Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1169170172174175315

Comentários

  • Oi gente, desculpa se minha dúvida já foi respondida, mas eu não consegui encontrar usando a busca.

    Minha esposa esta em fase de conclusão do pedido de cidadania dela, a mãe dela é portuguesa.

    Eu posso pedir minha cidadania nesse caso, pois somos casados a mais de 10 anos?

    Pergunto isso porque pelo que eu entendi, a cidadania por casamento só pode ser com nascidos em Portugal ou podem ser aplicada no meu caso?

  • Processos protocolados pessoalmente em Lisboa tem o mesmo prazo de 18 a 24 meses ou são concluidos mais rápidos?

  • Boa tarde,

    Recebi hj um email falando que meu processo foi registrado. Exatamente 6 meses após te sido recebido.

    Recebido 23/10/20

    Registrado 23/04/21

    Já atualizei na planilha... e vamos para o próximo passo.

  • @DanielFarias , depois que a cidadania de sua esposa for concluída, transcreva o casamento de vocês em Portugal e mande seu processo de aquisição pelo casamento (art.3) para a CRCentrais - Lisboa.

  • @ViniciusFJAP , o prazo é o mesmo

  • Gustavo1510Gustavo1510 Member
    editado April 2021

    Dei entrada no processo de nacionalidade pelo casamento através de uma advogada em Portugal, pois minha esposa e filho já possuem cidadania. Foi protocolado em dezembro de 2020 na Conservatória de Oliveira de Azeméis é só agora recebido pela conservatória de Lisboa, ainda está na fase 1, será que o trâmite é o mesmo que está na página ou pode ser mais rápido?

  • SergioLCostaSergioLCosta Member
    editado April 2021

    Bom dia gente bonita! Já concluí meu processo de cidadania. Preciso transcrever meu casamento (com mais de 10 anos). Moro no interior de SP e gostaria de saber se dá para fazer tudo (encaminhando os documentos) pelos correios e confirmar com vocês se a melhor opção é Santos, e se Santos está fazendo a transcrição de casamento (pergunto isso por causa da pandemia)? Alguém sabe se demora essa transcrição? Obrigado...

  • @Paulampp , o processo do meu marido foi recebido em Lisboa no início de setembro/20 e na semana passada recebemos também o e-mail informando o registro. Hoje eu olhei no site e já andou para a bolinha 3 - marrom. Dá uma olhada lá no seu, talvez já tenha andado também.

    Apenas para efeito de alinhamento de expectativa, alguém pode informar mais ou menos quanto tempo o processo fico na fase 3- marrom?

    Informações atualizas na planilha!!!

    Um abraço,

  • @Leticialele Pode me ajudar?

    Acabei de comprar o formulario para aquisicao por casamento, Minha filha utilizou o cartao dela pois fica mais facil pq ela mora em outro país. mas na hora de preencher o formulario do pagamento do cartao inverti os campos requerente e quem estava pagando, entao o formulario saiu com o nome dela .

    Duvida: Posso utilizar em meu nome este formulario sendo que la no cabecalho o requerente eh ela? ou terei que pedir estorno do valor e fazer novamente?


    obrigada

  • @ccrespo , sugiro que você mande um email para rcentrais.admin@irn.mj.pt e pergunte o que fazer!

    Explique a inversão, eles, certamente, darão uma solução!

  • Olá, Pessoal! Com a mudança ano passado para a aquisição da Cidadania através do Casamento, alterou algo na documentação além de não precisar enviar a comprovação da ligação efetiva com Portugal?

  • @Bianca Freire , não alterou nada, só não é mais necessária a comprovação de laços efetivos.

  • Bom dia.

    Gostaria de esclarecer uma dúvida.

    Minha mãe continua tendo direito a aquisição de nacionalidade pelo casamento, sendo meu pai (português) já falecido? O casamento deles foi transcrito em Portugal na época do casamento.

    Se sim, os documentos necessários são os mesmos, após a transcrição do óbito?

  • Gente bom dia, meu marido deu entrada em setembro de 2019. Em março agora saiu a cidadania dele.


    Fizemos por tempo de casamento.


    Tudo ok

  • editado April 2021

    Pessoal,

    é necessário sinal público dos documentos apostilados? Tentei buscar mas só achei informações antigas.

    Obrigada.

  • @irinayamashita , peça a certidão correta no Cartório e mande apostilar. Eles costumam colocar os selos e sinais públicos necessários;

  • @Marília Borges oi Marilia, sim vi aqui e já está com a bolinha 3 em marrom.

    Acho que agora ela fica ali uns meses (talvez 3 meses, acho que é essa a média) . Não tenho certeza.

  • @Leticialele pedi a inteiro teor por cópia reprográfica mas n veio com selo nenhum, apenas carimbo. Será melhor fazer o sinal público então?

  • @irinayamashita , o selo é impresso junto com a certidão. Tem um número e umas letras. Veja se encontra

  • Ahhh é um selo de autenticidade e um QR code né? Isso tem sim! Estava procurando um selo tipo adesivo!

    Muito obrigada pela ajuda @Leticialele

  • MaizaMaiza Member

    @Leticialele boa tarde, tem alguma planilha para acompanhar a nacionalidade por casamento? Quanto tempo em média tem levado o processo?

  • MaizaMaiza Member

    @Leticialele muito obrigada

  • @Maiza , por que você está acompanhando processos pelo casamento e, ao mesmo tempo, de netos?

  • Pessoal, após fazer a minha atribuição irei fazer a aquisição da minha esposa e atribuição dos nossos gêmeos. Temos 11 anos de casados e vamos fazer pelo tempo de casados.

    Para a aquisição da minha esposa vocês recomendam que eu dê entrada só após a atribuição dia gêmeos?

    É mito que ter filhos portugueses a análise da aquisição da esposa é mais fácil?

  • editado May 2021

    @MARCUS ALVES

    Não é mito. Existe um conjunto de requisitos, para comprovar a ligação efetiva. Tendo filhos em comum atribuídos, eles são a prova, e a espera para habilitação é 3 anos. Não tendo filhos, seria a segunda opção tendo que esperar 6 anos após o casamento.

    Claramente os filhos são a melhor prova diante da lei. Tendo as duas condições reforça seu caso. Bastaria uma delas, mas duas é melhor.

    Não precisa esperar sair a atribuição. Basta ter o número do processo dos filhos, e anexar ao processo do cônjuge. O processo de atribuição dos filhos pelo ACP demora 55 dias pra concluir. Entretanto em poucos dias lhe mandam o código de consulta online, onde consta o nome, a conservatória, e o número do processo. Tudo que eles precisam é o print-screen disso.

    Quando forem analisar o processo de sua esposa daqui a 1 ano, o processo de atribuição dos filhos já estará concluído, eles mesmos conferem, vêm que tem o assento, e dão seguimento.

    Para o processo dos filhos menores, pai e mãe assinam o requerimento, o português assina primeiro. Cada assinatura tem que estar certificada. Se o pai português é o declarante na certidão do filho antes de 1 ano de idade, para a nacionalidade não requer a transcrição do casamento. Mas se já tiver iniciado (e demora 2 semanas), mande junto como processo dos filhos. Pode ser o assento de casamento, ou apenas os dados anotados numa folha de papel branco (nome, número, e a conservatória ou consulado onde foi feita). Também normalmente isso não seria requerido, mas tendo feito pode abreviar o processo dos filhos.

  • Muitíssimo obrigado, @gandalf !

    Como sempre, informações precisas e bastante esclarecedoras!

  • @Gustavo1510 a aquisição pelo casamento é feita somente por Lisboa , o prazo é de 2 anos.

  • Bom dia colo estão?

    Recebi o n° do proc. Do meu processo de casamento. Tenho que solicitar uma senha para acompanhar a evolução das etapas do processo?

    Agradeço atenção

  • @Josi Pereira, você recebeu o número do processo por e-mail? Se sim, deve ter recebido junto a chave de consulta. Basta então acessar o endereço https://nacionalidade.justica.gov.pt/, que é mencionado no e-mail também, e informar a chave de consulta. Dessa forma é possível acompanhar o estado o processo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.