Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1237238240242243648

Comentários

  • Parabéns @Rejmedeiros!!! Você poderia dar mais detalhes do seu processo? Vendo o andamento dos outros casos no fórum, o seu processo teve um término muito rápido! O requerente por um acaso era maior de 80 anos? Por favor, qualquer informação adicional do seu processo pode ajudar os outros que foram solicitados agora recentemente no fim do ano, como o do meu pai que foi entregue na CRC de Lisboa em 21/12/20, mas ainda está na bolinha 2! Obrigado.

  • @Rejmedeiros

    parabéns.

    Você disse que o processo foi aprovado. Isso seria Bola-6 verde, e Bola-7 branca ou marrom. É ok, porque não volta mais, mas ainda falta. É uma questão de dias pra ter o assento. Como está o texto logo abaixo das bolinhas coloridas?

    O processo concluído (como marcou na planilha), seria com a Bola-7 verde, já com o assento. (isso está escrito em preto, na tarja azul do título)

    Sim, conte suas histórias de terror aqui que a gente gosta de ouvir. Hehe

  • julbrajulbra Member

    @gandalf

    Pode não ser urgência, mas é inegável que esses processos de idosos estão andando mais rápido para quem deu entrada pela nova lei. Temos aí mais um caso, envolvendo dessa vez requerente com menos de 80 anos. Bom que estejam dando prioridade a esses processos de requerentes mais idosos. Acho justo.

    Vc disse que é questão de dias para a criação do assento. Isso é válido apenas para esses processos de tramitação mais rápida? Dia desses alguém postou aqui que está há meses esperando. Queria ter uma perspectiva de prazo de criação desse assento para dar andamento nos meus documentos.

  • @julbra

    Em geral 30 dias. Processos com prioridade em geral geram mais rápido. Mas isso é muito novo pra garantir.

    eu só queria ressaltar o fato de que provavelmente ela teve o Despacho, e não a Conclusão como marcou na planilha.

  • @Leticialele Vc sabe me dizer se a certidão de nascimento multilíngue precisa ser dentro de 6 meses também?

    obrigado :)

  • @alexvizoso , os Consulados pedem 6 meses, mas as Conservatórias aceitam 1 ano entre a emissão e a numeração do processo

  • @Leticialele vou mandar o processo essa semana pra Lisboa, mas a certidão que tenho aqui foi emitida já 7 meses atrás pelo registro civil da espanha. Me aconselha pedir uma nova ou não vou ter problemas se enviar essa?

  • @alexvizoso Se for certidão de nascimento não terá problema.

  • @Rejmedeiros

    Parabéns!!!

  • Bom dia, pessoal. Depois de enviados os documentos pra Lisboa, quanto tempo demora pra receber o código de acesso para acompanhamento do processo? Abs

  • Pessoal, tenho uma dúvida simples, mas melhor perguntar:

    Estou fazendo o pedido de certidão de casamento da minha bizavó (portuguesa) pelo CIVILONLINE para fixar o nome de vida adulta dela.

    Ocorre que estou fazendo o processo da minha mãe e + 3 irmãs dela (4 netas de portuguesa).

    Pelo que eu entendi, o CIVIL ONLINE emite uma cópia de certidão para ser validada na internet, sendo assim eu preciso fazer apenas 1 pedido e a certidão vale para os 4 processos que estou montando para minha família?

    grato!!!

  • Só para deixar registrado aqui, meu processo chegou em maio de 2019 e desde maio de 2020 está na fase 4 com a bolinha marrom e a tradicional frase "seu pedido foi verificado, está completo e válido, ...".

    Temos que ter bastante paciência e tranquilidade.

    Demora...

  • editado June 2021

    @Rejmedeiros @gandalf @julbra @Leticialele O meu processo de agosto de 2018, fiz tudo pessoalmente na CRC Lisboa, aprovado em março deste ano, aguardando a criação do Registo.

    Liguei em março, abril, maio e ontem para a linha de registro e sempre dizem a mesma coisa: 'aguardar'...'paciência, estão com muito serviço e atrasado'...já foi aprovado...mais uns 2 ou 3 meses talvez esteja pronto ...ligue em agosto novamente...e blá blá blá.

    Enviei e-mails pedindo para criarem o registo, fiz queixa no portal das queixas, em vão.

    Tenho morada em Portugal, sou aposentado (visto D7), tenho título de residência, cartão de cidadão, carta de condução, nif, niss, utente, cesd ....mas estou no RJ desde o final do ano passado.

  • RejmedeirosRejmedeiros Member
    editado June 2021

    Obrigada pessoal!

    @raphafcruz como escrevi no post anterio meu pai tem 78 anos. Não ouve nenhum pedido de prioridade. Paizão super saldável sem morbidades.

    @gandalf Pedido com bolinha 7 na cor marrom com a sinalização "Terminado". Escrito abaixo "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Vamos a história completa. Juntei a documentação ano passado, comecei em maio e finalizei tudo em outubro.

    Os avós de meu pai nasceram em portugal e se casaram lá. Chegaram aqui no Brasil já casados. Consegui as duas certidões de batismo, dela e dele e a de casamento. Dei bastante sorte porque as datas eram tão antigas que tinham poucos nascimentos e casamentos.

    Ah! eu sabia a região onde eles nasceram, isso ajudou muito!

    Outro fato importante é que não houve necessidade de realização de nenhum ajuste de nomes, datas ou qualquer outro tipo de informação em nenhuma das certidões e em nenhum dos documentos enviados. A documentaçào estava redondinha.

    Meu pai assinou o formulário, previamnete preenchido, presencialmente no consulado do Rio de Janeiro, valendo como prova de vida (fui com ele e foi super rápido e fácil). Não foi preciso agendar, é só chegar, esperar uns minutos na fila e assinar na frente da funcionária que carimba o papel em uma máquina/carimbo especial).

    Esperei a alteração da lei e envei a doumentação para a CRC de Lisboa através da DHL no dia 03/12 (mais ou menos 1 mês depois que alterou a lei de nacionalidade e retiraram a necessidade do vínculo efetivo com portugal). A documentação foi recebida na conservatória central em Lisboa no dia 07/12/2020 porque dia 04 era feriado lá.

    No dia 14 de jan de 2021 recebi um email com o número do processo e chave para consulta.

    No dia 22/02/2021 pela manhã saiu da bolinha 1 para a bolinha 2. No mesmo dia a tarde saiu da bolinha 2 para a bolinha 3 que ficou na cor marrom (bolinhas 1 e 2 na cor verde)

    No dia 19/03/2021 a bolinha 3 ficou verde e passou para a bolinha 4 que ficou marrom.

    no dia 08/06/2021 na parte da manhã estava ainda com a bolinha 4 na cor marrom, porém quando olhei umas 16h estavam todas as bolinhas verdes e a bolinha 7 na cor marrom escrito: O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Agora é aguardar o registro de papai, deve demorar uns 2 a 3 meses o que me dá tempo de juntar a minha documentação e ser feliz!

    

    Se eu fosse dar ouvidos a todos que me falaram que era impossível, que eu não consiguiria e ele não tinha direito... estava lascada.

    Acreditem em vocês e nos seu objetivos. Juntem a documentação correta com tudo que pedem sem ficar procurando "cabelo em ovo"...rsrs, enviem sem medo e vibrem positivamente. Já deu certo para todos vcs!!

  • editado June 2021

    @Rejmedeiros

    Não que seja relevante, mas você disse: "A documentação foi recebida na conservatória central em Lisboa no dia 07/12/2020 porque dia 04 era feriado lá."

    Na planilha a entrega foi dia 09/12/2020, e de fato os feriados em dez/2020 foram 01, 08, e 25. Dia 08/12 é "Imaculada Conceição", e também é feriado regional em algumas cidades no Brasil. A história confere. as datas na sua memória se deslocaram um pouquinho. Hehe

    Na consulta online, se a mensagem diz "aguarda que seja criado um Registo", você tem o Despacho. Quando o processo estiver Finalizado, a bolinha 7 fica verde, e aí não muda mais na planilha. Essa é a lógica em todos os outros que estão ali.

    Eu mudei na planilha. Por favor volte e ponha a data quando sair o assento. Na linha de texto incluirão a data em que o assento foi criado.

    Grato pelo relato detalhado, e mais uma vez, parabéns pela perseverança. Ela valoriza ainda mais a conquista.

  • @EvandroAugusto , a numeração leva uns 60 dias.

  • @elielmiqueias , a certidão do civil online pode ser impressa em casa, quantas vias você precisar. Coloque, em cada processo, uma via.

    Não se decepcione, a certidão é uma folha de papel A4, não tem papel especial, carimbos, selos, etc.

  • @guilhermepaiva1958 , só tendo muita paciência!!

  • julbrajulbra Member

    @EvandroAugusto, no caso do meu pai, demorou um ano. Mas em casos mais recentes, já vi informarem em poucos dias.


    @guilhermepaiva1958, o seu caso me fez resolver esperar mais alguns meses antes de providenciar os documentos necessários para o meu pedido de nacionalidade. Por favor, quando o seu registro for criado, volte aqui pra contar.


    @Ricosne, o processo do meu pai ficou parado na bolinha 4 do dia que recebemos acesso ao site de acompanhamento até o dia em que pulou direto para a 7. Falta pouco para o seu processo avançar. Acredito que até agosto vc terá uma grata surpresa.

  • @julbra

    Vou insistir uma vez mais na minha pergunta, porque acho que eu não me expressei bem na pergunta aqui https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/247948/#Comment_247948

    Quando você diz "pulou pra bolinha 7", você quer dizer que a bolinha 7 ficou verde?

    Se a bolinha-6 verde e bolinha-7 marrom ou branca - Despacho

    Se a bolinha-7 verde (o texto abaixo diz que o assento foi criado) - Concluído

    Eu tenho a forte impressão que o processo descrito está em Despacho, aguardando a criação do assento. Por favor confirme.

  • @Leticialele, obrigado por suas orientações mais uma vez!

  • Ola pessoal,

    como mencionei anteriormente, minha amiga recebeu o assento de nascimento recentemente. Ocorre que o nome dela veio com erro, mais provavelmente erro de digitacao, no sobrenome esta Aberto e nao Alberto como deveria ser. Como ela deve proceder para corrigir este erro? Como ela vai transcrever o casamento, seria possivel junto com a documentacao da transcricao, solicitar que o erro seja corrigido? Ou ela precisa corrigir antes de mandar o pedido de transcricao?

    Obrigada

  • editado June 2021

    @texaslady

    Retificação no assento português: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/214747/#Comment_214747

    entre em contato pelo e-mail: rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt

    Informe os dados do processo e solicite a retificação asap.

    A transcrição do casamento é um processo á parte. Não tem a ver com o registo civil, que já deverá estar retificado. Se não estiver retificado, devolverão todo o processo de transcrição.

  • @gandalf ,

    muitissimo grata! Ja repassei para ela.

  • @gandalf ,

    voce saberia dizer se esta retificacao e demorada, como o assento? No caso dela foram 5 meses.

  • @texaslady

    Geralmente fazem em torno de uma semana. Amanhã é feriado, e depois vem o final de semana prolongado.

    Provavelmente antes do final da próxima semana já tenha a resposta.

  • Obrigada @gandalf .

  • julbrajulbra Member

    @gandalf

    Todas as bolinhas estão verdes até a fase 6. Fase 7 está marrom: “O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português”.

    Quando eu digo que pulou da fase 4 para a 7 é pelo fato de eu ter consultado o processo num dia, quando ele ainda permanecia na fase 4 marrom, e ter ido para a fase 7 marrom (e demais bolinhas verdes) no dia seguinte.

  • @gandalf Claro que a história confere! e porque não conferiria... ???

    Eu acessei novamente o número de rastreio da DHL e me lembrei como foi a entrega. Eles buscaram os documentos comigo no dia 03/12/2020 (5a feira). A previsão de chegada era dia 07/12/2020, uma 2a feira porém eles fizeram uma tentativa de entrega e a conservatória de Lisboa estava fechada, eles ememdaram com o feriado do dia 08/12/2020 (3a feira). Os documentos foram entregues dia 09/12/2020 que foi o 1o dia útil após o feriado.

    AH! as outras datas que informei estão corretíssimas porque tenho foto de tudo com o dia em qua aconteceram e o email tb.

    :P

    Teve um outro detalhe que esqueci de reforçar: meu pai só foi ao consulado assinar o formulário depois que todos os documentos foram devidamente obtidos, conferidos e corretos. Todos os documentos já estavam na minha casa, somente aguardando o envio. Ele assinou o formulário na 3a feira e o courrier da DHL buscou os documentos na 5a feira. Essa assinatura que vale como prova de vida foi a última coisa que fiz antes de enviar a documentação.

    Os antecedentes criminais também deixei por último, para que ficasse o mais atualizado possível.

    Assim que o assento for criado eu atualizo a tabela (que venha a bolinha 7 verde!!!)


    Boa sorte a todos!!

  • @Rejmedeiros

    É que estou atento aos processos de idosos.

    Há de fato uma nova tendência de que processos de idosos pela CRCentrais passaram a ter prioridade?

    Qual critério usam para "idosos"? Seriam 70, 75, 80 anos?

    Então uma descrição detalhada como foi a sua ajuda muito a outros. Isso é novo. Se o seu pai ganhar tapete vermelho, saberemos que pode ser 75. Talvez menos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.