Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19319329349369371451

Comentários

  • @gandalf apenas a título de informação, a atribuição do meu pai no ACP ficou parada para verificação da certidão com o consulado, por ser de Goiás, mas ficou na fase 4 ("verificação de documentos"). ficou de outubro/2019 a outubro/2020 assim, tendo sido o processo concluído em 19/11

  • @gandalf entendi...na verdade, acho isso um absurdo, pois não vi nenhuma informação diferente quando enviei. Mas enfim, espero que ninguém passe por isso pq é um desgaste emocional desnecessário, principalmente pq meu pai é Português. Boa sorte a todos! E obrigada pela ajuda!!!! ;)

  • editado November 2020

    @Tats @gandalf dei entrada no meu processo em 2018 no ACP e usei o passaporte como documento de identificação. Fiz a cópia (passaporte aberto mostrando as duas paginas com meus dados em uma folha apenas), autentiquei no cartório e apostilei. Meu processo não caiu em exigência e foi concluído em menos de 2 meses (bons tempos de agilidade) .

  • @charlespessoaaa exatamente! Hoje entendo que não ha uma regra. Depende de boa vontade, de pessoa pra pessoa...vai saber rsrs

  • @Tats

    Eu mesmo já expliquei isso aqui no fórum algumas vezes, mas só lê quem estava no calor da ação. Dê uma lida nos posts porque há vários detalhes que podem lhe passar despercebido. Para algumas pessoas pode ser 2 páginas. Pra mim eram 4 páginas. Faz diferença.

    Como pode ver, não é por falta de avisar. Tem muitos outros. Leia esses que vai ser educativo.

  • Boa tarde,

    Muito feliz porque o registro do processo da minha esposa foi emitido hoje .

    processo 25xx4-19

    entrada março 2019

    exigência - agosto 2019

    aprovado 25/08/2020

    registro criado 25/11/2020.

    @gandalf eu tenho uma dúvida, eu já possuo cidadania portuguesa , para a emissão do cartão cidadão e passaporte da minha esposa,seria melhor realizar antes a transcrição do casamento pelo consulado?

    Ou pode tirar o cartao cidadão e passaporte logo e depois com calma realizar a transcrição?

    Desde já agradeço toda atenção de vcs no desenvolvimento do processo.

    Att,

    Antônio Véras

  • @Antonio Véras

    Parabéns a sua esposa.

    Que tipo de processo foi? Como filha art-1C, pelo ACP?

    Ela deve fazer a transcrição. Os consulados geralmente exigem, porque a lei diz que é obrigatória.

    Após a transcrição altera o estado civil e o nome de sua esposa passando a ter o nome de casada. Se deixar a transcrição para depois, terá que trocar o CC. No consulado em geral permitem fazer a transcrição no momento de pedir o CC. Fazem a transcrição na hora, junto com a biometria. Depois de uns 45 dias tem que voltar pessoalmente pra ativar e retirar o CC com a carta-PIN. (o procedimento dessa segunda ida varia de um consulado pra outro).

    Qualquer alteração de nome e estado civil terá que refazer o CC, e depois de 45 dias ir pessoalmente ativar e retirar. Troca de domicilio eleitoral, e criação de NIF, também pedem a troca do CC.

  • Bom dia. Onde posso achar os documentos e exigências necessários para obter a nacionalidade de neto de português? Obrigada!

  • editado November 2020

    @RCS , no site

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/'

    Lembrando que, a partir de 11 de novembro deste ano, o vínculo exigido para netos brasileiros é o conhecimento da língua portuguesa.

  • @joannebarreto grato pelo retorno

  • @gandalf , sim foi ACP , art 1-c, não sei se vc lembra , mas ela tinha dois processos , um deles foi dado entrada em março de 2019, num 25xx4/2019, que caiu em exigência em agosto de 2019, pois não tinha sido feita a convolação da cidadania do pai. Ela fez a convolação que ficou pronta em junho deste ano.Achando que o processo antigo já tinha sido indeferido pelo tempo, deu entrada em novo processo em 03/07/2020, processo 48xxx/2020. Mês passado ela foi verificar o processo antigo e ele tinha sido aprovado em 25/08/20. E ontem foi realizado o registro.

    Ja comunicamos que existe outro processo , solicitando o arquivamento do mesmo, contudo não obtivemos resposta .

    Entrei em contato com a ouvidoria do consulado do Rio de Janeiro e eles me orientaram que eu deveria enviar toda documentação por correio para eles é assim que estivesse pronto , enviarem da mesma forma , só podendo dar entrada no CC após a conclusão da transcrição.

    Em SP pode ser feito desta maneira que falou.

    Mais uma vez , gostaria de agradecer a todos a orientação e paciência em elucidar minhas dúvidas .

    O processo que está na planilha é mais atual, então talvez fosse interessante mudar para o antigo que foi terminado.

    att

    Antonio Véras

  • @gandalf VNG seria Vila Nova de Gaia?

  • @gandalf ela esta um pouco distante de Almada. Ela enviar pelo correio seria uma opção? O processo da minha mãe fiz direto no ACP e levou 4,5 meses, agr com a pandemia fiquei perdida em onde dar entrada no meu. Eu nao moro no Brasil, moro na Holanda, entao se ela nao puder enviar pelo correio por ser somente a procuradora, eu poderia enviar daqui direto para la!?

  • @Leticialele obg pela informação ;)

  • Boa noite,

    1.ACP continua sendo o melhor local para enviar processo de atribuição?

    2. A documentação para atribuição teve alguma modificação?

    Grata

  • @Amanda282 , os processos no ACP estão levando uns 12 meses, até a criação do registo. Em Tondela, uns 8 meses, Vila Nova de Gaia e Almada também estavam com bons prazos, mas ao que parece, estão ficando atoladas!

    Não houve modificação na documentação a ser enviada.

  • @Barbara Costa , sua mãe pode enviar a documentação pelos Correios, para você. Você só precisa assinar o Formulário 1C no Consulado ou fazer uma procuração para sua mãe, com poderes específicos para tratar de sua cidadania portuguesa.

  • Boa noite, gente!

    Enviei meus documentos pro ACP de Porto via DHL quarta passada, dia 18, e foi recebido na segunda, dia 23. Ontem chegou a chave de acesso para consulta do processo. Eu gostaria de incluir meus dados na planilha. Como faço? Alguém pode me mandar?

  • VNG só teve um relato que foi rápido, não vejo como opção.

    ACP vem diminuindo o tempo de conclusão e os ultimos finalizados demoraram 6 meses. É só olhar a planilha.

  • @joanabarbosa

    Como não vi o processo na planilha, eu incluí pra você. Por favor corrija o número do processo, forma de pagamento, e outros dados que tiver.

  • Bom dia,

    Sou novo aqui no grupo e incluí na tabela os dados do meu processo. Mas vou resumir aqui:

    Processo art 1c Filho, 392xx/20

    recebido no ACP por DHL em 09/06

    Chave de acesso por email 19/06

    Registado (bolinha 02) em 06/11

    despacho 10/11

    aguardando finalização (ansiosamente rsrsrs)

    grato

  • Boa tarde, estou tentando fazer pagamento pelo cartão de crédito para receber o formulário 1C, gostaria de saber se o site é demorado a aprovar o pagamento e recebimento do formulário por e-mail. Meu cartão é do Banco do Brasil. Grata pela ajuda.

  • @Leticialele Atualizando ACP : 8 meses processos finalizados.

  • @Vlad Pen , sim, está voltando ao ritmo normal! O processo do meu sobrinho levou 7 meses, da entrada ao registro! Os processos dos outros dois sobrinhos caiu em exigência. O tal "aleatório do selo não combina".

  • Atualizando o caso do meu primo que iniciou o processo de atribuição pelo consulado do RJ em agosto e não pediu urgência: já tá c/ o CC em mãos, esperando receber o passaporte, e disseram que o CC dos filhos fica pronto semana que vem!


    Não tenho mais acompanhado as postagens, então não sei se tem outros relatos recentes de lá, mas achei que gostariam da informação.

  • Boa tarde! Gostaria de uma informação, se alguém puder me ajudar.

    Verifiquei meu processo o mesmo está na fase 4, porém com uma mensagem que diz faltar um documento, mas não especifica qual documento e nem como devo proceder. Se alguém puder me ajudar em como eu devo prosseguir, para onde ligar ou enviar e-mail para saber oque falta.


  • @Eli137 , seu processo caiu em exigência.

    Pode ligar para a Linha de Registos para saber que documento está faltando ou com problema.

    Você vai receber uma carta, mas, pelos Correios, demora uns 25 dias.

  • @Leticialele Voce sabe me informar qual o número?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.