obrigacao de ter o passaporte brasileiro tambem

ola, estou na finalizacao do meu passaporte portugues minha duvida e a seguinte ,quando for viajar para fora do pais tenho que tirar o passaporte brasileiro tambem ou a partir do momento que tenho o portugues nao preciso?

Comentários

  • editado June 2021

    @Albertoo

    Você deve sempre renovar seus documentos enquanto eles ainda estão válidos, alguns meses antes de vencer. Simplifica muito o processo, e aumenta a validade, pelo fato de ser renovação. Se não renovar, e deixar expirar, tem que começar de novo como se fosse o primeiro passaporte, que exige muito mais documentos, e demora mais. Isso vale pros dois passaportes.

    Quanto a sua pergunta, você usa cada passaporte dependendo da situação.

    Se você só vai entrar em PT e no BR, você pode usar o CC para entrar em PT, e o RG para entrar no BR. Nem precisa passaporte.

    Mas vamos que o seu vôo tem um problema, é desviado e faz um pouso de emergência no Caribe, você tem que ir para o hotel por 3 dias. Se não tiver algum passaporte com você, não sai nem da ala internacional do aeroporto.

    No geral:

    • Você usa o PEP para entrar em PT e países com o qual PT tem acordos (Europa, Canadá, USA, Groenlândia, etc).
    • Você usa o Passaporte brasileiro para entrar no BR e países com quem o BR tem acordos (Mercosul, Caribe, Cuba, etc).
    • E usa qualquer dos dois com um visto, para os outros casos. Em geral usa o passaporte mais bem aceito.

    Sempre é uma boa idéia manter atualizados os documentos a que tem direito. Precisar, não precisa. Você também não precisa de passaporte PEP se apenas obteve a nacionalidade, mas não tem intenção de viajar para a Europa. Nem precisa do brasileiro se não vai sair do Brasil. Só não pode querer fazer na hora de viajar, porque pode demorar uns 4 meses ou mais pra conseguir fazer.

    Por exemplo, você pode não dar importância agora, porque é só ir ali e fazer, mas você só emite o RG em solo brasileiro. Amanhã você vai para o exterior, e deixa o RG vencer, não tem como fazer outro sem voltar ao país. Há casos que a pessoa saiu do país quando criança, e quando foi pedir o nada-consta p/ nacionalidade, não conseguiu porque nunca teve um RG do país em que nasceu.

  • “Se você só vai entrar em PT e no BR, você pode usar o CC para entrar em PT, e o RG para entrar no BR. Nem precisa passaporte”.

    Para esse tipo de viagem, tanto para sair ou entrar no Brasil, como tambem sair ou entrar em Portugal, precisa de algum passaporte sim, seja o Portugues ou Brasileiro. Dentro do espaco Schengen o cidadao europeu viaja sem passaporte. Dentro do mercosul, o brasileiro viaja sem passaporte.

    No geral as orientacoes acima sao mais que pertinentes. Saia e entre no Brasil com passaporte Brasileiro, saia e entre em Portugal com o passaporte Portugues.

    abcs em todos.

  • Sendo mais correto

    Para viajar ao exterior é obrigatório um passaporte válido.

    Com exceção de Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela e Equador em que é permitido viajar com o RG brasileiro. Há enorme discussão sobre a emissão da identidade ser menor que 10 anos. Mas tecnicamente isso não é um requisito. Embora quem viaja com RG com emissão além de 10 anos não consegue embarcar pela cia. aérea..

  • @leonardocouto @athneto

    O passaporte é o documento de autorização de viagem.

    Eu não estou recomendando ninguém a viajar sem um passaporte, mas apenas dizendo que é tecnicamente possível.

    Se a pessoa perdeu o passaporte, foi roubado, ou venceu, a entrada dela de volta ao país pode ser feita com o RG e uma ARB.

    Não será uma entrada normal, pois ao chegar você é encaminhado ao delegado da PF, que vai escrever um relatório do ocorrido. Demora horas. E você precisa desse relatório para obter ou renovar passaportes durante os próximos 10 anos.

    aqui: https://www.eurodicas.com.br/passaporte-venceu-no-exterior/#posso-viajar-sem-o-passaporte

    e aqui: http://boston.itamaraty.gov.br/pt-br/autorizacao_de_retorno.xml

    @Albertoo para responder sua pergunta original, veja aqui: https://www.eurodicas.com.br/viajar-com-dois-passaportes/

  • @gandalf Bom dia! Acabei de perceber minha gafe e preenchi a planilha com dados que faltavam. Número do processo com 3 dígitos iniciais e modo de envio dos docs. Só não realoquei a linha (por ordem de processo) com medo de apagar dados de alguém. O manuseio de planilhas via celular é meio desastroso.


    Grata por todo apoio e generosa atenção.

    Deus abençoe a todos vocês.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.