Tirar cartão cidadão e passaporte em SP

24567

Comentários

  • @joaohgoliveira

    Tentei olhar todos os dias pela manhã.

    Consegui marcar +/- 8h da manhã.

  • @thomaztropiano td joia?

    desculpe a demora rs te respondi por msg mas respondendo por aki tb, a primeira data q meu irmao foi la no consulado de sp foi dia 29/10.

    ele voltara essa semana agora pra terminar o processo.

    vi q vc conseguiu agendar neh? Nao eh facil mas da certo rs as dicas aki sao MUITO valiosas!

  • Fui ao consulado hoje apenas para tirar uma dúvida e não tem nenhum funcionário lá. Fui até o aeroporto de Guarulhos e na TAP questionei se posso embarcar apenas com a certidão de nascimento portuguesa, responderam que sim, acredito que o consulado só ano que vem...

  • @duquebr provavelmente algum caso de covid entre os funcionários, será?

  • @thomaztropiano pode ser viu, mas ainda vem que é possível viajar apenas com a certidão de nascimento.

  • editado December 2020

    @duquebr , hoje foi feriado em Portugal! Dia da Restauração da Independência! Por isso os Consulados não funcionaram!

    8 de dezembro também é feriado nacional - Imaculada Conceição!

  • @Leticialele Obrigado pela informação.


    @duquebr Consegui ligar ontem às 16:30. (11) 3084-1800

  • Pessoal,

    Entrei agora no site pra agendar e tem VARIAS datas com VARIOS horários. Ontem não tinha nenhum, mas aparentemente eles liberaram os agendamentos agora.

    Consegui agendar o meu para o dia 16.

    Abraços a todos

  • editado December 2020

    @gandalf agendei no consulado dia 28 para fazer o passaporte, no entanto, ainda não chegou o cartão cidadão nem a carta PIN. Me deram o prazo de 70 dias e dia 28 completarão 56 dias. Se contarmos feriado do dia 31 e 1 terão 5 dias úteis pra entregar o cartão e eu terei perdido o agendamento. Acha que dou uma passadinha semana que vem no consulado para cobrar? Ja tem mais de um mês e meio que fiz o pedido e apesar de estar no prazo falta pouco tempo pra terminar esse prazo de 70 dias que me deram. Espero ou dou uma cobrada?

  • @gandalf responderam meu email do IRN. Ver se chega em 15 dias. Ta próximo.

    Cartao de Cidadao

    09:32 (há 30 minutos)

    para mim

    Exmº Sr

    Bom dia

    O cartao esta em processo de emissão, pelo que, deverá ainda demorar mais alguns dias ate chegar ao Consulado. 

    Com os melhores cumprimentos

    Carlos Silva

  • 3 dias antes do prazo marcado confirme novamente. No mesmo e-mail já peça que caso não tenha chegado, que cancelem a marcação atual e remarquem para outra data próxima, porque tem urgência do documento e planos para viajar a PT em xx/xx/2021.

  • @gandalf enviei o e-mail ao IRN e pediram para entrar em contato com o Consulado de BH. Infelizmente o atendimento do consulado é péssimo. Tanto telefone que não existe como e-mail que nunca respondem. Vou dia 28 (já agendado) apenas cobrar agilidade pois faltarão 5 dias úteis para o envio do cartão cidadão. dia 29 abre nova agenda o que confirma que o último dia é dia 28. Lembrando que dia 24 e 25 e 31 e 1 são feriado e também não sei quando o consulado volta no ano que vem. Quase que eu consigo resolver isso esse ano. Posso dar sorte de estar lá dia 28 e o cartão já estar lá ou não. Provavelmente a atendente me dirá que ainda estão no prazo.

  • @gandalf o consulado alterou a pagina que explica como é a nova entrega do cartão cidadão e acrescentou o atraso. Cancelei a data de hoje e amanhã marco um novo agendamento.


  • Estava comparando alguns passaportes aqui e percebi uma coisa. O passaporte Portugues compensa muito mais que o Brasileiro. O Brasileiro só compensa para viajar para Tailandia ou America do Sul. No caso de nós nem a América do Sul pq conseguimos viajar com a identidade e no caso a unica diferenca no caso da Tailandia é que lá o passaporte Brasileiro é válido por 90 dias. No caso de embarcar no Brasil com dupla cidadania conseguimos com qualquer documento válido. Só se for ficar mais que 1 mês na Tailandia que talvez compense. E o passaporte Português é mais caro e válido por apenas 5 anos.

  • Então mudaram a metodologia, e agora BH funciona como SP. É bem recente isso.

    Até meus sobrinhos que tiraram em 2019 receberam a carta-PIN em casa pelo correio. Eu recebi pelo correio, direto da Embaixada.

    Você está olhando porque decidiu viajar pelo mundo todo? :-)

  • To querendo viajar assim que acabar a pandemia. Meu primo mora nos EUA. Melhor manter o passaporte portugues atualizado do que o Brasileiro. A não ser que vá ficar na Tailandia muito tempo tipo quase morar lá. Faltam 20 dias pra terminar o prazo de chegada do meu cartão cidadão e acabar com essa novela de 3 anos.

  • @henriqueutsch

    Tem que manter os dois. O passaporte brasileiro você precisa dele pra entrar no Brasil. (pode ser usado seu RG, mas se ele estiver velho terá dificuldades, e se estiver morando fora do BR, não tem como renovar o RG. Somente o passaporte, se não deixar expirar).

  • Ola, duas duvidas neste topico...

    1. passaporte PT de criancas tem validade menor conforme a idade do menor, igual acontece com o brasileiro?
    2. posso manter atualizado somente o portugues e sempre sair e entrar do brasil com o RG (moro aqui e esta atualizado recente)? Ou sou obrigado mesmo a gastar com o passaporte brasileiro?

    obrigado!

  • editado January 2021

    @renatoss

    Você não é obrigado a ter nenhum passaporte.

    No entanto, abrir mão do direito ao passaporte, para economizar €120 a cada 10 anos, não me parece muito inteligente (€1 por mês, não paga um cafezinho). Todo esse esforço que está fazendo para conseguir o passaporte de Portugal, e vai deixar o que já tem? Tsc, tsc.

    O pedido para renovar um passaporte é diferente de você emitir um passaporte novo. Pra renovar, você só apresenta o passaporte antigo, paga a taxa e renova por 10 anos. Se deixar expirar, tem que apresentar todos os documentos novamente, incluindo um RG válido, certidão de casamento, refazer biometria, e a validade do passaporte passa para 5 anos.

    Não é inteligente você abandonar seu direito ao passaporte brasileiro, somente pelo custo de renovar. Sua economia vai lhe sair mais caro. E pode ser que em uma situação de excessão (epidemia, guerra, ruptura de acordos diplomáticos, etc), não consiga fazer o documento por algum tempo, e fique limitado para sair de alguma situação crítica.

  • Boa tarde, pessoal, eu fiz o requerimento do CC + Passaporte com urgência pelo Consulado, mas não aparece nenhuma data para agendamento, como está funcionando?

  • tania870tania870 Member
    editado January 2021

    Olá pessoal, minha tia quer fazer o cartão cidadão como solteira no consulado de SP (ela é casada e mudou de nome até, mas não pode fazer a transcrição agora). Li em outras postagens no fórum que pode fazer isso, mas ela deve colocar "solteira" no formulário e preencher com nome de solteira? Pior que o RG que ela vai levar está com nome de casada também, tem problema?

  • @tania870 no requerimento ela tem q colocar o estado civil atual.Para Portugal ,ela só será considerada casada se fizer a transcriçao de casamento.

  • @gandalf parece que o cartão cidadão vai atrasar, faltam 10 dias pra vencer o meu prazo. Vou ver se amanhã dou uma passada no consulado pra ver isso.

    https://radiocomercial.iol.pt/noticias/101465/governo-nega-atraso-na-entrega-de-novos-cartoes-de-cidadao-mas-federacao-fala-em-entupimento-do-servico

  • @henriqueutsch , a notícia é de julho de 2020 e fala especificamente em determinados Balcões de Nacionalidade.

    O cartão da minha filha, solicitado em novembro de 2020, no Consulado do Rio, levou 20 dias para chegar (pagou urgência)

  • @henriqueutsch

    Exato como a Leticialele disse. O seu cartão vem da Embaixada para o consulado. É outro trajeto.

  • Pessoal, eu vim para Portugal no dia 26/12/2020, desembarquei no dia 27 apenas com o assento de nascimento português e o passaporte brasileiro com o teste negativo para covid, somente. Desembarquei de boa, e agendei meu cartão de cidadão para o dia 31/12 (nunca iria imaginar que em plena véspera de ano novo estavam a funcionar ora pois), retirei ontem dia 04 no campos da justiça de Lisboa.

  • @Vlad Pen Entendi, muito obrigada! Então no formulário do consulado o nome dela colocamos o de casada mesmo (atual, conforme RG), mas quando eles emitirem o cartão cidadão vai sair o de solteira, correto?

  • editado January 2021

    @tania870 no cartão cidadão não consta o estado civil, vai aparecer o nome que consta no registro português e apenas no chip embutido no cartão é q estão armazenadas as informaçoes completas

  • editado January 2021

    @gandalf infelizmente o consulado de Belo Horizonte é uma confusão só. Fui lá agora pela manhã e não puderam me informar sobre o status, enviei e-mail para o IRN e eles dizem que enviaram a carta pin dia 11/11/2020. Tem mais de um mês que enviei e-mail ao IRN e eles disseram que em alguns dias enviariam o cartão e nada até hoje. O consulado disse somente que o prazo de 70 dias deles é "a partir de" e que eu tinha até um ano para ativar o cartão. Com tanta informaćão divergente eu reagendei no consulado para dia 26 de fevereiro. Vamos ver quando termina essa novela.

  • @henriqueutsch

    Que pena que não conseguiu dessa vez. Lhe desejo boa sorte e que na próxima rodada dê tudo certo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.