Atribuição - CRC de Tondela (Informações e Processos)

1438439441443444454

Comentários

  • @brunogmello

    Eu quis dizer que já havia lhe respondido por Mensagem Privada, um envelope no canto direito superior da tela, na tarja verde. Ali tem uma campainha (notificações), um envelope (MP), e o ícone da sua conta no fórum. Não importa.

    1. Sendo a mãe brasileira, o pai português o declarante na certidão da filha antes de 1 ano, não precisaria da transcrição do casamento dos pais para a nacionalidade da filha. Mas já estando transcrito fica melhor.
    2. ótimo, pode escolher qualquer conservatória. Recomendo o ACP (Porto) para processo por art-1C
    3. no processo de nacionalidade da esposa, se a esposa tem outras nacionalidades, terá que enviar os antecedentes criminais do país de nascimento (BR), dos países que tenha nacionalidade, e de todos os países que morou após 16 anos. (exceto PT porque eles mesmos consultam). O processo da esposa (se casou antes de 1980 Base-X, se depois de 1980 art-3) somente corre na CRCentrais de Lisboa.
    4. ok. a transcrição é indispensável para a esposa, e facilita o da filha.

    Para a filha:

    • certidão de nascimento da requerente por cópia reprográfica do livro, certificada e apostilada. Vale por 1 ano da emissão.
    • cópia do RG (menos de 10 anos), certificado e apostilado, ou apenas certificado no consulado português. Se for usar o passaporte, tem que estar válido, e com a filiação. Passaportes emitidos no exterior geralmente não trazem a filiação. Verifique.
    • certidão de casamento em inteiro teor certificada (não precisa apostilar)
    • assento do português (cópia simples)
    • pagamento da taxa de €175 por cartão de crédito virtual ou app tipo NuBank, pelo celular. O cartão pode ser de qualquer pessoa, desde que preencha o nome e e-mail do requerente nos campos apropriados.
    • cópia impressa do e-mail de confirmação do pagamento
    • form-1C recebido no e-mail de confirmação, que deverá ser impresso a cores frente-e-verso, preenchido e levado para ser assinado presencialmente ou no cartório do BR, ou no consulado português, para ser certificado por autenticidade

    Faça uma cópia de todos os documentos, grampeie e guarde para sua referência. Envie os documentos por DHL no envelope para a conservatória de sua preferência. Recomendo:

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, nº 328 | 4200-498 – Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • Muito obrigado @gandalf e desculpe-me a confusao.

  • @gandalf, na resposta para o @brunogmello você disse que no processo da filha dele ele teria que pagar a taxa de €175, mas ele comentou em outro post que a filha tem 16 anos, nesse caso ainda corre gratuitamente como menor de idade, ou não?

  • editado June 2021

    @PedroGaspar

    Ele deve ter muitas filhas então. Essa ele disse que mora no Canadá, e ele tem uma neta. Portanto imagino que seja casada.

    Ele tem um filho maior que está em processo aprovado em VNG, aguardando assento.

    Pode ter também uma filha menor. Não dá pra ser feliz assim com informações que têm que ser garimpadas, um pouco aqui e ali. :-)

    Tem razão. Essa é menor com 16 anos. Eu me esqueci, entre uma pesquisa e outra.

    @brunogmello

    Se a filha de 16 que mora no Canadá for essa em questão, então não tem o pagamento da taxa. Usa-se o formulário 1C padrão, porque o processo é grátis. Muda um monte de coisas.

    Para a filha de 16 anos:

    • certidão de nascimento da requerente por cópia reprográfica do livro, certificada e apostilada. Vale por 1 ano da emissão.
    • cópia do RG da filha (menos de 10 anos de emissão), certificado e apostilado, ou apenas certificado no consulado português. Se for usar o passaporte, tem que estar válido, e com a filiação. Passaportes emitidos no exterior geralmente não trazem a filiação. Verifique.
    • cópia do RG de ambos os pais (que assinarão o form-1C), (menos de 10 anos de emissão) certificado e apostilado (ou certificado no consulado português). Se for usar o passaporte, vale o mesmo que foi dito acima. Pode ser um documento canadense, apostilado no Canadá.
    • assento do português (cópia simples)
    • form-1C padrão (menores), que deverá ser impresso a cores frente-e-verso, preenchido e levado para ser assinado presencialmente por ambos os pais, o português na primeira linha, e pode ser no cartório do BR, ou no consulado português, para ser certificado por autenticidade. A filha menor não assina.

    https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Faça uma cópia de todos os documentos, grampeie e guarde para sua referência. Envie os documentos por DHL no envelope para a conservatória de sua preferência. Recomendo:

    Arquivo Central do Porto | Rua Visconde de Setúbal, nº 328 | 4200-498 – Porto | Telefone: +351 22 557 3849

  • @gandalf @PedroGaspar

    Desculpe a confusao. Nao entendi os comentarios acima.

    Para esclarecer. Tenho um filho maior que nasceu no Canada e esta morando em Portugal com seu processo praticamente finalizado (depois de toda a ajuda do pessoal do forum). E tenho uma filha menor, nascida no Brasil, que mora comigo no Canada. Eh do processo dessa filha que estamos falando.

    Pelo que eu saiba, ainda nao tenho netos...kkk

    Espero que esteja mais claro agora e mais uma vez, me desculpem.

  • @brunogmello

    Eu confundi o caso de sua filha com outro caso que estava olhando.

    Coloquei a lista como se ela fosse maior e casada. O PedroGaspar me alertou, e eu fui conferir.

    No post seguinte, eu ajustei a lista para menor com 16 anos, solteira, que ê o caso de sua filha.

  • @gandalf

    Acontece...Muita gente pra ser ajudada.

    Muito obrigado.

    Bruno

  • Boa tarde, vou fazer o pedido de atribuição da minha avó e gostaria de saber se é a CRC de Tondela que não pede prova de vida? é muito arriscado tentar sem a prova de vida? Pois pra ela é complicado ficar indo para SP fazer a prova de vida no consulado.

  • @gabrielleptedeschi , sim, Tondela não exige prova de vida. Mas sua avó precisa assinar o Formulário 1C no Cartório, reconhecendo a firma por autenticidade.

  • @Leticialele ah que bom, sim ela vai fazer isso essa semana. Obrigadaaa

  • estava lendo os comentários aqui e vi que por Tondela precisa ter a transcrição do casamento do meu bisavô português antes de pedir a atribuição da minha vó? mesmo ele sendo o declarante de nascimento dela? inclusive o nome do assento de nascimento dele tem um sobrenome a mais, isso pode dar problema?

  • @gabrielleptedeschi , Tondela também dispensa a transcrição quando o português foi o declarante do filho até que este tenha completado 1 ano de idade.

  • @gabrielleptedeschi

    O critério de exigir a transcrição no processo de filhos (art-1C) é o mesmo para todas as conservatórias.

    Se a mãe é brasileira, e o pai português foi o declarante antes de um ano, se não houver dúvidas quanto à filiação, o conservador pode a seu critério dispensar a transcrição de casamento.

    Aí entra a divergência do nome. Quando você faz a transcrição, pequenas divergências de nome podem ser ignoradas, e a filiação ficará garantida. Pode também ser exigida que seja retificado o nome para fazer a transcrição, mas você fica sabendo disso muito mais rápido.

    Sem você descrever qual é a divergência no nome, com o nome dos avós, nome dos pais, e o nome+apelido dele e do filho na certidão do filho, destacando a divergência, fica difícil dar uma resposta mais objetiva.

    Provavelmente terá que ou fazer a retificação administrativa no apelido do pai.

  • Alguém sabe se é normal?

    Meu processo estava na bolinha 6. Mandei um email e recebi a resposta dizendo que o processo estava na última etapa e seria despachado em breve. Mas ontem eu percebi que voltou pra bolinha 4. Aconteceu com mais alguém isso? Existe alguma preocupação com esse retrocesso?

    Obrigado pela ajuda, a ansiedade é grande!

  • @Wcampos

    Acontece muito. Mas não olhe as bolinhas, mas sim o texto abaixo delas.

    Se houver alguma exigência de documentação adicional, ele vai para a bolinha 4, em laranja. A diferença (laranja e marrom) é quase imperceptível. Só se tivesse um screenshot antes e depois, veria que na exigência o tom fica ligeiramente mais alaranjado.

    Na exigência, o texto diz: "O seu processo não está completo, tal como foi notificado. O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta."

    Se for esse o caso (provavelmente foi), não se desespere, porque lhe dão um prazo para sanar o problema. Ligue na Linha de Registos para saber o que houve, e saber como pedir uma cópia da carta por e-mail. A carta vai demorar 20 dias e pode se extraviar no correio.

    Algumas vezes volta pra bolinha 4 apenas por alguma questão de processamento interno, em seguida eles mesmos resolvem e volta pra 6.

  • Boa noite, para informações, o processo de minha sogra terminou, bolinha 7 verde, ufa. mensagem que aparece: Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 07/06/2021, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

    Segue resumo:

    27/10/2020 - Recebido por : CARLA FERNANDES as 15:35

    05/11/2020 – Recebi e-mail solicitando reenviar o e-mail do pagamento. Enviado em 05/11

    27/11/2020 – recebido e-mail com número do processo e chave de acesso 

    12/05/2021 – entrou na fase marrom – DESPACHO

    27/05/2021 – fase 6 verde , cidadania concedia, aguardando que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    07/06/2021 – Bolinha verde no 7. Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 07/06/2021, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

    Agora estou com uma dúvida em como solicitar pelo civilonline. Lá pede o nº de identidade civil, o que preencho nesta caso, já que não tenho o número ainda?

    Este forum é sensacional, vocês são muito competentes e prestativos, obrigado pela ajuda. Agora correr atrás da nacionalidade de minha esposa , filho e minha.

  • Bom dia @Leticialele , fiz conforme o explicado, porém fica dando a mensagem: número de identificação civil inválido, pois como não sei o número ainda, deixei em branco. Tentei colocar outros números mas não dá certo.

  • @AlexandreDom , estranho! Está fazendo o passo a passo conforme o post? Sempre pedi certidões sem a identificação civil!!

  • Mayara CruzMayara Cruz Member
    editado June 2021

    Boa tarde, recebi o número do assento do processo do meu pai por e-mail, só esse e-mail já é suficiente para poder dar entrada no meu processo de atribuição agora?

  • @AlexandreDom solicitei 2 essa semana e deu tudo certo. Não coloca nada no número de identificação civil, deixa em branco, tanto no requerente quanto nos dados do pedido.

  • EveEve Member

    Boa tarde pessoal!!

    Acabei de verificar e os processos dos meu dois filhos menores foram finalmente finalizados.

    Data de envio via DHL 01/04/2021

    Recebido por Madalena Viegas 06/04/2021

    Envio da chave de acesso 29/04/2021

    Atualização para fase 6 despacho marrom 11/05/2021

    Atualização para fase 7 terminado marrom 04/06/2021

    Atualização para fase 7 terminado verde 11/06/2021

    Muitíssimo obrigada pela ajuda e disponibilidade de todos os moderadores aqui do fórum, vocês são incríveis!!!

  • @Eve , parabéns!!

    @Mayara Cruz , sim, basta o número da certidão portuguesa.

  • Boa tarde.

    Alguém sabe dizer se a apostila de Haia em inglês é válida?

    O processo do meu filho está parado em Tondela pois faltava um documento vindo do Japão. O documento chegou porém a apostila veio em inglês.

    Obrigado.

  • @m_ferreira , não terá problema.

  • @m_ferreira o da filha da minha sobrinha também está em inglês, inclusive enviei uma imagem da apostila pra você ver. Será enviado assim mesmo. Mas no caso dela, enviará para ACP.

  • @Leticialele @gandalf

    Boa tarde.

    O Pedido Certidao Nascimento numero 3680xx/2021 foi definido ontem, ou seja, 11/06/2021.

    Sou um tanto confusa quanto a colocar os dados na tabela.

    Ficou na bolinha 6 verde em 28/05/2021.

    Ontem mesmo solicitei a certidao atraves de civil on line.

    Recebi no e mail a comprovaçao do pagamento, mas nao recebi o codigo.

    Talvez por sexta a noite.

    Grato a todos que de alguma forma, contribuiram para esta vitoria.

    Agora vou providenciar dos filhos maiores.

  • @SandraP

    Acho que vou enviar em inglês também. Te respondi no privado.

    Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.