Transcrição de casamento - 4ª crc do Porto - informações e requerimento

1242526272830»

Comentários

  • Meu vale postal foi sacado em 31.05. Já tem tempo suficiente para a transcrição estar concluída?
  • @Bruno.. a transcrição de casamento está com tempo de conclusão de 2 meses.
  • @Mayara..nesse caso..acho que vc teria que retificar a certidão onde consta a divergência e enviar uma nova certidão retificada. Não basta vc só justificar que é a mesma pessoa e que foi um equívoco do cartório.
  • @Mayara tente a conservatória de OVAR..eles são mais flexíveis.
  • @Mayara..OVAR faz os dois tipos de processo..mas envie um de cada vez.
  • @Mayara... sugiro que vc tente fazer a transcrição em Ovar mesmo com as divergências apontadas acima.Só que como vc ja deu entrada na 4ª CRC..creio que vc terá antes que pedir o cancelamento nessa conservatória.
  • Bom dia, estou fazendo a transcrição de casamento da minha mãe, porém ela mesma será a requerente, então no formulário na parte do requerente preencho com os dados dela correto? Na seguinte parte no caso ficaria assim então? "vem requerer a V.Exa. na qualidade de (grau de parentesco ou procurador) "2ª Nubente", a transcrição de casamento respeitante a: "Nome da minha mãe"."

    Outra dúvida, na certidão de casamento o nome dela foi alterado acrescentando o sobrenome do meu pai, porém em todos os outros documentos dela, até os tirado após o casamento, veio com o nome dela de solteiro, então preencho com o nome dela de solteiro correto? Isso pode dar algum problema? Fiz a dupla nacionalidade dela e durante o processo não deu nenhum problema, para a transcrição de casamento corre o risco de dar algum problema?

    Desde já, obrigado!
  • @Mayara envie um e-mail para civil4.porto@irn.mj.pt
  • So uma duvida @Vlad, minha mae ja fez esse processo de transcricao. E disse que "Vi aqui nos meus documentos que o processo com a advogada em Portugal não gerou nenhum documento. Eu fui simplesmente só Consulado e no sistema já estava atualizado. Esta tudo escrito na minha certidão de nascimento que agora contem os dados do casamento e do divorcio."

    Alguem pode confirmar se isso esta correto? A certidao de nascimento de portugal contem esses dados? Obrigado
  • @bernardobr...
    Ao final do processo de Transcrição de Casamento um documento é gerado...É um Assento de Casamento...Além disso...As informações sobre o Casamento são anotadas no Assento de Nascimento na forma de Averbações/Averbamentos...
    O Assento de Nascimento Português traz as informações de toda a vida do registrado...Exatamente como ocorre no Brasil com a Certidão de Nascimento...Que é o primeiro documento do registrado...Todos os atos da vida civil do indivíduo deverão ser anotados nesse registro de Nascimento na forma de Averbações...Casamento...Alteração de Nome...Divórcio...Alteração de Nome (Volta a usar nome de solteiro)...2º Casamento...Mudança de sexo...Tudo...Até o Óbito...
    Importante salientar que não é obrigatório o envio do Assento de Casamento...Principalmente se o Assento de Nascimento enviado já tem a Averbação desse Casamento anotada...
  • Alguém poderia me informar qual o tempo de conclusão da transcrição pela 4ª crc do Porto?
  • Olá pessoal!! Se puderem me ajudar em algumas dúvidas, agradeço. Minha irma é portuguesa, mas nunca transcreveu o casamento dela. O marido dela já foi casado anteriormente, precisa ser feito algum procedimento diferente pelo fato dele já ter tido outro casamento, ele é brasileiro e minha só se casou com ele. E tem algum forum sobre transcrição de casamento em Tondela? Nao encontrei, ela vai mandar os documentos para lá pois vai solicitar junto a cidadania dos dois filhos menores. Para efetuar o pagamento da transcrição de casamento 120 Euros em Tondela somente por vale postal ou aceitam pagamento em cartão? Alguém sabe os dados de pagamento para vale postal em Tondela?? Obrigada!!

  • @VIVIANE COTORRO

    Geralmente os assuntos de Tondela são tratados aqui, tanto para atribuicao quanto transcricao: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3749/atribuicao-crc-de-tondela-informacoes-e-processos/"

    No entanto a questão sobre a transcrição do marido eu não sei responder ao certo. CUIDADO.

    Caso ele fosse português (quer seja nacionalidade originaria ou derivada), ele teria que transcrever o primeiro casamento, fazer homologação do divorcio, para depois transcrever o segundo casamento com sua irmã.

    No entanto, não sendo português não tem como fazer a 1a. transcrição, mas isso deveria ter feito parte da habilitação para o casamento, sob pena de anulação do casamento. Sugiro que busque um advogado e se informe antes sobre essa situação, e eventualmente sanar caso tenha qualquer problema. Faça isso antes de fazer a transcrição, porque senão poderá ter que desfazer.

    Sinceramente não sei como funciona nesse caso. Apenas li a lei e percebo que esse é um problema que entra num "deadlock". Teria que registrar o primeiro divorcio antes de casar, mas não sei como faz isso por não ser português.

    Mas certamente fazer a transcrição do segundo casamento dele, teria que resolver a do primeiro casamento antes, senão aumenta o problema.

  • Boa tarde @Vlad Pen,

    para o meu marido possuir o cartão de residência eu preciso fazer a transcrição primeiro ? e quanto tempo está demorando esse processo ?

  • @marianemq sim, precisa fazer a transcrição de casamento antes. O tempo varia de 20 a 30 dias para a transcrição. Para o cartão de residencia não sei informar.

  • Estou vendo que desde 2019 não mencionam sobre transcrição de casamento na 4a CRC do Porto. Deve estar vazia. Não sei se mando o processo dos meus avós prá lá ou para o Consulado de Santos que faz em 1 semana.

    Tenho pressa porque pretendo mandar depois o processo do meu pai pra Vila Nova de Gaya e ainda pegar o prazo de 50 dias para conclusão.

  • @MirandaSilva a 4a Crc parece ser uma boa opçao.

  • @Vlad Pen Você saberia me informar se a 4 CRC no Porto ainda aceita realizar a transcrição com a supressão da certidão de nascimento da nubente estrangeira? Já mandei e-mail, liguei, mas nunca respondem ou atendem... Grato pela atenção!

  • editado January 2021

    @wendesdias que eu saiba a 4a Crc do Porto nunca aceitou transcrição de casamento com supressão de certidões. Nenhuma conservatória aceita e tb nenhum consulado.Não adianta ligar ou enviar e-mails.

  • @Vlad Pen havia visto esta informação em um tópico de 2018 em outro fórum e as pessoas comentaram isso, mas então acredito que não aconteça mais... Obrigado pela atenção! Abraço

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.