Transcrição de Casamento - Escritório Consular em Santos

1242527293079

Comentários

  • @lucasbitte obrigado pelo retorno.

    Acabei me adiantando e liguei no consulado, onde fui orientado a fazer exatamente o que me falou, porém sem necessidade de imprimir o novo formulário, simplesmente rasurar o número no antigo e colocar o novo com o boleto devidamente pago.

    Acrescentei a carta descrevendo a situação. Oremos! rsrs

  • @Luccas França Perfeito! Naquela altura me responderam que era pra seguir as orientações do site, qual não tinha essa orientação kkkk.

    Ótimo relato, agora logo estará como concluído :))

  • SteveSteve Member
    editado June 2021

    Quero deixar apenas o meu relato aqui, como maneira de contribuir com os demais usuários.

    Enviei o pedido de Transcrição de Casamento + Cartão Cidadão + Passaporte Urgência em 1 único processo, através do escritório de Santos (SP), a documentação foi recebida dia 31/05 e foi concluída dia 04/06 (5 dias), já está liberado o agendamento para fazer o Cartão Cidadão e Passaporte no Consulado de São Paulo (Capital).

    Achei o processo muito rápido.

    Steve

  • @lucasbitte Por enquanto está tudo respondido sim ;) ... Estou aguardando os documentos ficarem prontos para dar entrada na transcrição por Santos, e compartilharei atualizações aqui. Obrigadaaaaaaa!

  • Rita CRita C Member

    Bom dia!!


    Enviei pedido de transcrição dia 24/06 , no dia 28... já estava pronto!! Muito rápido!

    Agora fazer atribuição dos meus filhos!!! Obrigada a todos pela ajuda!

  • Olá

    Uma dúvida, estou ajudando minha amiga com a transcrição do casamento dos pais dela

    A mãe dela é a portuguesa.

    A filha assinará como requerente.

    No requerimento de transcrição sem cartão cidadão e nem óbito, somente serão colocados os dados dos nubentes? Não tem campo para colocar os dados da pessoa que assinará o requerimento, neste caso, a filha da portuguesa?

    Para a filha assinar deve-se apenas juntar uma cópia do RG apostilado?

  • @Devani Rosa Os dados no formulário são dos nubentes.

    Um terceiro poderá solicitar se ambos os nubentes tiverem falecido.

    Você comprovará ser filho ou neto com a certidão de nascimento inteiro teor apostilada.

  • @lucasbitte Bom dia, obrigada pelo esclarecimento

    Neste caso, ambos estão vivos, porém com dificuldades de locomoção

    Seria possível a filha assinar?

    Se sim, devo alterar o nome no final do formulário? Editar o PDF e colocar o nome da filha no lugar da mãe?

    Será solicitado apenas a transcrição simples, sem cartão cidadão.

    Desculpe pelas perguntas insistentes é que estou insegura com medo de errar e prejudicar a pessoa interessada.

  • @Devani Rosa Se fosse através de Ponta Delgada, até diria com a possibilidade. Porém no site do Consulado em SP diz que só é permitido assinar se ambos os nubentes tiverem falecido.

    Devido a pandemia, manda um questionamento a eles através do email santos@mne.pt se há um caráter de exceção para que a filha assine, melhor do que mandar e ficar aguardando a sorte.

    Há cartórios que efetuam o atendimento na residência mediante o agendamento e pagamento de uma taxa, é uma outra saída, veja com o cartório que possui firma aberta.

  • @lucasbitte

    Entendi, muito obrigada pelas orientações, valem ouro, evitando erros no processo.

  • editado July 2021

    Enviei os documentos da transcrição de casamento dos meus pais para Santos no dia 13/06. Segue andamento:

    13/06 - Documentos enviados por DHL p Santos

    14/06 - Documentos recebidos

    16/06 - Processo devolvido com incorreçōes (Tinha uma letra do nome da minha avo materna errado na certidao de casamento. Mandamos retificar, solicitamos uma nova via de inteiro teor no cartorio e apostilamos novamente)

    29/06 - Documentos enviados por DHL p Santos

    30/06 - Documentos recebidos no consulado

    01/07 - Processo concluído e envio dos documentos - LIBERADO PARA AGENDAMENTO

    ---------

    Alguém tem dicas de como conseguir agendamento no site? Quando liberam novas datas e horarios?

  • Alguem saberia dizer se a transcrição é feita pelo proprio consulado? Acabei enviando minha transcrição para o consulado em SP antes de consultar as informações aqui no forum, fazem 15 dias e estou pensando em pedir para devolverem dos documentos e reenviar para Santos.

  • @aalvess, é feita pelo próprio consulado sim e creio que eles não direcionem a documentação para o escritório em Santos.

  • Obrigado @gilbertodiasx, infelizmente o processo vai levar alguns meses no consulado agora mesmo sendo algo aparentemente simples :-(

  • @Beatriz_Pinheiro e @Carlos Klomann Neto


    Deu certo a transcrição de vocês?


    Vocês conseguiram agendar o atendimento em Santos?


    Quero saber pois enviei a transcrição hoje da minha sogra e óbito do meu sogro e achei que não precisaria ir até Santos, achei que eles fariam e devolveriam por correio. Sabem algo sobre isso?


    Obrigadão!!!

  • @camisrodrigues e @Steve


    Tudo bem? Conseguiram agendar o atendimento em Santos?


    Obrigadão!

  • @lucasbitte

    Oi Lucas, saberia me ajudar por gentileza?

    Solicitei a transcrição do Casamento Simples (da minha mãe)+ Óbito Brasileiro ( do meu pai) + Cartão do Cidadão URG (da minha mãe - tudo no mesmo pedido, enviei para Santos e eles já receberam (correio).


    Vi que em alguns casos tem que comparecer pessoalmente lá, achei que era tudo feito via correio. Sabe me informar como funciona?


    Obrigada desde já!

  • @patimartin , para fazer o cartão cidadão é necessário comparecer ao Consulado, para colher dados biométricos e tirar foto. Não sei se Santos faz CC.

  • Oi @Leticialele


    Obrigada pela presteza :)

    Eu pedi essa opção pelo site do Consulado - Casamento Simples (da minha mãe)+ Óbito Brasileiro ( do meu pai) + Cartão do Cidadão URG - mas na verdade eu só preciso que transcrevam o casamento e óbito, para que eu possa dar entrada no meu processo de cidadania, o cartão do cidadão eu nem preciso agora.

    Se eles fizerem a transcrição, será que posso deixar o cartão cidadão em aberto?

    No caso, aqui na família, já tiramos a cidadania da minha bisavó, avó e netos (no caso, minha mãe é uma das netas) e ai pra eu tirar a minha, pedi a transcrição do casamento dos meus pais e óbito do meu pai, não vi nenhuma opção no site da transcrição e obito sem o CC, por isso paguei este requerimento, masssss rs, eu só quero a transcrição do casamento e óbito.

    Não queria ter que ir até Santos para finalizar esse processo...... :/

  • @Leticialele , @gandalf e @lucasbitte


    Minha dúvida é: Suponhamos que meu agendamento seja daqui 5 meses para emissão do CC, o número da transcrição do casamento sai antes? ou como foi feito tudo no mesmo pedido, fica condicionado que tudo será liberado ao mesmo tempo?

    Visto que só preciso do número de assento do casamento para poder dar entrada na minha, certo?

    Obrigada a todos pela ajuda!!!

  • @patimartin , não sei como funciona o Consulado de santos, mas acredito que a transcrição saia antes. Estão levando uns 30 dias, segundo relatos aqui no Fórum!

  • Para conhecimento de quem tiver interesse:


    Solicitei a transcrição do Casamento Simples (da minha mãe) + Óbito Brasileiro ( do meu pai) + Cartão do Cidadão URG em Santos, datas abaixo:

    2021-07-07 14:46:56 Liberado para agendamento

    2021-07-07 14:46:35 Documentos enviados, processo concluído

    2021-07-06 08:08:25 Processo recebido no Consulado

    Enviei por correio em 02/06/2021.


    Agora não sei se eles me enviarão a transcrição de volta por correio e o CC fica pendente para o agendamento ou se eles só devolverão os documentos após a conclusão do CC.


    @Rafael GM seu caso foi parecido pelo que li aqui no forum, confere?

  • @patimartin Eles devolvem toda documentacão e a transcricão por correios, mesmo tendo o agendamento do CC e Passaporte para depois :)

  • Muitoooo obrigada @lucasbitte

  • Para contribuir com informações no Forum, caso alguem deseje enviar a transcrição de casamento para Santos, minha experiência foi maravilhosa, estou surpresa com Santos.

    2021-07-08 - Recebi os documentos de transcrição do casamento e óbito em casa.

    2021-07-07 14:46:56 Liberado para agendamento

    2021-07-07 14:46:35 Documentos enviados, processo concluído

    2021-07-06 08:08:25 Processo recebido no Consulado


    Abraços

  • Consegui agendar hoje para final de julho... uhuuuuuuuuu

  • @patimartin olá, poderia me dizer se as certidões que você enviou voltaram marcadas com caneta? antigamente eles marcavam com marca-texto a de casamento, queria saber se continuam assim.

  • @andrero Ainda estão voltando parecendo que passou por uma criança kkk, toda grifada, marcada. Mas claro por um bom motivo :)

  • @andrero Estão sim rs, todas grifadas com marca texto laranja rs

  • Bom dia à todos, alguém saberia me informar qual o valor somente da transcrição do casamento? No site do Consulado aparece valores já com CC. Eu havia lido em algum tópico que o boleto se pagava depois de Santos receber os documentos, porém não encontrei mais este tópico. Está correto? Ou eu me confundi? Obrigada desde já!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.