Tirar cartão cidadão e passaporte em SP

12346

Comentários

  • editado March 2022

    @verifel O processo para solicitar o Cartao Cidadao ou Passaporte é rapido no consulado de SP, horário é agendado, logo que vc chega já é chamado para tirar foto e colher biometria, sala de espera pequena com poucas pessoas, última vez que fui levou uns 20 minutos no total.

  • @verifel e @todos

    Vou compartilhar algumas informações que não tive quando fui e não tem muita informação.

    O consulado tem estacionamento, que tem vagas limitadas e só deixa entrar próximo ao horário do antendimento o valor é R$ 20,00.

    Na rua não tem onde parar.

    Você entra de carro vai à direita até o fundo e estaciona perto de umas árvores.

    O local onde é atendido fica bem em frente a portaria, entra por uma porta tem umas cadeiras e não tem ninguém atendendo (tipo uma recepção), lá vc entra e senta que vão chamar no horário agendado.

    Chamando, vai para uma sala (que fica neste hall que vc esta esperando) senta em uma cadeira, fornece as informações que for solicitado tira foto, colhe digital, paga a opção que vc escolher, urgente ou não (somente débito), de lá mesmo já sai com a data marcada para pegar o cartão cidadão e fazer o procedimento para o passaporte, se este for o caso.

    Eu fui em fevereiro, pedi com urgência e volto agora em maio para pegar o cartão cidadão e procedimentos do passaporte.

    Ao sair tire umas fotos nas bandeiras e pronto! :)

    Foi tudo bem rápido e tranquilo de fazer. O problema mesmo é para agendar este atendimento.

  • @Rodrigo Arraiol, muito obrigada por seu depoimento, realmente foi muito completo. Acho importante compartilhar essas informações, já que o site não informa muita coisa a este respeito.

  • editado March 2022

    @verifel , Eu fui de acompanhante em SP - foi somente CC. Horário agendado: 09:00h, chegamos 08:20h, ficamos numa sala de espera, chamaram logo em seguida (10 - 15 minutos), demoraram no atendimento cerca de 15 minutos, antes das 09:00 o procedimento terminou. Muito rápido. Deve levar os documentos solicitados e o requerimento, pois eles ficam com o mesmo. depois tiram foto e recolhem a biometria do dedo.

  • @Carlos Klomann Neto, muito obrigada pelas informações. Fico aliviada que o procedimento seja rápido.

  • Oi @gandalf e @Leticialele , tudo certo por ai?

    Minha irmã tirou a cidadania também (eu fiz meus documentos em PT e ela esta no BR).

    Fui verificar como ela faria para tirar o CC e passaporte (no BR), mas no site do consulado só achei essas três opções:

    1. Se está com o seu estado civil atualizado e pretende solicitar/renovar o cartão de cidadão, clique aqui.
    2. Se alterou o seu estado civil em relação ao seu cartão (ou bilhete de identidade) anterior, clique aqui.
    3. Caso tenha mudado de endereço, já possua o cartão de cidadão, e queira alterar sua morada, clique aqui

    Então, entendo que pra poder tirar o Cartão cidadão ela vai ter que obrigatoriamente fazer a transcrição do casamento dela primeiro?

    Tem como tirar o CC e passaporte sem transcrever o casamento?

    Obrigada desde já!

  • @patimartin

    Os consulados são mais estritos e não permitem que se faça o CC sem fazer a transcrição de casamento.

    Se fizer o CC em PT, eles não pedem nada. Sò fazem e pronto. Para fazer no BR exige engenho e arte.

    O consulado de São Paulo não permite fazer sem a transcrição.

    O consulado do Rio faz sem a transcrição, embora haja essa advertência no site. Mas se você disser que deseja fazer o CC sem transcrever o casamento, eles fazem.

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/cartao-de-cidadao#quem-pode-requerer

    No entanto, em algum momento ela acabará tendo que fazer a transcrição, e na próxima vez que for renovar o CC já virá com o nome de casada, mesmo que o casamento não exista mais. Não é apenas o nome, mas também o estado civil também é afetado. E para consertar isso, tem que fazer um novo CC após a transcrição.

    Mande ela fazer no Rio, ou em PT. Onde for mais conveniente para ela.

  • Entendi @gandalf, exatamente assim, em PT não me pediram nada.

    Obrigada por esclarecer.

    Muito obrigada!!!!

  • editado April 2022

    É possível solicitar a transcrição do casamento por santos , mas agendar a biometria e retirada do CC em SP?

    Pois pelo que entendi nos comentários a transcrição do casamento e mais rápida por santos.

    Pergunto isso, pois dependemos da transição do casamento sa minha vó para poder dar entrada do pedido de cidadania da minha mãe.

    Se tudo tiver que ser realizado no local da solicitação da transcrição tem prazo para agendar a biometria? Pois aí posso levar mimha vó em Santos quando estiver de férias ano que vem. Pois a urgência no momento é a transcrição e não o cartão CC.

  • editado April 2022

    @Danipukaro

    Exatamente. Desvincule a transcrição do casamento, do restante como CC e PEP.

    Primeiro a transcrição em Santos. Já libera para fazer a nacionalidade das próximas gerações.

    Depois, quando quiser, agende em Sao Paulo só pra fazer o CC e PEP. Para a sua avó creio que nem precisaria.

    Tendo o assento e a transcrição feita, já consegue entrar em PT como cidadão só com o papel impresso, e quem sabe um dia a pessoa vai passear em PT, e faz os documentos durante a viagem em 2 dias? Mesmo porque se não for pra viajar lá, nem precisa do CC e PEP.

  • olá @gandalf muito obrigada pelo esclarecimento

  • @Danipukaro , para a nacionalidade de sua mãe precisa apenas da transcrição do casamento de sua avó. Não precisa de CC nem de passaporte.

    O mesmo valerá para sua mãe, depois que o processo dela for aprovado e você for pedir o seu.

    Só precisa de documentos portugueses quem for residir em Portugal ou quiser viajar com as vantagens de um passaporte europeu.

  • Pessoal, boa noite!

    Estou com 2 processos de transcrição abertos no consulado de São Paulo. O primeiro é de casamento + óbito do meu primeiro marido, e o segundo é a transcrição do meu segundo casamento. Solicitei o cartão cidadão e o passaporte (cada um em um). A documentação chegou lá em 01/09/21 e hoje, dia 06/04/22 que liberou para agendamento dos dois processos. Alguém já passou por situação assim? Será que vou precisar ir realmente em 2 agendamentos, ou conseguirei resolver em apenas um? E alguém sabe para quando está tendo data no agendamento? Com muito custo, consegui entrar no site mas só aparece data em cinza.. olhei até jan.22, mas só aparecem dias em cinza, e quando seleciono aparece data indisponível!

    Obrigada!

  • @de_ares a minha experiência no consulado do Rio de Janeiro foi com duas idas. Uma para cartão cidadão, onde você tira foto, digitais e assinatura. No mesmo atendimento já marcaram o retorno. No dia do passaporte também tirei foto, digitais e assinatura. Deve ser sempre assim em todos consulados, com duas visitas. E o mais incrível é que fui ontem fazer o passaporte e hoje já recebi uma mensagem do DHL dizendo que chega dia 14/04/2022.

    Boa sorte!

  • Sabem se é possível tirar segunda via de CC em Portugal, tendo já feito pedido no Consulado em São Paulo? Pois meu filho recebeu a carta do PIN em 15 de fevereiro, mas o cartão não chegou. Agora foi chamado para uma vaga e precisa do CC ainda este mês. Será que chegando lá pode pedir uma segunda via mesmo sem ter recebido a primeira? Obrigada!

  • obrigada @sue_morga! É isso mesmo! No dia seguinte me ligaram do consulado confirmando as duas idas! Preciso primeiro agendar o cartão cidadão e depois o passaporte! Pior que o site do consulado de São Paulo está migrando e está com problema! Espero conseguir agendar logo! Mas é bom saber que a emissão do seu foi rápido!

  • Pessoal alguém poderia me dar umas instruções a respeito da solicitação do CC e do passaporte?

    Sei que deve ser agendado no site do consulado e tem o período para isso. No ato de agendamento já tenho que mandar algum documento on-line, pagamento de taxa algo do tipo?

    E quando for ao consulado, o que devo levar de documentos?

    Outra dúvida, o número NIF só consigo tirar tendo alguém em Portugal para ser meu responsável ou como nosso caso é cidadania já teremos um número NIF a partir do momento que tiramos o CC?

    Se alguém puder me esclarecer, obrigado.

  • @mateusBH eu fiz no consulado do RJ.

    Primeiro você tem que agendar cartão cidadão. No RJ quando você faz o cc, eles já agendam o retorno para o passaporte. A única coisa que me pediram foi um papel de solicitação do cc que quando você agenda vem por email para imprimir e preencher. Vi que esse formulário também tem lá para preencher. Levei o comprovante do agendamento. Levei também o assento e comprovante de residência mas nem pediram. Coletaram minhas digitais, tiraram foto e assinatura digital. Depois me deram o dia de retorno para fazer o passaporte e paguei o cc. No dia que retornei para o passaporte tive que preencher um formulário lá mesmo (deve ter no site do consulado). Me entregaram o cc e novamente coletaram digitais e assinatura digital e foto. Paguei lá mesmo e enviaram via DHL em uma semana. Casualmente vai chegar hoje e estou bem feliz!!

    Na carteira do cc não vem o número NIF. É como você falou, tem que ter um representante lá, pelo que leio no fórum.

    Espero que meu relato tenha ajudado um pouco. Boa sorte!

  • @sue_morga Muito obrigado. Respondeu tudo que queria. Abraço.

  • Boa noite.

    Hoje entrei no site d consulado para ver as instruções para pedir Cartão Cidadão e Passaporte, mas o site mudou.

    Pelo que entendi, preciso fazer um pré-cadastro tanto em SP quanto em Santos, caso eu queira saber onde tem vagas disponíveis em datas mais próximas.

    Alguém já fez agendamento nesse nosso site? Podem me ajudar?

  • Poderiam me informar quanto esta em valores para tirar o cartao cidadao e o passaporte no consulado?

  • Peguei agora a pouco no site do Consulado de SP.


  • Olá! Tudo bom? Quanto tempo mais ou menos demora para receber o CC urgente em casa depois da chegada da carta pin?

  • Também tenho essa dúvida. Consegui marcar a ida ao Consulado em SP para 10 de outubro. Tenho viagem marcada para Portugal dia 23/12. Alguém sabe me dizer se consigo pelo menos o CC a tempo?

    vcs sabem me dizer @gandalf e @Leticialele ? Muito obrigada.

  • @Carla_Ribeiro

    Não sei dizer. Cada consulado tem regras diferentes para os docs. Mas não acho que isso afetaria sua viagem.

    Creio que 45-60 dias seriam suficientes para o CC ficar pronto. Não sei se SP exige outro agendamento para retirar o CC mas creio que é automático.

    É que o CC tem várias "partes móveis". A biometria e pedido do CC, emissão do CC na embaixada, o envio da carta-PIN pelo correio, juntar tudo para ativar o CC. Basta uma greve num desses ou nos correios, e a coisa "desanda".

    E cada consulado faz de um jeito diferente. Uns mandam a carta-PIN junto com o CC para o consulado. Outros mandam a carta-PIN para sua residência, e o CC para o consulado. Uns fazem com 1 agendamento. Outros requerem 2 agendamentos.

    Alguém que já fez em SP vai saber informar melhor.

  • @sue_morga seu passaporte chegou no prazo estipulado? O meu estava marcado para chegar hoje porém já tem uns dias que não sai de "em processo de liberação", contatei o atendimento da dhl e disseram estar passando por greve

  • @isaxavs ,desculpa vi hoje a sua pergunta.

    O meu também não chegou no dia marcada. Ficou retido em São Paulo 4 dias. Era para ter chegado numa quinta- feira e chegou na segunda-feira.

  • @gandalf muito obrigada por responder!

  • Pessoal, o consulado de SP exige que seja feita o divórcio ou já basta ter o casamento transcrito?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.