma cópia xerox para apresentar os dois ao oficial. E o requerimento, que vai levar preenchido e assinar diante do oficial. Pode usar essa minuta: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1

    Para o CC somente o assento e seu passaporte com filiação. Obviamente tem que ir pessoalmente para fazer a biometria e assinar.

  • @gandalf Estamos pensando em ir mesmo para Lisboa tirar CC e Passaporte do meu marido. Até lá já teremos a transcrição do casamento em mãos.

    Minha dúvida é: Conseguimos eu sem cidadania, e ele como cidadão português com assento em mãos entrar somente com passagem de ida?

    Já li algo sobre o assunto, mencionando que apenas viajando com a TAP. É isso mesmo?

    Obrigada

  • @Mariana Brandão , você vai sair do Brasil usando o passaporte brasileiro. Apenas para justificar a passagem só de ida, SE questionada, mostre sua certidão de nascimento portuguesa com o casamento transcrito. Fala-se na TAP porque eles conhecem as certidões portuguesas, que são informatizadas e muito simples. Não terá problemas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.