Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19139149169189191452

Comentários

  • @Renan PSi...

    Desculpe...Mas se eles "Responderam"...Suponho que você tenha perguntado...E posso deduzir por sua mensagem que o processo de sua irmã é recente...

    Estou certo...?

    Se foi isso mesmo...Pode ficar tranquilo...Em um ano e meio o processo de sua irmã deve estar concluído...Se as coisas continuarem como estão hoje...

    O ACP não costuma responder emails...Quando responde...Envia essa resposta padrão...EXATAMENTE A MESMA ORIENTAÇÃO SOBRE PRAZOS QUE CONSTA NO SITE DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PORTUGUÊS...

    Se você já recebeu chave numérica para acompanhamento...Siga o andamento do processo de sua Irmã pelo site...TODAS AS INFORMAÇÕES SOBRE OS PROCESSOS SÃO DISPONIBILIZADAS NO SITE...SEM EXCEÇÃO

    Se não recebeu...Conte pelo menos 90 dias após a documentação dela ter dado entrada no ACP e peça para sua irmã ligar na LR e solicitar a referida chave ao atendente...

    Mas faça um favor a todos que tem processo no ACP...Inclusive sua irmã...Não mande emails para as Conservatórias...Sem que seja absolutamente necessário...

    O funcionário que responde um email ou atende uma chamada telefônica parou o seu trabalho na análise de um processo para fazer isso...

    Há vários relatos de funcionários do próprio IRN relatando o problema causado por esse péssimo hábito daqueles ansiosos de carteirinha...

    Duas coisas mais...:

    1 Tendo tido a confirmação de que os documentos estão efetivamente dentro da Conservatória escolhida...Nada mais pode ser feito a não ser aguardar o email com a chave para acompanhamento...Ou...Como mencionei acima...Se não chegar o email...Ligar na LR depois de 90 Dias...

    2 O canal para consultas é a LINHA REGISTOS...!!!

    Sorte...!!!

  • @Leticialele Olá Leticia, não tenho pressa não, é porque vi que algumas pessoas relataram receber por correio, outras dizem receber por e-mail.

    No meu caso eu não recebi nem a senha por e-mail como alguns aqui, e meu e-mail está correto.

    Preferiria receber a certidão e evitar de pagar mais de 60 reais.


    Obrigado pela atenção

  • @gandalf obrigada pela atenção :)

  • @rafael_rodrigues , aguarde mais um pouco, vai chegar pelos Correios.

  • @rafael_rodrigues

    Parabéns pela foto de seu perfil (caso outros não tenham notado).

    Como foi dito, o seu chegaria pelo correio no prazo normal, em torno de 12/outubro. (Bem apropriado, para o dia da criança PT) :-)

    Não antes disso. Quase 1/4 nunca chega. Se houver greve nos correios pode piorar, porque essa carta que mandam é correio normal, de baixa prioridade. Vale a pena esperar pelo correio se não há outras coisas que dependem disso, como filhos, marcação para CC, Passaporte.

    Na prática, mesmo no caso de CC e Passaporte só precisa ter o número do assento. Mas ter conferido antes os dados se não tem erros é importante. Quanto mais cedo conserta, melhor. Acontece às vezes.

  • pessoal aonde consigo um FORMULARIO IC atualizado???

    o meu primo me passou um de 2018 nao sei se mudou algo!!!!!

  • @gonzalomoraes2005 , o Formulário não mudou.

    Mas aí vai o link para baixa-lo.

    https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/servicos-externos-docs/impressos/nacionalidade/declaracao-para/downloadFile/file/MODELO_1C_2009.pdf?nocache=1248254798.75"

    Imprima frente e verso, colorido.

    Se pagar com cartão de crédito, vai receber, pelo email cadastrado, um Formulário 1C com o recibo no cabeçalho. Use-o para imprimir colorido, frente e verso, preencher sem rasuras e reconhecer a firma por autenticidade.

  • Olá pessoal, boa tarde!

    Acompanho o fórum desde 2018 e sempre sanei minhas duvidas com muita clareza... Porém, estou com algumas incertezas em relação ao meu processo. Os documentos chegaram 28/08/2019 no ACP e aprovado em 21/01/20 e até o momento segue aguardando registo.

    Baseado na ampla experiência e vivencia dos senhores, vocês acham que até dezembro meu processo finaliza?

    Estarei indo pra Portugal nesta data para realizar o procedimento do CC + Passaporte....

    Meu processo 69XXX/2019

    Obrigado desde já.

  • @vitorfp , sim, seu registro deve estar para sair!

    Agosto e setembro são meses de férias em Portugal, tudo fica mais lento, ainda mais com a pandemia!

  • Boa noite! Alguém poderia me informar se o horário de atendimento da LR começaas 6:00h ligando aqui do Brasil? Sempre me perco no fuso horário

  • @MariaHernandes , no momento, o horário é de 5 às 13h, hora de Brasilia

  • @vitorfp

    Seu processo tem 400 dias já. Há vários outros como o seu. Acompanhe pela planilha e observe seus vizinhos (linha 219).

    Creio que você deveria fazer uma reclamação sobre a demora: "https://igsj.justica.gov.pt"

    Pode ser coincidência, mas os casos como o seu (mais de 400 dias) que sugeri isso, concluíram poucos dias depois.

  • @Leticialele muito obrigada!

    Liguei hoje as 6 da manhã, 50min de espera.

    Mandei os documentos da minha mãe em dezembro/2019.

    Não pedi datas, mas está só aguardando o registro. :)

  • Só para constar, já faz alguns dias que notei que meu processo sumiu da planilha:

    Como já foi concluído não liguei muito, mas, seria interessante pela estatística, e se o meu sumiu talvez tenham sumido outros também...

  • Só para documentar de novo, porque vejo várias pessoas perguntando sobre o recebimento da certidão de assento de nascimento, eu consegui receber um PDF do assento via e-mail, solicitando através do endereço arquivocentral.porto@irn.mj.pt:


  • @PedroGaspar , alguém, de propósito e por pura maldade, apagou várias linhas da planilha.

    Parabéns pela conquista da nacionalidade portuguesa!!!!!

  • @gandalf então meu primo foi hoje no consulado honorario de campo grande ms pra autenticar tudo por la e evitar futuros problemas e o consul informou que o rg deveria estar autenticado no cartorio e apostilado para que ele podesse autenticar , fique sem entender porque aqui sempre foi dito que autenticando no consulado não precisa de apostilamento nem de cartorio , o 1c foi feito normalmente devido a ser um documento portugues.

  • Bom dia!

    Passando por aqui só para relatar o que está acontecendo com o processo da minha mãe, do seu irmão e de 3 primos dela.

    Os processos de atribuição de nacionalidade deles foram enviados na mesma data, em maio de 2019.

    Em outubro de 2019 eu liguei e vi que eles já haviam sido aprovados na ACP do Porto e que estava aguardando a criação do Registro. Obs.: nenhum deles caiu em exigência.

    Em julho desse ano vi que o processo dela e dos seus primos tinham ido para Albergaria-a-Velha, mas o do seu irmão continuou no Porto. Em julho, o processo dele foi concluído no próprio Porto, enquanto os outros continuam aguardando a criação do Registro em Albergaria.

    Já fiz duas reclamações sobre a demora em "https://igsj.justica.gov.pt" e não obtive nenhuma resposta. Os processos já estão com 1 ano e 5 meses.

  • O processo do meu sogro foi concluído hoje! Já atualizei a planilha. Datas:

    • Envio via DHL 07/11/2019
    • Recebimento na ACP em 12/11/2019
    • Se entendi bem quando liguei, foi numerado em 28/11/2019
    • Aprovado em 08/03/2020, sem exigências
    • Concluído hoje, 02/10/2020

    Acho que os prazos estão reduzindo um pouco, migrando pra ficar em torno dos 11 meses.

    Ah, o número do processo foi 958XX/2019.

  • editado October 2020

    @PedroGaspar

    Sim. Várias linhas foram deletados em duas instâncias.

    O seu nome aparece no TAB com nome "2020-09-10 14:53" na linha 303. Em algum momento eu vou recuperar o que foi apagado, e seu nome voltará. Dá bastante trabalho essa recuperação, e eu fiquei preguiçoso. :-)

    É que fiquei muito aborrecido com o acontecido. Tenho que deixar o tempo me amolecer pra eu ter animo de fazer. Por enquanto eu apenas voltei os dados para TABs read-only.

    No momento que eu recuperar, podem vir novamente e deletar. Pra evitar isso teria que limitar o uso da planilha, coisa que não queria fazer. Eu introduzi vários mecanismos para limitar a capacidade de destruição. Que deu certo. A intenção da pessoa era excluir tudo. Conseguiram somente excluir os dados e foi fácil restaurar.

  • @luan soares

    É uma questão de limite de competência. Por ser cônsul honorário ele não tem poderes de tabelião no BR.

    Então para o documento ter valor como autenticado, tem que fazer no cartório (que é oficial no BR), e então ele como cônsul vai apenas incluir a chancela dele (ficando oficial em PT e no BR).

    Digamos que o cônsul não quis "ser atropelado" pelo tabelião e ser questionado se teria autoridade para fazer autenticação. Assim ele garante que o tabelião ganha o $$ dele, e não vai se importar do cônsul por a assinatura depois.

    Em cidades maiores, com consulado geral, isso importa menos, porque a autoridade do cônsul não vai ser questionada.

  • editado October 2020

    @PedroGaspar

    Sim, seu processo já constava como concluído em 24/08/20.


  • @PedroGaspar

    Restaurei o seu, que está agora na linha 271. Depois volto os outros.

    O efeito mais devastador dessas exclusões de concluídos é que eles aferem a previsão de conclusão de processos. É com base nos últimos concluídos que se calcula a data prevista. Se excluir os Concluídos, ficam somente os que estão em Despacho, e a previsão aumenta.

  • Processo 82XXX/19 - Registo criado hoje.

    Quase 12 meses para conclusão.

    Não saiu do ACP

  • Um dúvida... Meu esposo vai dar entrada no nacionalidade dele o pagamento e assinatura do formulário tem que ser feito na conservatória do Porto onde queremos enviar os documentos ou em qualquer conservatória?

  • Pessoal, boa tarde!!!! É com imenso prazer que informo a todos que hoje me tornei um Tuga....
    Processo 961xx
    Processo enviado via EMS dia 31/10/19
    Recebido 11/11/2019
    Numerado dia 28/11/2019
    Aprovado dia 09/03/2020
    Concluído 02/10/2020
    Gostaria aqui de agradecer aos criadores do Forum e todos que ajudam e postam aqui suas experiências, foi graças a vocês que consegui realizar esse sonho....
  • @thaluama , vocês moram em Portugal? Qualquer Conservatória pode reconhecer a assinatura e validar os documentos. O ideal seria você fazer isso no local em que for dar entrada!

    Veja se há balcão de nacionalidade próximo à sua cidade, telefone para lá, pergunte se analisam os processos no próprio local ou se mandam para Lisboa. Pergunte, também, o prazo estimado para conclusão. Pode ser uma boa alternativa!

  • @Leticialele sim moro em Portugal fui em uma na conservatória da trofa e eles já avisaram se for fazer lá pra ter paciência pois está demorando mais de 1 e 6 meses pois eles recebem e mandam pra Porto... Por isso quero mandar direto pra lá ... Agendamento em porto só pra janeiro

  • @thaluama , então reconheça a assinatura e a cópia dos documentos lá e envie, pelos Correios, para Tondela, que está finalizando os processos em 8 meses. No Porto, estão levando 1 ano, aproximadamente.

    Tem também a opção de Vila Nova de Gaia e Almada.

  • @gandalf e @PedroGaspar ,os dos meus dois sobrinhos, que foram enviados ano passado e registos obtidos final de julho passado também sumiram da planilha. Acabei de encontrá-los na cópia salva do dia 10/09. Gabriel e Daniel. Já foram concluídos mas acho importante constarem para estatística.

    abs,

    Cecilia

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.