Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1933934936938939963

Comentários

• LeticialeleLeticialele Member, Moderator

@SandraP , obrigada, De fato, é mais fácil para seus irmãos enviarem os processos daqui. Cada processo tem que ir completo, sem compartilhar documentos. Cada um coloca sua documentação em um envelope, escreve na frente "PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO EM NOME DE XXXXX".

Os envelopes podem ser colocados em um único envelope de envio. As Conservatórias aceitam até 5 processos juntos.

• SandraPSandraP Member
    editado November 2020

@Leticialele é o que estou pensando em fazer. Cada um mora num endereço, acho que isso não faz diferença. Minha outra irmã, que também anda aqui pelo fórum, @Elaine_Magdanelo, vai despachar isso pra mim do Brasil. Ela está vendo sobre aquisição de nacionalidade para o marido e um ajuda o outro. Fiz meu processo em 2004 quando morei aqui pela primeira e agora está bem mais fácil. Muito obrigada

• ola pessoal!

Vem por meio aqui agradecer a todos que me ajudaram nos esclarecimentos de dúvidas e como proceder as documentações! Ocorreu tudo certo!

bom agora irei fazer o processo da minha irmã,

só uma dúvida, ACP continua sendo a mais rápida de todos para o processo de atribuição? Vi q os prazos aumentaram, mas ela continua sendo a melhor opção?

• documentação continua a msm?
    • pagamento do 1C on-line continua o msm?

obrigado

@Lucas Rocha , ACP está, gradativamente, voltando aos prazos normais. O processo do meu sobrinho levou 7 meses. Tondela também é uma boa opção!

A documentação é a mesma e o pagamento com cartão de crédito também!!

• Vlad PenVlad Pen Member, Moderator, Banner

@Lucas Rocha ACP 8 meses, Tondela de 9 a 10 meses

• Boa noite pessoal! Poderiam me ajudar com uma dúvida: minha irmã é divorciada e já tem o nome de solteira no RG. Para fins de atribuição de nacionalidade, ela não precisa enviar nada por enquanto com relação a certidão de casamento, nada disso não é? Somente depois quando forem preparar a documentação dos meus sobrinhos que será necessário a transcrição de casamento e homologação do divórcio? Muito obrigada, Sandra

@SandraP , se os documentos dela estão com nome de solteira, não precisa enviar a certidão de casamento, que só serviria para comprovar a mudança de nome.

Depois que a atribuição dela for finalizada, terá que transcrever o casamento para poder atribuir os filhos deste casamento.

A homologação do divórcio é feita em Tribunal Português, com a participação de advogado. Ela pode deixar para fazer a homologação depois.

• Obrigada, @Leticialele!

• @Leticialele minha mãe está no Brasil, minha prima que mora em Portugal, entao devo fazer para ela uma procuração (ja esta feita na vdd), envio todos os documentos para ela em Portugal (ela mora em Vila Nova de Gaia), e de lá ela enviaria direto para Almada, seria esse o caminho correto?

@Barbara Costa , não entendo porque você não manda diretamente para a Conservatória. Sua prima, como procuradora, terá que assinar os formulários, presencialmente, em uma Conservatória. Portugal está com várias restrições por conta da pandemia. O teletrabalho é obrigatório. Creio que ela terá dificuldades em reconhecer a assinatura!

Não há necessidade, mas, se você quer que ela seja procuradora...

• @Barbara Costa

Não coloque pessoas no meio sem necessidade. Não só você vai criar um trabalho extra pra sua prima, e não ganha absolutamente nada com isso. Mande direto pra conservatória que escolheu e e pronto. Mantém o controle com você. Concordo com a Leticialele.

• Olá boa noite! Estou voltando para compartilhar que recebemos, eu e minha irmã, nossos Assentos vindos da ACP Porto! Nosso processo havia chegado em janeiro 2020, ido para a finalização em março para criação de registro e chegou agora no fim de novembro, então todo processo durou 11 meses desde que chegou lá.

Agora quero partir para tirar dos meus dois filhos e minha irmã da filha dela, e tenho algumas questões se puderem me ajudar:

1) dos meus filhos que são menores (12 e 14 anos) é só fazer a juntada e enviar como fiz do meu? sem taxa? E a melhor Conservatória ainda está sendo da ACP Porto?

2) Minha sobrinha mora nos EUA, neste caso para assinatura da ficha ela consegue indo num cartório lá, ou apenas no Consulado Português dos EUA?

3) Sou casada há 16 anos, poderia já entrar também com o pedido para meu marido ou já é mais difícil? E para quem tem união estável (caso da minha sobrinha) de 5 anos, há possibilidade?

É isto, agradeço a atenção novamente e fico no aguardo se puderem mais uma vez me ajudar.

Camila

• Mais uma questão: devo transcrever meu casamento antes de entrar com o pedido para meus filhos ou é possível fazer junto?

Grata, Camila!

@Camimarq , parabéns!

1 - Mande os processos dos seus filhos e de sua sobrinha para Tondela, que prioriza os processos de menores!

2 - Precisa, antes, transcrever seu casamento, Faça pelo Consulado que atende à área em que você mora, estão aceitando pelos Correios e fazendo bem rápido. Ou mande junto para Tondela, mas saiba que lá o processo está sendo bem demorado. Faça isso logo, antes de janeiro, porque os emolumentos vão aumentar de 120 para 180 euros!

3 - Nos Estados Unidos, sua irmã só vai conseguir reconhecer a assinatura (tanto dela quanto a do pai da filha) no Consulado, com agendamento prévio.

4 - Transcrito seu casamento, mande o processo de cidadania por aquisição de seu marido para Lisboa, vocês são casados há tempo suficiente para ele demonstrar vínculo efetivo com Portugal. Quanto à sua irmã (entendi que ela tem união estável há 5 anos) , depois de atribuída a filha, também pode mandar a atribuição do companheiro para Lisboa.

@Everton Costa , fica de olho no email que você colocou no Formulário! Eles vão mandar uma via da certidão, em pdf!!

Não sei como pagar pelo Multibanco, que só tem em Portugal!!

@Everton Costa , o do meu sobrinho saiu sexta-feira e hoje ele recebeu o email. Ontem foi feriado em Portugal.

• @Camimarq

3 - Nos EUA normalmente se faz o reconhecimento presencialmente no consulado português da sua área.

Não há cartórios nos EUA. Há notários públicos. Mas o IRN em geral não confia nesse tipo de autenticação e exigem refazer no consulado.

Se quiser tentar mandar certificado por um notário, tem que fazer o apostilamento no Department of State. Cada estado tem o seu (onde se registram os notários daquele estado), e um só para documentos federais.

Certifique-se que o notário escreve (no carimbo ou a mão) algo como "I declare the authenticity of this document signed in my presence". Pelo menos uma dessas duas coisas em negrito (ou ambas) tem que constar na certificação.

"https://www.hcch.net/en/states/authorities/details3/?aid=353"

"https://travel.state.gov/content/travel/en/records-and-authentications/authenticate-your-document/office-of-authentications.html"

• @Everton Costa Joia? Li que o seu processo caiu em exigência, o meu também! Como você soube quais documentos faltaram, você ligou em algum número ou recebeu a notificação em seu endereço?

Me informaram um número aqui no fórum mas infelizmente não está funcionando. Você pode me dizer como você fez para saber qual faltava?

• @Eli137 qual horário você ligou? só funciona das 9 as 17 (horário de lisboa) - 6 as 14 de brasília. (+351) 211 950 500

• @gsilvestre obrigado! Liguei lá, consegui sanar minha dúvida. Meu processo caiu em exigência, eles pedem a cópia do meu RG “havia enviado do passaporte”. Agora é enviar e ter paciência.

• @Eli137 ...

Poderia por gentileza nos trazer mais detalhes sobre o motivo de não terem aceitado o Passaporte...

Seu Passaporte tinha filiação...?

Você fez cópias de quais páginas do seu Passaporte...?

Como foi feito o Apostilamento dessa(s) cópias...?

• Bom dia!

Sei que esse tópico não é pertinente a minha dúvida, mas não encontrei sobre o assunto.

Já tenho minha nacionalidade.Minha esposa e meu filho conseguem entrar em Portugal comigo nesse momento?

editado December 2020

@Carlos_7 , acho melhor você, como português (com direitos e deveres), pedir uma autorização ao Consulado. Caso contrário, podem ter problemas no embarque ou na Imigração! Lembre que todos têm que apresentar o resultado negativo de teste PCR para covid, feito 72h antes do embarque!

• Boa tarde, pessoal.

Os documentos dos meus irmãos estão prontos para serem enviados. Estou bem em dúvida se envio para ACP ou Almada. Alguma luz? O que acham?

Muito obrigada!

@SandraP , eu mandaria para o ACP, que, aos poucos, está voltando ao ritmo pré-descoberta de mega fraude!

O processo do meu sobrinho, mandado em maio, foi finalizado no fim de novembro, levou 7 meses.

• @Leticialele Por isso minha dúvida.Acabei de chegar do Consulado do RJ e eles pediram pra eu entrar em contato com o SEF. Então enviei um email com essa questão. Não tinha conhecimento dessa autorização.

• @Carlos_7 ...

Creio que por enquanto você é o único Português da família...Estou certo...?

Chegou a dar entrada nos processos de Transcrição de seu Casamento e/ou Atribuição de seu filho...?

@Carlos_7 , você é português, e o Consulado tem que apoiá-lo. Peça para falar com o Chanceler, Engº Abílio. Ele é super gentil e acessível e, tenho certeza, vai dar uma resposta melhor que essa genérica de procurar o SEF.

Pode mandar um email para ele : ouvidoria.cgrio@mne.pt

• Última dúvida no preenchimento do formulário: ao final do formulário tem 2 linhas, um irmão assinou nas 2 e reconheceu as 2 assinaturas. O outro irmão assinou em apenas uma linha e reconheceu.

Pergunta: tem que assinar nas 2 linhas ou em apenas 1?

Obrigada, Sandra.

• Nilton HesselNilton Hessel Member
    editado December 2020

Só na linha de cima...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.