Transcrição de casamento - Consulado do RJ

1356747

Comentários

  • @willfont o consulado de S.Paulo exige.

  • @Vlad Pen Obrigada. De qualquer forma eles acabaram de responder meu email informando que não precisa o casamento estar averbado na certidão de nascimento.

    Se alguém aqui fez o processo de transcrição de casamento pelo consulado do RJ e puder me informar em quanto tempo ficou pronto, eu agradeço! ????

  • @willfont , dizem que é bem rápido! Mande outro email perguntando se há possibilidade de informarem uma estimativa de prazo. O pessoal do Consulado no Rio de Janeiro é muito solícito!

  • Olá pessoal,

    a minha mãe acabou de obter o registro da nacionalidade e agora precisa dar entrada na transcrição de casamento e queria dar entrada pelo consulado do Rio, pois ela mora no interior do estado, mas estou com algumas dúvidas:

    1- Eu vi no site do consulado do RJ que pode ser feito o agendamento por e-mail, se alguém já fez sabe mais ou menos o prazo para o atendimento?

    2 - Não entendi muito bem como funciona o pacto antenupcial, meus pais casaram com a opção de comunhão parcial de bens, isso é solicitado no próprio cartório?

    3 - Li em alguns comentários que é difícil agendar uma data pelo consulado do Rio e que o de Santos não aceita residentes de fora do estado de São Paulo, qual seriam outras opções de consulado para dar a entrada na transcrição? No caso eu moro em Curitiba, se eu der entrada utilizando o meu endereço o Escritório consular de Santos aceitaria?

    Obrigada!

  • editado August 2020

    @NathyCA

    Comunhão de bens (parcial ou total) não é pacto antenupcial.

    Com a decisão de fazer pelo consulado, você terá que verificar as regras de cada consulado, e suas áreas de abrangência.

    Tanto sua mãe como você podem iniciar o processo de transcrição (qualquer dos nubentes, filhos, netos, bisnetos). Portanto sim, você poderia fazer no consulado de sua área. Nem precisa de sua mãe intervir. Não sei se Santos atende ao Paraná. Acho que não.

    Minha impressão é que no tempo que leva pra você conseguir isso localmente, já teriam recebido em PD em 4 dias por DHL, concluído em 30 dias, e seguido em frente. Com menos documentação e menos esforço de sua parte (e de sua mãe).

  • Boa noite, eu gostaria de saber quais documentos preciso pra dar entrada na transcrição da minha mãe. Alguém poderia me ajudar?

  • @Luciana_Silva

    Para transcrições pelo consulado, consulte o site do consulado de sua área. Muda de um consulado pra outro.

  • @gandalf obrigada vou ligar amanhã.

  • @Luciana_Silva

    Considere também mandar por Ponta Delgada que sai em 30 dias. Mandando por DHL os documentos chegam lá em 4-5 dias uteis.

    Pelo tempo que vai demorar pra voce fazer a marcação pelo consulado, voce já teria feito em PD com menos documentos e menos amolação e risco de saúde. A DHL recolhe os documentos na sua casa se voce quiser. Pagamento somente com Vale Postal.


    "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-e-tondela-modelos-e-preenchimento/p1"

    Endereço para envio de documentos somente da transcrição de casamento:

    Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada | Praça Gonçalo velho, nº 12, 2º - Ponta Delgada - Portugal | Código Postal: 9500-063


    Endereço para o Vale Postal (para manutenção de residente):

    IRN, IP | Praça Gonçalo Velho nº 12, 2º | 9500-063 Ponta Delgada

  • @gandalf a ultima remessa de docs para Ponta Delgada estava demorando 11 dias pela DHL.

  • Pessoal, alguém sabe dizer se o consulado do RJ ainda está fazendo a transcrição do casamento no mesmo dia?

  • Boa tarde,

    Recebi o Assento de Nascimento de minha esposa e quero dar entrada no processo de Transcrição de Casamento. No entanto, parece que erraram no processo: minha esposa nasceu no Rio de Janeiro, como consta em sua certidão de Nascimento brasileira, e no Assento Português veio Naturalidade São Paulo. Os demais dados do Assento estão corretos. Ainda não mandei email para a Conservatória de que concluiu para falar sobre o assunto.

    Será que esse detalhe pode gerar exigência no processo de Transcrição de Casamento? Qual seria a Conservatória mais flexível quanto a isso?

    Eu pensei em Ponta Delgada, por conta da indicação de @gandalf, considerando o prazo.

    Obrigado!

  • @AntonioVJ

    Eles não podem ter tirado esse São Paulo da cartola. Verifique sua cópia dos documentos enviados, que em algum lugar dizia isso. Leia com cuidado pra não passar vergonha e eles responderem: o assento foi lavrado como consta nos documentos apresentados.

    Quanto mais cedo você fizer a retificação melhor e mais fácil. Entre em contato pelo e-mail rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt

    Informe os dados do processo e solicite a retificação.

    Não se afobe. Conserte um antes de começar o outro, senão a coisa vai só complicando e se solidificando.

    DEPOIS que resolver isso, sim. PD é mais eficiente. No entanto, você pode disparar um por PD, e assim que conseguir saber o numero do processo de atribuição já pode disparar o outro por Tondela. Basta escrever numa folha de papel o Nome, Numero do processo, e a Conservatória. Não precisa estar pronto. Precisa ter feito o processo. Os dois sairão praticamente juntos.

    Lembre-se que nessa opção terá o custo de uma remessa extra para PD.

  • @Vlad Pen A pessoa reportou que esse foi o tempo que estimaram quando mandou, mas que chegou antes, dentro dos usuais 5 dias.

  • @Vlad Pen

    Para PD eles tem um estimado maior pela escassez de vôos, pela incerteza, mas têm conseguido manter o prazo mesmo com a pandemia.

    É mais uma questão de seguro e garantia de entrega do que prazo em si.

    Verifique novamente. Previsão vem 11 dias, mas têm entregado em 5-6 dias.

  • @gandalf teve uma pessoa q enviou sexta feira...vamos ver q dia chega em PD e posto aqui.

  • Bom dia!

    @gandalf, baseado nisso eu fui verificar a certidão de nascimento dela e acredito ter encontrado a origem do erro: São Paulo é o nome da Maternidade onde ela nasceu. Logo a seguir do nome da Maternidade, consta "Nesta", mas eles podem não ter percebido que se trata da cidade do Rio de Janeiro.

    Vou entrar em contato com o email para retificações que vc forneceu e pedir o acerto. Vou anexar uma cópia dessa certidão que tenho.

    Quanto aos locais de entrada nos processos, vou seguir o sugerido por você: PD e Tondela.

    Muito obrigado!

  • Boa tarde pessoal,

    Alguém sabe se para a transcrição de casamento pelo consulado do RJ, quando feita presencialmente, o formulário que eles fornecem no site para ser preenchido também precisa ser apostilhado?

    Obrigado!

  • Quando se manda pelo correio, é exigido sim, mas não sei a razão. Presencialmente acho que não, mas não tenho certeza. Ligue ou mande um email questionando.

  • @lucasmalafaia

    É suficiente se a pessoa vai lá e assina pessoalmente na presença do oficial do consulado, e apresenta o RG. É o melhor.

    Assinando presencialmente no consulado, nenhum documento precisa ser apostilado.

  • lucasmalafaialucasmalafaia Member
    editado August 2020

    @gandalf Me parece que o pessoal do consulado do RJ está um pouco perdido com as informações devido à mudança de agora serem aceitas transcrições por correios.

    Liguei para lá e me informaram que agora, como está no site, o formulário precisa ser apostilhado (só consta as informações da transcrição por correios) e que não estão fazendo mais por correspondência pois já foi retomado tudo presencialmente. Mas também enviei um e-mail e o chanceler Abílio me respondeu que ainda estão sim efetuando transcrição por correios (isso no mesmo dia!).


    Com o tempo acho que as coisas vão ficar mais concisas, vamos torcer.

  • editado August 2020

    @lucasmalafaia

    "Quem tem um relógio sempre sabe que horas são. Quem tem dois, nunca tem certeza" :-)

    Escolha um caminho e siga por ele. Não pergunte aqui, e lá, por telefone, por e-mail.

    Se você assina presencialmente com seu RG em mãos, o consulado tem autoridade para certificar a sua assinatura. Está na norma do IRN. E pela lei deveria ser um serviço gratuito, mas alguns consulados cobram por ele, a meu ver de forma indevida. Lhe mostro na lei. "https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/"

    Veja o título "2. Atribuição da nacionalidade obtida por declaração para atribuição da nacionalidade"

    Item "2. Ser prestada perante funcionário em serviço competente" e clique em "serviço competente".

    Esta declaração pode ser prestada perante funcionário de um dos seguintes Serviços:

    • Consulado português da área da residência


    Eu entendo que o link acima fala do form-1C (ou similar), mas se aplica também a outros documentos.

    Também aqui no site do próprio consulado "https://www.riodejaneiro.consuladoportugal.mne.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/notariado#reconhecimento-presencial-de-assinatura"

    E tenho dito! :-)

  • @lucasmalafaia , vá ao Consulado com os documentos e peça para falar com o chanceler, o Eng. Abilio! Ele é super gente boa!

  • Boa tarde, alguém sabe me dizer se precisa de comprovante de residência para ser atendido no consulado do RJ? Nasci no RJ mas resido em outro estado no momento e no caso não teria esse comprovante do RJ, daria pra fazer a transcrição de casamento por lá?

  • @gandalf Muito obrigado pela claríssima e completa resposta.

    @Leticialele Sim, foi ele que me ajudou a resolver!

    Consegui agendar por e-mail e compareci ao consulado do RJ no dia 28 de agosto e já realizei a transcrição de casamento, que mesma hora foi concluída! Em 3 dias a partir do primeiro contato estava tudo resolvido e com o casamento averbado.


    Ainda por cima consegui dar a entrada na minha nacionalidade por atribuição pelo consulado, pois lá a atendente me informou que com o "vácuo" de processos de nacionalidade que deixaram de entrar durante a pandemia, o prazo de conclusão caiu para 3 meses. Mas eles não sabem até quando isso vai durar, provavelmente não muito, disse ela.

  • @lucasmalafaia

    Excelente que você já conseguiu resolver.

    Não crie muita expectativa sobre o prazo. Antes da pandemia havia um backlog de 150 mil processos aguardando, com uma capacidade de 8 mil por mês. Mesmo se não entrasse nenhum novo, levaria mais de 1 ano só pra limpar o backlog já existente. O serviço ficou mais lento nesse tempo.

    Mas vi alguns sortudos que reportaram completar pelo consulado em tempo muito bom. Consulados costumam ter um tratamento diferenciado, porque as coisas já chegam mastigadas e sem erros. Espero que aconteça o mesmo pra você.

  • lucasmalafaialucasmalafaia Member
    editado September 2020

    @gandalf o que resta é torcer hehehe assim que eu receber algum retorno, atualizo aqui.


    Mas eu acredito que possa ter ocorrido alguma mudança, no sentido de que os processos não são enviados fisicamente para Portugal, mas sim digitalmente. Ou até tendo alguém com competência para aprovação nos próprios consulados. Pois conversei com algumas pessoas lá no consulado que estavam fazendo cartão cidadão/passaporte e realizaram recentemente o processo de nacionalidade, e elas constataram que o processo delas teve um tempo de conclusão bem curto. (2 a 3 meses)

  • @lucasmalafaia , que bom que resolveu!! parabéns!

    Boa sorte com esse prazo!!

  • @lucasmalafaia só uma dúvida, o formulário vc assinou na hora ou já levou com assinatura reconhecida e apostilada?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.