Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1996997999100110021451

Comentários

  • @Mauro Porto , DHL nunca decepciona.

    Sim, ACP já recebeu seu processo. Aguarde um email com o número do processo e a chave de acesso, verificando, também, na caixa de spam.

    Boa sorte!!

  • Boa tarde, Pessoal.

    A minha documentação já foi recebido no ACP Porto, e foi gerada chave de acesso no dia 11.06.2021.

    Porém, desde esse dia não há mudança no status do meu processo, que está ainda na 1º bolinha verde, está como se nem tivesse sido ainda registrado.

    Eu queria saber se os processos andam demorando para serem realizados?


    Desde já agradeço a atenção.

  • @gandalf aiii que notícia boa. Espero que não atrapalhe mt. Eles tem quanto tempo de férias??

  • @CAMILA_ACCIOLI não andam demorando. ACP está concluindo processos em até 6 meses.

    Seu processo vai ficar desse jeito provavelmente por uns 4 meses. Só começa "a andar" mais próximo da conclusão.

  • @Mauro Porto . @CAMILA_ACCIOLI . os processos no ACP ficam meses na "bolinha 1". De repente, pulam para a 2 e, em 1 semana, no máximo, para a 6, se não cair em exigência. Em 6 meses após a numeração, sai o assento.

    Relaxem, é só uma questão de tempo.

  • Pessoal, uma duvida: Minha identidade é de 2009, ou seja, já tem mais de 10 anos. Li aqui que pode mandar passaporte. O que então eu coloco no formulário 1C na parte de numero de documento de identificação, órgão expedidor, etc? No caso de mandar o passaporte ao invés da identidade.

    Ou eu devo mandar a identidade e o passaporte? Ai no formulário 1C eu coloco os números da identidade e órgão expedidor da identidade?

    Obrigado!!

  • Boa noite!

    @gandalf , a minha documentação para atribuição de menor chegou hoje, 28/06/2021. Achei estranho, porque para VNG, a DHL informou quem recebeu. No Porto, não informa quem recebeu , apenas que foi recebido. É assim mesmo agora? Reparei também que na CRC Lisboa ocorreu a mesma coisa. Agora é aguardar a numeração e a chave.

    Mais uma etapa se iniciando com a ajuda de vocês do Fórum.

    Assim que tiver a numeração, irei inserir na planilha.

    Muito grata pelo auxílio.

  • AlsrAlsr Member

    @Leticialele muito obrigado!!

  • @Flávio Copello , se vai mandar para o ACP, também aceitam cópia autenticada e apostilada da CNH.

    No Formulário, você vai SEMPRE preencher o número do documento que está mandando:

    RG - SSP, por exemplo

    CNH- Detran, por exemplo

    Passaporte - DPF

    Está tudo no documento.

  • Bom dia, acabei de lançar na planilha:

    Processo enviado por DHL em 18/06;

    Recebido na ACP em 22/06;

    Chave de acesso solicitada em 27/06 por e_mail;

    Chave de acesso e número do processo recebidos em 29/06. (nº 69xxx).

    Conforme o processo for andando vou informando.

    Mais uma vez muito obrigado por tudo.

  • @Flávio Copello

    Escolha somente um documento, ou RG ou Passaporte, ou CNH (exceto na CRCentrais), Se você mandar dois documentos, qual número iria usar? Escolha qualquer deles que atenda, e preenche os dados dele. Não mande docs extra.

  • Bom dia a todos!

    Estou procurando o link para lançamento do meu processo na planilha de acompanhamento.

    Meu documento foi recebido na ACP e acabaram de me enviar a chave de acesso.

    Alguém poderia, por gentileza, enviar o link? Estava pesquisando na lupa e não achei.


    Aproveitando, gostaria de expôr algumas dúvidas.

    O cartão cidadão substitui o bilhete de identidade? Estava lendo o site https://www.pep.pt/ e ambos são mencionados. Gostaria de saber a diferença entre eles.


    Gratidão por tudo que vcs me proporcionaram até aqui... Sem esse blog eu jamais teria avançado tanto! :)

  • editado June 2021

    @Monique Forte

    https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=979081908

    O CC corresponde ao seu RG. Vale em PT e na UE, inclusive pode entrar em PT somente com ele (bem como entra no Brasil só com o RG).

    O Passaporte (PEP) você usa para entrar nos outros países, como USA e Canadá, sem necessidade de visto de turista, por exemplo. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/250644/#Comment_250644

    CC e Passaporte PT (PEP) são documentos de identidade portuguesa. Para obter o PEP você precisa ter o CC.

    RG e Passaporte BR, são documentos de identidade brasileiros. Para tirar o Passaporte, você precisa apresentar o RG.

  • Bom dia...

    Como já coloquei por aqui que tinha enviado em Março/21, foi recebido dia 01/04/21 no ACP. E após muitas tentativas, emails e por telefone, de pedido de número de processo e senha, recebi que eles estão retornando via carta comum os documentos devido o vale postal ter caducado... pois segundo eles tiveram muitos feriados e não puderam sacar. Só fiz o pagamento por vale pois era a alternativa que tinha naquele momento.... enfim é aguardar voltar os documentos e agora fazer o pagamento via cartão. O bom é que estava esperando vir exigencia de prova de maternidade e assim poderei enviar tudo junto para nao cair em exigencia. Parte ruim: enviar tudo novamente, aguardar pelo numero de processo. Aprendizado: enviar via dhl, fazer pagamento via cartao.

    Dúvida como receber o reembolso do vale postal?

    E quando chegar os documentos terei que refazer algum em cartorio aqui como o formulario 1C ou poderei usar os mesmos?


    Obrigada

  • pbalucenapbalucena Member
    editado June 2021

    Olá, bom dia a todos. Meu nome é Paula e eu já sou cidadã portuguesa. Minha avó, já falecida era de Vila Nova de Poaires. Na época que minha mãe, eu e meu irmão fizemos a nossa o meu tio não quis solicitar a dele e agora ele pediu a minha ajuda para fazer a dele e depois dos dois filhos menores.

    Eu já acompanho o forúm e já possuo todos os documento necessários para entrar com o pedido de atribuição da nacionalidade dele portuguesa para filhos (maiores de 18 anos), o dele estava fácil, visto que minha mãe quando fez o nosso deixou casamento transcrito e etc.

    A minha dúvida é, por qual conservatória eu entro? Eu estou muito na dúvida, tentei pesquisar bastante aqui no Fórum e falam da ACP do Porto. Mesmo com a pandemia e o volume de pedidos lá, essa é a melhor opção? Existe alguma boa opção para dar entrada? Agradeço imensamente desde já.

    @Leticialele saberia me dizer? muito obrigada.

  • editado June 2021

    @Beatriz Bonfim

    Para receber a devolução do VP basta ir na agência que enviou, apresentar o recibo original, e eles lhe devolvem o dinheiro.

    Sinto muito pelo seu sofrimento, mas foi uma dor auto-infligida. Eu explico sempre que vejo alguém ainda falando em VP.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/249934/#Comment_249934

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247441/#Comment_247441

    Para pagamento com cartão, cada modalidade tem um link específico, que já vem com o valor preenchido em função da modalidade. No seu caso, como mandou para o ACP, imagino que seja processo como filho.

    (art-1C) https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    Algumas pessoas encontram dificuldade para pagamento pelo cartão, por um problema de tecnologia. O IRN está mais adiantado que os bancos no BR. Se o seu pagamento der erro (geralmente no final), escreva NuBank na caixa de busca (do canto direito dessa tela) para acompanhar as histórias, e como contornar o problema. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/246244/#Comment_246244

  • editado June 2021

    @pbalucena

    Sem dúvida o ACP é uma ótima opção, e tem completado processos de menores em menos de 2 meses.

    Para maiores o ACP também é mais rápida que as outras, mas leva cerca de 6 meses.

  • Bom dia , pessoal!!

    Me chamo Fernando e já possuo minha cidadania , CC e passaporte , que foram feitos pelo meu pai , português nascido na Ilha da Madeira , hoje falecido , mas enfim , estou começando do zero para o meu filho , (na época meu pai fez o processo pela Conservatória de Registros Civil de Guimarães) e minha dúvida é sobre o processo de envios , como proceder , se precisa entrar em contato com a conservatória antes , se sim qual seria a mais fácil

    Obrigado por enquanto!

  • @Agrela_74

    Seu filho é maior ou menor de 18 anos? Onde ele nasceu?

    Se você não tiver uma cópia do seu assento, pode pedir um pelo civilonline por €10. https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

    Certidão de nascimento do requerente (seu filho) por cópia reprográfica do livro.

    A resposta logo acima de seu post vale também pra você.

  • Muito obrigada @gandalf !!! Farei pelo ACP do Porto então.

  • @Agrela_74 , não precisa de contato prévio.

    Mande o processo de seu filho para o Arquivo Central do Porto, no momento, a Conservatória mais rápida. O processo leva uns 6 meses.

    Faça o envio da documentação pela DHL, mais rápida e segura nesses tempos de pandemia.

    Se seu filho é menor, o processo é gratuito.

    Detalhe mais, se precisar da relação de documentos que têm que ser mandados.

  • O meu processo mudou para a bolinha 2 no dia 21/06 (semana passada!) Aaaai que ansiedade! Será que logo muda pra 4? Ou vai direto pra 6? to tão feliz e ansiosa!

  • @gandalf


    Obrigada!

    Planilha preenchida!

  • @Monique Forte

    Faltou o número do processo, no formato 123xx/21

  • @MariaHernandes que boa notícia!!!

    O meu ainda não teve nenhuma movimentação, e chegou no dia 18/02/2021. Mas ainda estamos no prazo, precisamos apenas segurar a ansiedade.... rsrsr

  • AlsrAlsr Member

    Boa tarde, a minha nacionalidade e a dos meus irmãos, foi finalizada pela ACP em. 25/05/21, porém até hoje não recebi o assento no meu endereço, a ACP continua informando que enviaram o documento mas na verdade eles não enviam!! Alguém saberia dizer o porque?

    com o meu pai aconteceu o mesmo!!! O documento nunca chegou, tive que solicitar pelo civil on-line

  • editado June 2021

    @Alsr

    Ainda está no prazo.

    Se quiser, mande um e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt com seus dados: Nome, data do rastreio DHL, Data de nascimento.

    Outra opção é ligar na Linha de Registos. (eu provavelmente ligaria, porque é interativo. Demora 90 minutos mas resolve)

    • Via Embratel: 0021 351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1 (informações, nacionalidade)
    • Via Skype pré-pago: +351 211 950 500 em seguida disque 1 e 1
    • Lembrando que o atendimento da LR é das 9h as 17h, horário de Lisboa. Atualmente das 5h às 13h, horário de Brasília. Só falam com o requerente.


  • Boa tarde caros!

    Hoje recebi senha de acesso do processo de meu filho,e pela planilha vi que isso aconteceu com mais 3 colegas aqui do fórum.

    Observei que o processo do @Carlos Klomann Neto e do Marcus já estão em análise (espero que sim!). Mas não seria numeração? Ou já pulou para Análise mesmo (bolinha 5) ?

  • AlsrAlsr Member

    @gandalf muito obrigado!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.