Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

19119129149169171451

Comentários

  • @gandalf muito obrigada!

  • Bom dia, pessoal.

    Tudo bem? Espero que sim.

    Por gentileza, poderiam me auxiliar quanto uma dúvida gerada na emissão dos formulários referente a Declaração para Atribuição da Nacionalidade?

    Foram gerados 2 formulários de forma a gerar Declaração para Atribuição da Nacionalidade Portuguesa (Formulário 1 e Formulário 2), sendo um para minha pessoa (Thiago) e o outro para meu irmão (Paulo).

    Ao preencher os seguintes campos realizei da seguinte forma:

    Formulário 1

    Nome: Thiago Costa e Silva

    Apelido: Thiago Costa e Silva

    Requerente: Thiago

    No caso do formulário 1, ao preencher essa solicitação não sabia que o Apelido era o sobrenome. Acham que haverá algum problema no momento de preencher o formulário e enviar a documentação?


    Formulário 2

    Nome: Paulo

    Apelido: Costa e Silva

    Requerente: Thiago

    No caso do formulário 2, aparece no canto superior esquerdo o meu nome, uma vez que fui eu que gerei tal solicitação e entendia que a palavra requerente seria quem estava preenchendo as informações naquele exato momento. Porém esse formulário é do meu irmão (Paulo).

    Acha que pode dar problema ao enviar tal documentação?


    Enviei um e-mail para rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt de forma a sanar esta dúvida, mas até o momento não recebi retorno. Vocês tem outro e-mail que eu possa entrar em contato com eles?


    Grande abraço.

  • @Reinachi


    Ao pagar o processo da minha avó por cartão de crédito no ano passado, no formulário apareceu como requerente o meu nome (por ter sido no meu cartão), enviei assim mesmo e o processo dela já até acabou, sem nenhum problema. 

    Não garanto que vá acontecer o mesmo contigo ou se vai cair em exigência, mas EU acredito que o que sai impresso no cabeçalho do requerimento serve só como base pro pagamento do processo mesmo. As informações do processo que eles levam em consideração são as escritas no formulário e os documentos enviados. 


    Como eu falei: é uma opinião pessoal, fiz assim e não tive problemas.

  • Tenho acessado diariamente a plataforma de acompanhamento de processos pois estamos aguardando a emissão do registro de minha filha Camila desde que o seu processo foi aprovado em Fevereiro/2020. Qual não foi a surpresa qdo hoje a plataforma não o localizou e diz que não existe o processo!!!! Surpresa também causou a informação acima do Rafael1986 de que acaba de obter o registro, muito embora o seu processo tenha numero 96XXX, superior ao de minha filha, que é 85XXX.

    Alguém já passou por essa situação?

  • @Vilma Araujo , a plataforma está fora do ar. Eventualmente acontece, em especial nos fins de semana! Ainda é versão beta!

    Amanhã deve voltar, relaxe!

  • @Vilma Araujo Então, mesmo o processo com número abaixo de outros, depende da data de aprovação. Muitos processos com o número inferior ao meu e o registo já foi criado. Então depende muito.

  • Boa tarde!! É com imensa alegria que compartilho com vocês agora o processo de meu irmão Andre, também foi concluído!!!!!! Finalizado 25/09. Prefixo dos processos 832XX/2019. Data de envio: 07/10/19 Recebimento: 11/10/19 Aprovado: 27/02/2019 Registro: 25/09/2020.Recebido por e-mail o arquivo com assento em anexo. Enviado para ACP e todo o processo foi concluído na própria ACP. Já atualizei a planilha de acompanhamento com os dados de conclusão. Os processos foram enviados juntos, o meu e de Alexandre estavam com a mesma oficial Srª Rosa Maria e o de Andre foi lavrado pela oficial Dulce Patricia.

    Gratidão à todos; moderadores e participantes.

  • Pessoal, uma pergunta que pode parecer besta mas não encontrei uma resposta concreta na pesquisa do fórum:

    ao enviar a CNH como documento de identificação, o número do documento será o número da CNH ou do rg?

  • @Pamella Domingues

    O número descrito no formulário, deve corresponder ao documento que vai ser enviado.

    Veja essa nota: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/223831/#Comment_223831"

  • Ola queridos amigos, tenho visto que hoje em dia estão fazendo bastante pagamento via cartão de crédito... como que funciona? me lembro que a um tempo atrás era feito por vale postal.. alguem pode explicar como faz para pagar via cartão? Agradeço!

  • Pessoal!!!!

    Muito feliz!!!! Finalmente minha saga chegou ao fim. Comecei com o processo de nacionalidade do meu avo em Outubro de 2017, foi finalizado no inicio desse ano, onde iniciei o processo da minha mae (com pedido de urgencia). Agora chegou minha vez!

    Meu processo foi enviado via DHL de Dublin para o Porto no dia 31/08/2020. Recebido na ACP em 01/09/2020. Pedido de urgência enviado junto com o processo. Numero do processo obtido em 16/09/2020. Aprovado em 26-09. Certidao emitida em 28-09 e recebida no mesmo dia por email.


    Estou muito feliz, mas mais do que isso, estou MUITO GRATO por esse forum maravilhoso de pessoas iluminadas que estao sempre dispostas a nos ajudar. Se eu fiz todo o processo da minha familia foi por conta de vcs! Obrigado novamente!


    Um abracao, do mais novo portugues! <3

  • @Vlad Pen Bom dia, por favor poderia informar o link da planilha de acompanhamento dos processos de atribuiçao do Porto? Estou ajudando meu vizinho no processo dele que foi recebido lá em 10/07/20, mas ele me disse que ainda está na primeira bolinha. Queria saber se os demais da mesma epoca tambem estao na mesma fase. Muito obrigada !

  • @Yuri Lagos da Rocha , a plataforma do IRN para pagamentos com cartão de crédito é:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C"

    Você vai receber, em até 24h úteis após a confirmação do pagamento, um Formulário 1C com o recibo no cabeçalho.

    Utilize-o para imprimir colorido, frente e verso, preencher sem rasuras e ter a assinatura reconhecida por autenticidade!

  • @gabsvf , parabéns!! Bateu recorde no ACP! Um mês! Seu pedido de urgência devia estar muito bem fundamentado!

    Boa sorte para você aí, como portuguesa!!

  • Leticialele vc tinha razão: hoje a plataforma informa que foi criado o registro de minha filha!!!! Agora somos todos, eu e meus 3 filhos, portugueses!!! Começarei em seguida o processo de atribuição de nacionalidade de minha netinha!!! Muito obrigada a todos do Forum pelas orientações! Sem elas talvez não conseguíssemos!!!!

  • @Leticialele

    O recorde da ACP que eu tenho foi 11 dias, em 2018. Sem pedido de urgência. :-)

    Parabéns Gabriel. Você fez toda a coordenação, na sequência certa, usando o momento a seu favor, para lograr o merecido resultado.

  • @Vilma Araujo , parabéns!!

    A atribuição da netinha é grátis, faça por Tondela!

    Boa sorte!

  • @leticiagaspar @gandalf @Mtrin @Vlad Pen especialmente um mega obrigado a vcs por toda maestria e paciência durante estes anos!


    Amanha vou para o Porto, agendei para o dia 01.10 o CC+Passaporte urgentes.


    Abracao!!!

  • Pessoal, sobre o formulário 1-C com firma reconhecida em cartório. Fui autenticar e não fazem sem rasurar os espaços em branco. Sabem me informar se é problema?

  • editado September 2020

    @lcvitoria

    Escreva na caixa de busca "rasura" e leia os artigos relacionados.

    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/197183/#Comment_197183"

  • @gandalf não sei se poderia ter respondido aqui, mas como também tive dificuldade de encontrar respostas na caixa de busca, resolvi postar aqui. Se houver algum problema eu apago.

    @lcvitoria passei pelo mesmo problema!

    No meu caso não quiseram, num primeiro momento reconhecer firma por autenticidade sem anular os espaços.

    Basicamente, usei os seguintes os argumentos descritos no próprio formulário:

    1. Este formulário será usado em outro país, o qual não aceita ser riscado, pois entendem como rasura (mas só esse argumento não foi aceito);

    2. Expliquei cada campo do formulário que justificasse não riscar. No meu caso precisei explicar:

    Quadro 2.1 - DA APRESENTAÇÃO DA CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO PROJENITOR:

    Não é necessário anular este campo, pois a certidão de nascimento do português que será anexada ao formulário no momento do envio e se não for enviada o processo será indeferido;

    Quadro 3 - ASSINATURA DE QUANDO O IMPRESSO NÃO SEJA ASSINADO PELO INTERESSADO:

    Não é necessário anular este campo, pois o requerente esta presente, não será representado por procurador; e não haverá a necessidade de reconhecer a segunda assinatura por autenticidade, no caso a do procurador;

    C - Quadro 5 - Não é necessário anular a segunda assinatura, pois só preciso que seja reconhecida a primeira. Como não há reconhecimento por autenticidade da segunda assinatura é desnecessário anular.

    Espero ter ajudado! Lembrando que este foi o meu caso e talvez tenha que explicar outros quadros do formulário.

    Se mesmo assim, resolverem não reconhecer a assinatura por autenticidade, procure outro cartório.

  • @MrFreitas , não só pode como deve!!

    É com a experiência de outros que aprendemos aqui, especialmente quando ocorrem situações como a descrita.

  • @MrFreitas

    Claro que deveria ter respondido aqui. Pra isso serve o fórum. Cada um contribui um pouco com a experiencia que adquiriu.

    Uma opção é autenticar no consulado, porque lá entendem o que se requer, e fazem exatamente como é preciso.

  • @gabissmleal

    Olá, vi que você também não recebeu a certidão do registro português. Você pediu pelo civil on line?

  • Obrigado @Leticialele e @gandalf

    Resolvi perguntar pois alguns problemas surgem durante o processo e não achei um tópico relacionado a rasuras, somente dentro de outros tópicos. Talvez seja interessante abrir um tópico relacionado.

    Sim @gandalf havia me esquecido desse detalhe, mas é importante confirmar antes no site do consulado do respectivo Estado, pois em sp até o momento esta atendendo somente com agendamento e esse serviço pelo site, está dando erro.

  • @MrFreitas , se o funcionário do Cartório quiser rasurar o documento, basta agradecer e dizer que o documento é português e que vai procurar outro Cartório que respeite o que você deseja e que não é ilegal.

    Os cartórios são fábricas de dinheiro, se um não quiser fazer, sempre terá outro que fará sem discutir!

  • Bem verdade @Leticialele

    As vezes discutir a legalidade de forma impositiva não vale a pena, pois só gerará desgastes desnecessários, realmente sendo preferível buscar outro cartório.

    Tive um problema com um cartório que não emitia a reprografica pois dizia que a máquina estava quebrada e depois tive comprovação da mentira. Irei pedir o ressarcimento de uma digitada que solicitei por não emitirem a reprografica.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.