Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1235747

Comentários

  • Alguém já conseguiu realizar transcrição de casamento de avós portugueses com divergência em ano de nascimento de um dos nubentes, no Consulado do RJ presencialmente - e recentemente?

  • Olá pessoal,

    Informo que a transcrição do casamento dos meus pais foi concluída pelo Consulado do RJ. Seguem as datas para referência:

    Postagem nos Correios: 26/10

    Recebido no Consulado: 28/10

    Pagamento efetuado por transferência bancária (após e-mail do Consulado recebido no msm dia): 06/11

    Criação do assento: 11/11

    Prazo total: 14 dias

    Ainda não recebemos o assento pelos Correios. Soubemos que a transcrição foi concluída pq meu pai foi ao Consulado no dia 16/11 para emissão do Cartão Cidadão. Como não obtivemos resposta sobre o envio do assento pelos Correios, pedi ontem pelo civilonline e descobri hj que já havia sido criado no dia 11/11.

    Vou mandar hj o processo para aquisição da minha mãe (efeito base X).

    Mto obgda mais uma vez pela ajuda de todos!

  • Oi,


    Desculpe perguntar, mas quanto vc pagou pelo processo? Digo, quanto o consulado cobrou pelo serviço?

    Pois me lembro que há um tempo atrás era dito que saía mais em conta fazer direto por Portugal, porém com o euro do jeito que tá.... Queria ter uma noção......

  • @catherineplata

    acho que a taxa é o mesmo valor para transcrição (120 euros) fazendo no consulado ou mandando pra Portugal. A diferença fica no envio, né. Mandar pra fora do país é mais caro do que mandar pelos correios por aqui mesmo.

  • @catherineplata , a tabela de emolumentos no Consulado do Rio, em vigor em este mês, é esta:

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/tec112020.pdf'

  • @MarcioArese eu liguei lá e me informaram que não estão fazendo transcrição presencial. Vi um comentário aqui no fórum que uma pessoa só deixou os documentos presencialmente, não houve um atendimento.

  • @Pamela_mb eu vou fazer via postal, como alguém relatou em algum lugar. Parece que o Consulado do RJ recebeu os documentos e executou a transcrição rapidamente.

  • Boa tarde pessoal, vou fazer a transcrição do casamento da minha mãe, acabou de sair o assento dela.

    Estou querendo fazer pelo consulado devido aos relatos de rapidez! Poderiam me informar os documentos pedidos lá? Pq estou vendo divergências no site do consulado e nos que informaram aqui, por exemplo: aqui peguei informação que a certidão de casamento deveria ser inteiro teor, já no site diz não ser necessário.

    O requerimento deve ser apostilado tbm?

    Sigo as solicitações do site, certo?

    Desde já obrigada!!

  • editado November 2020


    Então, no site diz que o requerimento precisar ser apostilado! Agora tô na dúvida..

    A certidão do conjugue não precisa ser de inteiro teor? Só a de casamento...


  • Oi @Gabriela Fernanda!

    Apostilei o requerimento, seguindo as instruções do site do Consulado. Qto às certidões, a de casamento eu mandei em inteiro teor digitada, e a de nascimento da nubente estrangeira eu mandei por cópia reprográfica (já havia solicitado assim pq ia mandar para Ponta Delgada).

    Acrescentando meu comentário anterior, o assento de casamento chegou na minha residência no dia 19/11 por Sedex.

    Abs,

  • @Leticialele @gandalf

    Boa tarde, não sei se vcs lembram mas no início de setembro eu comentei aqui com vocês que transcrevi casamento de meus pais e dei entrada na minha nacionalidade (tudo pelo Consulado RJ) pois a atendente havia me informado que os prazos estavam menores, e prometi que atualizaria vocês com alguma novidade.


    Enfim, acabei de receber a ligação do consulado informando que meu processo foi finalizado, foram menos de 3 meses desde o início até o final (Transcrição + Nacionalidade). Não sei se fui sortudo, mas acho que não e que talvez o Consulado esteja de fato com tempos mais curtos para conclusão de processos. Basta saber até quando hehe


    Obrigado a todos e boa sorte!

  • @lucasmalafaia , parabéns! Obrigada pelo relato!

  • @lucasmalafaia Parabéns ao novo tuga.

  • Olá pessoal, boa tarde!

    Resolvi fazer a transcrição de casamento de meus avós portugueses pelo consulado do RJ por causa deste fórum, entretanto, tenho algumas perguntas.

    Vi os documentos solicitados e queria saber se eu, enquanto neta, posso ser a requerente desta transcrição pois não vi solicitarem documentos comprobatórios de vínculo (a não ser no formulário de requisição que eles perguntam os dados do requerente). Seria melhor a minha mãe solicitar? Algum neto fez essa requisição por lá? Solicitaram algum documento?

    Muito obrigada!

  • @fnignacio , se for neta tem que mandar uma certidão de nascimento inteiro teor, além da cópia autenticada e apostilada da identidade.

    Se sua mãe assinar o requerimento, basta a cópia autenticada e apostilada da identidade.

  • @Leticialele obrigada!

    Mas mesmo fazendo pelo consulado preciso incluir esses documentos? No site eles não pedem esses documentos (nem para netos nem para os filhos darem entrada), por isso que estou confusa.

  • @lucasmalafaia

    Olá!

    Parabéns pela conquista.

    Lembro do seu comentário aqui, que faria pelo Consulado do RJ.

    Você fez a Transcrição presencialmente ou enviou? E só depois fez a sua Atribuição, de forma presencial?

    Ou foi feito tudo, Transcrição e Atribuição enviados no envelope ao Consulado RJ?

    Por favor, gostaria de saber.

    Desde já agradeço.


    Mauriceia.

  • @fnignacio , filhos e netos têm que comprovar a legitimidade para fazerem o pedido de transcrição. No site do Consulado, há a presunção de que o pedido será feito por um dos cônjuges.

    O filho demonstra sua legitimidade apresentando o documento de identidade, porque nele aparecem os nomes dos pais;

    O neto, com a certidão de nascimento, porque só ali aparecem os nomes dos avós.

    Uso como parâmetro a Conservatória de Ponta Delgada, que devolve os documentos quando faltam um dos dois documentos, conforme o caso.

  • @Leticialele entendi! Perfeito, obrigada pela super disponibilidade em me responder! 

    Na identidade da minha mãe ainda consta o nome de solteira, você já viu casos em que se possa usar outro documento que comprove o vínculo? Ex. carteira de trabalho, certidão de nascimento simples etc. (autenticada e apostilada) ou necessariamente precisa ser a identidade?

    Ou posso usar essa identidade para a transcrição pelo menos?

  • Vi aqui no site do consulado do RJ:

    Podem ser aceitos como documentos de identidade:

    • Cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública (Ex: RG);
    • Carteira funcional expedida por órgão público, reconhecida por lei federal como documento de identidade válido em todo território nacional;
    • Carteira de identidade expedida por comando militar, ex-ministério militar, pelo Corpo de Bombeiros ou Polícia Militar;
    • Passaporte brasileiro. É necessário que o referido documento mencione a filiação;
    • Carteira nacional de habilitação expedida pelo DETRAN (modelo atual);
    • Carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei (Ex: OAB);
    • Carteira de trabalho e previdência social-CTPS.

     

    Nota: O documento de identificação apresentado poderá ser recusado se não estiver atualizado ou se o tempo de expedição ou o mau estado de conservação impossibilitarem a identificação do requerente.

  • @fnignacio , pode mandar qualquer carteira de identidade como descrito no site. O importante é não ser um documento muito antigo, com mais de 10 anos, porque são passíveis de fraude!

  • @Mauri

    Boa noite Mauriceia,

    Eu fiz a transcrição presencialmente. Na época ainda estavam realizando dessa forma, hoje acredito que seja só pelos correios de acordo com a última informação que tive.

    Fiz a transcrição em um dia (presencialmente ficava pronta na hora), e no dia seguinte retornei ao consulado e dei a entrada no meu processo de nacionalidade presencialmente. (Ou seja, um agendamento para transcrição de casamento em um dia e outro para a nacionalidade no dia seguinte, não é possível realizar os dois processos com apenas um agendamento).


    Comigo deu certo, boa sorte pra você!

  • @lucasmalafaia

    Bom dia Lucas,


    Obrigada.

  • @Leticialele Muito obrigada por toda sua atenção!!! Graças a gentileza de vocês que tive coragem pra encarar fazer o processo sozinha! Vou dando informações para que os próximos tenham parâmetros.

  • Boa tarde!


    Gostaria de compartilhar que graças à este fórum fiquei confiante em solicitar a transcrição de casamento por conta própria, via consulado.

    Juntei toda documentação orientada pelo site e até o momento tenho os seguintes prazos:

    Documento postado: 19/11

    Documento recebido: 23/11

    E-mail informando que a documentação está correta com para pagamento da taxa: 26/11


    Aguardando =)

  • @gabriela_cardia , muito bem!! Em breve, estará pronta!

  • @Leticialele e @fnignacio, no meu caso foi o neto que pediu e não precisei comprovar legitimidade, somente os docs listados no site foram o suficiente.

    19/11 - docs recebidos

    26/11 - retorno do consulado com os dados para pagamento

    27/11 - pagamento feito

    agora só aguardar

  • @Pamela_mb você fez a transcrição do óbito também?

    Estou com essa dúvida, se a transcrição do óbito é necessária via consulado RJ.

  • FabsennaFabsenna Member
    editado December 2020

    Boa noite e para titulo de conhecimento de todos

    Fiz o processo de transcrição de casamento dos meus pais pelo Consulado do RJ, documento enviado via sedex dia 17 e recebido dia 18/11, pago via transferência bancária (R$825,00) e ficou pronto dia 3/12 ou seja menos de 14 dias, chegou este final de semana na minha casa.

    • enviado Pedido de Transcrição devidamente apostilado com reconhecimento de firma por autenticidade
    • cópia da minha ID, reconhecida e apostilada
    • cópia do pdf de assento retirado via civil online
    • Certidão de Nascimento Inteiro Teor (pedi cópia reprográfica para evitar qq coisa) de meu pai(estrangeiro) apostilada com reconhecimento de firma
    • Certidão de Casamento Inteiro Teor e apostilada com reconhecimento de firma
    • envelope extra para reenvio após concluído.

    A meu ver uma grande ajuda e mais pratico que enviar para Tondela ou Ponta Delgada.

  • @Fabsenna

    Boa noite, quando o Consulado do Rio te enviou a transcrição do casamento, os documentos que vc listou também foram devolvidos?

    Obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.