Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1127128130132133648

Comentários

  • DeneiseDeneise Member
    editado September 2020

    @ANJOSMARLENE

    Oi. Mas mesmo cópia digitalizadas são as de inteiro teor, correto?

    Enviei uma de breve relato com todos os dados, mas nãos serviu, então pedi ao cartório uma de Inteiro Teor, tudo isso porque eu não fiz uma cópia direito das certidões que enviei a Portugal... Toca gastar mais dinheiro!!! Fazer o quê? Não pensei, agora deu nisso!

    O Sr. Fabio não retornou meu e-mail, muito provavelmente porque estavam erradas. Agora esperar 5 dias úteis para as certidões ficarem prontas e depois enviar ao consulado.

    Alguém falou que recebeu um documento 2 dias depois de ir ao consulado... Se for assim será ótimo!!! Depois conta como foi tá?!

    Obrigada por responder!!!

  • Pessoal estou com uma dúvida!!

    Estou montando o processo para NETOS para o meu sogro. Ele é Neto de Portugueses com o pai já falecido.

    Já consegui descobrir que o casal de portugueses casou em Portugal, com isso não preciso transcrever o casamento!

    Já solicitei a certidão de batismo ao Arquivo Distrital de Guarda, certificada e narrativa.

    Além das certidões de nascimento do FILHO e do NETO, precisam das certidões de casamento também e dos óbitos?

    Precisa transcrever os óbitos dos portugueses??

  • ANJOSMARLENEANJOSMARLENE Member
    editado September 2020

    @Deneise - olá - Sim, creio que deva ser ( eu enviei em inteiro teor porque eram as que eu tinha digitalizadas).

    Sobre a minha ida hoje ao Consulado: O atendente me apresentou um documento com todos os dados da minha certidão de nascimento, da certidão de casamento dos meus pais, etc... conferi, mas não assinei, quem assina é o funcionário do Consulado. Ele fez algumas perguntas e deu orientações sobre os próximos passos - transcrição do meu casamento e posteriormente, a nacionalidade dos filhos. Eu sou divorciada e ele diz depois da transcrição eu devo fazer a ação de divórcio em Portugal (por meio de advogado). Disse também que não era necessário responder a mensagem que eu recebi da conservatória, para evitar duplicidade de mensagens sobre o mesmo processo, ele mesmo faria essa comunicação e eu deveria aguardar a emissão do assento pela Conservatória e isso poderia levar uns 30 dias. Não recebi nada, nem número de protocolo. Eu fui mais animada do que voltei. : (

  • @Deneise

    No caso do consulado do Rio. Levei a declaração já preenchida com todos os dados e a carteira de identidade. Ele só copiou para o sistema.

  • A certidão de nascimento que o Consulado pede é a certidão de nascimento simples.

  • @Natty_Almeida quando fiz o meu processo como neta, o caso era exatamente esse: os dois avós portugueses que se casaram em Portugal. Bom, eu enviei os assentos de baptismo dos dois e cópia do assento de casamento (na última folha constava arquivo distrital,livro, folha etc). Deu tudo certo. Todas essas certidões estavam no Arquivo Distrital, a de casamento também estava na internet. :)

    A certidão de óbito não enviei.

  • @Ana_Reis, Obrigada por me responder!!

    Porém eu não consegui localizar até agora onde o Português nasceu e tbem não consegui localizar o casamento deles.

    O único assento que tenho é da Portuguesa. Posso dar entrada apenas com este assento?

  • Hoje consegui ir numa conservatória e fazer minha declaração de nascimento, a qual reencaminhou para a Conservatória dos Registos Centrais para lavrarem meu registo de nascimento; só que ninguém informa quanto tempo ainda pode levar isso, nem como eu recebo este registo de nascimento definitivo.

  • @LuizMV mais uma fase concluída , parabéns :)

    liguei hoje novamente para linha registo, disseram me para aguardar a certidão de nascimento em casa porque no meu caso nao preciso ir fazer a declaração a conservatória.

    vou aguardar e espero que seja breve porque já esperamos muitos anos e meses hahah

  • @yasmim infelizmente não tenho nenhum dado de onde o português nasceu, e os livros da freguesia da portuguesa não estão disponíveis para poderi ficar vendo assento por assento, no Arquivo Distrital de Guarda.

    Então vamos lá, para fazer o processo de NETOS eu preciso enviar o assento de nascimento e casamento do casal português?

    Não basta o assento da mulher portuguesa, já que ela casou em portugual?

    Se for isso lascou!!

  • @Natty_Almeida , se o casamento foi em Portugal, não precisa transcrevê-lo! O casamento já deve estar averbado na certidão de nascimento da portuguesa! Haveria necessidade de transcrição se os dois portugueses tivessem casado no Brasil.

  • @Leticialele Ótima noticia! Eu solicitei o Assento da Portuguesa e estou esperando me enviarem uma copia por email para poder então descobrir onde foi este casamento. Mas então só com este assento de nascimento da portuguesa posso dar andamento no processo de NETOS?

  • @Natty_Almeida Você precisa do assento português do avô OU da avó, mas eu imagino que deva ser um pouco mais trabalhoso usar o da avó, pois geralmente é o homem que registra o(a) filho(a). E a mulher acaba mudando um pouco o nome no casamento.

    No assento de baptismo dos meus avós não havia nenhuma averbação, nasceram em 1889... por isso enviei essa certidão de casamento que encontrei na internet e solicitei no arquivo distrital. Espero que no assento da sua avó conste a averbação para facilitar a sua vida.

  • Recebi resposta do consulado de SP e consegui agendar um horário para a declaração de nascimento já na semana que vem.

    Depois conto como foi !

  • Pessoal! Enfim o consulado respondeu ao e-mail e agendou o horário! Deu tudo certo com os documentos! Ufaaaa

    Muita fé. :)

  • @LuizMV @Ana_Reis e @Deneise Que boas notícias! : ) : ) : )

  • @Deneise ...

    Põe ufa nisso...!!!

    : )

    Então...Para melhor entendimento...Eles aceitaram a Certidão que você já tinha enviado...?

    Foi isso...?

  • @Nilton Hessel exato. : )

    Enviei a certidão de breve relato que pedi no registro on-line. Estava quase pagando a certidão de inteiro teor para o cartório, mas resolvi olhar antes o e-mail e VOALÁ!!! rsrsrsrsrs QUASEEEEE!!! hahahahaha

    Enfim estou aliviada!!

    Obrigada pela ajuda e esclarecimentos!!! (*^*)

  • editado September 2020

    Que bom que deu tudo certo @Deneise ...

    Eu acredito que se o Sr. Fabio aceitou a certidão em Breve relato que você enviou foi porque ele associou esse documento ao que você enviou anteriormente...Mas não posso jurar...

    Em todo caso...Creio que cabe aqui um esclarecimento...Tendo o Consulado aceite essa certidão sua em Breve Relato...Que fique claro que foi especificamente para a declaração de Nascimento que é composta APENAS por documentos digitalizados...E com o processo JÁ APROVADO EM PORTUGAL...!!!

    Não quer dizer que esse tipo de certidão sirva para a instrução de processos em Portugal...

    ***Fica a dúvida...:

    Para aqueles que forem requerer a Nacionalidade Portuguesa por esse tipo de processo...Atribuição de Netos...Seria indicado DIGITALIZAR TODOS OS DOCUMENTOS ENVIADOS...POIS ESSES ARQUIVOS DEVERÃO SER ENVIADOS PARA O CONSULADO AO FINAL DO PROCESSO PARA COMPOR A DECLARAÇÃO DE NASCIMENTO...???

    ***Ou será que ao final do processo terão que solicitar vias atualizadas das mesmas certidões...Digitalizar...E enviar para o Consulado...???

  • DeneiseDeneise Member
    editado September 2020

    @Nilton Hessel como sempre esclarecedor! Muito bom..

    Os documentos, ao que tudo indica conforme relatos, não é preciso novas certidões atualizadas. Basta (como você mencionou) digitalizar todos os documentos frente e verso e guardar para esse momento (o que não fiz) por isso o motivo de precisar de um novo documento. Esse de breve relado é a certidão comum que conhecemos com nome do nascido, filiação, nome dos avós, local de nascimento, e prováveis averbações.

    Reforçando: esses documentos digitalizados são solicitados apenas pelo consulado, para o processo de cidadania deverão ser originais, atualizados e apostilados!

    É isso.

    Obrigada : )

  • @yasmim , se a cópia reprográfica está legível, não há problema algum!

    É a cópia reprográfica a exigida para o processo.

    Tem que apostilar.

  • @palanca @Deneise @MauricioCouto Pessoal, considerando que todos estamos na mesma fase, após o auto de declaração de nascimento, podemos trocar informações sobre o tempo que levará para sair o primeiro assento de nascimento. O que acham?

  • @Deneise , que notícia boa! Alívio!

    @Sandro David , combinado. Segunda-feira estarei no Consulado do RJ.

  • bom dia @Sandro David concordo .

    não poderei ajudar muito porque no meu processo eles CRC decidiram fazer o meu registo de nascimento direto sem eu ter que ir a conservatória, ou seja estou dispensado desta etapa.

    tenho que aguardar a certidão na minha morada.

    dia 15 de Setembro a conservadora assinou e seguiu para lavrar o registo, agora só me resta aguardar.

    qualquer informação que tenha partilho convosco.

    creio que estamos todos muito mais perto da tão desejada certidão de nascimento portuguesa ! :)

    bom fim de semana a todos. :)

  • DeneiseDeneise Member
    editado September 2020

    @Sandro David está combinado... continuaremos a relatar o passo a passo!

    @MauricioCouto super alívio!!! :)

  • Caros foristas, alguém teve o seu processo indeferido ou conhece alguém que teve o processo indeferido, nos últimos meses, sob a justificativa de falta de ligação com a comunidade?

  • MauricioCoutoMauricioCouto Member
    editado September 2020

    Prezados @Sandro David @Deneise @palanca @Ana_Reis @LuizMV e demais foristas.

    Fui ao Consulado do RJ e assinei o Auto de Declaração de Nascimento, é este o nome certo...rs. Há uma numeração que não é a do futuro assento de nascimento. O Auto de Declaração é numerado e deve ser informado à CRC Lisboa. O Consulado informa por email a lavratura do Auto de Declaração à Conservatória e eu, também. É o que farei agora.

    Depois, pelo jeito, é aguardar a lavratura do assento, momento em que o processo estará concluído.

    Vou avisando se tiver novidades!

  • @MauricioCouto

    Olá! Obrigada pelos esclarecimentos. Também estou na mesma fase que vocês. Faz ideia do prazo para emitirem o assento?

  • @ANJOSMARLENE , não sei informar.

  • MauricioCoutoMauricioCouto Member
    editado September 2020

    @palanca , estou a estranhar você não ter que assinar o auto de declaração. Você recebeu email da Conservatória? Parece que seu caso seria único.

    Quando fui ao Consulado o funcionário teve que inserir no sistema meus dados, nomes dos pais e avós, idade dos meus pais por ocasião do meu nascimento.... Enfim, dados que não constavam até então. Tudo isso foi para o SIRIC.

    Como você, dei entrada no processo diretamente em Lisboa. Verifique o seu email e veja as informações corretas, não se contente com a informação oral recebida pelo telefone.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.