Nacionalidade portuguesa pelo casamento

1139140142144145315

Comentários

  • @gandalf muito obrigada pela informacão. Não vai tomar tantos meses assim mas é bom saber isso no caso de imprevistos. Penso que talves vai ser um mes mais do tempo que dão na carta. Mas voy mandar uma carta por DHL explicando tudo antes de chegar o prazo oficial. Obrigada novamente! :)

  • editado October 2020

    Mande apenas um e-mail para a conservadora dentro do prazo administrativo.

    Se desejar se garantir mande uma carta registrada, por R$39.

    Mande por DHL (R$220) depois de 4 meses (prazo suficiente antes do prazo legal terminar) somente se precisar estender além de 4 meses. Vai chegar lá em 4 dias em tempo de entrar no processo. Se for mandar pelo correio ou DHL, ponha junto uma cópia da carta de exigência.

    A extensão de prazo pelo regime excecional do COVID ja foi revogada por outro decreto, e você não poderá usa-la.

  • Bom dia, pessoal

    Alguém também está tendo erro para consultar o seu processo ? Tem alguns dias que o meu está dessa forma


  • Olá @gandalf e @SERGIO LMZ, obrigada pelos comentários.

    No caso, preciso reconhecer a assinatura do formulário e autenticar e apostilar(?) a copia do passaporte. O consulado brasileiro na Alemanha não apostila documentos, apenas autentica a cópia. Ainda não consegui nenhuma informação do consulado português.

  • @gandalf obrigada pelas dicas!. Não moro no Brasil. Sou Venezuelana/Portuguesa morando na Noruega :). Mas estou a seguir o forum que é excelente. Peço disculpas pela minha péssima escritura já que é de facto espanhol minha língua materna. Muito Obrigada!

  • @MARCELLA

    Sim. O consulado não autentica documentos, exceto se são seus documentos originais (RG ou Passaporte) que eles fazem a cópia e a certificação. Também fazem o reconhecimento presencial dos formulários de nacionalidade (1C, 1D, 1F, art-3, etc).

    As certidões de nascimento e casamento, têm que ser certificadas e apostiladas nos cartórios de origem.

    Tambêm traduções precisam ser oficiais e apostiladas na origem (podem em alguns casos ser feitas pelo própria Conservatória Central de Lisboa, ou pelos consulados portugueses dos países de origem).

  • @Theidy

    A escrita está ótima.

    Tenha atenção então, porque se o português é nascido em outros países que não sejam da UE ou Brasil, o processo somente pode dar entrada pela CRCentrais de Lisboa. É a única conservatória apta a recebê-lo. Se entregar em outra conservatória, ele será redirecionado para Lisboa.

    Muitas das coisas que se discute aqui no fórum, têm em vista brasileiros. Existem acordos entre BR-PT que não se aplicam a requerentes cujos pais sejam nascidos em outros países (mesmo alguns países da UE e Schengen).

  • SERGIO LMZSERGIO LMZ Member
    editado October 2020

    @MARCELLA

    Agora que eu entendi, você está na Alemanha e quer fazer o processo para nacionalização portuguesa do cônjuge estando aí. Ou você é a cônjuge do português?

    É um caso singular seria bom alguém com conhecimento de causa para dar melhor orientação.

    Acredito que a solução seja pedir que alguém no Brasil lhe mande os documentos apostilados (cópia reprográfica da certidão de nascimento do cônjuge do português apostilada e a cópia apostilada da RG ou Passaporte), no caso você teria que mandar o documento de identidade para lá por correio ou pedir segunda via, isso tudo com a ajuda de algum amigo ou parente no Brasil e depois receber de volta por correio.

    O Consulado Brasileiro na Alemanha, acredito que consiga apenas autenticar sua assinatura no requerimento (isso já é suficiente, pois esse não precisa apostila).

    Recomendo que mande email ao Consulado Brasileiro em Portugal e exponha sua situação, pode ser que eles tenham alguma solução melhor.

  •  @juansengo, até ontem estava com problemas, mas hoje já voltou ao normal. 

  • Meu processo, 83xxx/2018, que estava aguardando registro em Lisboa foi agora para CARTAXO. Por favor atualizem a planilha. Obrigado

  • @SERGIO LMZ @Lms_luma101


    Boa Tarde :)


    Meu processo finalmente finalizou (bom pelo menos na página tá tudo verde agora)

    Desculpa perguntar, sei que provavelmente a informação está por aqui, mas qual seria o próximo passo? Tenho que esperar receber algo?

    Super agradecido pela corrente de suporte que se cria nesse fórum - me informei muito aqui desde o principio!


    Abraço!

  • @Jeison , você vai receber o assento pelos Correios. Se demorar e você estiver com pressa, peça pelo civil online, ao custo de 10 euros.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

  • Olá pessoal, gostei muito do Fórum, eu queria saber como é essa planilha eu dei entrada na minha nacionalidade pelo casamento com advogado no Porto em 20 de janeiro de 2020, esta na fase 3 e agora eu quero entrar nessa planilha como fazer, eu tenho um filho morando no Porto e sou casado com uma portuguesa a 40 anos

  • @Leticialele muito obrigado! Já fiz tudo já :)

  • @Jeison

    Parabéns pela conquista!

    Se já pediu o assento no civil online e está no Brasil, agende no Consulado de Portugal para fazer o Cartão do Cidadão.

    Depois é só levar o assento e um documento de identidade, recolher os dados biométricos e pagar a taxa do documento, deve ficar pronto em 2 semanas.

  • @Jeison

    Parabéns.

    Você saberia dizer em que data seu processo teve o Despacho de aprovado? (bolinha 6 verde, bolinha 7 marrom)

  • @gandalf - obrigado.


    nao me lembro bem, acho que um ano e 15 dias.


    @SERGIO LMZ obrigado pela informação!

  • editado October 2020

    @Jeison

    Seu processo diz que levou 820 dias desde a recepção. É bem acima do usual. Houve alguma exigência no caminho?

    Poucos processos passam de 740 dias.

  • @gandalf

    O meu levou 853, não houve nenhuma exigência. Alguns são agraciados com processos bem rápidos outros demoram de forma inacreditável.

    Mas eles dizem que seguem rigorosamente a ordem de entrega do processo em Lisboa, cada um tire sua conclusão.

  • editado October 2020

    @SERGIO LMZ

    Eu acabei de postar sobre o tempo de andamento dos processos aqui: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/227184/#Comment_227184"

    Vá lá e confira como é uma Conservadora de carne e osso, e como pensa. Você pode se surpreender.

  • Boa tarde, Ja enviei meus documentos por DHL. Eles ja foram recebidos em Lisboa. Poderiam me informar como faço para obter a senha de acesso para o acompanhamento no site da justiça.gov? Obrigada

  • @AdrianaCrespo . se, em 2 meses, você não receber um email com o número do processo e a chave para acompanhamento, ligue para a Linha de Registos e pergunte.

  • Boa noite pessoal!!!

    Finamente meu registro saiu hoje também. Muito feliz.

    Ele foi aprovado no início de setembro de 2019. Por volta do dia 10/09/19

    Eu mandei os documentos para Portugal no dia 18/06/2018 - Processo 551xx/2018.

    o Registro saiu hoje no final do dia. Entrei de manhã e não estava.

    @Jeison vou fazer igual ao meu amigo. Não vou esperar receber o registro. Ele nem chegou a receber pelo correio, agendou direto no consulado e já fez a solicitação do cartão cidadão.

    Amanha já tendo agendar.

    muito feliz.

  • Esqueci de falar que o meu processo juntamente com o o @SERGIO LMZ e o @Jeison foi encaminhado em fevereiro para Tavira e retornou em agosto para Lisboa. E o registrou saiu hoje.

  • Boa noite. Completei 5 anos de casado com uma portuguesa originária em julho deste ano. Isso é suficiente para comprovar laços ou houve uma mudança de lei estendendo para 6 anos de casado?

  • Corrigindo o mês, nossos processos voltaram em setembro para Lisboa.

  • @bark...Não se fie por informações compartilhadas em grupelhos de WhatsApp...facebook e afins...

    Este é a página oficial do IRN que trata do assunto...:

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art3/

  • @bark

    SIM. É suficiente para os laços efetivos pela lei atual. Aconselho entrar imediatamente, antes do provável aumento na mudança da lei.

    Vocês não têm filhos atribuídos, certo? Senão ja teria condição após 3 anos. Pergunto porque os filhos reforçam ainda mais seu caso.

  • Boa noite, dei entrada no meu processo de nacionalidade portuense por casamento 2246x/2019 na conservatória dos registos centrais, o mesmo foi aprovado e eta aguardando que seja criado o registo de cidadão português, desde de junho. Saberiam me informar quanto tempo pode levar está última etapa?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.