Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1171172174176177315

Comentários

  • Andamento do meu processo de aquisição pelo casamento:

    CRC Lisboa recebido em 02/07/20.

    Senha de acesso e numeração recebida em 09/07/20.

    Registado em 15/02/2021.

    Fase 4 em 18/03 (bolinha 3 verde e 4 marrom).

  • c_pesqc_pesq Member

    Agradeço a aprovação no grupo que acompanho há tantos anos. Através dele consegui concluir meu processo em março. Aquisição da Nacionalidade pelo Casamento.

    Tentei achar algum tópico ligado especificamente à minha questão, mas não achei.

    Tenho uma dúvida sobre os documentos após a aquisição da nacionalidade. Estou com um problema no Consulado de Stuttgard, Alemanha.

    Vivia em Portugal e tinha minha residência e Cartão de Cidadão ao abrigo do Tratado de Porto Seguro (Cartão de Cidadão para Brasileiros).

    Após a conclusão do processo, recebi o Assento corretamente e ao solicitar o novo Cartão de Cidadão com nacionalidade portuguesa, o funcionário do consulado disse que não conseguia concluir o processo por conta de um erro: surgia a mensagem para entrar em contato com o SEF. Estive no consulado duas vezes fiquei horas aguardando (os funcionários foram realmente atenciosos) e não conseguiram concluir o processo.

    Disseram que tentariam descobrir a razão do problema.

    Alguém mais teve esse problema ao solicitar o novo Cartão de Cidadão já possuindo um com nacionalidade brasileira?

    Agradeço antecipadamente e peço desculpas pelo tamanho da mensagem.

    Carlos

  • @glcossalter não sei te responder sobre o seu caso... Mas a atribuição de pais portugueses para filhos é um direito por lei e não é necessário comprovar laços com PT.

  • @catherineplata Obrigado Catherine pelo retorno. Também creio que mesmo usando o artigo 2 não irão solicitar pois não faz diferença se o pai é originário ou naturalizado, foi o que me disse um amigo de acordo com o que está no site do IRN. Por isso tanto um amigo em Porto Alegre já conseguiu para os filhos menores e esse amigo que me falou está na fase 4 da filha dele que tem 12 anos, ele acredita que em junho finalize

    com sucesso sem pedir esse vínculo. Estou aguardando finalizar o processo de transcrição de meu casamento em PD e já estou montando a

    pasta de documentos do meu filho Théo que tem 16 para mandar. Resta ainda decidir se mando para Porto ou Tondela. Até não sei exatamente

    qual Conservatória estaria hoje fazendo o processo de uma forma mais rápida, vamos ver se me informo sobre isso. abçs

  • editado May 2021

    @catherineplata

    Como ele mencionou, o caso dele seria nacionalidade por aquisição, pela via Judeus Sefarditas.

    É diferente, porque não retroage ao nascimento como netos e filhos. Como o pai se torna português depois do nascimento do filho, a nacionalidade dos filhos menores se dá também por aquisição pelo art-2, e tem que comprovar laços efetivos, que são simplificados. Apenas o conhecimento da língua (presumida para brasileiros), e antecedentes criminais se tiver mais de 16 anos.

    No caso da esposa, também por aquisição, os laços efetivos simplificados se dão pelo casamento (ou pelos filhos), e antecedentes criminais.

    As outras modalidades de aquisição exigem comprovação de laços efetivos plenos.

  • @Nilton Hessel

    Realmente ainda estou nesta saga de tirar do meu pai e do meu esposo .Obrigada!

  • @MARCUS ALVES , sendo brasileira, o domínio do idioma é presumido!!

  • Olá, onde posso obter o meu cartão de cidadão perto de Lisboa? é pela primeira vez

  • Boa noite,

    @gandalf

    Parece ter sido uma falha técnica mesmo, logo em sequência o status voltou para a bolinha 6, aguardando definição do conservador.

    E ontem foi aprovado o processo da minha esposa, agora é aguardar a emissão do registro português.

    Sei que o importante é o tempo até a aprovação do processo e depois o tempo para a emissão do registro, mas o processo foi avançando etapa por etapa, bolinha por bolinha, aliás as etapas de verificação de documentos e análise de pedido bolinhas 4 e 5, tiveram mudança juntas. Deixo abaixo as datas de cada etapa para que o pessoal tenha uma noção.

    Processo 85xxx/2019

    Recebido na CRC Lisboa: 24/10/2019

    Bolinha 1 verde: 14/01/2020

    Bolinha 2 verde: 22/07/2020

    Bolinha 3 verde: 28/09/2020

    Bolinhas 4 e 5 verde: 16/04/2021

    E finalmente Bolinha 6 verde: 26/05/2021.

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

  • drildril Member

    Bom dia!

    Alguém aqui saberia me informar quais situações podem caracterizar um pedido de urgência? Meu processo está pelo casamento em Lisboa desde novembro/2020 dentro do prazo. Mas terei que ir a Portugal ainda esse ano. Meu esposo já estará em Portugal e e eu irei posteriormente com a minha filha que tb é portuguesa. Com a pandemia ainda não sei como devo proceder.

  • BasttosBasttos Member

    Bom dia!

    Eu acompanho o Fórum a tempos, me desculpe pela minha ansiedade, eu gostaria de saber se possível quanto tempo o processo fica na bolinha 4 , dei entrada no processo de aquisição pelo casamento em 20 de janeiro de 2020 quando estive em Portugal

    obs.: ele esta na bolinha 4 desde janeiro

    obrigado pela atenção

  • @Basttos

    O processo de casamento (art-3) demora cerca de 2,5 anos. Entregar pessoalmente não muda em nada o tempo do processo.

    Joguei na planilha, e sua previsão seria 11/05/2022, daqui a 1 ano.

    Quando você diz Bolinha-4, quer dizer bolinha-4 verde? Qual o texto abaixo das bolinhas. É nele que tem que prestar atenção.

    Os motivos de urgência mais comuns são: trabalho, estudo, tratamento de saúde.

    Só serão aceites pedidos de urgência na tramitação prioritária dos processos, caso sejam apresentados documentos que comprovem a exigência de nacionalidade portuguesa para o efeito pretendido - (como por ex: contrato de trabalho e declaração emitida pela entidade empregadora que demonstre a exigência da nacionalidade portuguesa urgente (Trabalho em Portugal), comprovativo matrícula da escola/Universidade a frequentar em Portugal e não apenas uma “carta de aceitação” do estabelecimento de ensino - os documentos a apresentar deverão explicitamente demonstrar o carácter de urgência e exigência da nacionalidade portuguesa.

    Os comprovativos terão que ser anexados ao Pedido de Urgência.

  • BasttosBasttos Member

    Obrigado, Gandalf.

  • Hello, hope you all are well. A weird update, My process number was changed, for example , it was 175XX now its 176XX, did any one else experience this ? Many thanks for any info.

  • @SantosKK

    Is it in the same Conservatória? Which one?

    It was probably sent to another Conservatória, and renumbered at the date of the new entry. That's my guess.

  • SantosKKSantosKK Member
    editado June 2021

    @gandalf Thanks for the quick response, The process is at the Central Registry Office in Lisbon ( Marriage ) , that is where it has always been. Called the office and gave my old number and told them the situation, they had no Idea about this. I was also informed that SEF asked Lisbon office if I provided criminal certificate from other countries I resided within last 10 years. Now SEF is waiting for a response from Lisbon, at least that what I could understand from the call, however I did include criminal certificates from all the countries I lived in. Process is still at brown ball 4 with verified and complete awaiting analysis, text at the bottom.

  • @SantosKK

    The certificate (FBI, or Police) is not only the places you lived in after 16. It must include the country you're born, and other countries of other citizenships you eventually have, even if you never lived there, or left before you're 16. Just to let you know.

    Keep an eye in the text below the colored balls. That's where the information comes up. If they ask for additional info, the ball-4 turns from brownish to orange, but you barely can see the difference.

  • SergioLCostaSergioLCosta Member
    editado June 2021

    Bom dia pessoal! Tudo jóia! Alguém poderia, por favor, tirar uma dúvida sobre a necessidade (ou não) da Certidão de Nascimento (do titular que já tem nacionalidade portuguesa) junto com os documentos listados no site do Consulado de São Paulo, para o fim de fazer a TRANSCRIÇÃO DE CASAMENTO (simples) no consulado de Santos/SP?

  • @SergioLCosta

    Sua pergunta deveria ter sido feita no tópico apropriado, onde voce3 achara seus pares que fizeram ali. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/15464/transcricao-de-casamento-escritorio-consular-em-santos/

    Cada consulado tem regras específicas, que variam de consulado para consulado. Consulte no site do consulado, ou no tópico acima.

  • @gandalf Many Thanks, yes I included all the required certificates, including from birth country. The process number changed back to what it was but only for a few minutes and then back to the new number. I am thinking its a glitch in the system. will update.

  • Bom dia amigos !!! Alguém sabe informar se há diferença no cartão cidadão e no passaporte de um português por atribuição e um que adquiriu a nacionalidade pelo casamento? Há alguma observação impressa nos documentos, ou é tudo igual? Grata !!

  • @LIDIA1973 , não há diferença. O tipo de cidadania está averbado na certidão portuguesa.

  • @Leticialele Ok, muito obrigada !!!

  • Boa noite, pessoal!

    Se vocês puderem me ajudar quanto a um detalhe especifico referente aos meus documentos, ficarei agradecido.

    Morei na Inglaterra por um curto período, de 2006 a 2007. Daí tudo bem...

    Eu acabei de solicitar meu documento de antecedentes criminais de lá, o Subject Access Request. Porém tem uma questão que me veio em mente. Nessa época, meu nome era de solteiro, e com o casamento incorporei o sobrenome da minha esposa e ela incorporou o meu (tudo está registrado nas certidões de casamento e nascimento). Pedi o documento (Subject Access Request) com o nome de solteiro já que na época que estive lá, 2006-2007, obviamente eu era solteiro. Nele não diz o período que estive lá, somente informa que eu (ou o meu nome?) não tenho registro de ocorrência no sistema deles.

    Meu raciocínio está correto? Será que tem alguma chance de algo dar errado? Devo fazer alguma carta informando o período que estive na Inglaterra?

    Obrigado!

  • @Lucianofilhoba , se o nome está como aparece na sua certidão de nascimento, não creio que terá problema!

    Para justificar a diferença entre o nome no RG e o da certidão, mande uma certidão de casamento inteiro teor, que não precisa ser apostilada. APENAS para justificar a mudança do nome.

  • @Leticialele, no assento de casamento português tem uma parte chamada Apelidos Adoptados e consta que houve esta modificação, tanto minha como da minha esposa.

    Espero que de tudo certo. Obrigado!

  • @Lucianofilhoba , então não tem problema.

  • Olá, boa tarde, quanto tempo pode demorar o passo 7 em marrom?

  • Enviei meu processo para CRC Lisboa para aquisição por casamento.

    Foi recebido lá em 05/05/2021, em 31/05/2021 recebi a chave de acesso para consulta.

    Processo 603XX/2021, agora esperar

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.