Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1252628303179

Comentários

  • @tatimns https://consuladoportugalsp.org.br/transcricao-de-casamento-sem-alteracao-dos-dados-do-cartao-do-cidadao/

    855,70

    Pelos relatos acima e pelas instruções da página do consulado, parece-me que o pagamento é anterior ao envio.

  • editado July 2021

    Grata pelas informações, @Leticialele e @gsilvestre .


    Sabem me informar se as certidões (de casamento e de nascimento do nubente brasileiro) precisam ter firma reconhecida do escrevente? ou somente o apostilamento é suficiente?

  • @tatimns , quem apostila já reconhece a firma do escrevente.

  • @tatimns

    Transcrição custa o equivalente a 120 euros. Mas no consulado se paga boleto em reais

  • Oi @tatimns

    Eu paguei o boleto antes de enviar os documentos - não sei se tem a opção de pagar depois, mas como Santos foi muito rápido, não sei se vale a pena pagar depois.

    Não achei no site a opção apenas de transcrição de casamento e óbito, então escolhi a opção de transcrição de casamento + óbito + CC, mesmo não querendo fazer a CC, mas talvez alguem com mais experiência possa te auxiliar melhor.

    Eles receberam os documentos e em 4 dias úteis já recebi a transcrição na porta de casa e ficou pendente só a CC que nem vou atrás agora pq nunca consigo agendar naquele site, no meu caso eu só precisava da averbação do casamento e óbito mesmo.

  • Boa tarde Pessoal tdo bem?

    Gostaria de tirar uma duvida por favor.

    O processo de transcrição de casamento da minha sogra foi enviado ao consulado de são paulo desde Janeiro e até agora nada de resposta.

    Demora tudo isso mesmo?

    Existe alguma forma de consultar o andamento?


    Obrigada!

  • gsilvestregsilvestre Member
    editado July 2021

    @manucastilho pelos últimos relatos, a transcrição pelo Consulado de SP tem demorado 8 meses, por isso recomenda-se que a transcrição seja feita pelo Escritório em Santos, que tem demorado 1 semana (já fica a sugestão para eventuais próximas transcrições rs)

  • @gsilvestre Nossa quanta demora!

    Mto obrigada pela resposta.

  • é normal o status no site do consulado não de alterar? enviei os documentos para transcrição há 1 semana e continua como boleto pago. :(

  • @brendaclz Foi enviado para Santos? Estando todo correto o preenchimento, eles mudam status assim que pegar a documentação pra fazer a transcrição. Muda para recebido e logo para concluído.

  • @brendaclz, você é do estado de SP ou MS?

    Já vi um caso desse de não atualização quando o requerente não era da jurisdição do Escritório Consular.

  • eu moro em SP capital e enviei para santos! até agora nenhuma mudança :(.

  • @patimartin @Leticialele @CarlosASP Obrigada pelas informações.

    Não sei se aconteceu com mais alguém também, mas aparentemente o sistema tem um 'bug' ao gerar o requerimento de transcrição de casamento. A cidade de nascimento do requerente sai igual ao do cônjuge, mesmo você checando mais de uma vez que digitou corretamente. Isso aconteceu com minha irmã, que a princípio pensou que errou. Depois aconteceu com meu pai. E eu, já sabendo da situação dos dois, pude constatar que realmente há um bug no sistema e o meu saiu com o mesmo local que meu marido. (isso aconteceu tudo esta semana)

    Minha irmã conseguiu falar com o consulado e a atendente informou que poderia fazer a correção à caneta depois de reconhecer firma e apostilar. E enviar assim mesmo.

    Então, para quem vai enviar o requerimento, fique atento à este campo!

  • @brendaclz É um pedido de transcrição de casamento recente? (Digo que já possui certidão informatizada e tudo mais).

    No formulário de solicitação foi escolhido Santos no campo superior?

    Se sim para os dois, lembremos que agora é um mês propício a férias, independente se em Portugal ou no Brasil, qual os processos sofrem um leve atraso no andamento. Fique atenta ainda ao site, o tempo de 30 dias que costuma demorar ainda está dentro.

  • Oi @tatimns


    Obrigada por alertar, dei sorte então, pq no meu caso, a cidade de nascimento é a mesma do requerente e por isso não percebi.

  • opa, atualizando vocês. enviei no dia 12/07 e o status atualizou para recebido no dia 22/07. no dia 26/07 recebi um e-mail com aviso sobre correções a serem feitas e no dia 28/07 recebi em casa o envelope com os documentos.


    no meu caso, eu tive um casamento antes do atual e eles me guiaram a primeiro transcrever esse primeiro casamento, depois divórcio e só então o casamento atual.


    vocês sabem algo sobre isso? o ideal é fazer por santos mesmo?

  • @brendaclz você pode transcrever o primeiro casamento por Santos mesmo, mas a homologação do divórcio é feita somente no tribunal português, então precisará de um advogado que atua em PT

  • editado July 2021

    Pessoal, bom dia.

    Agora que saiu o registo de nascimento da minha mãe, vou realizar a transcrição do casamento dela por Santos, ela é casada com pacto antenupcial, e me questionou se teria que mandar também o registro do pacto que foi realizado no cartório de imóveis. Eu acredito que não, pois não menciona isso no site do consulado, alguém poderia confirmar? Acredito que seria apenas a cópia apostilada do pacto.

    obrigado!!

  • @ericpt somente a cópia apostilada do pacto, além dos demais documentos.

  • Pessoal,

    Meu pai está preparando a documentação para fazer a transcrição do casamento dos avós dele em Santos. Acontece que ele já deu entrada no processo de cidadania, enviando o assento certificado da avó portuguesa emitida pelo Arquivo Distrital. É possível fazer a transcrição enviando uma cópia simples do assento que se localiza pela internet ou ele deve solicitar um novo assento certificado em Portugal?

  • @renatomilano precisa do assento certificado

  • Oi gente, por favor onde posso achar a relação de documentação exigida pelo consulado no Rio? Obrigada!!!

  • Pessoal,

    Estou solicitando o assento certificado de batismo no Arquivo Regional da Madeira para instruir o processo de transcrição de casamento. O Arquivo da Madeira dispõe de 2 tipos de reprodução certificada, sendo em papel ou digital.

    Alguém saberia dizer se para fins de transcrição de casamento o assento certificado em versão digital (posteriormente impresso) serviria ou devo solicitar o assento físico?

    Obrigado

  • @renatomilano a orientação é pedir o assento físico

  • @Leticialele obrigada pela informação....um grande abraço!

  • @gsilvestre última dúvida, peço o assento integral (reprográfico) ou narrativa?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.