Atribuição de Nacionalidade para Netos - Lei 37/81 (atualizada 2020/22) - Processos e Acompanhamento

1116117119121122648

Comentários

  • @elviswolvie , se o Joaquim foi o declarante na certidão da Elizabete, até 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento dele com a Antoniete. Somente se o declarante foi um terceiro ou a mãe, precisará transcrever o casamento.

    Mande a certidão dele obtida através do Arquivo Distrital

    A certidão da Elizabeth tem que ser inteiro teor, apostilada. Para comprovar o nome adotado após o casamento (que é o que vai aparecer na certidão da Fátima). Para isso, mande uma certidão de casamento, inteiro teor, apostilada.

    Da Fátima, tem que mandar a certidão de nascimento por cópia reprográfica, apostilada.

    Se todos os nomes estão certos em todas as certidões, não precisa mandar carta alguma invocando processo de outra pessoa!

    Os demais documentos são os que você listou. Lembre que a lei ainda não foi promulgada nem publicada no Diário da República. Todos em corrente positiva para que isso aconteça logo! Tenho primos na mesma situação!!

  • @Leticialele Obrigado! É, eu sei que ainda não está valendo, tou só levantando o que será necessário pra passar as pessoas, porque é todo um trâmite. Eu que estou ajudando a fazer moro em Brasília, as pessoas interessadas moram em Itabuna-BA e os cartórios estão em Recife-PE e mais algumas cidades pequenas próximas, hehehe. Aí quero ver tudo que precisaremos pra ir planejando pra quando aprovar. Por exemplo, se precisasse transcrever o casamento do Joaquim e da Antonieta, eu ia mandar agora. Porque eu pensei que essa regra de não precisar era só pra ACP Porto, e netos é só na CRC Lisboa, né? Mas imagino que no caso de netos seja diferente que no de filhos.

  • @texaslady obrigado! É como você diz: a satisfação de encontrar um documento é imensa e resgata a história de uma família. Tenho navegado bastante nos arquivos aqui do Rio.

  • Boa tarde, como é a experiência de pedir uma certidão pelo arquivo distrital (Viseu)? Quais dados são necessários? Eles demoram? Grata!

  • Gente ,

    ainda estou com algumas dúvidas sobre o processo, liguei pro consulado aqui do rj mas eles não sabem informar , sobre o formulário a ser preenchido é o D1 certo ?

    No site Menciona que tem que assinar no consulado, mas o mesmo está fechado , devemos fazer o que ?

    e como faço o pagamento porque vou enviar pelos os correios para Portugal e nenhum site do consulado diz como fazer esse procedimento

  • outra dúvida é sobre a transcrição do casamento, não sabia que isso era necessário , como faço pra descobrir se foi feito isso ?

    Já emiti todas as certidões

  • @Solelaine boa noite. Quando pedi o documento no arquivo eu passei os dados: Nome completo do nascido, data de nascimento, filiação, Concelho e Freguesia, a resposta do e-mail chegou em 2 dias. Paguei na época (2018) 20 euros e enviaram via correio para minha residencia. Rápido e simples.

  • @Projeto bigode , obrigado por sua resposta.

    Pelo que entendi, uma vez assinado pelo MJ, não precisarei assinar a dita declaração. Nesse caso, o meu processo será finalizado? É como pegarei a certidão?


  • @guilhermepaiva1958 , tudo bem?

    O melhor é aguardarmos, por ora.

    Existem alguns procedimentos, ritos e prazos a serem observados.

    Uma enxurrada de mensagens e e-mails ao Presidente da República não nos ajudará em nada neste momento. Muito pelo contrário, pode nos prejudicar inclusive.

    O texto final e aprovado do decreto ainda não fui publicado.

    As coisas estão andando em um bom ritmo.

    Vamos ter um pouco de paciência, sei que é bem difícil.

    hehehe

    Abs.

  • @Ricosne muito bem colocado.

    Uma pressão nesse momento não trará nenhum benefício, ainda mais por ser desnecessária, já que o trâmite está sendo seguido com notável agilidade. Vamos ter só um pouquinho de paciência e não colocar em risco os avanços que estão se concretizando!

  • Por gentileza,

    Para envio por Correios, quando e como é paga a taxa?

    No caso, seria o pedido para minha mãe que é neta de portugueses, em relação as certidões da mãe da minha mãe, que é filha dos portuguêses precisa uma segunda via da certidão ou fotocópia do livro? tira uma segunda via depois uma cópia que será apostilada?

    As certidões da minha mãe seria fotocópia do livro ou segunda via?

    Abraço

  • Bom dia.

    Busco solicitar a atribuição de nacionalidade. Possuo os quatro avós portugueses e pai e mãe não naturalizados, todos já falecidos.

    Porém não possuo nada além do nome dos quatro avós. Devo escolher um para colocar na solicitação. Como acham que eu deveria proceder?

  • @guilhermepaiva1958 concordo com os amigos acima, não é o momento de criar tensões nem pressões, as coisas estão indo bem, o texto do Parlamento já foi publicado e e, breve será enviado à Presidência que terá 20 dias para a decisão final....para nos que esperamos a tanto tempo isso é quase nada...um pouco de tranquilidade e paciência para tudo seguir os trâmites normais e o resultado que tanto esperamos chegara em breve.

  • @Vlad Lopes @Projeto bigode @guilhermepaiva1958


    Concordo em termos paciência, ontem ao conversar com meu advogado e uma amiga tb advogada que reside em Lisboa, e trabalha nesta seara, foram unânimes em afirmar que, após a publicação, os conservadores ou vão emitir cartas para todos nós informando se queremos optar pela nova Lei. E que isso será rápido. Acham até que, mesmo sem entrar em vigor, já devem está usando a nova regra, pois quem for indeferido ou já foi indeferido por este item, podem reabrir seus processos sem problema algum! E uma vez reabrindo, será mais trabalho para eles e a vitória será CERTA!

  • @lucasfernandes Os quatro avós são portugueses? Bem, acho que tem dois pontos a observar:

    1) Quem registrou quem. Se seu pai lhe registrou e o pai dele registrou ele, é esse avô que é o mais interessante, porque diminui a necessidade de comprovar casamentos. Fora que nomes de homens tendem a não sofrer alteração;

    2) Por outro lado, se você só tem o nome, vai ter que tentar rastrear as certidões, então eu começaria buscando do seu avô paterno, mas se não achar terá que ver outro.

  • @Deneise muito obrigada!

  • Pessoal bom dia,

    Estou juntando a documentação para dar entrada mas estou com dúvida em um ponto.

    Minha avó é portuguesa e a minha mãe, a filha, já é falecida. Minha questão é: minha mãe casou com meu pai e mudou de nome, o qual me registrou porém se casou novamente e voltou a usar nome de solteira o qual também está no registro de óbito dela.

    Quais certidões da minha mãe preciso apresentar exatamente?

    Como teve toda essa mudança de nomes.


    Obrigada

  • Estou preparando a documentação para entrar com o processo de atribuição para neto pela nova modificação da lei da nacionalidade.

    Tenho uma certidão do batismo de meu avô emitida pelo Arquivo Distrital de Braga em 2016, posso usá-la no processo que vou dar entrada ou devo solicitar uma nova certidão?

  • Bom dia !!! Por favor gostaria que me ajudassem numa questao.

    Situação: minha amiga é neta de portugues (paterno) O pai e o avô sao falecidos.

    O pai dela é o declarante na certidao dela, porem na certidao do pai, a avó dela é a declarante. Pergunta: Os avos se casaram aqui no Brasil, entao ela tera que transcrever o casamento dos avos ?

    Outra pergunta: para a nacionalidade por atribuiçao de neta ela precisa de quais certidoes e de quais parentes dela nesse processo? Grata.

  • O processo da minha mãe está na bolinha 1, acabei de dar entrada. Quanto tempo vai levar?

    Haha, brincadeira. Gostaria de agradecer as informações e contribuições disponíveis neste fórum.

    Ia dar entrada no consulado do Rio, mas na data agendada estava fechado, então enviei por DHL para a CRC. Fiquei surpreso que em menos de 10 dias depois de ter sido recebido, já recebi a chave para acompanhamento por e-mail, nem precisei esperar alguns meses nem ficar pendurado na LR para conseguir a chave.

    Estou contando um prazo de 3 anos, se não houver nenhum problema documental, e talvez uma diminuição do prazo se a eliminação da comprovação de vínculo com Portugal desburocratizar um pouco o andamento.

    A única desvantagem de não ter feita a entrada pelo consulado é que terei de fazer a prova de vida ao final do processo.

    Novamente, obrigado pelos diversos comentários e auxílios prestados aqui.

  • Pessoal, pelo que vi, os processos para neto, demoram bem mais do que para fazer atribuição para minha mãe que é filha do português, e depois pra mim que sou neto?

  • Bom dia!

    Minha irmã, atualmente é divorciada e tem uma filha fruto desde casamento que hoje tem 16 anos. Como eu devo proceder para conseguir a cidadania para a minha sobrinha. Na certidão da minha sobrinha o nome da minha irmã está com o nome de casada e atualmente ela não usa mais esse nome.

    Estava pensando se seria mais simples solicitar a cidadania da minha sobrinha de avô para neta, e só depois solicitar a da minha irmã.

    Estou pensando assim por que não sei como preceder em relação ao divórcio de minha irmã.

    O que vocês acham?

  • @edsoncrg , sim! Faça primeiro a atribuição de sua mãe e, depois a sua!

  • @Giselle Aguiar , faça a transcrição de casamento de sua irmã , em Tondela, junto com a atribuição da filha menor (pai e mãe têm que assinar o formulário 1c)

    Depois, sua irmã providencia a homologação do divórcio dela em Portugal, através de advogado.

  • Bom dia caros colegas,


    Estou com dúvidas...irei fazer o processo de cidadania de meu pai (avôs são portugueses) e gostaria de saber qual é o modelo de formulário correto (o Requerimento dirigido ao Ministro da Justiça ou o modelo 1D)?


    O pagamento é feito através de cartão de crédito ou por vale postal? Qual a diferença?


    Preciso de alguma procuração para representar meu pai ou basta o formulário/requerimento correto com assinatura autenticada? É preciso apostilar também?


    Como agilizar este processo? Tenho um conhecido em Portugal, aconselham enviar para ele ou fazer direto por remessa postal?


    Muito obrigado.

  • @Guedes de uma lida nas primeiras páginas desses tópico.

  • Muito obrigado @Vlad Pen

  • @Leticialele, obrigada por me responder!

    Você sabe como funciona essa homologação do divórcio?

    É muito caro homologar um divórcio?

    Será que seria mais fácil e barato fazer o processo de avô para neta?

  • @Giselle Aguiar , não faço ideia nem conheço advogados que atuem em Portugal.Pelo que li no site do IRN, as custas judiciais saem por 600 euros, mais ou menos e, se for por mútuo consentimento, custam a metade.

    Acho que essa questão ficaria a seu critério, mas é mais rápido e garantido quando vai de geração para geração. O processo para filhos é mais garantido. Para os netos ainda são exigidos laços efetivos. Esses laços só cairão quando a alteração na lei for promulgada, mas não se sabe a data, ainda.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.