Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19129139159179181451

Comentários

  • @gandalf Valeu!! Na hora da frustração de ter sido negado o pedido no cartório só lembrei de recorrer ao fórum e não me passou pela cabeça procurar por rasura na pesquisa... Desculpem a pergunta meio que repetida rsrs

    @MrFreitas Pois é, fui no primeiro cartório e tentei explicar do jeito que mencionou e não quiseram de jeito nenhum autenticar e insistiram em rasurar. Como já estava calejado do funcionamento dos cartórios por aqui por causa das várias retificações que tive que fazer, resolvi ir em outro e falar a mesma coisa: "preciso reconhecer assinatura por autenticidade". Saí em 5 minutos com o formulário autenticado e sem rasuras. hahahahaha

    Algumas quadras a mais caminhadas e um atendimento totalmente diferente. Vai entender! Em todo caso, valeu pela resposta! Quarta-feira fica pronta a prova de vida e já vai estar a caminho da ACP.

  • @lcvitoria

    Se vai ao consulado fazer Prova de Vida, poderia ter levado o form-1C preenchido e eles autenticariam na hora pra você, com a vantagem de ter sido feito pelo oficial português. Eles sabem como fazer.

    Se a requerente for muito idosa, tipo 90+ anos, eu recomendaria fazer outra certificação no consulado e abandonar a que fez agora. E também usar um RG bem mais recente.

  • lcvitorialcvitoria Member
    editado September 2020

    @gandalf

    Pois é, eu quando contatei o consulado (que é honorário) perguntei se faziam esses serviços e eles me recomendaram fazer pelo cartório... disseram que as autenticações tinham sido substituídas por cartório + apostila - eu estranhei, pelos relatos daqui. Mas vou perguntar novamente, talvez explicando a situação eles façam.

    Meu pai tem 72 anos, o RG dele foi emitido esse mês, vai chegar no ACP nem com um mês de "idade", por isso estava mais tranquilo quanto a questão da prova de vida

  • @lcvitoria

    Com 72 não faz muita diferença. Pode usar o form-1C que já autenticou no cartório, senão precisaria pagar novamente.

    Só se aceitarem, e for muito barato, pra justificar refazer.

  • @Futura portuguesa Olá, na verdade eu acho que ainda vai chegar o registro pelo correio. Mas resolvi solicitar pelo civil online para ver se estava tudo certo com as informações, pois se caso não tivesse, já solicitava a retificação. E de fato o nome do pai da minha vó estava errado, mas já foi corrigido.

  • Oi pessoal, boa tarde. Tudo bem?

    O meu processo está com o status de "Foi recebido (Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido.)" desde 14/08/2020. É normal esse tempo? Quanto tempo dura esse status de "Foi recebido" normalmente?

    Obrigada!!

  • @ANA_LETICIA sim, atualmente é normal esse tempo.

  • gente so uma duvida , da algum problema os documentos serem de estados diferentes ? no caso certidão do RJ apostilada no rj e rg do rio apostilado em MS formulario 1c assinado em MS tbm

  • editado September 2020

    @luan soares

    Normalmente não tem problema fazer em estados diferentes... Desde que não seja no MS.

    História recente de fraudes em documentos de Goiás e MT e MS causam automaticamente uma consulta ao consulado para confirmar a veracidade da documentação, que atrasa de 1 a 2 meses (quando não agarra por 1 ano e você tem que correr atras pra liberar).

    Nesse caso, aconselho fazer no consulado português de sua área. É difícil, mas se não fizer, a chance de agarrar é enorme. Se tiver que viajar, planeje, se organize vá e faça todas as autenticações necessárias de uma só vez. Se puder fazer por DHL também funciona.

    A autenticação sempre que possível deve ser feita no consulado, porque já serve como prova de vida, reduz a chance de exigência (aumenta a confiabilidade dos documentos). Alternativamente pode ser feita em cartório, mas a conservatória sempre podem exigir refazer a autenticação no consulado português, em particular documentos emitidos em Goiás, MT, MS, se estiver ilegível, ou se houver qualquer suspeita de fraude.

    O apostilamento é feito no cartório. Algumas pessoas optam por fazer em cartório de outro estado, a critério do requerente. Provavelmente a cópia certificada e apostilada também fariam, se você confia em quem está transportando os documentos. Em seu caso, eu iria pessoalmente a SP e faria lá. Aproveita pra fazer todos os documentos certificados por autenticidade, com assinatura presencial.

    "http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14593/valor-apostilhamento-de-haia-atualizado-2019"

  • @gandalf os documentos são todos do rio (e de um primo ) o problema e que ele ta morando em campo grande MS a um tempo e eu to mandando os documentos pra ele aqui do rio, so que o form 1c eu não posso assinar por ele logo teria que ser assinado por la e não sei se tem consulado la

  • o rg tbm não sei se posso pegar uma copia e apostilar

  • editado September 2020

    @luan soares

    Sim, o RG dele você poderia fazer a cópia e apostilar. (você não "pega uma cópia". O cartório faz a cópia e apostila)

    Eu lhe dei o princípio geral. Ele pode tomar o caminho que queira. Se agarrar, ele resolve. Eu apenas quero que ele esteja avisado, e decida como vai fazer. Nisso não posso ajudar.

    Você está me pedindo que eu saiba como o Conservador numa terra distante vai se comportar quando vê um documento assim. Isso não sei lhe dizer. Eu não faria. Acho que as chances de sucesso sem agarrar estariam em 33%. Mas as chances geral de desagarrar depois são boas. Só que pode atrasar.

  • luan soaresluan soares Member
    editado September 2020

    @gandalf pesquisei aqui e la tem um consulado honorario, autenticando rg e 1c por ele, mesmo sendo honorario despensa a consulta a aconsulado ? e no caso so se apostilaria a inteiro teor correto ?que no caso ja ta opostilada a caminho de la

  • @luan soares

    Sim. (mas veja a atualizacao no post anterior)

  • Pessoal,

    O processo do meu avô foi concluído no dia 18/09/2020, após pouco mais de 1 ano pela ACP. Processo pai para filho, sem urgência nem exigências. No entanto, não recebemos e-mail e ainda nem a carta com o assento.


    Seguindo as orientações, solicitei no civil online a certidão, para providenciar o processo da minha mãe, porém ontem me responderam da conservatória de Seia dizendo que não há nos registros deles, até 1922, o assento do meu avô.


    Respondi dizendo que o processo de atribuição dele somente terminou agora e talvez por isso não tenham encontrado.


    Liguei na linha de registros para saber se poderiam enviar por e-mail uma cópia do assento e a pessoa que me atendeu disse que não há sequer necessidade de anexar a cópia. Bastaria informar o nome do português no formulário 1C.


    Alguém mais passou por isso e/ou sabe como proceder?


    Obs.: Já enviei e-mail à ACP solicitando o assento eletronicamente.

  • @Diego Bayma

    Acho que houve algum mal entendido, ou você pode ter preenchido algo errado no formulário de solicitação.

    • Como você ficou sabendo que o processo tinha terminado?
    • Se foi pela web, qual o texto que aparece logo abaixo das bolinhas?
    • Estou surpreso que não tenham exigido prova de vida feita no consulado. Que idade ele tem?

    Na LR eles informariam o Número do Assento ao requerente. Você poderia ficar junto dele, no viva-voz. Ele inicia, autoriza e você fala.

    Informe novamente por e-mail ao civilonline a data aproximada que o processo foi concluído. Copie e cole o texto (não a imagem) que aparece na consulta online no e-mail, incluindo: Processo, o texto entre parênteses, nome, e a frase abaixo das bolinhas.

    Pode ter havido alguma divergência no nome e por isso não estão localizando. Peça para tentarem alguma variação, ou buscar pelo nome dos pais.

  • @gandalf

    O texto:

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 18/09/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

    O processo não foi feito pelo consulado. A prova de vida foi a própria assinatura por reconhecimento para o formulário 1C feita no cartório.

    Vou tentar suas dicas, valeu!

  • editado September 2020

    @Diego Bayma

    E a idade dele?

    Não é o processo que é feito no consulado. É somente a prova de vida, que se faz no consulado, de graça. Depois põe o papel no envelope e manda pra conservatória que desejar. Ele não fez PV e passou (igual a Nathalia te respondeu em Janeiro). Por isso pergunto a idade.

  • @gandalf

    nascido em 1921

  • @Diego Bayma

    Com 99 anos, provavelmente só não pediram PV por causa da pandemia. Deu sorte de terem tido a consideração. Parabéns ao seu avô.

  • editado September 2020

    @gandalf

    Agora que vi sua mensagem sobre minha pergunta da cnh obrigada. Eu me perdi nas respostas aqui e não tinha visto rs

    Acabei mandando uma mensagem para a CRC centrais que me respondeu que só são aceitos como doc de identificação RG e passaporte... mesmo sendo explicado que eu enviaria para ACP. será que mudou a regra? Fiquei preocupada visto que meu RG está para vencer e acabei apostilando CNH.

  • Bom dia pessoal!

    Meu processo finalizou ontem! Foi enviado no meio de novembro de 2019, então demorou aproximadamente 10 meses e não foi pedido urgência, com número 982XX/19.

    Gostaria de agradecer muito a todos do fórum, foram 3 anos de processo desde achar a certidão do meu bisavô em Portugal e fazer o processo da minha avó até os netos. Isso tudo não seria possível sem a ajuda desse grupo, muito obrigada! <3

  • @Leticialele obrigada por responder.

    A duvida agora é mesmo eu pagando pelo https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C e depois o formulário que gera eu teria que descartar, uma vez que o formulário 1C (reconhecido por autenticidade) do meu pai já esta comigo aqui em Portugal. Certo?

    Como procurei nos sites da IRN e não vi nada, resolvi esclarecer esse ultimo ponto

  • @robertaribeirog . junte o formulário 1C com o recibo impresso no cabeçalho, impresso colorido, frente e verso, e junte ao que você já tem assinado!

    Não tem problema algum!!

  • Boa tarde, meu processo foi concluído dia 21/09 mas não recebi o assento por e-mail e nenhuma notificação de conclusão.


    Será que é possível eu pedir o documento por e-mail? Alguém sabe qual o e-mail que posso solicitar?


    Obrigado.

  • @rafael_rodrigues . o registro costuma chegar pelos Correios, uns 20 dias após ter sido criado.

    Mas, se você tem pressa, pode pedir pelo civil online, ao custo de 10 euros.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

  • Boa tarde pessoal.


    Enviei o processo da minha irmã para acp porto, agora eles responderam falando que o prazo de conclusão é entre 2 a 3 anos.

    O meu eu fiz por tondela a uns 2 anos atrás e foi super rápido.


    Fiz mal por enviar a Porto? :(

  • @Pamella Domingues

    Nada mudou. A ACP aceita RG, Passaporte, CNH (valido, menos de 10 anos, com filiação)

  • @Renan PSi , pela planilha de acompanhamento que temos aqui no Fórum, específica para o ACP, os processos lá duram em torno de 12 meses.

  • @Renan PSi

    Essa é uma resposta padrão. Certamente não será o tempo de 2 anos atras, quando concluía em 30 dias.

    A ACP tem levado 3-4 meses pra aprovar, e 12 meses pra concluir, baseado na data de recepção p/ rastreio DHL

    Há uma tendência de que todos passem a levar mais ou menos o mesmo tempo.

    Se já mandou, não há mais o que fazer. Você tomou a decisão com a informação que tinha no momento. Relaxe e espere. Acompanhe somente o seu online, ou tendo uma visão global dos que estão em processamento acompanhando pela planilha.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.