Vale Postal

Olá bom dia pessoal!

Encaminhei o meu processo de atribuição 1-C para a AC Porto, tendo recebido a senha de acesso no dia 14/05/21. Fiz o pagamento por Vale Postal.

Dúvida prática: a verificação do Vale Postal pela conservatória é realizada no ato do recebimento da documentação para evitar que ele perca ou validade (30 dias) ou é verificado somente nas etapas mais à frente do processo?

Obrigado @Leticialele @gandalf

Comentários

  • editado May 2021

    @vmlaender

    Nem uma coisa nem outra. Varia de uma conservatória para outra.

    Atualmente quase ninguém mais faz pagamento por Vale Postal, justamente por causa da validade. Todos pagam por cartão de crédito. Ninguém quer VP, nem a conservatória, nem os correios, nem os usuários. Não só porque cartão não vence, mas porque o pagamento fica associado ao processo. Dinheiro e VP, às vezes não sabem de que processo é, e em muitos casos não conseguem nem devolver.

    Mas são filas independentes:

    • recebimento
    • saque do vale postal ou validação do pagamento em dinheiro ou cartão (pagamento insuficiente, devolvem tudo sem numerar)
    • numeração
    • separação por prioridade, e se for o caso, remeter para outra conservatória que tenha competência pelo tipo de processo
    • emissão do código de acesso

    Nas conservatórias que demoram para numerar, como CRCentrais, é em algum ponto depois de "foi recebido" e antes de "foi numerado". As que numeram mais rapidamente, aparentemente o saque do vale postal ocorre imediatamente antes da numeração, no mesmo dia. Mas pode ser somente uma impressão porque fazem rápido e a ordem das coisas não se nota.

    Houve um tempo em que o ACP começou a atrasar muito a numeração, e se percebia claramente que processos com VP já tinham sido sacados, mas ainda não tinham numeração. Outros tinham número, mas demoravam semanas para ter a senha.

    Os que mandaram VP estavam mais desesperados, e eram informados que o VP tinha sido sacado, mas o processo ainda não tinha sido numerado. Outros eram informados do número do processo, mas não tinha a senha ainda, que só saía depois de 3-4 semanas. As pessoas recebiam essa informação somente ligando na LR.

  • Obrigado @gandalf ! Nesse caso me resta aguardar e acompanhar. Em paralelo, vou tentar me informar se o VP já foi sacado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.